MEDITANDO NA LINHA ZEN SOBRE O ABRAÇO DA VIDA

 

Foto de Cassandra Moore.

Meditando sobre a Abraço da Vida

É um “período de prática” de três semanas no Zen Center. Parece difícil - mas no final, é tudo amor. Fotos e texto de Cassandra Moore.

Minha primeira noite como residente no Upaya Zen Center em Santa Fé deu início a um caso de amor com o céu do Novo México. Vários de nós arrastamos cadeiras para sentar e assistir uma monção de agosto se acumular em nuvens violetas acima de nós. Parecia incomum para mim que um grupo de adultos sentasse em silêncio quando tínhamos tantas coisas para nos conhecermos: eu vim de Portland, onde as pessoas se reúnem para conversar, como fazem em muitos lugares, em círculos de fumaça fora dos bares.

Ainda estou impressionado com o quão silencioso pode ser em Upaya, sob o sal macio da Via Láctea; ao crepúsculo, antecipo os filhotes de coiote uivando pelos contrafortes na noite silenciosa. O céu oferece uma amplitude que se tornou parte da minha prática Zen, como se encarnasse a grandeza de nossas vidas, uma espécie de história inexplicável e grandeza original que esqueço quando meus problemas fazem a mim e ao mundo parecer pequenos e contáveis.

Senti que estava vivendo de uma maneira ingênua, supondo que, por amar algo, poderia mantê-lo.

Ouvi dizer que existem 84.000 portas do dharma - uma forma poética de dizer que as pessoas vêm ao budismo de inúmeras maneiras, por inúmeras razões. Minha própria porta de desgosto e perda é certamente uma das portas mais comumente usadas. No rescaldo da infidelidade e traição que desmoronou um relacionamento de seis anos e me deixou com a sensação de esfolar, comecei a questionar tudo. Eu alguma vez fui realmente amado? Eu realmente amei? Eu poderia confiar em alguém ou em alguma coisa novamente? No final das contas, eu senti que estava vivendo de uma maneira ingênua, presumindo que porque eu amava algo, eu poderia mantê-lo.

Para onde nos voltamos quando a história que pensávamos ter criado nossa vida se desfaz e vemos que era apenas, afinal, uma história que falsamente fez o mundo parecer do tamanho de uma mordida, segurável e fixo? Adoro estas palavras de Krista Tippett: “Estar vivo é por definição confuso, sempre tendendo para a desordem e a surpresa. Como abrimos ou fechamos para a realidade de que nunca chegaremos a uma estagnação duradoura e segura é a questão, a matéria-prima da sabedoria. ” Vim para Upaya cheio de tristeza, mas com uma compreensão intuitiva de que a vida é maior do que eu jamais imaginara e que, por bem ou por mal, eu aprenderia a parar de torná-la tão pequena.

Atualmente, é o período de prática em Upaya. Por três semanas, temos a oportunidade de praticar ao lado de Norman e Kathie Fischer, que lideram o período, e que caminham com ternura e humor. Os residentes aqui têm a oportunidade de se encontrar com os professores para discussões práticas individuais. Minha última foi com Norman. Eu perguntei a ele: "Qual é o sentido de ficar sentado em luto?"

A tristeza envolveu meu coração nos últimos dias e me deixou como se estivesse preso em um arame farpado. Algumas vezes tenho lutado, disse a Norman, para ficar sentado durante períodos de zazen; dominado pela dor, compelido a deixar o zendo, quero me afastar da prática porque é muito desconfortável ficar quieto em meio à turbulência. Não seria natural deixar a turbulência emocional seguir seu caminho por um tempo?

O objetivo de sentar é ver até que ponto estamos equipados para lidar com o incognoscível e com o que parece intolerável - e então, podemos nos sentir capazes de oferecer nossa presença e força aos outros.

A resposta de Norman foi simples - mas para mim foi direto ao ponto da prática Zen e meu compromisso com a prática em residência. Ele disse que o objetivo de sentar-se diante de qualquer coisa é cultivar confiança em nossa própria força e capacidade de enfrentar o que quer que surja em nossas vidas, e saber que podemos acolher tudo, não resistir a nada e permitir que tudo entre em nossos corações, sem nos afastarmos. O objetivo de sentar é ver até que ponto estamos equipados para lidar com o incognoscível e com o que parece intolerável - e então, podemos nos sentir capazes de oferecer nossa presença e força aos outros. Você está sofrendo o insuportável? Ok, vou lá com você, vou te ajudar a segurar isso. Eu não vou abandonar você.

Comecei a praticar sentar porque me sentia destripado e mal equipado para enfrentar as circunstâncias da minha vida - muito menos a de qualquer outra pessoa. Sei que você se sentiu abandonado por alguém que não pôde conhecê-lo em sua hora mais sombria. Eu também senti isso, e parte meu coração ver como também fui um abandonador. No entanto, sinto um devir e uma transição que sinto que apenas a persistência da residência permitiu: uma virada para fora e o cultivo de, espero, a capacidade de não abandonar o mundo ou os outros a serviço doloroso de minhas próprias feridas. Quanto mais tempo fico em Upaya, mais me sinto como eu - orgânico, mais feminino e arredondado, mais sutil e suave. A prática nada mais é do que uma capacidade maior de amar.

Fonte:https://www.lionsroar.com/meditating-on-the-hugeness-of-life/



Comentários