ESTA É A ÉPOCA,FINAL DE ANO,DO EXERCÍCIO DA BONDADE AMOROSA E DA COMPAIXÃO

 

Foto de Ben White.

Esta é a época da compaixão

A autora e diretora espiritual inter-religiosa Janice Lynne Lundy explica como uma pergunta simples a ajuda a manter o coração aberto - para os outros e para si mesma.

"Você tem um bom coração hoje?" perguntou o mestre indiano Atisha. Ele colocou essa questão para quem ele pudesse encontrar em suas viagens diárias. Você consegue imaginar alguém parando você em um shopping movimentado no meio da agitação do feriado e fazendo exatamente essa pergunta? Imagino que qualquer um de nós seria pego de surpresa, tropeçando em si mesmo para encontrar uma boa resposta. “Umm, estou um pouco ocupado agora”, dizíamos. “Tenho muitas compras para fazer. Sim, ok, estou me sentindo muito bem. Estou comprando todas essas coisas para as pessoas, sabe. ” E assim iríamos marchar para a próxima loja, com a atenção concentrada de um cão de caça farejando sua presa. “Nossa, que estranho”, podemos murmurar para nossos companheiros, olhando para trás para o mestre Atisha enquanto ele faz a pergunta a outro comprador desavisado.

Na verdade, desde que me deparei com a pergunta de Atisha, tenho pensado muito sobre isso e experimentado. Não estou fazendo a pergunta a outra pessoa, veja bem, mas fazendo a mim mesmo como uma forma de determinar o quão aberto estou em um determinado momento. Parece que em dezembro somos convidados a pensar um pouco mais sobre como nos relacionamos com os outros. Os feriados que celebramos - Hanukkah, Natal ou Kwanzaa - nos convidam a examinar nossos próprios corações; abri-los amplamente, oferecer desejos de bem-estar aos outros e se envolver em atos de generosidade. Mas e se formos como aquele comprador no shopping que descrevi e nos sentirmos muito ocupados ou oprimidos, ressentidos ou como o Scrooge, com o que a temporada de férias exige de nós? O que então? Podemos começar cultivando a compaixão.

O dicionário Webster define compaixão como empatia, cuidado, preocupação, sensibilidade, cordialidade, ternura ou misericórdia para com o outro. A definição de que mais gosto, entretanto, é gentileza. Se você combinar esta palavra com outra originada na definição formal de compaixão - “amor” - você descobrirá minha palavra favorita na língua inglesa: bondade amorosa. Para mim, essa palavra diz tudo. Apenas dizer isso, na verdade, faz você se sentir aquecido e confuso. Gentileza adorável. Ele abre a porta do seu coração apenas uma fresta, o suficiente para deixar entrar um pouco do ardor da temporada.

Podemos começar a cultivar essa virtude perguntando a nós mesmos a pergunta de Atisha: Estou me sentindo bem agora? Esta é uma pergunta maravilhosa para se refletir, especialmente no meio de uma época cujas pressões podem nos desconectar de nosso bom e bondoso coração.

Comece onde você está

A bondade amorosa começa em casa. Não com nossos entes queridos, mas com nós mesmos. No espírito de dar férias, de querer tornar as coisas alegres para todos, podemos não nos tratar tão bem. Podemos operar com uma lista monumental de “coisas a fazer”, assumir vários compromissos para entreter e definir padrões de decoração ou presentes para a própria rival Martha Stewart. Como desejamos inatamente doar-nos e criar experiências bonitas e significativas para os outros, podemos nos exceder ou nos exaurir. Isso não é ser bom para nós mesmos. Naughty é mais parecido.

A PRÁTICA

Se desejamos ser mais compassivos e bondosos com os outros, devemos ser isso primeiro para nós mesmos. À medida que as festas de fim de ano avançam, não deixe seu desejo de agradar, uma inclinação para a perfeição ou aqueles desagradáveis ​​"deverias" atrapalharem seu autocuidado. Não deixe que “acompanhar o próximo” o impeça de acompanhar você mesmo. Você pode demonstrar benevolência de várias maneiras, incluindo: Dizer 'Não' quando se sentir inclinado. Delegando. Minimizando. Sem pressa. Em repouso. Trate-se com a mesma gentileza com que trataria seu melhor amigo. O próprio Buda defendeu: “Você pode procurar em todo o universo por alguém que mereça mais seu amor e afeição do que você mesmo, e essa pessoa não pode ser encontrada em lugar nenhum. Você mesmo, tanto quanto qualquer pessoa em todo o universo, merece o seu amor e carinho. ”

Quanto mais gentilmente você se tratar, melhor se sentirá - e mais benéfico de coração será para os outros. Quando cuidamos bem de nós mesmos, somos capazes de cuidar mais plenamente daqueles que amamos.

Fazer aos outros

Fui abençoado ao longo da minha vida com muitas pessoas que demonstraram compaixão por mim. Mulheres sábias e maravilhosas, principalmente, generosas e gentis: avós, minha mãe, mães de amigas, professoras e mentoras. Muitos me mostraram em primeira mão como ser atenciosos, porque eles próprios se importavam muito. Podemos aprender a ser mais compassivos, modelando os atos bondosos daqueles que nos precederam.

A PRÁTICA

Se você estiver se sentindo um pouco mesquinho ou com o coração fechado, chame a memória de alguém que demonstrou compaixão por você. Traga-os para a sua mente e sinta, mais uma vez, como é receber sua misericórdia. Sua ternura. Sua generosidade. Lembre-se de como é delicioso ser cuidado dessa maneira. O maior presente que você pode retribuir neste período de festas é imitar seu bom exemplo. Faça aos outros o que eles fizeram a você. Compartilhe o amor que eles concederam a você com outras pessoas que também possam precisar de amor. Modele a compaixão que você recebeu e apenas observe como as pessoas ao seu redor começam a se gabar daquele brilho festivo.

Sua Santidade o Dalai Lama pode ter articulado melhor como chegamos a um lugar de compaixão. “Se você quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão." Independentemente dos feriados que celebramos, independentemente das tradições que consideramos preciosas, o fio da compaixão percorre todos eles. O presente mais lindo e brilhante da temporada é a bondade amorosa - sua, minha e nossa.

Fonte:https://www.lionsroar.com/tis-the-season-of-compassion/



Comentários