DETOX AYURVÉDICO NO PÓS-FESTAS
Desintoxique seu organismo após os excessos no fim de ano
Ayurveda é um sistema tradicional de cura, completo e holístico, praticado na Índia há mais de cinco mil anos. Literalmente significa a ciência da vida. Este milenar sistema de saúde encara o indivíduo como um todo – corpo, mente e alma – e considera indispensável analisar a relação do homem com o seu meio.
Ayurveda ensina a manter a saúde, equilibrando as energias vitais através da alimentação e de hábitos diários saudáveis. Aproveite e leia sobre sua saúde nas previsões para os signos em 2022.
Para este sistema milenar, a boa saúde depende da capacidade do nosso corpo de metabolizar os nutrientes, as emoções e sensações. Quando temos um bom Agni (fogo) nosso corpo é capaz de criar tecidos saudáveis e eliminar as toxinas (ama) de forma eficiente.
Quando o Agni está fraco, a digestão fica incompleta e pode gerar desconfortos como azia, inchaço, constipação. Baixa capacidade digestiva acumula toxinas e diminui nossa energia vital e concentração, deixando nosso corpo suscetível para o desenvolvimento de patologias.
Para ajudar o metabolismo, Ayurveda recomenda processos de limpeza do corpo (desintoxicação). Podem ser mais intensos e profundos como os Panchakarmas (com duração de até 21 dias) ou rotinas periódicas de sete dias de desintoxicação alimentar, que podem ser seguidas em casa.
Confira a seguir orientações para um detox ayurvédico com duração de uma semana, para experimentar no período pós-festas. Além de desintoxicar, melhora a energia vital, a digestão e a concentração e ainda fortalece o sistema imunológico.
- Elimine a ingestão de: produtos industrializados, processados ou enlatados; carnes, leite, ovos, queijos, óleos, manteiga, farinhas refinadas, açúcar.
- Tenha todos os sabores nas refeições: doce, salgado, picante, azedo, amargo e adstringente (priorizando os três últimos). Alguns exemplos: doce – arroz (de preferência integral ou basmati) com amêndoas; adstringente e picante – lentilha verde temperada com cúrcuma, cominho e gengibre; doce e adstringente – abóbora refogada com ghee e alho poró; amargo – creme de espinafre; ácido e picante – salada de tomate com rúcula; sobremesa ácida – abacaxi.
- Prepare as refeições no máximo quatro horas antes de ingeri-las e não utilize microondas.
- Cozinhe os legumes frescos orgânicos com especiarias, grãos integrais e em sopas.
- Consuma:
- Frutas frescas como maçã, mamão, pêra, romã, toranja, laranja lima, limão, ameixa, pêssegos. Evite banana, abacate, caqui;
- Grãos integrais como macarrão e arroz. Lentilha vermelha, lentilha verde, ervilha partida, feijão moyashi também são excelentes.
- Brotos, folhas como rúcula, alface, agrião (temperadas com sal e limão).
- Legumes cozidos como abobrinha, abóbora, chuchu, inhame, beterraba, cenoura, espinafre, bertalha.
- Use especiarias para estimular o Agni como gengibre, cúrcuma, hortelã, coentro, cominho, cravo, canela.
- Beba chás mornos.
- Não ingira nada gelado.
- Coma a cada 3 horas.
Para orientações mais específicas para cada pessoa e condição de saúde, procure um terapeuta ayurvédico experiente.
Abaixo uma receita para você experimentar:
SOPA DE INHAME COM BETERRABA
INGREDIENTES:
- 1 colher de sopa de ghee (um tipo de manteiga da culinária indiana, semelhante à manteiga-de-garrafa brasileira)
- 1/2 alho poró contado em fatias finas
- 250g de inhame descascado e cortado em cubos.
- 1 colher de chá de sal
- 1 beterraba descascada e cortada em cubos
- 1/2 colher de chá de açafrão da terra
- 1 colher de chá de páprica picante
MODO DE PREPARO:
Em uma panela esquente o ghee, coloque o alho poró e refogue até ficar dourado. Adicione a as especiarias e mexendo bem para não queimar.Coloque o inhame e a beterraba e cubra com água. Reduza o fogo e deixe cozinhar até ficarem macios. Desligue o fogo e coloque o sal.Leve ao liquidificador ou processador e bata até formar um purê bem consistente.
Comentários
Postar um comentário