UM QUARTO DA TERRA NO MUNDO ESTÁ COM POVOS INDÍGENAS ( E ISSO É POSITIVO)

 

Os cuicuro, que vivem no Mato Grosso (Foto: Wikimedia Commons)

Os cuicuro, que vivem no Mato Grosso (Foto: Wikimedia Commons)

Um quarto da terra está com os povos indígenas (e isso é positivo)

Estudiosos mapearam quais regiões do planeta são administradas por indígenas e sua influência na preservação do meio ambiente

Os povos indígenas têm uma conexão profunda e única com as terras que habitam. Essa conexão persistiu no mundo, apesar de séculos de colonização, deslocamento e repressão que suas identidades culturais sofreram.

O que nunca foi apreciado é a extensão espacial contemporânea dos indígenas. O quanto da superfície da Terra estes povos ainda possuem ou administram? Como eles representam atualmente menos de 5% da população global, é possível imaginar que a resposta seja “muito pequena”. Mas isso é errado.

Em uma nova pesquisa, publicada na revista Nature Sustainability, foram mapeadas as terras indígenas de todos os países. Estes povos estes habitam 38 milhões de quilômetros quadrados – cerca de um quarto de toda a terra fora da Antártida. Os responsáveis pelo estudo foram Beau Austin, Benjamin McGowan, Eduardo S. Brondizio e Neil Burgess.

Ao todo, 87 países possuem pessoas que se identificam como indígenas e contêm terras que ainda são de propriedade, gerenciadas ou influenciadas por povos indígenas.

Essas áreas são muito valiosas para conservação. Cerca de 65% das terras indígenas não foram intensamente desenvolvidas, em comparação com 44% das outras terras. Da mesma forma, apenas 10% das áreas urbanas, aldeias e terras agrícolas não remotas estão nas terras dos indígenas.

Por outro lado, as terras indígenas abrangem quase dois terços das regiões mais remotas e menos habitadas do mundo. Estes são os locais com os níveis mais baixos de estruturas construídas, terras agrícolas, pastagens, densidade populacional humana, iluminação noturna, ferrovias, estradas e hidrovias navegáveis.

Incrivelmente, 40% das terras listadas pelos governos nacionais no mundo como sendo gerenciadas para conservação são terras de indígenas. Parte disso tem reconhecimento oficial. A Austrália, por exemplo, não cumpriria suas promessas sob a Convenção de Diversidade Biológica se seus povos indígenas não estivessem preparados para alocar mais de 27 milhões de hectares das terras para a conservação.

Manutenção dos povos nativos em seu território tem relação com preservação ambiental (Foto: Pixabay)

Manutenção dos povos nativos em seu território tem relação com preservação ambiental (Foto: Pixabay)

Uma grande contribuição
Os povos indígenas estão contribuindo bastante para a conservação. Muitos grupos instituíram regimes de manejo da terra que já oferecem significativos benefícios.

No entanto, é perigoso fazer suposições sobre as pretensões dos indígenas em administrar suas terras. As parcerias de preservação só serão bem sucedidas se os direitos, sistemas de conhecimento e práticas dos indígenas forem plenamente reconhecidos. Muitos povos reconheceram esse fato, exigindo parceiros que respeitem, compreendam e sigam os processos locais. Não existe um tamanho único para todos – os povos indígenas são extremamente diversos.

De fato, as perspectivas locais para as relações indígenas com a terra são tão importantes que, durante um ano, foi ponderada a ética da criação de um mapa global. No entanto, a história de influência indígena precisa ser contada. O mapa final da pesquisa mostra que vastas áreas da Ásia, África, Américas, Austrália e o extremo norte da Europa são terras indígenas.

Os resultados são particularmente importantes neste momento, quando as metas para o desenvolvimento sustentável após 2020 estão sendo desenvolvidas. O estudo também contribui para as avaliações da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), órgão internacional que avalia a saúde da diversidade e dos ecossistemas da vida selvagem mundial. É muito mais do que a biodiversidade que depende da gestão indígena da terra. O mesmo acontece com muitos dos serviços ecossistêmicos que permitem que os humanos prosperem.

Finalmente, deve-se notar que, para muitos países, as áreas que mapeadas são mínimas. Trabalhos futuros poderão descobrir que a influência indígena se estende muito além do que atualmente é reconhecido.

No entanto, a mensagem crucial permanece a mesma: os povos indígenas mantêm o futuro de grande parte da área selvagem da Terra.

Esse artigo traduzido foi escrito por Beau Austin, Benjamin McGowan, Eduardo S. Brondizio e Neil Burgess, e publicado originalmente no The Conversation.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2018/07/um-quarto-da-terra-esta-com-os-povos-indigenas-e-isso-e-positivo.html


Comentários