VOCÊ ESTÁ VICIADO EM PRODUTIVIDADE?

 

Produtividade excessiva (Foto: cottonbro/Pexels)

Apesar de nociva, a produtividade em excesso ainda é vista como uma coisa boa (Foto: cottonbro/Pexels)


Você está viciado em produtividade?

Segundo especialistas, a obsessão pela eficácia e pelo sucesso pode levar ao esgotamento mental assim como acontece com os tipos mais comuns de dependência

A obsessão em ser ser cada vez mais produtivo não tem deixado os profissionais apenas exaustos física e mentalmente, mas também viciados, segundo artigo publicado pelo empreendedor John Rampton no site Entrepreneur. Ele próprio é o criador de uma ferramenta para melhorar a produtividade, o Calendar. "Durante anos, estive em busca de tendências e dicas que me ajudariam a trabalhar com mais rapidez e eficiência", escreve ele.

John se considera um viciado em produtividade, mas também pontua que é preciso identificar padrões de comportamento nocivos associados à produtividade excessiva. Segundo especialistas, o apego à produtividade é real. Para a diretora da Universidade do Texas, no Centro de Saúde do Cérebro de Dallas, Sandra Chapman, o cérebro pode ficar viciado em produtividade tal qual acontece com a dependência em drogas, jogos de azar e compras, entre outras. 

“Assim como todos os vícios, com o tempo, a pessoa precisa cada vez mais ser satisfeita, então isso começa a trabalhar contra você. Os sintomas de abstinência incluem aumento da ansiedade, depressão e medo", diz o especialista.

Apesar disso, a produtividade em excesso ainda é vista como uma coisa boa. “Muitas pessoas não percebem o dano que isso causa até que ocorra um divórcio e uma família seja desfeita, ou o preço que isso cobra para a saúde mental", observa Chapman.

Como identificar o vício em produtividade

Existem três tipos distintos de produtividade extrema, segundo Cyril Peupion, um especialista em produtividade baseado em Sydney: obsessivo por eficiência, produtivo egoísta e obcecado por quantidade.

Eficiência obsessiva 

São pessoas com mesas são superarrumadas e com organização impecável. Eles são os mestres da caixa de entrada limpa, sem nenhum e-mail pendente. Mas eles também perdem de vista o quadro geral do ambiente onde estão.

Egoisticamente produtivo.

Eles estão tão focados em seu próprio mundo que, se forem solicitados a fazer algo fora dele, não ficarão interessados. Diferentemente do primeiro tipo, eles têm o quadro geral em mente, mas o quadro é muito sobre eles.

Obcecado por quantidade.

Eles pensam "Quanto mais e-mails eu respondo, mais reuniões eu participo, mais tarefas eu faço, melhor meu desempenho". Como resultado, esse grupo corre risco de esgotamento.

John Rampton sugere algumas perguntas que os gestores, líderes e empreendedores podem fazer a si mesmo a fim de identificar se estão viciados em produtividade. Em caso de respostas afirmativas, sugere Rampton, é interessante que o profissional reavalie relação com a produtividade. Confira:

1) Você consegue identificar quando está “perdendo” tempo? Se sim, você já se sentiu culpado por isso?

2) Você fala sobre o quão ocupado você está na maior parte do tempo? Em sua opinião, apressar é melhor do que fazer menos?

3) Qual é a sua relação com a sua caixa de entrada de e-mail? Você a verifica constantemente?

4) Quando você marca apenas um item de sua lista, você se sente culpado?

5) O estresse do trabalho interfere no seu sono?

6) Você tem adiado coisas, como férias ou algum projeto paralelo, porque está “muito atolado"?

Como superar o vício em produtividade

1. Defina limites
Limite o quanto você fala ou estuda sobre o tema. John dá um exemplo: "Existem muitos podcasts de produtividade incríveis por aí. Mas isso não significa que você tenha que ouvir todos eles no decorrer do dia". 

2. Crie uma lista de tarefas pendentes
A ideia de uma lista de tarefas pendentes é eliminar a necessidade de praticar a autodisciplina. Livrar-se de tarefas de baixo valor e maus hábitos permitirá que você se concentre no que realmente deseja fazer, em vez de pesar os prós e os contras. Mais importante, isso evita que você se sinta culpado por não riscar tudo de uma lista irreal de coisas a fazer.

3. Exercite a vulnerabilidade
Identifique e admita onde você pode melhorar. Por exemplo, se você é novo no trabalho remoto e está tendo problemas com isso, você deve se concentrar em melhorar os tópicos dessa área primeiro.

4. Entenda por que você procrastina
Freqüentemente, procrastinamos para minimizar emoções negativas, como tédio ou estresse. Outras vezes, pode ser porque é um traço aprendido. Existem muitas maneiras de superar a procrastinação. Mas, o primeiro passo é estar ciente disso para que você possa agir. Por exemplo, se você tem medo de uma tarefa difícil, não basta assistir a Netflix. "Em vez disso, procrastine com mais eficiência, como retornar uma ligação telefônica ou trabalhar em um argumento de venda para um cliente", diz Rampton.

5. Adote uma ferramenta que funcione para você
Quando você encontrar um aplicativo ou técnica de produtividade que funcione para você, continue com ele. Isso não quer dizer que você não possa fazer ajustes ou tentar novas ferramentas. No entanto, a principal conclusão aqui deve ser que você não precisa adotar ou experimentar todos os métodos disponíveis utilizados por outras pessoas. Encontre o seu e fique com ele.

6. Diga sim para "menos é mais"
Em geral, sua filosofia deve ser "menos é mais". Isso significa, por exemplo, apenas baixar os aplicativos que você realmente usa e desinstalar os que não usa, escreve Rampton. "Você está lendo um livro sobre produtividade? Não compre seu próximo livro antes de terminá-lo. Já tem planos para este fim de semana? Não se comprometa com uma festa de aniversário. E, se seu dia estiver reservado, recuse o pedido de reunião de última hora", diz o empreendedor

7. Pare de se concentrar no que vem a seguir

Sempre haverá uma "próxima coisa" se você não tomar uma decisão consciente de focar no presente. "Pense em seu estilo de vida atual e na pessoa com quem você está nesta fase para ajudá-lo a identificar com o que você não está satisfeito", explica Rampton.

Ao definir metas claras para si mesmo no futuro, você será capaz de superar seu vício. Estabeleça metas realistas. Para combater o vício, você deve estar ciente do que está acontecendo ao seu redor e na sua mente.

8. Simplifique.
Cada dia, escolha uma tarefa prioritária. Contanto que você se concentre em uma tarefa por vez, você terá menos probabilidade de se distrair ou ficar sobrecarregado por uma lista interminável de tarefas. Um mantra simples para se viver é: trabalhe com mais inteligência, não com mais afinco.

9. Aprenda a relaxar
Não se preocupe em ser hipereficiente e não se culpe por se divertir. Rampton dá algumas dicas baseadas em um artigo de Leo Babauta. São elas:

- Passe 5 minutos caminhando ao ar livre

- Dê a si mesmo mais tempo para realizar as coisas. Se puder, saia depois do trabalho para curtir a natureza.

- Tire um dia de folga, descanse e faça algo não relacionado ao trabalho.

- Permita-se uma hora de folga. Tente não ser produtivo durante esse tempo. Apenas relaxe.

Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2021/10/voce-esta-viciado-em-produtividade.html


Comentários