7 ARTISTAS E ORGANIZAÇÕES DE ARTESANATO INDÍGENA PARA CONHECER

 

Diversas aldeias fazem parte de associações para promover o artesanato indígena (Foto: Divulgação | Montagem: Casa e Jardim)

Diversas aldeias fazem parte de associações para promover o artesanato indígena (Fotos: Divulgação | Montagem: Casa e Jardim)

7 artistas e organizações de artesanato indígena para conhecer

A produção de peças decorativas ou utilitárias é uma forma de fortalecimento das diversas etnias espalhadas pelo Brasil

Por meio da arte, diversos artistitas indígenas brasileiros ajudam a preservar a história e a cultura de suas etnias. Mas como muitos vivem em aldeias afastadas, o acesso do público aos itens e a logística para venda deles é dificultado. Pensando nisso, a ONG Artesol criou uma plataforma que mapeia artesãos de todo o país, incluindo organizações indígenas de diferentes regiões, para facilitar esse alcance. Confira artistas e instituições que você precisa conhecer: 

1. Instituto de Arte Indígena Brasileira Xepí (@instituto.xepi

Rede produzida à mão por mulheres indígenas da etnia Mehinako (Foto: Theo Grahl / Artesol / Divulgação)

Rede produzida à mão por mulheres indígenas da etnia Mehinako à venda na Artiz ou por encomenda no site da Artesol (Foto: Theo Grahl / Artesol / Divulgação)

As mulheres da etnia Mehinako no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, produzem peças, como redes e esteiras, por meio da tecelagem manual com fibra de buriti (Mauritia flexuosa) e fios de algodão. Já os homens trabalham com as ferramentas manuais, como facão, lima, machado, lima, enxó e grossa, pra produzir bancos e remos decorativos, por exemplo. 

2. Instituto Kabu (@instituto_kabu)

Tecidos pintados manualmente por mulheres da etnia Kayapo são transformados em calçados e bolsas pela Perky (Foto: Instituto Kabu / Divulgação)

Tecidos pintados manualmente por mulheres da etnia Kayapo são transformados em calçados e bolsas pela Perky; disponível na Artiz e site da Artesol (sob encomenda) (Foto: Instituto Kabu / Divulgação)

A associação representa a etnia Kayapo Mekrãgnoti de Novo Progresso, no Pará. As mulheres pintam à mão grafismos característicos da etnia em tecidos de lona reciclada, usando tinta preta ou marrom à base de água e resistente à lavagem. Depois, os pedaços são enviados à marca Perky, que desenvolve mochilas, calçados, bolsas e acessórios para venda. 

3. Hutukara Associação Yanomami (hutukara.org

Exemplo de cesto produzido pelos indígenas Yanomami, da Amazônia  (Foto: Theo Grahl / Artesol / Divulgação)

Exemplo de cesto produzido pelos indígenas Yanomami, da Amazônia. À venda na Artiz ou por encomenda no site da Artesol (Foto: Theo Grahl / Artesol / Divulgação)

Mais de 40 mil indígenas Yanomami vivem no noroeste da Amazônia brasileira e no sul da Venezuela. Cada objeto produzido por eles guarda um pouco de sua história: o formato das cestarias e suas linhas circulares, por exemplo, conectam-se com a vida cotidiana dos Yanomami. As peças são feitas de cipó titica com detalhes de fios de fungo negro ou pinturas de tintas naturais, como o urucum.

4. Núcleo de Arte e Cultura indígena de Barcelos (@nacib_am) 

Fruteiras criadas pelo NACIB, em parceria com o designer Sérgio J. Matos. Disponível na Artiz ou no site da Artesol (por encomenda) (Foto: Felipe Abreu / Divulgação)

Fruteiras criadas pelo NACIB, em parceria com o designer Sérgio J. Matos. Disponível na Artiz ou no site da Artesol (por encomenda) (Foto: Felipe Abreu / Divulgação)

O núcleo inclui indígenas das etnias BaréBaniwaTarianoTukano e Tuyuca, do Amazonas. A maior parte da matéria-prima para os produtos criados é extraída no Rio Negro e seus afluentes Padauiri e Aracá. O manejo é realizado através dos conhecimentos milenares indígenas, que respeitam técnicas sustentáveis. Há peças como fruteiras, desenvolvidas em parceria com o designer Sérgio J. Matos, cestos e vasos

5. Waxamani Mehinako (@_waxamani_artenativas

Tela decorativa do artista indígena Waxamani, da etnia Mehinako (Foto: Waxamani / Divulgação)

Tela decorativa do artista indígena Waxamani, da etnia Mehinako (Foto: Waxamani / Divulgação)

O artista Waxamani da etnia Mehinako vive na aldeia Kaupüna​, no território indígena do Xingu, e, com ajuda de sua família e colegas, faz cestos e telas decorativas com pinturas e tecidos crus. 

6. Centro Cultural Kàjre (kajre.org

Colares feitos manualmente por indígenas da etnia Krahô.  (Foto: Júlio Ledo / Divulgação)

Colares feitos manualmente por indígenas da etnia Krahô. À venda na Artiz ou site da Artesol (por encomenda) (Foto: Júlio Ledo / Divulgação)

Os indígenas Krahô dominam técnicas ancestrais de tecelagem e trançados com as quais eles produzem cestos, bolsas, taptis, esteiras, pulseiras, colares, gargantilhas, brincos, instrumentos musicais e ornamentos ritualísticos, usando os recursos do buriti, do tucum, da cabaça, da casca do cajá, do pau-brasil, da semente de tiririca e várias outras matérias.

7. Yankatu (@_yankatu_

Maria Fernanda Paes de Barros, criadora da marca Yankatu (Foto: Marcelo Oseas / Divulgação)

Maria Fernanda Paes de Barros, criadora da marca Yankatu (Foto: Marcelo Oseas / Divulgação)

Criada pela designer e artista Maria Fernanda Paes de Barros, a marca cria coleções de obras de arte e peças utilitárias em parceria com artesãos indígenas de diferentes etnias. Ela é pesquisadora no tema de acestralidade e tem como objetivo resgatar as tradições artesanais do Brasil. 

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arte/noticia/2021/04/7-artistas-e-organizacoes-de-artesanato-indigena-para-conhecer.html



Comentários