"SALVE O MEIO AMBIENTE": UM APELO DO DALAI LAMA PARA O MUNDO - 15 FRASES INSPIRADORAS DE DALAI LAMA E QUEM É ELE?

 

Leia e inspire-se nestas frases e ensinamentos de um dos líderes religiosos mais respeitados do mundo

 Foto: Ven. Tenzin Jamphel/ Reprodução/ Instagram

" SALVE O MEIO AMBIENTE": UM APELO DO DALAI LAMA PARA O MUNDO

Em carta publicada no seu mais recente livro, o Dalai Lama pede urgência à humanidade

  1. Buda seria um ambientalista – Eu também sou um ambientalista

Buda nasceu enquanto sua mãe se agarrava a uma árvore para se apoiar. Ele alcançou a Iluminação sentado debaixo de uma árvore e faleceu enquanto as árvores testemunhavam lá de cima. Se o Buda voltasse ao nosso mundo, portanto, ele certamente estaria conectado com a campanha para proteger o meio ambiente.

Falando por mim, não hesito em apoiar iniciativas relacionadas à proteção ambiental, pois as ameaças ao meio ambiente colocam em risco nossa própria sobrevivência. Este lindo planeta azul é o nosso único lar. Ele provê moradia para comunidades únicas e diversas. Cuidar do nosso planeta é tomar conta da nossa própria casa.

É verdade que, se compararmos os danos ambientais à guerra e à violência, é claro que a violência tem um impacto mais imediato. O problema é que o dano ao meio ambiente acontece de maneira mais silenciosa, então frequentemente nós não o vemos até que seja tarde demais. Já alcançamos um ponto crítico no aquecimento global.

Greta Thunberg: “Não quero que vocês me escutem, quero que vocês escutem os cientistas”, disse a ativista (Sarah Silbiger / Freelancer/Getty Images)

  1. Educação ambiental

A educação ambiental a respeito das consequências da destruição de nosso ecossistema e a diminuição dramática da biodiversidade tem que receber prioridade máxima. Mas gerar consciência não é o suficiente; temos que encontrar maneiras de realizar mudanças no modo como vivemos. Eu apelo à geração mais jovem: sejam rebeldes ao exigir proteção e justiça para o clima, porque é o seu futuro que está em jogo.

Uma das manifestações recentes mais positivas foi a consciência crescente de que temos que agir. Greta Thunberg, a ativista ambiental adolescente de dezesseis anos que insiste para que prestemos atenção aos avisos dos cientistas e partamos para a ação direta, me inspira. Milhões de jovens se sentiram tocados pelo seu exemplo de protestar contra a inação dos governos em relação à crise climática. Ela está certa em dizer: “Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença”. Eu apoio de todo o coração o Fridays for Future (Sextas-Feiras para o Futuro), o movimento que ela iniciou.   

Estou encorajado de ver a determinação dos jovens para realizar mudanças positivas. Eles estão confiantes em fazer a diferença, porque seus esforços são baseados em evidências e na razão. Cada vez mais pessoas entendem que a sobrevivência da humanidade está em jogo. Apenas meditar ou orar por mudanças não é o suficiente. Deve haver ação.

  1. Responsabilidade universal

Já não é mais suficiente pensar somente em “meu país”, “meu povo”, “nós” e “eles”. Todos nós temos que aprender a trabalhar para o benefício de todos os seres humanos.

Os humanos são animais sociais nascidos com um sentimento de pertencimento a uma comunidade. Nós temos que entender que, assim como nosso futuro depende de outros, o futuro dos outros depende de nós. Nosso mundo é profundamente interdependente, não apenas em termos de nossas economias, mas também em ter de enfrentar o desafio das mudanças climáticas.

Devemos observar que os problemas locais têm ramificações globais desde o momento em que eles começam. A crise climática afeta a humanidade como um todo.

Países insulares como Fiji, as Ilhas Marshall, as Maldivas e as Bahamas mostraram que, coletivamente, podemos fazer a diferença. O Acordo de Paris de 2015 para combater as mudanças climáticas, que foi assinado por 196 países, foi um bom começo, mas tem que ser levado a cabo com ações.

Precisamos de um senso de responsabilidade universal como nossa motivação central para reequilibrar nossas relações com o meio ambiente e com nossos vizinhos. Compreender a unicidade da humanidade em face do desafio do aquecimento global é a verdadeira chave para a nossa sobrevivência.

  1. A revolução da compaixão

Estou agora com 84 anos e testemunhei muitas das transformações sociais do século 20: a destruição e o sofrimento trazidos pela guerra, bem como os danos sem precedentes ao ambiente natural. A geração mais jovem de hoje tem a habilidade e a oportunidade de criar um mundo mais compassivo. Eu os apresso a fazer deste século 21 uma era de mudanças enraizadas no diálogo e um século de compaixão por todos os habitantes deste planeta.

A exploração excessiva de nossos recursos naturais resulta da ignorância e da ganância, e de uma falta de respeito pela vida na Terra. Salvar o mundo da crise climática é nossa responsabilidade comum. Nós temos que encontrar modos de exercer a liberdade com responsabilidade.

Precisamos de uma revolução da compaixão baseada na bondade, que contribuirá para um mundo mais compassivo com um senso de unicidade da humanidade. A família humana inteira deve se unir e cooperar para proteger nosso lar comum. Eu espero que os esforços para alcançar um modo de vida mais sustentável sejam bem-sucedidos.


Este texto é a tradução do Cap. 3 do livro Our Only Home: A Climate Appeal to the World, escrito por Sua Santidade o Dalai Lama e Franz Alt

 Fonte:https://bodisatva.com.br/um-apelo-do-dalai-lama-para-o-mundo/?

Dalai Lama é um dos líderes religiosos e políticos mais respeitados do budismo e seu trabalho incansável por décadas como buscador da paz no Tibete tornou o líder uma das figuras mais inspiradores e amadas das últimas décadas. 

Sua dedicação constante por causas humanitárias deu à ele um Nobel da Paz em 1989 e diversos bestsellers inspiradores com ensinamentos preciosos para uma vida plena e  em constante evolução. 


 15 frases ditas ou escritas por Dalai Lama que farão você refletir sobre a vida:

  1. O objetivo não é ser melhor do que o outro homem, mas sim o seu eu anterior.
  2. É sob as maiores adversidades que existe o maior potencial de fazer o bem, tanto para si como para os outros.
  3. Conquistar a si mesmo é uma vitória maior do que conquistar milhares em uma batalha.
  4. Se você acha que é pequeno demais para fazer alguma diferença, tente dormir com um mosquito.
  5. Dê a quem você ama asas para voar, raízes para voltar e razões para ficar.
  6. As pessoas seguem caminhos diferentes em busca de realização e felicidade. Só porque eles não estão na sua estrada, não significa que se perderam.
  7. É muito raro ou quase impossível que um evento possa ser negativo de todos os pontos de vista.
  8. Se você deseja que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.
  9. O mundo não pertence aos líderes. O mundo pertence a toda a humanidade.
  10. Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível.
  11. Às vezes, criamos uma impressão dinâmica ao dizer algo, e às vezes criamos uma impressão tão significativa ao permanecer em silêncio.
  12. Uma mente disciplinada leva à felicidade e uma mente indisciplinada leva ao sofrimento.
  13. Quanto mais você for motivado pelo amor, mais destemida e livre será sua ação.
  14. Lembre-se de que às vezes não conseguir o que deseja é um maravilhoso golpe de sorte.
  15. Apenas um pequeno pensamento positivo pela manhã pode mudar todo o seu dia

Quem é Dalai Lama?

Tenzin Gyatso, sua santidade o 14o dalai-lama, líder espiritual e autoridade máxima do budismo tibetano, nasceu na aldeia de Takster, no leste do Tibete, em 6 de julho de 1935. Filho de uma família de agricultores, recebeu o nome de Lhamo Thondup. Com apenas 2 anos de idade, foi reconhecido por monges como a reencarnação do dalai-lama. Aos 5 anos, foi oficialmente nomeado líder espiritual dos tibetanos, separado da família e levado para o palácio Potala, em Lhasa. Lá, fez seus votos de noviço, teve o cabelo cortado e recebeu o manto monástico. Desde então, passou a se chamar Jampel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin.
Assumiu o poder político em 1950, ano em que o Tibete foi ocupado pela China. Durante nove anos, os tibetanos lutaram pacificamente para manter sua identidade. Em 1959, observando que a própria sobrevivência da religião estava em perigo se continuasse no Tibete, o dalai-lama deixou o país e refugiou-se em Dharamsala, na Índia, onde o budismo nasceu. Líder espiritual de todas as escolas budistas tibetanas, sua santidade representa o ponto de união e construção da identidade cultural dos tibetanos no exílio e de muitos ocidentais que encontraram no budismo uma ferramenta espiritual. Sua atuação tem duas vertentes: a preservação e propagação dos ensinamentos budistas de forma não separatista, promovendo o diálogo inter-religioso e o contato com as doutrinas ocidentais, e a conservação da cultura e identidade do povo tibetano, em todos os seus aspectos. Fundou colônias tibetanas na Índia e no Nepal e institutos para preservar as artes, a história sagrada e a medicina tradicional do Tibete.
Desde 1960, dalai-lama vive na Pequena Lhasa, que é como ficou conhecida a sede do governo tibetano em Dharamsala. Seguido por 80 mil refugiados quando se exilou, hoje tem mais de 120 mil tibetanos a seu redor. Em 1989, como reconhecimento a sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Com o crescimento do budismo em todo o mundo, vêm sendo lançados inúmeros livros com as mensagens do dalai-lama, retiradas de palestras e discursos. Considerados verdadeiros manuais de auto-ajuda, obras como A Arte da Felicidade: um Manual para a Vida e O Caminho da Felicidade não saem das listas de mais vendidos.

Fonte:https://bonsfluidos.com.br/bem-estar/15-frases-inspiradoras-de-dalai-lama-que-te-farao-refletir-sobre-a-vida.phtml

Comentários