OMS DIZ ESTAR VENDO ALTA GLOBAL NAS TRANSMISSÕES POR COVID-19 'EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS': A PANDEMIA 'ESTÁ LONGE DE TERMINAR',DIZ CHEFE DA OMS
Organização Mundial da Saúde, OMS (Foto: Getty Images)
OMS diz estar vendo alta nas transmissões por covid 'em todas as faixas etárias'
Diretora técnica atribuiu o problema ao aumento das interações sociais
Diretora técnica da resposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) à pandemia, Maria Van Kerkhove alertou nesta segunda-feira, 19, durante entrevista coletiva virtual, para o fato de que o número de casos de covid-19 no mundo tem crescido "em todas as faixas etárias".
Ela notou que, na semana passada, houve 5,2 milhões de casos da doença reportados, o maior número no levantamento semanal desde o início da pandemia. Kerkhove atribuiu o problema a mais interações sociais entre as pessoas, no atual contexto.
Mais cedo na coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, havia citado também a presença de novas variantes do vírus, mais contagiosas, como parte do problema.
Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/04/epoca-negocios-oms-diz-estar-vendo-alta-nas-transmissoes-por-covid-em-todas-faixas-etarias.html
OMS: Tedros Adhanom alerta para alta nos casos globais da covid-19
Ghebreyesus lembrou que, entre janeiro e fevereiro, houve um período de seis semanas seguidas de recuo nos casos do vírus pelo mundo
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu nesta segunda-feira, 12, para o aumento recente nos casos de covid-19 e nas mortes causadas pela doença. Durante entrevista coletiva virtual, ele ainda comentou que a entidade não defende "lockdowns sem fim", mas medidas combinadas, "adequadas e ágeis" para conter o problema.
Ghebreyesus lembrou que, entre janeiro e fevereiro, houve um período de seis semanas seguidas de recuo nos casos do vírus pelo mundo. "Nós temos agora sete semanas seguidas de alta nos casos, e quatro semanas de avanço das mortes", comparou, citando "grandes aumentos" nos casos em vários países da Ásia e do Oriente Médio.
"Isso ocorre apesar do fato de que mais de 780 milhões de doses de vacinas foram administradas globalmente", afirmou a autoridade da OMS. "Não se enganem. As vacinas contra a covid-19 são um instrumento vital e poderoso, mas não são o único instrumento", disse, defendendo medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras para conter os contágios.
Segundo Ghebreyesus, há "confusão, complacência e inconsistências em medidas de saúde pública e na aplicação delas", o que resulta em aumento da transmissão dos vírus e das mortes. "É preciso uma abordagem consistente, coordenada e abrangente", defendeu. "A OMS não quer lockdowns sem fim. Os países que têm se saído melhor têm adotado uma combinação de ações sob medida, mensuradas, ágeis e baseadas em evidências", afirmou.
Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/04/epoca-negocios-oms-tedros-adhanom-alerta-para-alta-nos-casos-globais-da-covid-19.html
Covid-19: taxa de infecção está se aproximando do nível mais alto até agora, alerta chefe da OMS
Tedros disse que a agência de saúde das Nações Unidas continuará avaliando a evolução da crise do coronavírus e “ajustará o conselho de acordo”
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus (Foto: Getty Images)
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta sexta-feira (16) que o número de infeccções por Covid-19 deve atingir o nível mais alto desde o início da pandemia. "Em todo o mundo, os casos e mortes continuam a aumentar a taxas preocupantes", disse o representante da organização.
Segundo Tedros, o número de novos casos por semana quase dobrou nos últimos dois meses. "Isso está se aproximando da maior taxa de infecção que vimos até agora", disse. “Alguns países que antes evitavam a transmissão generalizada estão vendo agora um aumento acentuado nas infecções”, disse Tedros, citando Papua-Nova Guiné como exemplo. O chefe da OMS disse que a agência de saúde das Nações Unidas continuará avaliando a evolução da crise do coronavírus e "ajustará os conselhos de acordo".
Até o mometo, mais de 139 milhões de casos de Covid-19 foram registrado em todo o mundo, sendo 2,9 milhões de mortes pela doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. A OMS declarou o coronavírus uma pandemia global em março do ano passado.
Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/04/covid-19-taxa-de-infeccao-esta-se-aproximando-do-nivel-mais-alto-ate-agora-alerta-chefe-da-oms.html
Pandemia de covid-19 'está longe de terminar', diz chefe da OMS
Cerca de 780 milhões de vacinas foram administradas globalmente
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus (Foto: JOSÉ CRUZ/ Agência Brasil)
Confusão e negligência no combate à Covid-19 fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode ser controlada em meses com a adoção de medidas de saúde pública comprovadas, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta segunda-feira (12).
Até agora, cerca de 780 milhões de vacinas foram administradas globalmente, mas medidas como o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento físico precisam ser aplicadas para reverter a trajetória da pandemia.
"Nós também queremos ver sociedades e economias reabrindo, e viagens e comércio recomeçando", disse Tedros em uma coletiva de imprensa. "Mas, neste momento, unidades de tratamento intensivo de muitos países estão sobrecarregadas e pessoas estão morrendo -- e isto é totalmente evitável", acrescentou.
"A pandemia de Covid-19 está muito longe de terminar. Mas temos muitos motivos para otimismo. O declínio de casos e mortes durante os dois primeiros meses do ano mostra que este vírus e suas variantes podem ser detidos", acrescentou.
Segundo ele, a transmissão está sendo impulsionada pela "confusão, negligência e inconstância nas medidas de saúde pública".
A Índia superou o Brasil e se tornou a nação com o segundo número mais alto de infecções pelo novo coronavírus do mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos, agora que enfrenta uma segunda onda gigantesca, tendo dado cerca de 105 milhões de doses de vacina para uma população de 1,4 bilhão de habitantes.
Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/04/pandemia-de-covid-19-esta-longe-de-terminar-diz-chefe-da-oms.html
Comentários
Postar um comentário