O NOSSO ESPÍRITO DEVE VIAJAR PARA SE INSTRUIR E APERFEIÇOAR - MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV

 

 
O NOSSO ESPÍRITO DEVE VIAJAR PARA SE INSTRUIR E APERFEIÇOAR - 
MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV

"O nosso espírito deve viajar para se instruir e se aperfeiçoar. Por isso, não só podemos mudar de sexo de uma existência para outra, como encarnamos em países diferentes, em meios sociais diferentes, em religiões diferentes.
Então, que sentido podem ter os fanatismos, as ideias de nacionalismo, de luta de classes, de combate pela verdadeira fé? Objetivamente, nada disso assenta em qualquer base sólida. O espírito viaja pelo espaço. São os humanos que, na sua cegueira, criam artificialmente as separações entre as raças e as culturas. Mas, um dia, nada restará destes pontos de vista limitados, pois nenhum tem razão nas suas reivindicações. Só têm razão os seres que trabalham para a unidade, para a realização do Reino de Deus na terra. "
 
"É dito na Ciência Iniciática que aqueles que não foram detestados ao máximo pelo mal ainda não podem receber a Iniciação Suprema. O mal deve, pois, detestar-vos e combater-vos, e se, apesar dos seus ataques, continuardes na direção divina, isso prova que sois de uma grande elevação.
Se o mal vos detesta, é porque não tomastes o seu partido, senão ele proteger-vos-ia, acarinhar-vos-ia, embalar-vos-ia e adormecer-vos-ia, para que permanecêsseis mais algum tempo com ele. Mas se, para sua infelicidade, lhe escapais, não o quereis servir, então despertais o seu ódio. Ora, é graças a este ódio que ireis muito longe. O mal foi implacável, obstinado, para todos os grandes Iniciados. Mas esse era o único sinal que não enganava, para aqueles que sabiam interpretá-lo. Os ignorantes, claro, diziam: «Oh! Coitado! Que destino!» Mas os que sabiam, regozijavam-se e diziam: «Ele está predestinado a atingir o topo.» "
 
"Porque procurais obter sucessos demasiado fáceis e que não perduram? Porque não trabalhais, pelo contrário, para realizar algo cujo esplendor ultrapasse a imaginação? Dedicais cinco, seis ou dez anos a tornar-vos advogados, engenheiros, químicos ou médicos... mas o que representa isso como ideal? E o que são dez ou vinte anos? Existem na vida objetivos a alcançar mais nobres do que os diplomas universitários que vos proporcionarão a consideração dos outros e a segurança material.
Porque não vos concentrais numa qualidade espiritual? Talvez demoreis séculos a desenvolvê-la, mas ela abrirá continuamente, diante de vós, um caminho de luz. A bondade, a paciência, a pureza, a justiça e a beleza divinas... não será em dez ou vinte anos que obtereis tais diplomas. Mas é precisamente naquilo que é difícil, quase irrealizável, que deveis empenhar-vos obstinadamente, porque é o que vos permitirá avançar sempre. "
 
"O mal não tem existência eterna, existe como mal na medida em que o Senhor lhe deu o direito de existir; mas, quando Ele lhe ordenar que desapareça, desaparecerá. Só o bem é eterno. O mal é passageiro, mas nós, humanos, não temos o poder de fazê-lo desaparecer. Só o Senhor tem esse poder.
Deus não necessita, pois, que os humanos, tão fracos, enfezados e ignorantes, O ajudem. As suas armas não são suficientemente eficazes. E uma vez que só Deus se pode opor ao mal, nós devemos deixar o divino entrar em nós, manifestar-se e trabalhar através de nós. Ele encarregar-se-á de substituir o mal pelo bem. "
 
"Quaisquer que sejam os vossos conhecimentos, se não viverdes em harmonia com as leis da Natureza, perdê-los-eis. Se possuirdes a ciência da vida que se ensina nas Escolas Iniciáticas, sereis invadidos pelo saber eterno, universal, cósmico, e todos os dias fareis novas descobertas, tereis novas revelações.
Já possuís esse saber, mas tão no fundo de vós que dificilmente podeis fazê-lo aparecer à superfície. Só a vida harmoniosa, divina, poderá ajudar-vos a descobri-lo. Mesmo sem lerdes, sem vos instruirdes, já conheceis o essencial. Por isso vos digo: se contardes somente com os conhecimentos livrescos, sem viverdes em harmonia com o Céu, tudo se apagará, tudo vos abandonará. Até os dons que tiverdes vos deixarão. Mas se, pelo contrário, decidirdes trabalhar para vos harmonizardes com o mundo divino, o verdadeiro saber virá instalar-se em vós. "
 
"Deveis aprender a viver com o vosso ideal como se ele fosse já uma realidade, mas, ao mesmo tempo, não esquecer que vos encontrais na terra. É muito importante conseguirdes unir, na vossa vida, as duas atitudes: não perder o sentido da realidade terrestre, mas estar completamente consagrado ao ideal divino. É este o verdadeiro equilíbrio, que raramente é realizado: na maioria dos casos, encontrais ou idealistas que não sabem que chão pisam, ou materialistas completamente obnubilados.
A superioridade de um ensinamento espiritual está em formar seres que sabem que estão na terra para nela trabalharem, mas que estão completamente direcionados para a realização do ideal divino. Tornam-se um com ele, fundem-se com esse ideal sem perderem o sentido das coisas terrenas. São esses os seres do futuro. "
 
"Alguém que tem um desgosto ou sofreu um vexame, uma ofensa, acha normal ficar perturbado e até chorar. Mas se se encontrar perante a verdadeira beleza – um quadro, uma música, um poema, uma paisagem – achar-se-á obrigado a ficar imperturbável; sentiria a sua imagem afetada se vertesse uma lágrima. Ora bem, eu digo-vos o contrário. É perante as ofensas e os desgostos que deveis mostrar-vos estoicos, impassíveis, e perante a beleza podeis emocionar-vos, mostrar-vos sensíveis e verter lágrimas, pois as lágrimas motivadas pela beleza são orvalho, uma chuva celeste, correntes magníficas que purificam, que regam as flores do vosso jardim. As lágrimas de deceção, de amargura, talvez vos tragam algum alívio, mas nada mais; as lágrimas de um ser maravilhado, pelo contrário, estão impregnadas da força divina. "
 
"A principal diferença entre os reinos da Natureza – as pedras, as plantas, os animais e os homens – está na sua sensibilidade, pois a evolução é proporcional à sensibilidade.
As plantas são mais sensíveis do que as pedras, os animais mais sensíveis do que as plantas, e os homens mais sensíveis do que os animais. Mas a cadeia de seres não termina aí. Para além dos homens, há os Anjos, os Arcanjos, as Divindades... É toda uma gradação de criaturas cada vez mais sensíveis... até ao Senhor. O Senhor é omnisciente, sente tudo, vê tudo e sabe tudo, precisamente porque só Ele é verdadeiramente sensível. São estas as verdadeiras dimensões da sensibilidade. O único ser verdadeiramente sensível é o Senhor. "
 
"Um templo, uma igreja, são apenas formas. A religião é que é o princípio. A religião é a consciência da ligação que existe entre o homem e o Senhor. Quem se fica pela forma sente a necessidade de ir a um templo para orar e ser ouvido por Deus. Mas quem se guia pelo princípio sabe que existem outros tipos de templos: toda a Natureza, com as montanhas, os oceanos, as florestas, é um templo onde se pode orar.
Todavia, a Natureza não é o melhor templo, existe um templo ainda superior à Natureza: vós mesmos. E é esse templo que deveis purificar, para que o Senhor faça dele a sua morada. É este o sentido das palavras de Jesus: «Vós sois templos do Deus Vivo.» "
 
"Quando vos aconselho: «Não desçais, permanecei nas alturas», é preciso que me compreendais, pois alguém poderá dizer: «Está bem, eu mantenho-me bem alto: nunca estendo a mão, não ajudo ninguém, salvaguardo o meu prestígio e a minha dignidade.» Não, não é assim; para mim, “permanecer nas alturas” significa nunca deixar de ser nobre, justo e generoso. É a essa altura que eu quero referir-me: a nobreza e a luz que em vós existem.
No plano físico, é-se constantemente obrigado a subir e a descer, mas no plano interior pode-se sempre evitar descer, ou seja, ir atrás das tendências inferiores, participar em empreendimentos ilícitos ou ignóbeis. Nunca tomeis, pois, por modelos aquelas pessoas altivas, inacessíveis e duras que não querem estender a mão porque se sentem rebaixadas. Segui antes o exemplo do Sol: ele desce até nós, aquece-nos, ilumina-nos, envia-nos as suas mensagens, a sua alma, o seu amor, dá-nos a sua vida, mas permanece eternamente nas alturas. "
 
"Diz-se que não se deve lutar contra o mal, mas muitas pessoas não compreenderam o sentido desta afirmação. Não lutar contra o mal significa não o afrontar no seu próprio terreno, onde ele é poderosíssimo, porque então, como é óbvio, ser-se-á vencido! Mas se conseguirdes elevar-vos acima do mal e de lá projetar sobre ele fogo e dardos inflamados, ele pôr-se-á em fuga!
O homem tem dentro de si uma fortaleza altamente equipada para resistir às agressões. Essa fortaleza é o domínio da luz! Quem vos impede de lançar luz sobre o mal para o dispersar? Porque vos quedais sem nada fazer? Quando o homem se deixa andar, as trevas rejubilam e dizem: «Que maravilha! Já temos comida!» É assim que algumas pessoas se deixam devorar pelos espíritos tenebrosos. Quando as trevas se aproximam, um verdadeiro discípulo defende-se, projeta luz, e a luz expulsa as trevas. "
 
"Não podeis perder o que realmente possuís; só podeis perder o que não vos pertence, ou seja, o que ainda não faz parte de vós.
Num dado momento, tendes fé; pouco depois, duvidais... A certa altura, nadais em luz; passado um momento, encontrais-vos na escuridão... Agora, sentis amor; em seguida, deixais de amar... O que acontece é que nem a fé, nem a luz, nem o amor vos pertencem. É preciso que vós mesmos vos torneis fé, luz e amor. Como Jesus, que dizia: «Eu sou a luz do mundo!» Ele identificava-se com a luz. Ele não disse que a luz estava nele ou com ele, mas sim que ele era a luz. Há nesta fórmula toda uma ciência, na qual se deve meditar. "
 
"Vós recebestes deste Ensinamento uma tal profusão de verdades, que nem sequer tivestes tempo de as assimilar. No entanto, estais sempre à espera de algo novo. Mas o que fazeis daquilo que já tendes?... Não vos limiteis a tomar notas e a arquivá-las algures; deveis pôr essas verdades em prática, senão passareis a vida à espera de novidades e nunca avançareis.
Na vida espiritual, há que trabalhar sem parar sobre as mesmas verdades. E a novidade está nisso: no que todos os dias se descobre ao aprofundar as mesmas verdades! "
 
"O organismo físico ou psíquico de quem não tem uma conduta guiada pela razão é como a estrutura de uma casa feita em madeira que vai sendo comida pelos vermes. Eles não a destroem de um dia para o outro, mas, anos depois, de repente, a casa desaba. Há imensas coisas na vida que se passam assim, não apenas com os seres humanos, mas também com países inteiros. Muitas vezes, só séculos depois é que se consegue compreender como um país caiu pouco a pouco em decadência; aqueles que estavam a viver essa decadência não se deram conta e deixaram-se arrastar para ela, descuidadamente.
Quem se pronuncia acerca de um lapso de tempo muito limitado não pode ver como funcionam as leis e, necessariamente, comete erros. Um momento separado do período de que faz parte é insuficiente para que alguém possa pronunciar-se. Para se compreender como funcionam as leis, é preciso poder observar os seres e os acontecimentos por um longo período. "
 
"Quando amais alguém, empregais todos os meios para monopolizar esse ser e guardá-lo para vós: atormentai-lo, violentai-lo, impondes-lhe a vossa vontade. Na realidade, o que guardais deste modo?... Como podereis impedir os outros de se relacionarem com ele? Não faltam ocasiões em que, por toda a parte, toda a gente poderá vê-lo e falar-lhe, e, se não fordes razoáveis e generosos, sofrereis. Sois como alguém que tem flores no seu jardim: não pode impedir que o perfume dessas flores se espalhe e seja aspirado por toda a gente. Em boa verdade, o que tão ciosamente quereis guardar para vós é o corpo do ser que amais, isto é, um invólucro, uma carapaça...
O mesmo acontece com aqueles de que não gostais e que quereis destruir. Que podereis realmente atingir? O que constitui a essência de um ser, ou seja, os seus pensamentos e sentimentos, não pode ser aprisionado. Por toda a parte se vê imensos esforços insensatos de pessoas que querem apoderar-se de almas humanas. Mas a alma não pode ser dominada. É possível ter poder durante algum tempo sobre um corpo físico, mas não sobre o ser misterioso que nele habita. "
 
"De vez em quando, questionai-vos nestes termos: «Então, meu caro? Achas que vives em verdade? Que os teus pensamentos, os teus sentimentos e os teus atos são irrepreensíveis? Onde está a prova de que estás assim tão “afinado”?... O teu intelecto está claro, límpido, lúcido? E o teu coração? Está cheio de amor pelo Criador e pelas criaturas? A tua vontade está tão forte que ninguém poderá deter-te na realização do teu ideal?» Se fordes sinceros, sereis obrigados a admitir que o vosso intelecto tem pouca capacidade de compreensão, que o vosso coração está agitado por paixões contraditórias e que a vossa vontade é puxada em todas as direções. Como podeis crer, então, que estais no bom caminho? Existem critérios, mas quem quer conhecê-los?
Um homem esbanjou a sua vida, está infeliz, doente, azedo, privado de amigos, de dinheiro, mas isso não tem importância, a sua filosofia é impecável! E quem o diz? Ele próprio, evidentemente! Pois bem, não é ele quem deve pronunciar-se, são as circunstâncias, os factos. Aqueles que se veem constantemente mergulhados em problemas insolúveis devem concluir que a sua filosofia não é a correta e que seria desejável modificarem-na. "
 
"Antes de se ocupar do seu filho, a mãe deve ir primeiro junto de Deus pelo pensamento, para ficar em contacto com a vida celeste. Não basta que ela se preocupe com o bem-estar físico do filho: aleitá-lo, vesti-lo, lavá-lo, deitá-lo... Em tudo o que faz por ele, deve introduzir elementos espirituais. Se se contentar com preocupações vulgares em relação ao filho, fará dele uma criança vulgar, porque o manteve afastado da presença de Deus.
Para poder alimentar e educar verdadeiramente o filho, ela deverá dirigir-se a Deus e dizer: «Senhor, eu venho junto de ti para que dês ao meu filho a luz, o amor, a saúde e a beleza do Céu.» Assim, poderá irradiar para o seu filho partículas puras e luminosas que farão dele um ser excecional. "
 
"Aprendei a entrar na harmonia cósmica, a ligar-vos à Alma Universal, pois será nessa vida universal que encontrareis a plenitude.
Alguns dirão que preferem encontrar a plenitude no amor. Pois sim, mas com a condição de não desligarem o seu amor da vida universal, como faz a maioria dos homens e das mulheres, que só pensam em separar-se de tudo, até do Céu, para se amarem. Sentem que aquilo que fazem não é lá muito “católico” e, por isso, escondem-se. «Como?! – perguntareis. Queria que eles dessem espetáculo à frente de todos?» Claro que não. O que eu quero dizer é que os humanos deveriam abandonar essa conceção do amor tão limitada e egoísta que os faz isolarem-se dos outros, inclusive do Céu, de todas as forças inteligentes que lhes deram esse amor. É uma pena eles não saberem viver em harmonia com a Alma Universal, dando graças e glória ao Céu, porque um amor em que não participem as forças do Céu já contém em si os germes da sua própria destruição. "
 
"O organismo físico ou psíquico de quem não tem uma conduta guiada pela razão é como a estrutura de uma casa feita em madeira que vai sendo comida pelos vermes. Eles não a destroem de um dia para o outro, mas, anos depois, de repente, a casa desaba. Há imensas coisas na vida que se passam assim, não apenas com os seres humanos, mas também com países inteiros. Muitas vezes, só séculos depois é que se consegue compreender como um país caiu pouco a pouco em decadência; aqueles que estavam a viver essa decadência não se deram conta e deixaram-se arrastar para ela, descuidadamente.
Quem se pronuncia acerca de um lapso de tempo muito limitado não pode ver como funcionam as leis e, necessariamente, comete erros. Um momento separado do período de que faz parte é insuficiente para que alguém possa pronunciar-se. Para se compreender como funcionam as leis, é preciso poder observar os seres e os acontecimentos por um longo período. "
 
"Quanto mais o homem avança em idade, mais lúcido, luminoso e forte pode tornar-se. Não é isto o que se vê na maioria dos casos, porque os humanos se habituaram tanto a identificar-se com o seu corpo físico que sofrem passivamente todos os acidentes e vicissitudes das suas vidas. Mas, para um verdadeiro espiritualista, acontece exatamente o contrário: o seu pensamento torna-se cada vez mais vivo e atuante, pois ele aprendeu a libertar-se das contingências do plano físico para se identificar com o espírito.
O espírito é todo-poderoso, é imortal, é omnisciente, e, ao identificardes-vos com ele, escapais à matéria. O corpo, esse, é obrigado a seguir as leis da matéria, mas o espírito não obedece a essas leis. Por isso, a idade não é um inconveniente para um homem do espírito; pelo contrário, o seu pensamento liberta-se e ele torna-se mais ativo nos planos subtis. "
 
"Discípulo é aquele que, graças à presença visível ou invisível do seu Mestre, tem consciência de estabelecer uma relação com um princípio superior que transforma tudo nele.
Então, a vida que dele emana passa a ser a vida do espírito e, à medida que essa vida jorra, até a sua aparência física começa a modificar-se, tornando-se cada vez mais harmoniosa, expressiva, luminosa. "
 
"O amor é uma energia que vem de muito alto e é da mesma quinta-essência que o Sol. O ser humano tem a missão de receber essa energia e de a fazer circular corretamente em si, para depois a fazer voltar ao Céu, de onde veio. Se essa circulação não se faz corretamente, é porque se acumularam muitas impurezas no homem ou na mulher, devido aos instintos e paixões mal controlados. Então, em vez de regressarem ao Céu, essas energias entranham-se na terra, onde se perdem. Para que a energia que todos os dias desce ininterruptamente não se perca e tome o seu caminho de regresso para o Alto, é necessário que o homem seja puro e senhor de si próprio, e que esteja verdadeiramente ligado a Deus.
Quando compreenderdes como o Universo está construído, que o ponto de partida é o Céu e o ponto de chegada também é o Céu, a matéria já não será para vós um obstáculo. "
 
"Estais num ensinamento espiritual, mas quantos de vós estão conscientes do que isso representa? Quantos estão conscientes do que fazem aqui? Vós orais, meditais, assistis ao nascer do Sol, cantais em coro, comeis em conjunto. Mas porque o fazeis? Porque faz parte do programa que eu vos apresentei. Como eu peço, vós fazei-lo, para me agradar... De futuro, tentai fazê-lo por vós mesmos, com a convicção absoluta de que realizais algo de belo, de sagrado, que dará os seus frutos. Pensai que o trabalho que aqui fazeis para a luz desperta consciências no mundo inteiro.
Não há nenhum pensamento ou sentimento consciente que não desencadeie um efeito. O mundo psíquico é como um vasto oceano onde se acumulam os pensamentos e os sentimentos dos humanos. Esses pensamentos e esses sentimentos são entidades vivas que, consoante a sua natureza, criam correntes benéficas ou malsãs que influenciam o psiquismo das criaturas. É claro que não deveis ter a ilusão de que daqui a uns anos transformastes o mundo, mas as nossas preces, as nossas meditações e os nossos cânticos produzem uma luz no mundo invisível que pode ajudar os seres a orientarem-se e a encontrarem o caminho no meio da escuridão. "
 
"A Natureza fecha-se para quem não a respeita, isto é, para quem só se serve dela para o seu próprio uso, limitado e egoísta. Ora, é precisamente esta a atitude dos humanos em relação à terra, à água, ao ar, ao Sol e aos outros planetas. Pensais que os propósitos que fazem os homens partirem à conquista do espaço são desinteressados?
Muitos dirão que não os preocupa que a Natureza se feche para eles. Talvez, mas, se continuarem assim, a Natureza não se limitará a fechar-se, irá ripostar. E então serão mesmo obrigados a compreender e a corrigir a sua atitude, que exprime falta de inteligência, falta de amor, falta de vontade... falta de tudo! Falta de inteligência porque deveriam compreender as leis da Natureza; falta de coração porque, se amassem os seres que a povoam, não teriam a crueldade de os destruir; e falta de vontade porque sempre escolheram a solução mais fácil. "
 
"Se tomásseis consciência da maravilha que é o vosso organismo, se soubésseis em que oficinas os vossos órgãos foram construídos, se soubésseis como eles foram trabalhados pelo espírito, quanto custou ao Criador realizar toda essa instalação, teríeis mais atenção com ele.
Dir-me-eis que estais atentos, que comeis alimentos sãos, que fazeis exercício, que repousais... Sim, mas vejamos um exemplo: um homem possui um magnífico carro e põe nele gasolina da melhor qualidade, os melhores pneus, etc., mas quando o utiliza não é prudente nem se controla: faz manobras perigosas, acelera a fundo, trava bruscamente... e o pobre carro, mal conduzido, fica rapidamente estragado. Não basta, pois, dardes ao vosso corpo o melhor alimento, as melhores condições materiais. Se quiserdes ter realmente saúde, deveis ser condutores atentos, previdentes, prudentes, quer dizer, evitar os estados passionais, os pensamentos e os sentimentos negativos, contraditórios, que abalam e desgastam o vosso organismo. "
 
"Quando se procura entender o que diferencia os diversos reinos do Universo, verifica-se que é a intensidade das vibrações que animam as suas partículas. Do reino mineral ao reino humano, e para além deste, através das hierarquias angélicas até ao Trono de Deus, a vida manifesta-se com uma intensidade e uma subtileza crescentes. Por isso, pode dizer-se que o grau de evolução de um ser se mede pela intensidade da sua vida. Mas a maioria dos humanos não compreendeu esta verdade e vive ao retardador. Neles tudo estagnou: os pulmões, o fígado, o coração, o cérebro...
Viver ao retardador é o que há de mais perigoso. O ser que vive ao retardador é como uma roda que gira lentamente: toda a lama vem colar-se a ela. Fazei-a rodar mais depressa e a lama será projetada para longe. "
 
"O que faz a maioria das pessoas perderem-se é o gosto pelas coisas escabrosas: as atividades, os prazeres ou as conversas que as arrastam para os níveis inferiores dos planos astral e mental. Dir-se-ia que há nelas algo que as impele a gostar do que lhes trará infelicidade, e assim continuam mesmo sabendo que isso será a sua ruína. Direis que é impossível alguém modificar os seus gostos. Na verdade, é muito difícil, mas, ainda assim, existe um método que pode ajudar-vos nisso. Em vez de combaterdes diretamente os vossos gostos pelas atividades que vos aviltam, tentai descobrir como podereis despertar em vós o amor pela luz, por um ideal elevado que vos erguerá, vos enriquecerá, vos embelezará.
Nenhum ser humano veio à terra tendo somente amor pelas coisas celestes. Todos são um pouco tentados, sobretudo na juventude, por alguns prazeres não muito católicos, o que é normal. O que não é normal é aceitar estagnar nesse ponto. Para um Iniciado, o grau de evolução de um ser avalia-se pela sua capacidade de elevar as suas aspirações, de projetar os seus desejos sempre mais longe, sempre mais alto. "
 
"Durante o inverno, embora o solo contenha sementes, nada cresce, porque faltam o calor e a luz do Sol. Mas na primavera, com o regresso da luz e do calor, todas as sementes começam a crescer. Vós sabeis isso, já o observastes, mas ainda não compreendestes nada, porque, se tivésseis compreendido, já teríeis daí tirado conclusões; teríeis visto que o mesmo fenómeno se passa convosco, porque também em vós existem sementes, isto é, as qualidades e as virtudes que Deus pôs em vós desde a origem; mas elas não crescem, porque não vos expondes aos raios do Sol espiritual.
É para darmos às nossas sementes as melhores condições de crescimento e de manifestação que, durante a primavera e o verão, vamos todas as manhãs assistir ao nascer do Sol, Sol esse que é a mais pura imagem da Divindade. Quanto aos que se creem suficientemente inteligentes e sábios para menosprezarem esta prática, as suas sementes ficarão eternamente enterradas, sem germinar. "
 
"Tentai compreender o que significa o amor como estado de consciência. Ainda que tenhais de meditar durante anos sobre este tema, valerá a pena para a vossa evolução. Enquanto não conhecerdes o amor como estado de consciência, tereis vendas nos olhos, vivereis nas trevas e não compreendereis nada na vida.
Entre as qualidades que podem ajudar-vos a aproximardes-vos desse estado de consciência, a mais importante é a pureza. Pureza significa pensamentos e sentimentos em que não entra qualquer interesse egoísta. As três palavras “vida”, “amor” e “pureza” estão ligadas. Porquê? Porque a vida depende do amor; e, quanto mais puro for o amor, mais rica, bela, luminosa e abundante será a vida. O sentido da vida está em amar e ser amado. Quando amais os outros com um amor puro, sois para eles como uma fonte que lhes dá vida. E aqueles que vos amam também vos dão vida. "
 
"Deus enviou primeiro Moisés para ensinar a justiça aos homens. Depois, enviou Jesus para lhes ensinar o amor e o perdão. Sim, mas há que ir mais longe. Oferecer a outra face para que lhe batam e perdoar é um grande progresso em relação à lei de talião – «Olho por olho, dente por dente!», mas há que fazer ainda melhor.
Se alguém vier atacar-vos, não estais proibidos de ser mais fortes do que essa pessoa. Podeis levantá-la no ar e perguntar: «Queres que te deite ao chão?» Mostrais-lhe assim a vossa força, mas não a lançais por terra, colocai-la de novo no chão, docemente, e então ela passará a respeitar-vos. Não será melhor? Porque é que se haveria de ficar sempre vencido, sempre massacrado? Deveis ser mais fortes do que os vossos inimigos. Imobilizai-os com um gesto, com um olhar, com uma frase; eles sentir-se-ão pequeninos, miseráveis, e baterão em retirada. Se não se puder triunfar no plano físico, que se tente ao menos triunfar no plano mental. É muito melhor do que deixar-se massacrar por pessoas desonestas, injustas e más. "
 
"Podeis viver no mundo, deveis mesmo viver no mundo, mas agarrando-vos à luz, à sabedoria, para permanecerdes sempre à altura da situação, porque, se capitulardes, se falhardes espiritualmente, perdereis não só a vossa força, a vossa segurança e a vossa autoridade, mas também o vosso magnetismo e o vosso encanto, e deixareis de ser interessantes e atraentes para os outros. Aqueles que não compreenderam isto trabalham contra o seu próprio interesse, pois, quando tiverem perdido a sua irradiação, os outros abandoná-los-ão ou espezinhá-los-ão.
Deveis conviver com as pessoas, deveis amá-las, ajudá-las, trabalhar com elas, mas sempre preservando o vosso alto ideal, a vossa filosofia divina. Deste modo, sereis um centro, uma fonte, um jardim, um pomar. Não só tereis tudo aquilo de que necessitais, mas também podereis ajudar os outros. "
 
"Uma das práticas essenciais da religião cristã é a comunhão. Não foi Jesus quem a instituiu, já existia muito antes dele, pois Melquisedeque, o sacerdote do Altíssimo, fora ao encontro de Abraão levando-lhe o pão e o vinho. A comunhão é um ato fundamental da vida; então, porque não haveis de comungar todos os dias, sem estardes dependentes de uma hóstia benzida pelo padre? Podeis fazê-lo por intermédio dos alimentos.
Cada um de vós pode ser um sacerdote; é uma vocação interior que tendes perante o Eterno. Deveis apresentar-vos como oficiantes perante as vossas células e dar-lhes de comer e de beber. Para as vossas células, sois um sacerdote. Se estiverdes conscientes deste papel, as vossas células receberão algo de sagrado e vós sentireis a alegria que elas sentem por finalmente terem feito o trabalho para que estão predestinadas. "

Comentários