Empresa de Elon Musk mostra macaco com implante cerebral usando a mente para jogar videogame
A Neuralink, companhia de neurotecnologia cofundada por Elon Musk, publicou um vídeo no qual um macaco aparece jogando videogame de forma telepática. O animal chamado Pager recebeu um implante cerebral há alguns meses e, segundo a empresa, tornou-se capaz de manipular o software do jogo usando apenas o cérebro.
A tecnologia de interface cérebro-máquina vem sendo desenvolvida desde 2017 pela Neuralink e tem como objetivo, no futuro, usar nanotecnologia para superar deficiências físicas de seres humanos e permitir interação com aplicativos e dispositivos sem qualquer tipo de interação física.
O processo para Pager chegar ao ponto de controlar o clássico game Pong de maneira telepática começou com o animal aprendendo a usar as mãos para fazer isso. A máquina que aparece no vídeo contém um joystick e, conforme realiza a tarefa proposta, a primata ganha um creme de banana como recompensa.
Com a instalação de um pequeno chip, anunciado pela empresa no ano passado, cientistas da Neuralink conseguiram fazer a medição da atividade neural de Pager enquanto ele movia o joystick e calibrar esses dados para que pudessem ser usados para realizer o mesmo movimento que o joystick faria.
O controle é então desligado e Pager consegue continuar o movimento do cursor na tela apenas com sua atividade cerebral, com o chip em seu crânio conectado ao computador. Na sequência, Pager consegue jogar o clássico videogame Pong. Veja no vídeo.
No Twitter, Elon Musk ressaltou que o trabalho da empresa permitirá que alguém com paralisia possa usar um smartphone com a mente mais rápido do que alguém com os dedos.
Apesar do avanço, esse tipo de divulgação científica é pouco usual: geralmente, vídeos do tipo servem como material de apoio a publicações mais robustas, com dados que podem ser verificadas por outros cientistas, o que não aconteceu.
Fonte:https://neoradar.uai.com.br/empresa-de-elon-musk-mostra-macaco-com-implante-cerebral-usando-a-mente-para-jogar-videogame/
Comentários
Postar um comentário