CONHEÇA OS FANTÁSTICOS TEMPLOS BUDISTAS DO BRASIL

 

CONHEÇA OS FANTÁSTICOS TEMPLOS BUDISTAS DO BRASIL

O Brasil é o país que abriga a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão. Com a chegada destes ao país fez-se espalhar a crença no budismo. Através da crescente busca ocidental pelo aprendizado desta filosofia, além da vertente japonesa, outras, como a tibetana e a chinesa, refletiram as suas crenças, tradições e práticas na cultura brasileira. Infelizmente, hoje em dia, o budismo é menos difundido no país, mas ainda existem muitos se convertendo a esta religião. Talvez, por este motivo, existem templos espalhados na maioria dos estados, que reconstroem, pela sua arquitetura, a atmosfera dos países que professam o budismo. Deste modo, mesmo para aqueles que não são espiritualizados ou não são seguidores da religião, os templos no Brasil são um ótimo destino multicultural de viagem.

budismo_brasil_01-blog-da-arquitetura
São várias as cidades brasileiras que possuem templos budistas.

+ MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM

Na cidade de Ibiraçu, no Espírito Santo, no meio a Mata Atlântica preservada, encontra-se o Mosteiro do Morro da Vargem, que segue a escola budista Soto Zen. Neste local, as pessoas de qualquer religião podem experimentar a rotina, que segue a tradição dos ancestrais mosteiros japoneses. São realizadas celebrações, cursos, trilhas ecológicas, programas de educação ambiental, treinamentos, retiros e muitas outras atividades. Na visitação pode-se conferir o conjunto de templos, o centro ambiental e as belas áreas naturais.

budismo_brasil_02-blog-da-arquitetura
A área do Mosteiro é composta de vários templos, como da oração, meditação, alimentação e outros.
budismo_brasil_03-blog-da-arquitetura
Sua arquitetura tem por finalidade mostrar às pessoas que as atividades diárias são sagradas.

+ TEMPLO SHIN BUDISTA TERRA PURA

Em plena agitada Capital Federal, encontra-se um espaço incrível para meditação e relaxamento, o Templo Shi Budista Terra Pura, ou Templo Honpa Hongwanji. Tombado pelo Patrimônio Histórico em 2014, é uma cópia do templo japonês Fukui. Sua belíssima edificação contrasta com o entorno, composto de prédios com planos retos, uma característica da arquitetura de Brasília. No interior, vê-se uma decoração feita em dourado e uma grande estátua de Buda. O templo, que é aberto à comunidade, oferece sessões de meditação, de massagem, cursos, oficinas, aulas de artes marciais, de ioga, de tai chi chuan e de japonês. O evento anual mais esperado é a quermesse ‘Urabon’, onde se homenageia os antepassados.

budismo_brasil_05-blog-da-arquitetura
A paisagem bucólica protege o grande Templo, construído pelos primeiros imigrantes japoneses que chegaram à Brasília, em 1973.
budismo_brasil_04-blog-da-arquitetura
Shin é um grande espaço silencioso e harmônico, próprio para meditações e orações.

+ TEMPLO ZU LAI

Considerado o maior templo budista da América Latina, Zu Lai localiza-se em Cotia, São Paulo. Aberto à população, possui uma edificação que lembra os clássicos palácios chineses e um belo jardim com fonte, queda d’água e lindas esculturas em pedra sabão. Um destaque é o grande Buda sorridente, que chama a atenção logo na entrada.  Também há mais imagens dele na ‘área dos dezoito Arhats’ e dentro do salão do templo, adornado em jade. Os visitantes podem conferir em Zu Lai cursos, palestras, práticas de meditação, aulas de mandarim e de artes marciais. Uma das cerimônias mais aguardada é a dos incensos.

budismo_brasil_06-blog-da-arquitetura
O Templo Zu Lai representa a ordem Fo Guang Shan, que possui sede em Taiwan, na China.

+ TEMPLO BUDISTA DE FOZ DO IGUAÇU

Às margens do Rio Paraná, em uma área de dezessete hectares, há um incrível exemplar de arquitetura asiática no Brasil, o Templo Budista de Foz do Iguaçu. Do seu amplo jardim tem-se uma vista incrível para a cidade brasileira e para a Ciudad del Este, no Paraguai. Dentre as centenas de estátuas à exposição, a peça mais impressionante é o ‘Buda sentado’ na entrada da propriedade, uma réplica em concreto com sete metros de altura. Ao lado da edificação, existem outras mais, com o tamanho de dois metros e representando as suas reencarnações na Terra.

budismo_brasil_07-blog-da-arquitetura

O Templo de Foz do Iguaçu é usado como lugar para meditação e caminhada silenciosa em área aberta. Não há a cobrança de ingresso para os visitantes. Estes podem desfrutar da vista do mirante e também visitar a Sala dos Guardiões e o Santuário Ksitigarbha, onde são realizadas as orações. Todos os recantos são muito bonitos e lembram os típicos templos orientais, incluindo a residência do mestre local.

budismo_brasil_08-blog-da-arquitetura
Construído pela comunidade asiática da cidade, é considerado um dos maiores templos budistas da América Latina.

+ CHAGDUD GONPA KHADRO LING

Em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, há a sede Chagdud Gonpa Brasil. Destinada ao estudo e prática do budismo tibetano, a organização situa-se no alto de uma montanha, com vista para a mata nativa da Serra Gaúcha. Todas as construções locais guardam as mesmas características da arquitetura típica tibetana. O templo La Kang é uma réplica do templo celestial de Zangdog Palri, na cidade de Kogpo. Em seu interior há uma rica decoração colorida com painéis, afrescos, esculturas e tankhas – quadros de tecidos; criados por artistas do Tibet e do Nepal.

budismo_brasil_09-blog-da-arquitetura

Já na área externa de Chagdud Gonpa, há uma imensa estátua de Buda e uma do Guru Padmasambava. Os visitantes também podem conferir as ‘rodas de oração’ e as ‘estubas’. A primeira atração é um conjunto de cilindros giratórios onde são guardados rolinhos de papel com orações e mantras, uma tradição budista de elevação e evocação do equilíbrio planetário. Já a segunda são construções cônicas, arquitetonicamente chamadas de “pagode”, que representam iluminação e ascensão. Os praticantes da religião budista caminham em volta disso, sendo um ritual que simboliza as oito fases da vida de Buda.

budismo_brasil_10-blog-da-arquitetura
O local é muito colorido, tranquilo e com sons suaves, que ajudam a revigorar as energias de quem o visita.

Fontes: Portal BrasilGuia Viagens BrasilTemplo Terra PuraTemplo ZulaiChagdud Gonpa Khadro LingMosteiro Morro da Vargem.

https://www.blogdaarquitetura.com/conheca-os-fantasticos-templos-budistas-do-brasil/

Comentários