PERFIL DA COVID EM MINAS GERAIS-BRASIL: JOVENS ESTÃO NA LISTA DOS MAIS CONTAMINADOS

 


Aglomeração de jovens em bar: segunda onda da pandemia mudou perfil de vítimas graves para além dos grupos de risco(foto: TÚLIO SANTOS/EM/D.A.PRESS )

Perfil da COVID-19 em MG: Jovens estão na lista dos mais contaminados

Maioria dos pacientes com COVID em Minas - exceto óbitos-, tem de 20 a 49 anos. Especialistas apontam descuido

 

Jovem, idoso, com enfermidade ou não. O perfil da pandemia do novo coronavírus em Minas Gerais estampa o perigo da COVID-19 para todas as faixas etárias.

Apesar de a maioria dos diagnósticos estarem associados ao chamado “grupo de risco” – como idade superior a 60 anos ou doenças crônicas –, não é uma regra.


E, para piorar, as internações da faixa fora de risco têm aumentado. Médicos que trabalham na linha de frente acreditam que as flexibilizações e a inconsequência dos jovens resultam na alta de ocupação de leitos. As variantes do novo coronavírus estão atacando a população mais jovem.


''É preciso entender que o risco de morrer ainda é grande. As pessoas não estão protegidas pela idade ou por não pertencer ao grupo de risco''

Fernando Botoni, médico intensivista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a média de idade dos casos confirmados de COVID-19 é de 42 anos. No que diz respeito às mortes, esse número sobe para 71.

No entanto, 20% das mortes são de pessoas abaixo dos 60. Em Belo Horizonte, os óbitos de pacientes abaixo dessa faixa correspondem a 16,6%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.


São números expressivos e que indicam o contexto da doença, avalia o médico intensivista e professor Fernando Botoni, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Muito dificilmente a gente tem uma doença que vai estritamente obedecer somente a uma faixa etária e também à presença ou não de comorbidade. Podemos pensar em uma doença gripal de outra natureza, por exemplo, a influenza, o H1N1, também não tem nenhuma predileção por grupos”, avalia.

 

Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/03/07/interna_gerais,1244069/perfil-da-covid-19-em-mg-jovens-estao-na-lista-dos-mais-contaminados.shtml

Comentários