Mercado da Índia está se tornando a melhor opção para investidores e inovadores
Pense em uma economia aquecida, custos baixos, governo estável, uma população enorme, jovem e em crescimento, com alto nível de educação, falando inglês, aberta para inovações e de fácil relacionamento.
Atualmente bem poucos países apresentam tantas características positivas e atrativas quanto a Índia. O país vem reagindo bem ao impacto causado pela crise do COVID-19 e apresenta índices surpreendentes de recuperação e crescimento.
Os principais números do Mercado da Índia
Hoje, a Índia é o terceiro maior ecossistema de startups do mundo e hospeda mais de 35 unicórnios, oferecendo vantagens e oportunidades únicas para quem deseja internacionalizar. A Índia o único país que, segundo o Fundo Monetário Internacional, terá um crescimento de 2 dígitos em 2021. A previsão do FMI é de um crescimento de 11,5% esse ano.
Com o tamanho de seu mercado doméstico, uma classe média com mais de 350 milhões de pessoas, o segundo maior número de usuários de internet no mundo (740 milhões de assinantes) e o terceiro maior sistema de ensino superior mundial, a Índia deve se tornar a terceira maior economia de consumo até 2025.
Sua força de trabalho instruída, crescente e jovem (metade da população tem menos de 25 anos e mais de 65% têm menos de 35) continuará garantindo e sustentando seu crescimento econômico.
Além disso, o mercado da Índia oferece custo de vida baixo e um grande pool de talento e conhecimento na área de TI, com o terceiro maior grupo de cientistas e técnicos do mundo. Ou seja, muitos trabalhadores de tecnologia com alto nível de educação, a vantagem do inglês sendo um dos seus idiomas oficiais e o diferencial de salários.
Formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho
São mais de 7 milhões de graduados universitários por ano e, segundo pesquisas com a juventude do país, a maioria prefere trabalhar em startups do que em corporações. Não é por acaso que a Índia é um dos principais mercados globais e o 3º maior ecossistema de startups do mundo. São mais de 50.000 startups em diferentes setores e 35 unicórnios.
Seu governo, que além de ser longevo e estável, reconhece o papel das startups para impulsionar a economia e cria vários programas para ajudar a cultivar o ecossistema, torna o país um porto seguro para investimentos. De acordo com o Índice de Inovação Global 2020 a Índia ocupa o 48º lugar do ranking. Um pulo de 33 posições em 5 anos.
Bangalore está entre os 20 principais ecossistemas globais de startups e também é classificada como uma das cinco cidades de startups de crescimento mais rápido do mundo. Delhi está entre os 40 principais ecossistemas globais de startups.
O ecossistema é sustentado por um número crescente de anjos, fundos, organizações de apoio e programas acadêmicos. Em 2020 uma presença crescente de investidores injetou cerca de US $9,3 bilhões em startups indianas, apesar da pandemia do Covid-19.
Porque a Índia e não a China irá dominar metade do Século XXI | Ricardo Amorim
É inegável que a Índia continuará se destacando como um destino seguro para empreendedores e investidores, oferecendo vantagens e oportunidades únicas para quem visa expandir seus negócios internacionalmente. Áreas como cleantech, saúde, mobilidade e energias renováveis apresentam necessidades urgentes e o país está pronto para receber e se beneficiar de soluções externas.
Empresa liderada por brasileiros é uma das seletas organizações que formam o Centro de Inovação Europa – Índia
A holandesa uGlobally, liderada pelos brasileiros Rodrigo Olmedo e Fernanda Neumann, complementa o consórcio Indo-Europeu que inicia atividades para levar empresas da União Europeia para a Índia. Através do EU-India Innocenter, o consórcio pretende treinar cerca de 500 empresas que, ao longo do processo, terão a oportunidade de mergulhar profundamente no mercado indiano para validar e escalar para a Índia.
O EU-India Innocenter é composto por 6 empresas com vasta experiência e alta credibilidade na Europa e no exterior, somando sua expertise para fornecer suporte personalizado para startups maduras em suas estratégias de expansão internacional, bem como um sólido network para auxiliá-las a entrar na Índia.
Segundo Rodrigo Olmedo, CEO da uGlobally, a primeira fase do projeto visa estabelecer parcerias com os 70 principais atores de inovação da Europa e da Índia para identificar e desenvolver as startups de maior potencial para o mercado Indiano.
Rodrigo acrescentou: “A principal missão da uGlobally é remover as barreiras da internacionalização, ajudando nossos clientes em sua expansão internacional com as ferramentas mais modernas e os parceiros mais adequados. Desde a nossa fundação temos ajudado tanto startups brasileiras quanto europeias a expandir para novos países ao redor do mundo. A Índia oferece muitas vantagens para empresas de inovação e, assim como o Brasil, também pode se beneficiar de tecnologias que já foram testadas e aprovadas por países desenvolvidos. É uma relação onde todo mundo ganha”.
Startups brasileiras podem conhecer os programas oferecidos pela uGlobally em: uglobally.com
Fernanda Neumann, Diretora de Novos Negócios complementa: “Fazer parte desse projeto é um privilégio e não deixa de ser um reconhecimento pelo profissionalismo da nossa equipe. A Índia é o terceiro maior mercado para startups no mundo e atualmente tem mais de 30 empresas Unicórnio. Este é um programa vencedor com os nomes mais conhecidos do mercado de inovação e o apoio da União Europeia. A troca de conhecimento e de experiências é valiosa para todos os envolvidos”.
Fonte:https://blog.aaainovacao.com.br/mercado-da-india/
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