OS MUITOS RAMOS DA ÁRVORE DA VIDA

 article-migration-image-Tree-of-Life.jpg

Os muitos ramos da árvore da vida

Quer você seja um leitor fervoroso de textos religiosos, fã de mitologia ou freqüentador do Animal Kingdom da Disney World , de uma forma ou de outra, você provavelmente está familiarizado com o conceito da Árvore da Vida.

Como a Árvore da Vida teve uma miríade de histórias de origem, símbolos e significados ao longo do tempo e entre culturas, os muitos ramos de sua história oferecem verdades complexas sobre a natureza.

Observando mais de perto as muitas maneiras pelas quais a Árvore da Vida se manifesta em todo o mundo, podemos entender melhor como esse pedaço da natureza alcançou tal estatura em nossa sociedade e continua a ser um símbolo tão conhecido e reverenciado por muitos.

Origens da Árvore da Vida

Para encontrar a semente da Árvore da Vida, devemos mergulhar nos lugares onde ela apareceu pela primeira vez: os textos religiosos. Nesse caso, a Bíblia oferece uma referência inicial à Árvore da Vida.

O primeiro relato da Árvore da Vida é mencionado em Gênesis 2: 8-9, ao descrever o Jardim do Éden - lá ele é chamado de fonte da vida eterna. Ele reaparece no último livro da Bíblia, Apocalipse, como parte de um novo jardim do paraíso.

No entanto, a fé cristã está longe de ser a única religião ou sistema de crença a fazer referência a uma Árvore da Vida. No Islã, é chamada de Árvore da Imortalidade, e no Judaísmo, Etz Chaim, que em hebraico significa árvore da vida. Outras referências aparecem no hinduísmo, budismo e paganismo.

É claro que a árvore da vida também tem raízes nos estudos metafísicos, como veremos mais adiante.

Significado da Árvore da Vida

Devido aos diversos lugares em que uma Árvore da Vida é mencionada, o significado da Árvore da Vida varia dependendo das lentes através das quais você olha.

Aqui, daremos uma olhada em apenas algumas definições da Árvore da Vida de acordo com diferentes tradições e crenças religiosas.

Bíblico / Cristão

Como mencionado acima, no Cristianismo, a Árvore da Vida tem significado porque se diz que foi o veículo usado pelo mal na forma de uma cobra que encorajou Adão e Eva a comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, o que era proibido.

No entanto, o corpo de Jesus Cristo também é conhecido como o Fruto da Árvore da Vida na fé católica. A cruz na qual ele morreu também foi chamada de Árvore da Vida, já que a morte de Jesus é vista pelos cristãos como um sacrifício que então entregou a vida eterna àqueles que crêem nele.

Kabbalah

Na tradição mística judaica da Cabala, a Árvore da Vida tem dois símbolos diferentes : de cabeça para baixo e do lado direito para cima. Diz-se que essas duas colocações têm significados distintos - o original sendo de cabeça para baixo, com "raízes fluindo do lugar divino de unidade e luz infinita", que também é conhecido como a Árvore da Emanação .

No entanto, o outro símbolo da Árvore da Vida vai na outra direção - de volta à fonte. Nesta representação, as raízes vão para o solo e os membros em direção ao céu, indicando evolução ou iniciação.

Essas representações também representam as Sephirot , ou emanações da alma.

Metafísico

significado metafísico da Árvore da Vida é claro - indicando que cada ser é um filho do Universo, com o direito de existir e a responsabilidade de ser você mesmo.

Porque a Metafísica vincula o mundo natural com o espiritual, a Árvore da Vida, neste caso, representa uma árvore da Família Cósmica de reservas, demonstrando as ligações entre as pessoas e com o passado, incluindo onde as pessoas se fundiram, se separaram e se reuniram.

Simbologia da Árvore da Vida

Sendo a Árvore da Vida um símbolo tão difundido para pessoas de muitas origens, vale a pena investigar mais sobre seu simbolismo e significado.

Embora seja chamada de Árvore Cósmica, Árvore do Mundo e Árvore Sagrada , entre outros nomes, seu significado simbólico de força, sabedoria, proteção, beleza e redenção pode ser verdadeiro em muitos sistemas de crenças.

Na fé cristã, os escritores de Provérbios fazem referência à Árvore da Vida com quatro verdades, incluindo sabedoria, justiça, esperança cumprida e uma língua saudável.

Em um sentido mais metafórico, a Árvore da Vida pode representar a criação natural, como no misticismo Cabalástico - com um mapa completo da alma e seus atributos.

Árvore da vida hoje

Outras pistas sobre a Árvore da Vida podem ser encontradas na Geometria Sagrada , que também credita raízes, flores e frutos com o rótulo da Árvore da Vida, com base em suas qualidades curativas e diversidade.

Hoje, a Árvore da Vida ainda é reverenciada como uma metáfora divina, conforme os estudos da geometria sagrada observam, "a maneira como uma semente se torna uma árvore e dá frutos, o Criador Único se desdobra nas muitas formas de existência manifesta."

Embora muitos significados e explicações da estrutura da Árvore da Vida já tenham sido reunidos, ela continua sendo um ponto de estudo para aqueles na comunidade metafísica.

Resumo e conclusão

Obviamente, as origens da Árvore da Vida, os significados em diferentes sistemas de crenças e o simbolismo abrem muitos caminhos para uma explicação mais detalhada desse símbolo grandioso.

Pode ser o caso que, para entender verdadeiramente a Árvore da Vida inteiramente, deve-se abandonar a noção de seguir uma escola de pensamento e, em vez disso, fundir as muitas idéias apresentadas ao longo do tempo para obter um sentido abrangente do que a Árvore da Vida significa historicamente, religiosamente, mitologicamente e espiritualmente .

Você pode até descobrir que explorar as interpretações, percepções e representações visuais da Árvore da Vida de muitos indivíduos diferentes pode revelar diferentes noções sobre este poderoso símbolo.

Fonte: https://www.gaia.com/article/many-branches-tree-life

 

 

Comentários