O CORPO É A EXPRESSÃO DA NOSSA ALMA: SEIS PROBLEMAS ÍNTIMOS FEMININOS QUE TÊM ORIGEM NAS EMOÇÕES

 


O corpo é a expressão da nossa alma. Quando sentimos algo internamente, o corpo manifesta — Foto: Reprodução/Unsplash

O corpo é a expressão da nossa alma. Quando sentimos algo internamente, o corpo manifesta — Foto: Reprodução/Unsplash


Seis problemas íntimos femininos que têm origem nas emoções; veja dicas de como tratar

Sentimentos mal resolvidos causam infecção urinária, cistite e até candidíase. A ginecológica Roberta Struzani afirma que é possível resolver de forma prática e rápida!


Por Roberta Struzani, Terapeuta Especializada em Sexualidade e Saúde Ginecológica, Personare


 

Você já tentou disfarçar aquela cara de insatisfação? Esforçou-se para segurar o choro, mas ainda assim a lágrima acabou escorrendo no seu rosto! O corpo é a expressão da nossa alma. Quando sentimos algo internamente, o corpo manifesta isso e, às vezes, não dá nem pra disfarçar.

A terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica Roberta Struzani acredita que se queremos mesmo cuidar de alguma disfunção do corpo, precisamos entender a raiz desse problema – que geralmente vem de uma insatisfação ou desarmonia na vida e nas emoções.

William Reich, quem deu origem à orgonoterapia – que hoje é chamada de psicoterapia corporal reichiana – nomeia as emoções mal resolvidas guardadas no corpo de “couraças”. Essas “couraças” são tensões musculares que impedem tanto o fluxo sanguíneo, quanto o fluxo energético.

Precisamos entender a raiz desse problema – que geralmente vem de uma insatisfação  — Foto: Reprodução/Unsplash

Precisamos entender a raiz desse problema – que geralmente vem de uma insatisfação — Foto: Reprodução/Unsplash

Muitas outras ciências partem do mesmo princípio e até mesmo a ciência ocidental já vem aprofundando pesquisas sobre o assunto. Um exemplo disso é a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) define o termo saúde como “um estado de harmonia entre bem-estar físico, psíquico e social. Ou seja, não é apenas a ausência de uma doença no corpo.

"É importante observar suas dificuldades emocionais, sexuais e até mesmo as disfunções do autoconhecimento. Isto com certeza levará você a uma nova transformação física e emocional em diversos setores da vida. Afinal, tudo tem origem no silêncio do nosso interior", relata a terapeuta Roberta Struzani.

Veja a seguir o que algumas disfunções e dificuldades sexuais sinalizam:

INFECÇÃO URINÁRIA (CISTITE)

Sinaliza que suas emoções estão inflamadas. Acontece quando não permitimos que as situações da vida sigam seu fluxo normal e contemos emoções – assim como contemos o fluxo de urina, segurando o xixi e deixando para ir ao banheiro depois. Isso acaba causando a infecção urinária.

 Acontece quando não permitimos que as situações da vida sigam seu fluxo normal e contemos emoções  — Foto: Reprodução/Unsplash

Acontece quando não permitimos que as situações da vida sigam seu fluxo normal e contemos emoções — Foto: Reprodução/Unsplash

"Quando seguramos o choro, também estamos segurando nossas mágoas, impedindo que essas águas (lágrimas) fluam pelo corpo. Vale lembrar que a água simboliza as emoções", explica a terapeuta.

Fisicamente, a bexiga é o órgão responsável por reter a água do corpo e filtrá-la, eliminando o que não serve e dando de volta o que ainda pode ser usufruído. Metaforicamente, isso tem a ver com sua capacidade de tirar proveito das lições emocionais da vida, filtrando, eliminando ou usufruindo cada experiência que se apresenta.

DICAS PARA O PROBLEMA

Para prevenir a infecção urinária, deixe ir o que não lhe pertence mais, livre-se de emoções reprimidas e abandone as mágoas. Também não segure a urina, coloque-se em primeiro lugar, o trabalho ou qualquer outra responsabilidade pode esperar.

Quando a infecção aparece, a pessoa sente dor ao urinar. Esse desconforto físico pode ser comparado à dor de deixar ir embora aquilo que não você quer perder, ou ao medo de seguir adiante.

CANDIDÍASE

A candidíase, assim como a cistite, também sugere que suas emoções estão contidas. Mas, além disso, o problema sinaliza que você está se forçando a fazer coisas, sem ter vontade.

Faz as coisas por obrigação pode desencadear a candidíase — Foto: Reprodução/Unsplash

Faz as coisas por obrigação pode desencadear a candidíase — Foto: Reprodução/Unsplash

Por exemplo: fazer coisas por obrigação, sem estar com vontade; ou estar em um trabalho por necessidade, mas não aguentar mais aquilo, contendo raivas e passando por muito estresse.

DICAS PARA O PROBLEMA

A dica emocional, para prevenir o problema, é aprender a dizer não, a se ouvir e se respeitar mais. Isso significa que deve ouvir sua voz interior e, se não quiser fazer algo, busque saídas ao invés de ficar inerte. Não se submeta ao que não faz parte de você. Respeite-se mais.

MAMAS SENSÍVEIS

Dentro da metafísica a mama representa o lado maternal feminino, o aconchego, a capacidade da mulher em dar carinho e amor sem receio.

"Se esta parte de seu corpo está muito ou pouco sensível. Experimente se autoavaliar, identificando se vem se doando o suficiente dentro de suas relações, se está conseguindo expressar seu lado maternal e também se está bem resolvida com suas questões maternais e femininas", explica a terapeuta.

Tente se doar mais para o próximo — Foto: Reprodução/Unsplash

Tente se doar mais para o próximo — Foto: Reprodução/Unsplash

DICAS PARA O PROBLEMA

Doe mais seu amor, de forma mais acolhedora e verdadeira. Entregue-se às relações e aja com mais sinceridade e transparência, sem medo de julgamentos.

Para o físico, a dica é tomar sol nas mamas, em horários adequados, pois isso tende a normalizar suas terminações nervosas e aumentar sua resistência e sensibilidade.

DOR NA RELAÇÃO ÍNTIMA (DISPAREUNIA)

A dispareunia é uma resposta de proteção do corpo para a mulher não sentir dor, seja ela física ou emocional.

Tente conversar com o seu parceiro para resolver a situação — Foto: Reprodução/Unsplash

Tente conversar com o seu parceiro para resolver a situação — Foto: Reprodução/Unsplash

Isso pode acontecer por vários motivos, como: conflitos com sua identidade e crenças pessoais; criação repressora; ou vontade de se libertar e se soltar na relação, mas sem coragem para tal, o que a faz se sentir presa. Para tentar resolver o problema, pense a respeito da falta de flexibilidade que tende a adotar nesses campos da vida e tente se adaptar à situações que a vida lhe apresenta.

DICAS PARA O PROBLEMA

Para prevenir o problema, permita-se receber o prazer, confie em quem está com você e, principalmente, em si mesma. Sinta o desejo e conduza a relação no seu ritmo, percebendo quais são suas dores emocionais. Além disso, fale, perdoe e então deixe que o prazer de viver outras emoções fale mais alto.

CÓLICAS MENSTRUAIS FREQUENTES

O útero guarda memórias de bloqueios emocionais amorosos, relacionados à autoestima, autoconhecimento e maternidade.

Isso significa que todas as questões que estão ali guardadas serão “apertadas”, na forma de cólicas menstruais, para serem eliminadas junto ao sangue – que também é um ato de limpeza do corpo.

Desapegue dos amores do passado! — Foto: Reprodução/Unsplash

Desapegue dos amores do passado! — Foto: Reprodução/Unsplash

Esse sistema sinaliza uma inteligência corporal. Massagens, de modo geral, são capazes de eliminar couraças de raivas e mágoas guardadas em uma região específica. Como não temos acesso aos sentimentos guardados no útero, o corpo faz essa “massagem” para nós, no intuito de eliminá-los, por meio do que sentimos como cólicas.

DICAS PARA O PROBLEMA

É preciso resolver seus problemas relacionados às mágoas amorosas: desapegue de possíveis traições que tenha sofrido, chegou a hora de parar de remoê-las. Desligue-se dos amores do passado, guarde apenas uma boa lembrança no coração e respeito pelas pessoas que passaram pela sua vida.

"Ame seus ciclos e a condição de ser mulher. Assim, você verá que – como mágica – tudo se arranjará", tranquiliza terapeuta.

No geral, a lição é aprender a viver no presente – e não com base nas memórias do passado – e, principalmente, se amar como mulher e se harmonizar com os seus ciclos, comparando-os aos ciclos da natureza e buscando compreender a menstruação e o que ela tem para lhe dizer.

OBESIDADE

A origem da palavra obesidade vem do latim “obesita”, que significa “devorar”. Metaforicamente, o problema pode ser comparado a um casulo, no qual a pessoa vai se enchendo de tecido adiposo, como se formasse uma gordura de proteção contra o mundo e seus medos.

Metaforicamente, o problema da obesidade pode ser comparado a um casulo — Foto: Reprodução/Unsplash

Metaforicamente, o problema da obesidade pode ser comparado a um casulo — Foto: Reprodução/Unsplash

"Geralmente existe nesta pessoa uma fragilidade interior e um desespero em lidar com relações familiares, afetivas, profissionais e sociais, além da dificuldade em enfrentar obstáculos e assumir suas fraquezas ou expressar seus medos e seus desgostos", explica a terapeuta.

O problema é que quanto mais se esconde nesse casulo dos seus medos, fragilidades e inseguranças, mais precisará lidar com possíveis questões de autoestima, como comportamentos neuróticos e até mesmo padrões de ciúmes que antes não existiam.

O problema é que quanto mais se esconde nesse casulo dos seus medos, fragilidades e inseguranças, mais precisará lidar com possíveis questões de autoestima — Foto: Reprodução/Unsplash

O problema é que quanto mais se esconde nesse casulo dos seus medos, fragilidades e inseguranças, mais precisará lidar com possíveis questões de autoestima — Foto: Reprodução/Unsplash

Por ser um problema tão comum entre as mulheres, esta disfunção está sendo tratada neste artigo também.

DICAS PARA O PROBLEMA

Cuide do seu corpo como um gesto de carinho e respeito consigo mesma – não com os outros ou porque a sociedade pede. Aceite que você tem medo de não ser aceita e veja como poderá lidar com isso, mas não se engane. Tenha consciência da sua realidade corporal e enfrente-a, se olhe mais no espelho e esteja disposta a mudar suas dificuldades emocionais.

Evitar olhar para sua imagem corporal só tende a piorar os efeitos emocionais nocivos. Questione-se: qual efeito o excesso de peso causa na minha vida? O simples fato de você estar enfrentando as situações já ajudará a quebrar os padrões emocionais que levam à obesidade.

Uma prova disso é quando a pessoa não faz grandes esforços e, mesmo assim, emagrece. Acima de tudo, não busque ter um corpo diferente para ter mais autoestimamas aprenda a reconhecer seus valores e ter amor-próprio antes de qualquer coisa.


Fonte:https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/seis-problemas-intimos-femininos-que-tem-origem-nas-emocoes-veja-dicas-de-como-tratar.ghtml




Comentários