ESTRELA DE BELÉM,O BEIJO CÓSMICO: ENTENDA O ENCONTRO DE SATURNO E JÚPITER,MARCANDO O INÍCIO DA ERA DE AQUÁRIO QUE ACONTECE HOJE 21-12-2020

 

"Beijo cósmico": entenda o encontro de Saturno e Júpiter, que acontece hoje


Quem é mais atento às questões astrológicas estava contando os minutos até chegar o momento de conjunção entre Saturno e Júpiter, este ano em Aquário, pela primeira vez em signos de ar. O fenômeno astronômico é também astrológico e será visível a olho nu em praticamente todo o mundo.

O efeito é conhecido como beijo cósmico e acontece a cada 20 anos. Contudo, somente em cada quatro séculos os países se alinham e ficam tão próximos da Terra. A última vez que isso aconteceu foi em 1.623. Alinhados, Júpiter e Saturno brilharão como uma única estrela gigante. No Brasil, a cena será vista após o pôr-do-sol, previsto para 18h37 em Uberaba.

"Olhando da Terra, vamos ver os dois planetas muito próximo do céu. Se tiver um binóculo, além de Júpiter e Saturno, será possível apreciar as luas galileanas. A pessoa irá contemplar quatro luas enfileiradas com Júpiter", explica o astrônomo e físico Renato Las Casas. Quem tiver um telescópio ainda verá os anéis de Saturno.

Para apreciar o fenômeno, o recomendável é ir a um lugar onde dê para ver o pôr-do-sol. "Um pouco acima e um pouco à esquerda de onde o sol se pôr vai chamar atenção dois objetos brilhantes, como se fossem uma estrela dupla", detalhou.

Uma curiosidade: segundo narra a bíblia cristã, a Estrela de Belém foi quem guiou os três reis magos até a manjedoura de Jesus. Os astrônomos definem a estrela como a conjunção entre Saturno e Júpiter, quando estavam tão próximos à Terra como estarão hoje. "Nós não sabemos cientificamente o que é Estrela de Belém, mas pode ser esse alinhamento, que aconteceu no ano sete antes de Cristo", explicou Las Casas.

“No Ano 7 antes da nossa era, houve uma tripla conjunção entre Júpiter e Saturno – em maio, setembro e dezembro. A interpretação é de que o fenômeno originou a Estrela de Belém, que teria guiado os Reis Magos ao local de nascimento de Jesus. Existe a possibilidade de que a Estrela se repita neste Natal”, afirma o astrônomo.

"Vale a pena olhar para o céu e torcer para que São Pedro ajude. Este ano de pandemia, tão triste, levantar a cabeça e ver um espetáculo tão raro é um alento. E, simbolicamente, pode estar ligado ao nascimento de Jesus. É uma esperança", avaliou o estudioso.


TRANSFORMAÇÕES

A conjunção entre Júpiter e Saturno pode ser interpretada como uma espécie de portal para uma mudança efetiva de comportamento. “Há 240 anos, Júpiter e Saturno estavam nos signos de terra, que falam do material, do físico. Agora, será a primeira conjunção nos signos de ar, em Aquário. Signo da liberdade, da revolução, do autoconhecimento e honra ao diferente”, explica a astróloga Ana Leo.

A Era de Aquário traz consciência de se honrar o individual em benefício do coletivo. Isso significa que o momento é propício para levantar a cabeça e enxergar o mundo além do próprio umbigo, voltando-se para o significado de “somos todos um”. Na prática, o alinhamento entre os dois planetas significa que para expandir (Júpiter) é necessário persistência (Saturno).

Após cerca de três anos em Capricórnio, Saturno entra em Aquário, onde fica até o dia sete de março de 2023. Saturno é o planeta dos desafios e responsabilidades. Estando em Aquário, é possível dizer que os próximos anos serão de mudanças, conflitos, questionamentos e avanços, verdadeiramente revolucionários, em especial no ano que vem, quando Saturno em Aquário faz quadratura com o regente do signo (Urano).

Já Júpiter em Aquário se traduz na expansão do que é progressista, futurístico, rebelde, renovador, quebra de padrões e paradigmas. Ademais, em 2021 é um dos pontos da quadratura, raríssima, formada entre Saturno, Júpiter, Urano e Marte, estes dois últimos em Touro, que fala de seguranças e posses. Na prática, há possibilidade de grande instabilidade, rebeldia e protestos, sobretudo no início do ano.

FAZENDO HISTÓRIA

A última conjunção entre Saturno e Júpiter ocorreu no ano 2000, quando os dois planetas estavam em Touro. Foi um ano caracterizado pela tão temida virada de milênio e do estouro da bolha da Internet. Pouco antes do estouro acontecer, as ações de empresas atingiram valores estratosféricos. Muitas companhias quebraram e outras ganharam ainda mais poder, como foi o caso da Amazon.

Já a última vez que Saturno esteve em Aquário foi entre 1991 e 1993, período de mudanças e redesenho do mundo. Nessa fase, países se tornaram independentes (como a República Checa e a Croácia), criou-se a União Europeia e o Mercosul e ocorreu o chocante desmembramento da União Soviética.

Já Júpiter passou por Aquário mais recentemente, em 2009. O planeta vibra expansão, inovação. Exemplo disso foi a eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro eleito nos Estados Unidos. Além disso, foi a primeira vez que um papa visitou o continente africano.

*Com informações Hoje em Dia, O Tempo e Personare

Fonte:https://jmonline.com.br/novo/?noticias,1,GERAL,206237

Comentários