ALINHAMENTO DE JÚPITER E SATURNO: COMO, QUANDO E ONDE VER A FENOMENAL CONJUNÇÃO DOS PLANETAS
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Ponto mais brilhante é Júpiter Foto: Getty Images
ALINHAMENTO DE JÚPITER E SATURNO: COMO, QUANDO E ONDE VER A FENOMENAL CONJUNÇÃO DOS PLANETAS
Logo após o pôr do sol em 21 de dezembro, os dois ficarão tão próximos que vão parecer um só corpo celeste de quem os observa da Terra; a última vez que isso aconteceu foi há 400 anos
BBC News Brasil
17/12/2020 - 09:12 / Atualizado em 17/12/2020 - 09:47
Em 21 de dezembro, no cair da noite, o céu nos proporcionará um dos eventos astronômicos mais espetaculares do ano.
Trata-se da "grande conjunção" de Júpiter e Saturno, um fenômeno no qual esses dois planetas estarão alinhados de tal forma que parecem formar um planeta "duplo".
Embora esses dois planetas se encontrem nesta posição a cada 20 anos, o encontro de 2020 é muito particular, pois quase 400 anos se passaram desde que ambos estiveram tão próximos um do outro, e cerca de 800 anos desde que aconteceu à noite, o que permitirá que seja visível em quase todos os lugares do mundo, observa a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
A proximidade, é claro, é uma questão de perspectiva: esses dois planetas estão na verdade separados por centenas de milhões de quilômetros.
Se você quiser aproveitar a oportunidade para ver este fenômeno, que alguns astrônomos apelidaram de "o beijo de Natal", diremos a seguir como, onde e quando ele pode ser observado.
DE QUASE TODOS OS LUGARES
Não importa onde você esteja, a grande conjunção será visível de quase todos os lugares da Terra, cerca de uma hora após o pôr do sol.
Quem estiver perto do Equador, poderá observar o fenômeno melhor, pois vai durar mais ali.
Claro que, como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá em grande medida das condições meteorológicas: é necessário que não chova e que o céu esteja limpo.
Se você tiver um pequeno telescópio ou um par de binóculos, eles podem permitir que você veja as quatro maiores luas de Júpiter orbitando este planeta gigante.
À primeira vista, os dois planetas aparecerão quase "colados" no céu crepuscular da noite. O maior e mais brilhante ponto de luz é Júpiter.
DE 16 DE DEZEMBRO
Se você quiser ter certeza de que não vai perder o fenômeno, pode começar a praticar a observação imediatamente, pois mesmo hoje os planetas já estão bastante mais próximos.
Caso o tempo não esteja bom, não desanime: daqui a 20 anos, especificamente no dia 31 de outubro de 2040, eles se aproximarão novamente, embora então não seja tão espetacular quanto este.
Outra opção é visitar a página de um observatório internacional, como o Observatório Lowell, no Arizona, EUA, que fará a transmissão ao vivo da "grande conjunção".
Comentários
Postar um comentário