ESTUDO IDENTIFICA COMBINAÇÃO IDEAL DE TECIDOS PARA MÁSCARAS CASEIRAS

Combinação de tecidos ideal para fazer máscaras caseiras (Foto: Kelly Sikkema/Unsplash)

 Combinação de tecidos ideal para fazer máscaras caseiras (Foto: Kelly Sikkema/Unsplash)

Estudo identifica combinação ideal de tecidos para máscaras caseiras

Segundo pesquisadores, materiais firmes atuam como barreira mecânica e tecidos que carregam uma carga estática funcionam como uma barreira eletrostática contra possíveis gotículas infectadas

Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, se espalha principalmente a partir de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra, fala ou simplesmente respira. Para prevenir o contágio, uma das recomendações é o uso de máscara em público. Porém, como os modelos cirúrgicos estão em falta e são direcionados aos profissionais da saúde, o jeito é fazer sua própria máscara em casa.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, analisaram a capacidade de tecidos comuns de filtrar aerossóis de tamanho semelhante às gotículas respiratórias. A combinação de algodão com seda natural ou chiffon foi a que se mostrou mais eficaz.

Para realizar o estudo, os cientistas usaram uma câmara que produz partículas que variam de 10 nanômetros (nm) a 6 micrômetros (μm) de diâmetro. Um ventilador soprou esse aerosol através de várias combinações de tecido em um fluxo de ar correspondente à respiração de uma pessoa. Nesse processo, a equipe mediu o número e o tamanho das partículas no ar antes e depois de passar pelos panos.

Assim, uma camada de tecido de algodão combinado com duas camadas de chiffon de poliéster-spandex — fibra usada em vestidos de festa — filtrou a maioria das partículas de aerossol (entre 80 e 99%), com desempenho próximo ao do equipamento profissional. Se o chiffon for substituído por seda natural ou flanela, os resultados são os mesmos. A combinação de algodão com manta de poliéster também produziu resultados semelhantes.

A combinação de tecidos firmes e que carregam uma carga estática são a melhor opção (Foto: Reprodução/universidadedechicago)

A combinação de tecidos firmes e que carregam uma carga estática são a melhor opção (Foto: Reprodução/universidadedechicago)

Supratik Guha, autor da pesquisa, ressalta que tecidos firmes, como o algodão, podem atuar como uma barreira mecânica para partículas, enquanto tecidos que carregam uma carga estática, como certos tipos de chiffon e seda natural, servem como barreira eletrostática.

No entanto, é importante que a máscara seja feita e utilizada da maneira correta — cobrindo completamente o nariz e a boca e se estendendo até o queixo —, caso contrário, sua eficácia diminui pela metade. 

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/04/estudo-identifica-combinacao-ideal-de-tecidos-para-mascaras-caseiras.html



Comentários