COVID: CRIANÇAS PEQUENAS TÊM CARGA VIRAL ATÉ CEM VEZES MAIOR,DIZ ESTUDO

Crianças reinventam a comunicação (Foto: Morsa Images/ Getty Images)

Crianças pequenas espalham covid tanto quanto um adulto, diz estudo (Foto: Morsa Images/ Getty Images)

Covid: crianças pequenas têm carga viral até 100 vezes maior, diz estudo

Apesar de, em geral, desenvolverem apenas sintomas leves, cientistas acreditam que elas possam propagar o vírus tão facilmente quanto um adulto: "A capacidade de elas espalharem o vírus provavelmente foi subestimada porque a maioria das escolas e creches foram fechadas"

Crianças com menos de 5 anos de idade podem transmitir o coronavírus tão facilmente quanto as crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sugere um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que, embora desenvolvam apenas uma doença leve, eles têm cargas virais nos narizes que podem ser até100 vezes maiores que os adultos. A equipe do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, de Chicago, que desenvolveu a pesquisa, explica que a capacidade das crianças pequenas de espalhar a covid provavelmente foi subestimada porque a maioria das escolas e creches foram fechadas no final de março devido à pandemia.

No estudo, publicado na JAMA Pediatrics, os pesquisadores coletaram amostras do nariz de crianças internadas, em ambulatórios e na emergência de um centro médico terciário pediátrico em Chicago. Ao todo, foram analisados 145 pacientes que desenvolveram sintomas moderados uma semana após ter contraído o vírus. Três grupos foram comparados: crianças menores de cinco anos, crianças entre cinco e 17 anos e adultos de 18 a 65 anos.

COVID X REABERTURA DAS ESCOLAS

Os resultados mostraram que as crianças em idade pré-escolar ou menores de 5 anos, apresentaram quantidades de cargas virais entre 10 e 100 vezes maior no trato respiratório superior. "Descobrimos que crianças menores de 5 anos com covid têm uma carga viral maior do que crianças e adultos mais velhos, o que pode sugerir maior transmissão, como vemos no vírus sincicial respiratório, também conhecido como SRV", disse o principal autor do estudo, Taylor Heald-Sargent, especialista em doenças infecciosas pediátricas da Lurie Children's. "Isso tem implicações importantes na saúde pública, especialmente durante discussões sobre a segurança de reabrir escolas e creches", completou.

Os autores disseram que o estudo levanta preocupações porque os hábitos comportamentais de crianças pequenas em escolas ou creches podem levar a uma disseminação séria. "Nosso estudo não foi projetado para provar que as crianças mais jovens espalham o covid tanto quanto os adultos, mas é uma possibilidade. Precisamos levar isso em conta nos esforços para reduzir a transmissão, à medida que continuamos a aprender mais sobre esse vírus", ponderou. Por outro lado, a Academia Americana de Pediatria, segundo o Daily Mail, tem exigido que as aulas presenciais retornem, pois "são fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e adolescentes".

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/07/covid-criancas-pequenas-tem-carga-viral-ate-100-vezes-maior-diz-estudo.html

Comentários