CORONAVÍRUS: ESTUDO SUGERE ALTAS TAXAS DE TRANSMISSÃO ENTRE CRIANÇAS E JOVENS DE 10 A 19 ANOS

Estudo sugere altas taxas de transmissão de Covid-19 entre crianças e jovens de 10 a 19 anos (Foto: Pexels)

Estudo sugere altas taxas de transmissão de Covid-19 entre crianças e jovens de 10 a 19 anos (Foto: Pexels)

Coronavírus: estudo sugere altas taxas de transmissão entre crianças e jovens de 10 a 19 anos

Resultado de pesquisa sul-coreana pode ser decisivo para definição da reabertura das escolas

Um estudo feito na Coreia do Sul sugere que há altas taxas de transmissão do novo coronavírus entre pacientes com idades de 10 a 19 anos. O resultado pode ser determinante para decidir sobre a reabertura das escolas em meio à pandemia de Covid-19.

Para a pesquisa, foram analisados relatórios de contato de 5,7 mil pacientes com Covid-19 na Coreia do Sul, entre janeiro e março deste ano. Quase 60 mil contatos foram monitorados – entre pessoas morando na mesma casa ou não.

Nos ambientes não domésticos, a transmissão do novo coronavírus foi significativamente maior nos pacientes com mais de 40 anos de idade. Já para a maioria das faixas etárias, a Covid-19 foi detectada em sua maioria em contatos domiciliares, o que sugere a transmissão durante o isolamento social, ou seja, uma pessoa, ao sair de casa e voltar, pode levar o vírus aos demais moradores de sua residência.

A taxa de transmissão, para contatos domiciliares, em crianças de 10 a 19 anos chegou a 18,6%. Já em crianças de 0 a 9 anos, a taxa foi de 5,3%. Mas, segundo o estudo, isso pode se dever às medidas de isolamento. A suposta reabertura das escolas, segundo o estudo, poderia elevar esses valores.

O artigo foi publicado antecipadamente no diário Emerging Infectious Diseases (Doenças Infecciosas Emergentes), do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Os artigos de lançamento antecipado, porém, não são considerados versões finais e podem sofrer alterações até a sua publicação oficial, prevista neste caso para outubro de 2020.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/07/coronavirus-estudo-sugere-altas-taxas-de-transmissao-entre-criancas-e-jovens-de-10-19-anos.html


Comentários