A ENERGIA SEXUAL E A FORMAÇÃO DAS COURAÇAS CORPORAIS

Couraça Muscular: por que seu corpo prende seus sentimentos? | Ep. 4 -  YouTube






A ENERGIA SEXUAL E A FORMAÇÃO DAS COURAÇAS CORPORAIS


Notas sobre a Teoria de Wilhem Reich


A emoção  gerada no interior psíquico de um ser humano libera uma quantidade de energia que passará a fluir em forma de ondas por todo o corpo humano.


Teoria de Wilhelm Reich


Notas sobre a Teoria de Wilhem Reich



Por Laércio Fonseca  


O grande terapeuta americano chamado Wilhelm Reich desenvolveu uma teoria extremamente valiosa com relação à energia sexual. Reich teorizou que essa energia sexual era algo real e que poderia ser medida e avaliada em laboratório. Ele batizou essa energia com o nome de Energia Orgônica, ou seja, a energia liberada no orgasmo. Talvez em sua época ele desconhecesse o Tantra Yoga que já conhecia e trabalhava com essa energia há séculos na Índia, onde ela é conhecida pelo nome de Kundalini.


Na teoria de Reich ele afirma que toda emoção gerada no interior do ser humano movimenta uma energia. Existe uma simbióse direta entre emoções psíquicas e o movimento de uma energia nesse processo. Essa energia flui por todo o corpo do ser interagindo com todo o organismo biológico. Esse cientista foi o primeiro a diagnosticar o fenômeno da somatização de distúrbios puramente psíquicos. Isso significa que desequilíbrios emocionais e psíquicos podem gerar distúrbios biológicos gerando doenças físicas no corpo humano. Atualmente essa teoria é perfeitamente aceita pela comunidade cientifica, porém muitos deles ainda relutam em aceitar totalmente a teoria orgônica.



Teoria de Wilhelm Reich


 Em linhas gerais esse cientista afirmava o seguinte:




Teoria de Wilhelm Reich

Quando uma emoção é gerada no interior psíquico de um ser humano ela libera uma quantidade de energia que passará a fluir em forma de ondas por todo o corpo humano. Essa energia interagira com todas as células do corpo humano. Assim ocorre a interação corpo e mente. Ele afirmava que quando uma emoção é gerada e ocorre uma repressão psíquica dessa emoção, todo o fluxo de energia é perturbado. Ao invés dessa energia fluir livremente ela irá estagnar em alguma parte do corpo. Um órgão poderá ser afetado ou uma área do corpo será altamente perturbada. Todos os traumas psíquicos refletem no organismo biológico do ser humano.


Cada emoção desencadeia um potencial específico dessa energia interna e sendo assim ela pode ser avaliada quantitativamente. Através de suas pesquisas ele percebeu que a energia movimentada e gerada através do sexo e do orgasmo sexual suplantava, em uma escala astronômica, qualquer outro potencial gerado pelo ser humano. A energia num orgasmo era a mais poderosa de todas que uma emoção poderia desencadear no ser humano. Se construíssemos um gráfico de potencial dessas energias iremos perceber a grande diferença que existe entre a energia desencadeada pelo sexo em relação a qualquer outra forma de emoção experimentada pelo ser humano.


Isso significa que quando essa energia é reprimida e bloqueada ela irá causar um grande estrago em nosso organismo biológico. Não se esqueçam que essa energia está intimamente ligada a energia do prazer, já discutido em capitulo anterior. Logo se o prazer é proibido, isto significa que essa energia está aprisionada e não fluirá. Devido ao colossal potencial que essa energia movimenta, ela causará grandes desequilíbrios físicos e psíquicos para um ser humano.


Com base nessa teoria podemos diagnosticar a grande doença em que toda a nossa sociedade está mergulhada. Ela é antagônica ao sexo e ao prazer, como já vimos anteriormente, e sendo assim, podemos concluir que temos uma sociedade altamente desequilibrada e profundamente doente e perturbada emocionalmente. Ninguém percebe isso porque todos estão doentes igualmente e todos acham que esse estado é algo normal entre os seres humanos. Quando a doença é coletiva ela deixa de ser doença para ser encarada como algo normal. Eu costumo chamar esse estado doentio dos seres humanos de “NORMÓTICOS”. Todos são Normóticos, pessoas extremante doentes, infelizes, angustiadas e depressivas.


Reich desenvolveu uma forma de diagnosticar onde essa energia teria causado perturbações no corpo humano. Ele desenvolveu uma espécie de análise corporal onde através da visualização postural de um indivíduo ele poderia saber onde a energia teria estagnado.


Ele afirmava que quando a energia não fluía, ela estagnava principalmente na musculatura do corpo humano. Ele dizia que a energia sexual, a emoção sexual reprimida estagnava-se na musculatura do corpo enrigecendo-a. A musculatura sofria um endurecimento ao longo dos anos de repressão dessa energia. E quando esse ser estivesse numa fase adulta, após anos de repressão dessa energia sexual, seu corpo teria construído uma gigantesca couraça ao redor de si mesmo. Ele afirmava que o homem e sua psique passavam a viver dentro de uma prisão psíquica e emocional que refletia em seu próprio corpo gerando uma prisão física que era a formação dessa casca rígida e dura ao redor do físico.


Estando essa casca dura e rígida ao redor do ser humano as energias não podiam sair ou entrar. Esse indivíduo não conseguia mais se relacionar com o meio exterior. Ele não tinha mais a capacidade de relacionar-se com o outro. Essa couraça bloqueava o fluxo de energias afetivas e emocionais. Ele não conseguia mais dar, nem tão pouco, receber carinho ou afeto de qualquer espécie. Ele se torna altamente incessível e incapacitado de interagir, de amar e ser amado.


Um ser assim, totalmente bloqueado, possui um corpo que reflete esse estado. Seu corpo será duro, rígido, não poderá dançar, mover-se com suavidade. Sua musculatura estará dura como uma pedra e seu corpo se comportará como uma rocha sólida.


Vivo essa experiência diariamente em minha escola onde ensino o Tai Chi Chuan. Os novos alunos que chegam para praticar são verdadeiros robôs mecânicos. Seus corpos então embrutecidos e incapacitados de movimentarem-se harmoniosamente. O Tai Chi é uma forma de desbloquear, transformar e curar o ser humano dessa grave doença.


Reich desenvolveu praticas terapêuticas para curar esse ser nesse estado. Por isso a base de sua terapia é corporal utilizando as técnicas de massagem e toques para desbloquear essas zonas estagnadas. Juntamente com terapias psíquicas onde o ser humano irá compreender seus traumas e repressões.




Teoria de Wilhelm Reich

RELACIONAMENTOS AFETIVOS E SEXUAIS ENTRE DUAS COURAÇAS:


Agora iremos analisar como dois indivíduos de sexos opostos poderão se relacionar envolvidos por essas couraças. Temos que ter em nossas mentes que essas couraças é fruto de anos e anos de repressões sexuais e de antagonismo ao prazer. A couraça construída em torno dos indivíduos é imensa. Também precisamos levar em consideração que as couraças são apenas mais um elemento dentre todos os que estamos apresentando nesse livro. Quando um casal começa sua relação afetiva eles, na verdade, estão procurando sair da solidão e para isso necessitam preencher um vazio que existe dentro de suas almas. Não podemos nos esquecer que esse ser está solitário e enclausurado dentro de seu corpo físico que, por si só já constitui uma grande couraça e prisão. O fato das repressões ao prazer impedir sua capacidade de relacionar-se com o outro impede também que as energias envolvidas nesse processo fluam livremente pelo ser.


Um verdadeiro relacionamento afetivo é na verdade uma grande troca de energias sutis. Quando alguém doa e recebe essas energias o ciclo está fechado. Essa é a abordagem do Tantra. Uma verdadeira união tântrica acontece exatamente quando as energias envolvidas em todo o processo da relação podem fluir de um para o outro. Se de alguma forma essas energias forem bloqueadas ambos sentirão sua falta e perceberão que essa relação não os satisfaz, pois eles continuam vazios e sentindo que o outro não se doa verdadeiramente. Ele acreditará que o outro não o ama de verdade. Da mesma forma o outro também se sentirá vazio. Perceberão que nada está sendo trocado e que a relação é algo frio e sem vida.


Os bloqueios causados pelas couraças impedem que um ser seja carinhoso e amoroso. Ele fica embrutecido, rígido e duro. Fica violento com facilidade e não consegue manifestar seu amor verdadeiramente ao outro. Eles se sentem vazios e que nada esta sendo trocado. Na verdade um não sente o outro. Um não pode sentir o outro. Ambos estão aprisionados por debaixo de suas couraças e impedidos de se comunicar com o mundo lá de fora.


A RELAÇÃO SEXUAL E AS COURAÇAS


Quando esse casal vai para um encontro sexual acontece o seguinte fenômeno com a energia da kundalini liberada no processo do orgasmo.
Devido às couraças físicas e psíquicas construídas ao redor do ser, a energia da kundalini desencadeada no ato sexual nunca atingirá seu valor máximo. Esse potencial ficará em valores pequenos e não levará o ser a um nível de prazer realmente elevado que possa satisfazê-lo totalmente. Ele não consegue um estímulo sexual que realmente o excite e gere um orgasmo de alto nível. Ele não consegue gerar um orgasmo elevado.


Quando isso ocorre, eles não se satisfazem. Terminam a relação frustrados e querendo mais e mais. Por mais que pratiquem o sexo não conseguem satisfazerem-se. Inconscientemente ele culpa o outro por esse fato. Ele acredita que é o outro o culpado por não lhes dar prazer.


Quando isso começa a acontecer numa relação afetiva inicia-se o fim do relacionamento. Na verdade os relacionamentos já estão condenados a não darem certo desde muito antes deles acontecerem. É previsível que seres encouraçados não possam realizar verdadeiros encontros afetivos. Os insatisfeitos passarão a procurar outro parceiro no intuito e na firme convicção de que esse outro o satisfará plenamente. Só que isso não ocorre. Ele termina um relacionamento por esse motivo, sai em busca de outro, e tudo se repete igualmente.


Ele não consegue compreender que o problema está nele. Ele não sabe qual é o problema na verdade.


Através de uma análise clara podemos perceber que na verdade o problema está em ambos: As couraças estão em ambos. Os dois se sentirão insatisfeitos e irão continuar a procurar a solução no outro sem realizar nenhuma transformação no si mesmo. Resultado disso é que continuarão buscando sempre e pelo resto de suas vidas sem encontrar a solução. Passarão a viver altamente frustrados e infelizes. Pois mesmo encontrando um parceiro ou parceira extremamente belos e sexualmente atraentes não conseguem satisfação. A energia não flui e por isso nada acontece.


O mecanismo envolvido nesse caso é muito simples de ser compreendido bastando observarmos os seguintes aspectos:


1-Ambos estão envolvidos em uma couraça corporal e psíquica.


2-Toda emoção gerada internamente em cada um não consegue fluir para fora e, portanto, não pode ser percebida pelo outro.


3-Mesmo que um dos parceiros tenha feito grandes transformações e conseguisse fazer com que sua energia fluísse para fora, mesmo assim o outro não a captaria. Ela seria refletida em sua couraça e não entraria no outro. O outro continuaria insensível a sua energia que não penetraria sua couraça. Continuando assim um grande desequilíbrio nas relações.


4-O potencial de energia gerada internamente em cada um seria muito pequeno e insuficiente para satisfazer cada um.


5-Terminada a relação perceberão que ainda continuam solitários e vazios internamente. É como se nada tivesse ocorrido. Nada foi transformado e eles continuam com as mesmas doenças e desequilíbrios de antes.


6-Nessas condições o amor verdadeiro não pode acontecer, pois ambos são incapazes de receber ou doar alguma energia. Não há nenhuma troca no processo.


7-Os relacionamentos verdadeiros não ocorrem. Somente as cascas estão se tocando e interagindo. Internamente continuam sós e deprimidos e angustiados e insensíveis ao prazer.


Notas sobre a Teoria de Wilhem Reich


LIBERTE-SE, CUIDE DA SUA MORADIA. MENTE SÃ, CORPO SAUDÁVEL!!


A energia sexual no Kung Fu

A cultura chinesa, exótica por natureza, esconde curiosidades ainda guardadas por muitos mestres taoistas e budistas. Muitos deles responsáveis pela transmissão da essência de uma das mais antigas artes de combate, popularmente conhecida pelo nome kung fu.


A arte do kung fu, que pode, dentre outros, significar trabalho duro, aquele que transforma seu trabalho em arte, é alicerçada por princípios curiosos e intrigantes aos olhos de muitos povos. Visto apenas pelo aspecto físico e marcial pela maioria dos brasileiros, a prática do kung fu esconde na repetição constante de cada movimento princípios didáticos não sustentados pela cultura ocidental. Enquanto o ocidente visa a lapidação da força puramente muscular, os mestres chineses direcionam seus alunos pelo caminho do meio, buscando o equilíbrio do homem com o universo. Os resultados obtidos pelos adeptos da arte marcial chinesa se devem à prática de pequenos hábitos capazes de gerar grandes feitos.


Dentre esses hábitos, podemos citar a não ingestão de água ou outros líquidos durante ou alguns minutos depois da prática dos vários exercícios chineses, costume ignorado pelos praticantes de musculação e ginásticas comuns. Para o ocidente, que visa a força externa, muscular, o ato de ingerir água durante as aulas é essencial. Já para os mestres chineses, que buscam o equilíbrio energético, harmonização do chi (hei, no dialeto cantonese), ingerir líquidos desandaria todo o processo de canalização da energia vital. Permite-se a ingestão de líquidos na forma de chás, sem açúcar e numa temperatura equivalente ao calor do corpo. Caso não tenha chá, melhor não tomar água ou sucos energéticos durante a prática. É necessário aguardar alguns minutos para só então ingerir tais líquidos.

Outro costume intrigante para o ocidental é quanto à pratica sexual. Atrapalha ou não o desempenho do atleta? O ato é importante antes, ou depois? Para os antigos mestres chineses, o ato sexual deve ser equilibrado, assim como tudo na vida. A Constância depende do ritmo de vida de cada praticante, da sua alimentação, das atividades diárias etc.


Para os chineses, o sêmen (zing – energia sexual, esperma, essência) é a essência da vida, é um líquido valioso que não deve ser derramado ou desperdiçado à toa. Como uma pérola líquida, deve ser usado em momentos especiais. A expulsão do sêmen carrega consigo grande parte da energia masculina, responsável pela vitalidade e pelo brilho dos olhos. A perda dessa energia reflete seriamente no desempenho marcial do praticante de kung fu. Os antigos mestres acreditam que na hora do ato sexual o homem se torna vulnerável tanto no aspecto físico como no psíquico-espiritual. Conta o mestre Lo Siu Chung que os mestres antigos só voltavam às práticas do kung fu depois de decorridos dois dias do ato sexual, e que após qualquer prática de kung fu esperavam pelo menos 1 hora para praticarem sexo.


Contam alguns que a interrupção do coito (não ejacular) era praticado pelos mestres taoistas com o intuito de manter a energia no baixo ventre. Essa energia é responsável pelos grandes feitos produzidos pela prática constante do Qi Gong (Chi Kung), método amplamente usado na prevenção e cura de muitas doenças.


    
Energia sexual e a iniciação ao Reiki


Por Tashi Delek - A cultura Ocidental tem muitas falhas na educação básica. Isso não quer dizer que a Oriental é perfeita. Numa coisa a Oriental ganha: idade e pesquisa. A Tibetana, por exemplo, com bibliotecas cheias há mais de 25 séculos, é de espantar. Era tão alto o nível educacional no Tibete que eles se fecharam para o mundo até serem invadidos pela China. A cultura Ocidental, nela incluindo a do Brasil, sexo é um assunto onde se pode debater em qualquer lugar, chegando até ao exagero, mas nada vai além da carne, já que sexo não tem nada a ver com o espírito. Falta a profundidade do conhecimento científico aplicado à saúde, que o Taoísmo tem há séculos. 


Um país democrático como os EUA, um dos símbolos do Ocidente, sexo dá cadeia e as pessoas são educadas nas escolas e na família a não se tocar, apesar da indústria do sexo ser incentivada pela produção norte-americano no gênero. Na China anterior ao comunismo (1948), os chineses não tinham tempo de falar, só se reproduziam. Na creça deles, quanto mais filhos, melhor! Após a revolução comunista, que a fome bateu na porta, o governo vermelho baixou regras e limitou a um filho por casal. Do contrário… Já no Tibete, nunca houve lei que regulasse isso e o sexo sempre foi utilizado para promover a saúde, mesmo sem a prática como é o caso dos monges. Na Índia, tudo é diferente. As escolas da técnica Tântrica, onde sexo é a base do conhecimento, tomou rumos extremados.


Isso produziu a atual superpopulação, o país não produz o suficiente para alimentar a todos, e houve uma misturas de religiões e conhecimentos, que vai da seriedade à anarquia – ao gosto do cliente. Não é uma viagem de turismo de 15 dias que habilita alguém a ensinar Yoga nem Tantra. São anos a fio, vivendo as dificuldades da vida de monge, onde sacrifício pessoal é a palavra de ordem.  Limitando o assunto aqui às implicações da energia sexual às práticas energéticas de saúde, até as artes marciais sabem como fazer isso. No Qiqong, por exemplo, é fundamental a utilização da energia sexual para a cura física. Na medicina chinesa e oriental, há tratados sobre o assunto e a prática sexual exagerada provoca a extinção da energia dos rins, chamada de Essência (herdada dos pais e pós-nascimento) causando o aparecimento de cabelos brancos antes do tempo, o encurtamento da vista, dores lombares, problema de joelhos, etc.


A abstenção sexual é ensinada nas escolas de Tai Chi, Qiqong e de medicina chinesa baseada no conhecimento vindo dos mosteiros Taoístas e Budistas, os quais são os precussores da medicina oriental, há 25 séculos.  Em termos de transmissão da energia nas iniciações de Reiki, é fundamental a abstenção sexual dias antes dos cursos. Não há nada religioso aqui, a questão é física e quântica. Quando o mestre fecha o circuito do VG, do VC, contrai o VG-01 e fecha o circuito da boca, é nesse momento que o fogo sagrado se habilita a desenhar para sempre os símbolos na memória celular do aluno. Sem isso não há iniciação. É por isso que não existe iniciação à distância. Sem esse fogo, que sob das entranhas sexual do praticante pelos circuitos energéticos das pernas, não há iniciação.

Só mestres Reiki sabem do que estou falando… Numa conversa sobre este assunto, um colega disse: “Se for para virar monge, eu saio do Reiki”. Não é bem assim! A vida de monge merece um capítulo à parte e como mestres Reiki estamos longe dela. A Terapia Reiki não exige o celibato porque não é uma religião. A questão é puramente física, de produção desse fogo, que precisa está puro, isto é, sem a impressão digital de outra pessoa. Quem não sabe que a energia sexual é descontrolada? Que se espalha pelo ambiente físico?  E que a gente perde os sentidos quando ocorre o orgasmo? Quem é que não fica até com o cheiro da outra pessoa por dias? Por que não se faz sexo nas igrejas e nos centros espíritas? Sexo tem que ter seu ambiente próprio, além da pessoa certa… Não entra em discussão aqui se sexo é sujo porque sexo não é. Claro, depende do contexto e de quem pratica, mas isso depende da mente de quem pensa.


Então, é só uma questão de equilíbrio energético. A gente sabe que a magia negra utiliza o sexo invertido… O mestre precisa ter bastante equilíbrio emocional, físico, espiritual e mental, inclusive entre o trabalho e a vida pessoal. Uma vez na chuva, é preciso se molhar. Claro, essa decisão é muito pessoal. Quando o mestre faz os rituais da técnica certos, todos os seus alunos são beneficiados com a saúde e a prosperidade! Eu sugiro que, se você trabalha com alguma técnica energética e ou com medicina oriental, faça uma viagem a vários países incluindo Nepal, Tibete, Hong Kong e Taiwan. Muitas dessas coisas só ficam claras com a experiência e a vivência, que só o tempo e o amadurecimento dão. Embora você sinta o perfume no ar, você não consegue ver as fórmulas dele. Há muitas dimensões em todos os lados da vida. Um dos livros publicados em português que recomendo aos homens como um começo para estudar o uso da energia sexual medicinalmente é: Segredos Taoístas do Amor, de Mantak Chia e Michael Winn.



Pranayama gnóstico egípcio


O despertar e condução da fonte de energia mágica adormecida na base da coluna vertebral é meta fundamental no desenvolvimento de todo mago. As técnicas simples utilizadas com constância e inteligência já são capazes de despertar esse poder mas técnicas mais profundas e complexas poderão oferecer resultados mais efetivos nesse trabalho.


Coloque-se de joelhos.


Relaxe o corpo e acalme seus pensamentos e sentimentos.


Volte sua atenção para o mundo interior buscando contato integral com a Divindade.


Esvazie os pulmões.


Coloque sua mão esquerda sobre o umbigo.


Feche a narina esquerda com o dedo indicador da mão direita. Inale o ar pela narina direita enquanto pronuncia mentalmente o mantra TOM. Imagine a energia do ar inalado como pequenas partículas de luz azul concentrando-se na base da coluna.


Feche a narina direita com o polegar da mão direita e retenha a respiração. Pronuncie mentalmente o mantra SAH. Imagine a energia concentrada na base da coluna subir por ela até o cérebro.


Desobstrua a narina esquerda mantendo a direita fechada pelo polegar. Exale o ar pronunciando mentalmente o mantra RAM. Imagine a energia concentrada no cérebro descendo até o coração.


Feche novamente a narina esquerda com o dedo indicador direito interrompendo o processo respiratório. Imagine a energia conduzida até o coração intensificar sua vibração e sua luz.


Desobstrua novamente a narina esquerda e inale o ar lentamente. Pronuncie mentalmente o mantra TOM imaginando a energia do ar inspirado como pequenas partículas de luz azul concentrando-se na base da coluna.


Feche a narina com o dedo indicador enquanto pronuncia mentalmente o mantra RA. Imagine a energia concentrada na base da coluna subir até o cérebro.

Desobstrua a narina direita e exale o ar enquanto pronuncia mentalmente o mantra RAM. Imagine a energia concentrada no cérebro descendo até o coração.

Feche novamente a narina direita com o polegar e visualize a energia concentrada no coração intensificando sua luz e sua vibração.

Isto completa um ciclo. Repita o processo por mais seis vezes completando sete ciclos.

Após realizar os sete ciclos de respiração coloque suas mãos no solo a sua frente tocando os dedos indicador e polegar formando um triângulo. Incline-se repousando sua testa sobre as mãos em um ato de reverência.

Vocalize por sete vezes o mantra RA voltando toda sua atenção e devoção à sua essência divina.

Levante-se e volte à posição de joelhos. Antes de terminar o exercício permaneça em silêncio buscando a interiorização e sentindo os efeitos do exercício sobre o seu corpo e sobre o seu universo interior.




Comentários