75 ANOS DO HORROR EM HIROSHIMA: AS IMAGENS QUE NUNCA DEVEM SER ESQUECIDAS

Saki Morioki, de 5 anos, reza em frente ao Domo da Bomba Atômica, um dos principais símbolos do horror causado pela 'Little boy'.

75 anos do horror em Hiroshima: As imagens que nunca devem ser esquecidas

HuffPost Brasi l 

Há 75 anos, os moradores de Hiroshima iniciavam seu dia quando um forte clarão e um estrondo varreu a cidade e matou dezenas de milhares de pessoas instantaneamente. Era a primeira bomba atômica a ser usada numa guerra, e a segunda – e última – atingiria a também japonesa Nagasaki três dias depois, encerrando a Segunda Guerra Mundial.

Era 8h15 da manhã quando o avião de guerra americano B-29 Enola Gay lançou a bomba “Little Boy” sobre Hiroshima. Estima-se que 140 mil de seus 350 mil habitantes morreram – incinerados imediatamente ou mais tarde, dos graves ferimentos ou de doenças relacionadas à radiação. 

HO NEW / REUTERS
Imagem da explosão causada pela bomba nuclear sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945.

O horror e a destruição foram capturados em poucas imagens, que hoje circulam o mundo na tentativa de evitar que outra tragédia nuclear ocorra. Hoje, há 3.720 bombas atômicas estocadas em alguns poucos países, e a tensão é enorme em todo o mundo quando algumas dessas potências nucleares sobem o tom.

Reproduzimos algumas delas aqui, para que nunca esqueçamos do que a corrida nuclear é capaz.

HANDOUT . / REUTERS
O domo destruído, que hoje abriga o Memorial da Paz de Hiroshima, pertencia ao prédio da Exposição Comercial da Prefeitura de Hiroshima. Foi a estrutura mais próxima ao epicentro da explosão a permanecer de pé.

Cerimônia em Hiroshima

Nesta quinta-feira, os sinos tocaram em Hiroshima para lembrar as vítimas. Neste ano, contudo, as cerimônias foram reduzidas devido à pandemia do novo coronavírus. Nos anos anteriores, o Parque da Paz, que fica no centro da cidade japonesa, recebia milhares de pessoas para rezar e cantar. Hoje, somente os sobreviventes e suas famílias puderam comparecer ao memorial.

“Em 6 de agosto de 1945, uma única bomba atômica destruiu nossa cidade. Na época, havia rumores de que ‘nada cresceria aqui por 75 anos’”, disse o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui. “E ainda assim, Hiroshima se recuperou, tornando-se um símbolo de paz.”

O prefeito aproveitou o momento de pandemia para afirmar que, quando a  gripe de 1918 tirou dezenas de milhões de vidas, as nações que se enfrentavam na Primeira Guerra Mundial “eram incapazes de enfrentar a ameaça juntas”.

“Um surto posterior de nacionalismo levou à Segunda Guerra Mundial e aos bombardeios atômicos. Nunca devemos permitir que este passado doloroso se repita. A sociedade civil deve rejeitar o nacionalismo egocêntrico e unir-se contra todas as ameaças”, declarou, segundo a Reuters.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, compareceu à cerimônia, mas o número de visitantes estrangeiros, desta vez, foi reduzido. 

US NAVY / REUTERS
Soldado japonês caminha numa Hiroshima devastada pela bomba, em setembro de 1945.
HANDOUT . / REUTERS
Bomba atômica do mesmo tipo da que foi lançada sobre Hiroshima; A imagem é de arquivo do Laboratório de Los Alamos, no Novo México, onde foi produzida a "Little boy".
US ARMY / REUTERS
Vítima mostra marcas deixadas pelas queimaduras provocadas pela explosão da bomba em Hiroshima.
US ARMY / REUTERS
A bomba batizada de "Fat Man" explode sobre Nagasaki em 9 de agosto de 1945, criando a assustadora imagem que chocou o mundo.
HANDOUT . / REUTERS
Uma bomba do mesmo tipo da "Fat Man", lançada sobre Nagazaki, é vista em foto de arquivo.
HANDOUT . / REUTERS
Pessoas caminham por Nagasaki 3 anos depois de a cidade ser destruída por uma bomba americana.
US NAVY / REUTERS
Pessoas percorrem as ruas destruídas de Hiroshima, em 1945.
US NAVY / REUTERS
As cenas de Hiroshima após a bomba impactaram o mundo.
HANDOUT . / REUTERS
Devastação causada em Hiroshima pela bomba americana.
US AIR FORCE / REUTERS
Um triciclo e um capacete incinerados estão expostos no Museu da Paz em Hiroshima.
US AIR FORCE / REUTERS
O centro de Hiroshima devastado.
HANDOUT . / REUTERS
Nagazaki ainda sob os escombros em março de 1948, menos de 3 anos após a explosão.

Fonte:https://www.huffpostbrasil.com/entry/hiroshima-75-anos_br_5f2ac803c5b64d7a55ed414c?ncid=yhpf

Comentários