5 DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR DENTRO DE CASA

Na posição tradicional, é recomendado sentar com os pés sobre as coxas e as mãos levemente apoiadas no joelho, fazendo um

Na posição tradicional, é recomendado sentar com os pés sobre as coxas e as mãos levemente apoiadas no joelho, fazendo um "sinal de ok" (Foto: Yanalya / Freepik / CreativeCommons)

5 dicas para começar a meditar dentro de casa

A meditação pode ajudar a relaxar e trazer momentos de tranquilidade no dia a dia

POR EVELYN NOGUEIRA

02 AGO 2020 - 07H38 ATUALIZADO EM 04 AGO 2020 - 07H16

Nesta semana, o vídeo de Bless, filho de 5 anos da atriz Giovanna Ewbank, meditando no sofá de casa, viralizou na internet. Nele, a mãe explica que o pequeno estava concentrado e reflexivo para não ficar triste ou bravo, já que não podia jogar videogame. A dica do Bless é muito valiosa para quem está se sentindo constantemente desta maneira.

Se você percebe que está sempre com a cabeça cheia, preocupando-se com ideias que não deveriam tirar seu sono e com a sensação de que mesmo quando dorme, não consegue descansar, a meditação pode ser a solução para tentar relaxar.

Segundo a psicoterapeuta holística Milena Guion, o processo de meditação serve, entre muitos outros benefícios, para ensinar a usar a mente para pensar: "Seu corpo, assim como sua casa, é um templo sagrado que precisa de cuidados".

Manter a postura ereta é essencial durante o processo de meditação (Foto: drobotdean / Freepik / CreativeCommons)

Manter a postura ereta é essencial durante o processo de meditação (Foto: drobotdean / Freepik / CreativeCommons)

Antes mesmo de começar a meditar, é necessário fazer o exercício de respiração, como um passo anterior. "Sempre digo para as clientes a necessidade do processo de respiração, diafragmática e abdominal", conta a profissional. "Além de ser usado durante a meditação, o processo de respiração também pode ser aplicado em vários momentos do dia, inclusive para controlar crises de ansiedade", completa. Diversos exercícios para respiração estão disponíveis na internet, ensinando a controlar e perceber nossos hábitos respiratórios.

Em entrevista a Casa e Jardim, a profissional dá dicas de como começar a praticar a meditação sozinha, dentro de casa. Confira:

1. Ache um lugar confortável na sua casa
O primeiro passo é achar um lugar dentro de casa onde você se sinta confortável para praticar o exercício. Milena sugere que as clientes coloquem sons da natureza ecoando no local: "minha dica é deixar o som da natureza tocando e permitir a mente encontrar o lugar escolhido. Se está ouvindo sons do mar, imagine-se na praia; se está ouvindo sons da montanha, imagine-se no topo de uma", diz a profissional.

A prática em contato com a natureza pode trazer ainda mais benefícios para mente (Foto: Reprodução / NappyPhotos / CreativeCommons)

A prática em contato com a natureza pode trazer ainda mais benefícios para mente (Foto: Reprodução / NappyPhotos / CreativeCommons)

2. Encontre a posição confortável
A postura tradicional da meditação é a "posição de lótus", onde sentamos com as pernas cruzadas, com o pé direito em cima da coxa esquerda, e o pé esquerdo em cima da coxa direita, e a coluna ereta. Mas Milena explica que é necessário estar confortável antes de tudo: "Não adianta fazer de forma totalmente regrada se você não estiver bem. Precisa ser livre e gostoso para que você se sinta confortável". Vale treinar a postura antes de iniciar o processo, para que o momento de relaxamento não seja um desafio e/ou empecilho no dia a dia.

3. Treine o exercício de respiração e tente deixar a mente livre
Com o exercício de respiração, o corpo vai se sentir relaxado e, consequentemente, a mente também. "Oxigenar o cérebro ajuda no relaxamento e pode facilitar o processo de afastar outros pensamentos", diz Milena.

4. Respeite seu tempo
"Não podemos tratar a meditação como uma receita de bolo, com jeitos totalmente certos e errados. É preciso respeitar seu tempo e seu corpo, se não, não adianta", comenta. É importante começar aos poucos e entender de que forma o exercício pode funcionar melhor para você.

5. Não desista por conta de experiências não prazerosas
Segundo Milena, a energia é primordial para o processo. "Uma das coisas mais importantes é a energia que você coloca pra aquilo acontecer. Não adianta insistir em um dia que você não esteja disposta, deixe para quando se sentir bem fazendo e tente de outros jeitos e formas, até encontrar o melhor para você".

Busque sempre um lugar confortável pra praticar o exercício, como o quarto (Foto: Freepik / CreativeCommons)

Busque sempre um lugar confortável pra praticar o exercício, como o quarto (Foto: Freepik / CreativeCommons)

A profissional recomenda que, após a pandemia, o exercício seja praticado em contato com a natureza. "Como eu moro em apartamento, procuro fazer perto das minhas plantas, colocando a mão na terra vez ou outra e, se possível, até os pés. O contato com a natureza é essencial no processo", diz.

Milena ainda alerta com cuidados na hora de recorrer a internet para praticar o exercício: "é preciso ficar atenta com os dados que você entrega nas mãos de quem não conhece, pois conectividade energética é algo muito sério". No caso da meditação guiada, a profissional sugere ouvir antes, despretensiosamente, para saber o que está ouvindo, para depois se entregar ao exercício.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/Saude/noticia/2020/08/5-dicas-para-comecar-meditar-dentro-de-casa.html


Comentários