ESTE DEVERIA SER UM POEMA DE AMOR - SANTOS JUNIOR,ESCRITOR E POETA


“O beijo”, Gustav Klimt

Este deveria ser um poema de amor

Este deveria ser um poema de amor
Mas já te doei todas as minhas palavras
Ainda assim, devasso meu vocabulário
Espero encontrar a expressão dourada
Aquela que se abrirá como um livro diante do seu olhar
Para que possa ler a completa história que desejo ter contigo
Sabe, o ofício de traduzir sentimentos é ingrato
Por mais que diga nada me garante que será capaz de alcançar, que serei apto a aclarar
Não há o que assegure introjetar no seu peito o real sentido do que é te amar
Penso, então, numa cena, num gesto, ou coisa assim
Algo que possa comover e narrar, como um filme faria
Pondo em movimento a beleza que experimentaríamos ladeados
Mas será que compreenderia as delicadas nuances desse longa metragem?
Percebo não ter a palavra, não ter a cena, tampouco o gesto
Comunicação ruidosa. Linguagem viciada. Contato mal contado.
Me sobram, a te ofertar, meus crepúsculos vindouros, minhas manhãs não nascidas
O verbo perde a força diante do que abrigo
Nem meu toque carinhoso que busca seu rosto, nem o sorriso que me escapa ao te avistar, nem meus braços que te envolvem como um nó
Frases; insuficientes, incompletas, imperfeitas.
Mas por que desistir?
Em verdade, obstinado sou
Insistirei, no verbo, no gesto, no ato
Afinal, eles, ainda que falhos
Só vem à tona pra repousar em você
Pretendo acertar ao máximo — porém convicto da impotência do sempre
Nos detalhes postos, nos adereços de rotina
Contudo, mais que estar certo
Júbilo é ter seus dias pra tentar
Em cada deles tentar
E semear, mesmo insciente do que virá
E esperar florescer o que de mim é o melhor
Aspirando te ver deslumbrar e entender
Quem sabe assim, me lerá como um livro, nos verá como um filme
Uns capítulos talvez te emocionem
E sem pressa, num instante qualquer
D’agora ao que vier derradeiro
Seus olhos um dia marejem, seu peito em paz incendeie
E finalmente compreenda, de modo cabal e perene
O poema de amor que vejo em você
O poema de amor que vivo em nós
O poema de amor que sou por você
E aí sim, este será, enfim, um poema de amor
Santos Júnior


Comentários