TITIKSHA: A ARTE DA RESISTÊNCIA MENTAL
Postado por Blog da Cultura da Paz | 23 mar, 2020 | Livros, Meditação, Yoga |
Nenhuma sensação ou tortura mental poderá afetar você se sua mente se dissociar e se ancorar na paz e na alegria de Deus.
A capacidade de suportar tudo com equanimidade se denomina titiksha em sânscrito. Tenho praticado essa neutralidade mental. Já meditei uma noite inteira no meio da água gelada, no mais frio dos invernos. E também meditei da manhã à noite, sentado nas areias escaldantes da Índia. Com isso, adquiri grande força mental. Quando você pratica esse tipo de autodisciplina, a mente fica imune a qualquer circunstância perturbadora. Se você acha que não vai conseguir fazer alguma coisa é porque sua mente está escravizada. Liberte-se.
Não estou dizendo que você deve ser imprudente. Procure colocar-se, pouco a pouco, acima das perturbações. Resistência é o que você precisa ter. Seja qual for o problema, faça o supremo esforço de remediá-lo sem preocupação; e enquanto não for resolvido, pratique titiksha. Não é isso uma sabedoria prática? Se você é jovem e forte, à medida que fortalecer a mente e a vontade poderá praticar métodos mais rigorosos de autodisciplina, como eu fiz.
Se você pensar que o inverno está chegando e que provavelmente ficará resfriado, não está desenvolvendo força mental, mas sim se comprometendo com certa debilidade. Quando achar que pode pegar um resfriado, resista mentalmente: “Vá embora! Estou seguindo precauções sensatas; não permitirei que a preocupação abra caminho para a doença por ter enfraquecido minha mente.” Esta é a atitude mental correta. Do fundo do coração, sinceramente, faça sempre o melhor possível, mas sem ansiedade. A preocupação só serve para paralisar seus esforços. Se fizer o melhor, Deus estenderá a mão para ajudá-lo. (…)
Lembre-se de que a mente não pode sofrer nenhuma dor, a menos que aceite a sugestão de dor. A mente não pode sofrer pobreza nem qualquer outra coisa, a menos que aceite o dissabor da condição. Jesus foi tratado duramente – a vida dele foi cheia de problemas, obstáculos e incertezas – mas ele não se preocupou. Lembre-se: você também é filho de Deus. Pode ser abandonado por todos, mas não será abandonado por Deus, porque Ele o ama. Não se preocupe nunca, pois Deus o fez à Sua imagem invencível.
Perceba que a presença infinita do Pai Celestial está sempre dentro de você. Diga a Ele: “Na vida e na morte, na saúde e na doença, não me preocupo, ó Senhor, pois sou Teu filho para todo o sempre.”
Titiksha
Titiksha ou titikșā ( sânscrito : for्षा 'tolerância' [1] ) é definido pelo Uddhava Gita como a "resistência paciente do sofrimento". [2] Na filosofia do Vedantaé suportar com indiferença todos os opostos, como prazer e dor, calor e frio, expectativa de recompensa e punição, acumulação ou ganho e perda, vaidade e inveja, ressentimento e depreciação, fama e obscuridade, prodigalidade e reverência, orgulho e egoísmo, respeito à virtude e vice-respeito, nascimento e morte, felicidade, segurança, conforto, inquietação e tédio, afeto e luto ou paixão, apego e desejo etc. Ser inteiramente responsável pelo encorajamento e / ou censura pelo próprio comportamento pessoal, comportamento passado , o estado de espírito e estima. É uma das seis qualidades, devoções, jóias ou recompensas divinas que começam com Sama , a repressão, alívio ou liberação do sentido interior chamado Manas . Outra qualidade é Dama, a renúncia a comportamentos ou a utilização de autocontrole com moderação, com discriminação correta e sem aversão. [3]
Shankara define Titiksha nas seguintes palavras:
- सहनं वदुःखर्वदुःखानामऽप्रतिकारपूर्वकम् |
- चिन्ताविलापरहितं सा तितिक्षा निगद्यते ||
- "A resistência de todas as aflições sem auxiliares de combate e sem ansiedade ou lamento é considerada titiksha ". ( Vivekachudamani 25)
Ao falar de titiksha como resistência sem ansiedade ou lamento e sem ajuda externa, Shankara refere-se a tal titiksha como o meio de investigar Brahman , pois uma mente sujeita a ansiedade e lamento é imprópria para conduzir esse tipo de investigação. [4] Vivekananda explica que tolerar toda miséria, sem sequer pensar em resistir ou expulsá-la, sem qualquer sentimento doloroso na mente ou remorso é titiksha . [5]
A prática do Yoga torna uma pessoa interiormente equilibrada e alegre. O próprio ato de acalmar reações emocionais desenvolve uma melhor capacidade de influenciar as circunstâncias externas; portanto, titiksha não a torna apática ou entediante; é o primeiro passo para interiorizar a mente e controlar suas reações. A maneira importante de praticar titiksha é observar a respiração ( parahara ) que a prática leva à prática da meditação propriamente dita. [6] Prakrti (matéria ou natureza) mostra o caminho para titiksha, o princípio criativo da vida - assim como a inércia é uma propriedade da matéria. [7]
Referências [ editar ]
- ^ Feuerstein 2011 [ citação necessário ]
- ^ Capítulo 14, Verso 36
- ↑ Charles Johnston. A filosofia do Vedanta de Shankaracharya . Kshetra Books. p. 281
- ^ Vivekacudamani de Sri Sankara . Bharatiya Vidya Bhavan. p. 39
- ^ Os trabalhos completos de Swami Vivekananda (Vol.1) . Kartindo. p. 360
- ^ J.Donald Walters. Super Consciência: Um Guia para Meditação . Motilal Banarsidass. p. 193
- ^ Raushan Nath. Hinduísmo e seu dinamismo . DKPublishers. p. 13)
Fonte:Wikipédia
Comentários
Postar um comentário