COVID-19: OS SEIS POSSÍVEIS NOVOS SINTOMAS DETECTADOS INCLUSIVE OCULTOS COMO A PNEUMONIA SILENCIOSA

Covid-19. Foram acrescentados seis novos possíveis sintomas

© Shutterstock

Covid-19. Foram acrescentados seis novos possíveis sintomas

28/04/20 08:28 ‧ HÁ 10 HORAS 

Até ao momento, tosse seca persistente e febre são os únicos sintomas oficialmente reconhecidos pela maioria de entidades de saúde internacionais.
A organização governamental norte-americana Centro de Controle e Prevenção de Doenças ou US Centers for Disease Control and Prevention (CDC) acaba de adicionar seis novos sintomas à sua lista de possíveis sinais de Covid-19, de modo a ajudar os indivíduos a detetarem a doença ainda num estágio precoce.

 Segundo a CDC: "pessoas com Covid-19 têm reportado um vasto leque de sintomas - desde sintomas mais ligeiros a graves". 

A organização atualizou agora a sua lista de sinais plausíveis de Covid-19 de modo a incluir: arrepios, tremores juntamente com arrepios, dores musculares, dores de cabeça, garganta inflamada e perda de paladar ou de olfato
Falta de ar foi ainda atualizado para "falta de ar ou dificuldade em respirar". 

Resumindo, tal significa que atualmente a lista completa de sintomas da CDC é: 

·         Febre;
·         Tosse;
·         Falta de ar ou dificuldade em respirar;
·         Arrepios;
·         Tremores juntamente com arrepios;
·         Dores musculares;
·         Dores de cabeça;
·         Garganta inflamada;
·         Perda de paladar ou olfato
CDC alerta que qualquer um destes nove sintomas pode manifestar-se entre dois a 14 dias após exposição ao novo coronavírus ou SARS-CoV-2. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas mais comuns de Covid-19 são febre, tosse seca persistente e cansaço. 
"Alguns pacientes podem ainda experienciar dores, congestão nasal, garganta inflamada ou diarreia" pode ler-se no site da Organização Mundial de Saúde (OMS). 


Diarreia, dor de cabeça e perda do olfato, os sintomas ocultos do coronavírus

Além da febre e tosse, outros sinais da covid-19 devem ser considerados na detecção dos casos



Pele com problemas de urticária.

Pele com problemas de urticária

Quando se adverte à população que fique atenta aos sintomas do coronavírus, três deles são apontados de forma unânime: tosse, febre e problemas respiratórios. Mas não são os únicos. Profissionais da atenção primária afirmam que também devemos prestar atenção a outros sinais. Do contrário, quando chegar o momento de controlar como a pandemia evolui, faltarão dados fundamentais para decidir o ritmo e o alcance da redução do confinamento.
“Desde o início, começamos suspeitar que havia outros sintomas”, diz Ricardo González, diretor do Centro de Saúde de San Fermín (Madri). Ele cita a urticária e a diarreia como dois possíveis indicadores da doença vistos com grande frequência. “Quando chega alguém assim, mandamos para a zona dos respiratórios [área criada nos hospitais da Espanha para casos suspeitos da covid-19]”, afirma, admitindo que os profissionais de saúde trabalham sem protocolos sobre esses sinais, agindo com base no que leem e contam uns aos outros.
Na última sexta-feira, um editorial da revista The British Medical Journal apontou na mesma direção. E, além da perda de paladar e olfato (anosmia), detectada há apenas um mês, a publicação agregou transtornos neurológicos, AVC, desorientação, dor de cabeça, miocardite, trombose e problemas de visão a essas manifestações.
A lista de sinais suspeitos de infecção por coronavírus cresce segundo a experiência de cada profissional. A presidenta da Associação Espanhola de Enfermaria Pediátrica, Isabel Morales, por exemplo, diz que suas colegas de ambulatório comentam sobre a incidência de diarreia, comichão e frieira nas crianças.
“Ainda estamos aprendendo como o vírus se comporta” diz o pediatra Aser García Rada. “Há um mês, a anosmia foi relacionada com o vírus; há 15 dias, alguns colegas advertiram sobre a urticária. O problema é que a extensão e a intensidade dos sintomas são muito amplas. Agora dizemos às pessoas que fiquem em casa se tiverem tosse, febre ou dispneia [dificuldade de respiração], mas há uma semana deixamos que voltassem ao trabalho pessoas que não sabem identificar se sua dor de cabeça se deve ao coronavírus, e isso é um perigo”, afirma. A revista concorda: ignorar essas manifestações pode reativar a o ciclo de transmissões. “Agora podemos ver, em uma mesma casa, que o pai tem a gripe mais forte de sua vida; a mãe, dor de cabeça e de garganta; o filho pequeno, bronquiolite; e o mais velho, uma gastroenterite de uma semana”, diz o pediatra.
Por isso, Rada propõe tratar qualquer infecção aguda como possível Covid-19 até que ela seja descartada pelo teste. “O problema é que não temos os testes”, queixa-se o médico, que é diretor de um ambulatório. Enquanto isso, a detecção desses casos dependerá do olho clínico dos profissionais.

'Pneumonia silenciosa': Traço misterioso da Covid-19 que intriga médicos

O médico norte-americano Richard Levitan apercebeu-se de algo bizarro enquanto examinava doentes com Covid-19 no Hospital de Bellevue, na cidade de Nova Iorque.

'Pneumonia silenciosa': Traço misterioso da Covid-19 que intriga médicos

© Shutterstock

Num artigo publicado no jornal The New York Times, e divulgado pela BBC Mundo, o médico conta que apesar de muitos dos pacientes sofrerem de pneumonia e apresentarem uma oxigenação no sangue de valor inferior ao considerado normal, ao mesmo tempo não apresentavam qualquer dificuldade em respirar - tratando-se de algo bastante raro em indivíduos nestas condições de saúde específicas. 
O médico relata ainda a ocorrência de vários casos de doentes internados por razões diferentes, tais como por consequência de tiroteios ou acidentes de viação, em que só foi descoberto que sofriam de Covid-19 depois de terem sido realizadas tomografias ou raios-X realizados. 
"Foi isso que realmente nos surpreendeu: esses pacientes não tinham reportado qualquer problema de respiração, apesar de raios-X do tórax mostrarem pneumonia avançada e que o oxigénio estava abaixo do normal. Como é que isto pode ser possível?". 
E foi assim que o médico detetou que a patologia da Covid-19 tem uma singularidade perigosa e deveras peculiar. 
"Estamos a começar a reconhecer que a pneumonia da Covid-19 causa inicialmente uma privação de oxigénio à qual chamamos de 'hipóxia silenciosa' — 'silenciosa' devido à sua natureza traiçoeira e difícil de ser detectada", argumenta Levitan.
Segundo o médico, na emergência do hospital de Bellevue, pacientes em estado grave são entubados por diversos motivos. "Nos meus 30 anos de experiência, entretanto, a maioria dos pacientes que precisam da entubação de emergência estão em estado de choque com um estado mental alterado e os seus organismos lutam desesperadamente para respirar. Muitos estão inconscientes ou a usar cada músculo que têm para respirar", todavia, no caso da pneumonia de Covid-19, "é diferente".
A maioria desses pacientes que tratou, diz Levitan, tinham uma saturação enormemente diminuta de oxigénio, "praticamente incompatível com vida", mas "surpreendentemente, conseguiam, por exemplo, estar a falar ao telemóvel".
"Apesar de estarem com a respiração rápida, não aparentavam aflição, apesar dos níveis baixos perigosos de oxigénio e de apresentarem pneumonia avançada nos raios-X."
Mas porque é que este fenómeno ocorre?

Levitan aponta que tanto médicos como cientistas só estão ainda a começar a perceber como este processo se desenrola. 
Uma explicação possível pode remeter para o facto de que o novo coronavírus ataca células pulmonares que produzem surfactantessubstâncias que ajudam os alvéolos a permanecerem abertos entre as respirações e que são cruciais para o pulmão funcionar adequadamente. 
"Contudo, os pulmões permanecem inicialmente 'complacentes', não ficam logo rígidos ou repletos de fluídos. Como tal, o doente é capaz de expelir dióxido de carbono — e, sem a acumulação de dióxido de carbono, não experiencia falta de ar", refere Levitan.
O clínico conta que os pacientes tentam compensar a baixa oxigenação ao respirar mais rápido e profundamente, sem perceber que o estão a fazer. Isso gera mais danos no pulmão, o que pode gerar uma insuficiência respiratória aguda e em última instância ser fatal. 
"A rápida progressão da hipóxia silenciosa para a insuficiência respiratória explica os casos de pacientes com Covid-19 que morrem subitamente, sem chegarem a sentir falta de ar", afirma o médico.

A solução pode estar nos oxímetros

Richard Levitan sugere a utilização de oxímetros de modo a identificar os casos de pneumonia provocados pela Covid-19, previamente a ocorrerem problemas respiratórios.
Simplificando, o aparelho é similar a uma mola de roupa e é colocado num dos dedos da mão para medir a saturação de oxigénio no sangue e a frequência cardíaca.
Levitan afirma que são muito fáceis de utilizar e que simultaneamente são "extremamente confiáveis", e podem dar um alerta precoce para a pneumonia da Covid-19.
Para o médico nova iorquino qualquer indivíduo que apresente sinais compatíveis com os da infeção por SARS-CoV-2 deve usar o objeto durante um período de 15 dias, espaço temporal no qual a doença se desenvolve, com acompanhamento médico.
Levitan crê que essa ação poderá evitar com grande sucesso que inúmeros indivíduos deem entrada nos hospitais já em estado crítico e que necessitem de entubação. Para este profissional de saúde um aparelho tão simples como o oxímetro pode prevenir mortes.


Covid-19 está a provocar outra condição misteriosa que está a matar


© Shutterstock

Covid-19 está a provocar outra condição misteriosa que está a matar

Médicos norte-americanos estão a reportar um novo padrão perturbador relativamente a pacientes infetados com o novo coronavírus, que acabam por morrer devido ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos muitas vezes mesmo após já terem recebido alta hospitalar.


Entre 20 a 40% dos doentes com Covid-19 internados no Emory University Hospital no centro da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, desenvolveram coágulos sanguíneos - mesmo após lhes terem sido administrados anticoagulantes, afirmou o médico Craig Coopersmith ao The Hour
As declarações do clínico surgem após outros relatos e rumores de que o vírus de cariz respiratório está a afetar não apenas os pulmões, mas também o coração, os intestinos, o fígado, os rins e até o cérebro. 
Em entrevista ao jornal britânico DailyMail um cirurgião cardíaco de Brooklyn, na cidade de Nova Iorque, nos EUA, disse que os coágulos são provavelmente responsáveis "por uma elevada quantidade" de mortes por Covid-19 e afirmou que no hospital onde trabalha também se está a registar esta tendência, acrescentando que os coágulos podem ainda estar a causar a morte de pacientes aparentemente recuperados e que recebem alta hospitalar. 
"Uma das coisas que estamos a aprender acerca da Covid-19 é o quanto produz problemas de coagulação - ou seja tromboses (coágulos sanguíneos) são detetadas tanto nos grandes vasos como na microvasculatura", explicou ao DailyMail o médico Paul Saunders, clínico no Maimonides Medical Center, também em Nova Iorque. 
"Isso tem sido encontrado em vários lugares do corpo - por exemplo, coágulos sanguíneos presentes nas pernas, nos pulmões, e particularmente neste órgão registam-se vastas embolias pulmonares". 
Covid-19 tem uma arma característica e única que lhe permite atacar o coração.
"Contrariamente a outros coronavírus, como a gripe comum, ao microscópio o SARS-CoV-2 tem uma série de picos proeminentes, e esses picos são pequenas proteínas que estão à procura de células recetoras às quais se possam ligar", explicou Robert Bonow, professor de cardiologia na Universidade de Northwestern, também nos Estados Unidos. 
"Estão especificamente à procura desses recetores nos pulmões, mas esses mesmos recetores estão instalados nos vasos sanguínos, como tal o SARS-CoV-2 associa-se aos pulmões, mas também aos vasos sanguíneos". 
"Assim que se alojam nesses vasos sanguíneos das células, as partículas virais também podem causar danos no músculo cardíaco", elucidou Bonow
E assim podem provocar o desenvolvimento de 'estados de hipercoagulação", fazendo com que os coágulos sanguíneos causem ataques cardíacos fulminantes. 
As primeiras evidências científicas de que o novo coronavírus poderia ser altamente perigoso para o sistema cardiovascular surgiram na China. Num estudo conduzido naqueles país, cerca de 20% de 416 doentes hospitalizados com Covid-19 registaram danos no coração. 
Saunders acrescentou que, nos seus pacientes em Nova Iorque, são muitas vezes os coágulos sanguíneos que são responsáveis por ataques cardíacos. 


Quem recupera da Covid-19 pode ficar com danos permanentes nos pulmões

© Shutterstock

Quem recupera da Covid-19 pode ficar com danos permanentes nos pulmões

Foi registada uma diminuição entre 20% a 30% na função pulmonar de indivíduos que recuperaram da infeção do novo coronavírus.

De acordo com informações divulgadas por médicos do Hospital de Hong Kong, na China, quem sofreu de Covid-19, pode ficar com danos permanentes nos pulmões.
Os profissionais daquela unidade de saúde detetaram uma redução da capacidade pulmonar nos doentes que ficaram curados após contraírem a Covid-19. Registando uma maior dificuldade em respirar e uma perda de folêgo mais acentuada ao fazerem atividades físicas, como simples caminhadas. 
Owen Tsang Tak-yin, diretor do Hospital Princess Margaret, em Kwai Chung, disse em declarações ao jornal South China Morning Post, que os médicos já realizaram consultas de acompanhamento em pelo menos uma dúzia de indivíduos que recuperaram da infeção provocada pelo Sars-coV-2. E que entre esses, três ex-pacientes afirmaram não serem capazes de levar a cabo atividades físicas que executavam facilmente antes da doença. 
"Ofegam se caminham um pouco mais rapidamente", disse Tsang. "Alguns pacientes podem ter uma queda de 20% a 30% na função pulmonar".
Os médicos pretendem agora submeter esses indivíduos a exames mais elaborados de modo a determinar o nível de função pulmonar que estes ainda preservam. 

Covid-19 pode provocar inflamação perigosa e irreversível no cérebro

Foram detetados pelos médicos quadros de encefalopatia necrosante aguda - uma condição que surge muitas vezes como causa direta da incidência de infeções virais, em doentes que já se encontravam neurologicamente suscetíveis.

Nos Estados Unidos uma mulher de 58 anos infetada com Covid-19 desenvolveu uma patologia cerebral denominada encefalopatia necrosante aguda, uma condição grave que pode surgir como consequência de infeções virais como influenza e neste caso decorrente do novo coronavírus ou Sars-coV-2.

Apesar dos médicos não terem conseguido inicialmente associar o quadro de inflamação cerebral diretamente à infeção pelo novo coronavírus, a correlação acabou por se tornar clara quando examinaram um artigo publicado recentemente na revista científica The Lancet.
No dito ensaio académico, investigadores apontaram que vários doentes com Covid-19 estão extremamente mais vulneráveis a padecer de encefalopatia necrosante aguda. 
Já num outro estudo publicado no Cureus Journal of Medical Science, médicos relataram o caso de um homem de 74 anos com Covid-19 com o mesmo caso de inflamação cerebral. 
De acordo com cientistas e médicos, a ocorrência de infeções virais pode provocar uma chamada "tempestade de citocinas no cérebro". Por outras palavras, as 'tempestades' inflamatórias que normalmente ajudam o corpo a combater doenças  e vírus descontrolam-se e acabam por agredir violentamente o tecido infetado, inflamando-o.
“A descoberta é muito importante para todos médicos, enfermeiros e cuidadores permanecerem atentos a pacientes que apresentem um nível alterado de consciência", afirmou num comunicado à imprensa a neurologista Elissa Fory, que tratou a paciente norte-americana de 58 anos. 
Este estudo mais recente foi divulgado no periódico científico Radiology



Comentários