CORONAVÍRUS NA AUSTRÁLIA: A DECISÃO QUE SALVOU A AUSTRÁLIA DE UM NUMERO DE MORTOS EM MILHARES DE COVID-19


Coronavírus: Austrália confinará pessoas que chegam do exterior ...

Coronavirus na Austrália: a decisão que salvou a Austrália de um número de mortos em milhares de COVID-19

Um especialista em saúde líder na batalha contra o COVID-19 diz que não somos apenas "o país da sorte", e que uma decisão importante tomada em cima da hora nos salvou de um potencial número de mortos em milhares.
Um dos principais especialistas em doenças infecciosas elogiou a rápida resposta da Austrália ao coronavírus, alegando que nosso número de mortes poderia ter atingido alturas devastadoras se a decisão de bloquear voos da China não tivesse sido tomada desde o início.
A professora Sharon Lewin, nesta semana, abateu as alegações de que nosso sucesso na batalha contra a infecção mortal se devia apenas à "boa sorte", atribuindo nossa baixa taxa de mortalidade à decisão do governo de barrar ou colocar em quarentena os viajantes da China no início de fevereiro.
Ocorre quando o ACT se tornou a primeira jurisdição australiana a se livrar de todos os casos conhecidos de COVID-19, a Austrália do Sul se vangloriava de uma semana livre de novas infecções e o Território do Norte relatou apenas três pacientes que restavam para se recuperar do vírus, com o restante da Austrália não muito atrás.


A professora Lewin, diretora do Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade, falou como parte de um seminário on-line COVID-19 realizado pela Academia Australiana de Ciências Médicas e de Saúde na quarta-feira, onde rebateu as alegações de um especialista contribuinte de que a Austrália teve "sorte" .
Tocando nas decisões a serem tomadas em torno da economia, enquanto a Austrália continua esmagando a curva , o professor de economia da Universidade Nacional Australiana Warwick McKibbon comentou que tivemos "sorte" de estar em uma posição em que essas conversas poderiam começar.
"Acho que estamos em um lugar muito bom", disse McKibbon.
“Estamos em um lugar onde quase nenhum outro país está, exceto a Nova Zelândia e a Coréia do Sul, então acho que a sorte estava lá, mas acho que é exagerada. Eu acho que é exagerado pelas pessoas que fizeram os argumentos errados no começo.
"Tivemos azar - onde tivemos alguns navios de cruzeiro que foram autorizados a entrar, e isso foi azar, mas conseguimos", disse ele.
"Não acho que seja sorte", respondeu o professor Lewin, refutando outras alegações de que a Austrália escapou do vírus relativamente incólume devido a fatores geográficos ou sazonais.
“Eu ouço isso com frequência - você sabe que 'a Austrália deu certo, porque é uma ilha, é verão', mas, na verdade, em meados do final de março, quando a epidemia estava decolando, no final do verão, o tempo de duplicação era todo dois dias ”, disse ela, apontando que o surto estava se espalhando na mesma proporção que o resto do mundo.
A professora Sharon Lewin elogiou esta semana o tratamento de coronavírus na Austrália.  Imagem: Fornecida
A professora Sharon Lewin elogiou esta semana o tratamento de coronavírus na Austrália. Imagem: Fornecida Fonte: Fornecida
Segundo o professor Lewin, se não tivessem sido tomadas medidas imediatas nesse momento, nosso destino poderia ter refletido o dos países mais atingidos, como Itália e EUA.
Parte da razão pela qual agimos tão rapidamente, explicou ela, se resume ao modo como estamos tipicamente sintonizados com o que está acontecendo na Ásia.
"Os australianos estão muito conscientes sobre o que está acontecendo na Ásia", disse ela.
“No início de janeiro, em todo o mundo, ninguém estava realmente pensando em (coronavírus). Mas na Austrália todo mundo estava pensando sobre isso. Eles estavam projetando testes e todos estavam muito preocupados com a possibilidade de vir aqui. ”
À medida que a crise aumentava ao longo de janeiro, o primeiro-ministro Scott Morrison anunciou que as chegadas de estrangeiros da China continental não seriam permitidas na Austrália a partir de 1º de fevereiro.
O governo também elevou o aviso de aconselhamento de viagem para o nível quatro, recomendando que nenhum australiano viaje para a China continental após a disseminação do coronavírus para além da província de Hubei.
Além disso, os cidadãos australianos que chegaram da China foram forçados a ficar em quarentena por duas semanas.
Segundo o professor Lewin, o coronavírus estava na vanguarda das mentes dos australianos desde janeiro.  Imagem: AFP.
Segundo o professor Lewin, o coronavírus estava na vanguarda das mentes dos australianos desde janeiro. Imagem: AFP. Fonte: AFP
A professora Lewin disse que a ligação foi "um momento brilhante", embora ela admita que estava cética na época.
“Para mim, pensei que era uma decisão terrível, direi honestamente, e a Organização Mundial de Saúde também disse que bloquear voos era a pior coisa que você poderia fazer por uma crise de saúde global, mas salvou a Austrália, porque na verdade, parou de semear no início.
“Na época, a Europa não havia parado de voar. Os EUA sim, mas os EUA ainda estavam recebendo pessoas da China provenientes de outros lugares ”, disse ela.
Poucos dias antes do anúncio de Morrison, o governo Trump havia anunciado sua própria suspensão à entrada de estrangeiros da China, embora fizesse algumas exceções.
Hong Kong, Macau e Taiwan não foram incluídos e os cidadãos e residentes permanentes dos EUA ainda podiam viajar da China, mas estavam sujeitos a triagem e possível quarentena de 14 dias. Alguns vôos foram imediatamente suspensos, mas outros continuaram por semanas, a critério das companhias aéreas.
As isenções foram em grande parte por temores sobre os impactos econômicos de uma proibição total de vôos da China, informou Washington Post .
Em 2 de março, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou o primeiro caso de coronavírus da equipe em um profissional de saúde de 39 anos que havia retornado recentemente do Irã - outro país que se tornou um ponto de acesso precoce para o vírus.
O presidente dos EUA, Donald Trump, temia o impacto econômico de uma proibição total de voos da China.  Imagem: AP Photo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, temia o impacto econômico de uma proibição total de voos da China. Imagem: AP Photo. Fonte: AP
Embora a maior parte da Europa não tivesse proibido nenhum voo neste momento, a Itália - que, juntamente com os EUA foi mais afetada pelo coronavírus - impôs uma proibição total, sem exceção, nos voos da China em 31 de janeiro, imediatamente após um casal chinês em Roma deu positivo para o vírus.
Foi o primeiro e único país europeu a proibir voos, ignorando os conselhos da Organização Mundial de Saúde (OMS) na época.
Um mês depois, em 9 de março, o governo italiano do primeiro-ministro Giuseppe Conte impôs uma quarentena nacional. A cidade de Nova York - agora o epicentro do vírus - foi encerrada em 22 de março.
O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte anunciou um bloqueio total em 9 de março. Foto: AFP.
O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte anunciou um bloqueio total em 9 de março. Foto: AFP. Fonte: AFP
De acordo com o professor Lewin, quando a devastação começou a ocorrer em Nova York e no norte da Itália, os australianos estavam “implorando” por nossas próprias medidas mais rígidas de bloqueio, o que poderia explicar por que tivemos tanto sucesso em achatar a curva.
“(Os australianos) estavam olhando em volta, pensando que seríamos como Nova York ou Itália, então quando tivemos que nos esforçar no final de março, estávamos prontos para fazê-lo.
"Eu absolutamente não acho que tenha algo a ver com o fato de sermos uma ilha ou o verão, porque teria decolado aqui também", concluiu.
A cidade de Nova York ficou sobrecarregada com o falecido do COVID-19, pois o vírus continua matando centenas de moradores de Nova York diariamente.  Imagem: Getty Images.
A cidade de Nova York ficou sobrecarregada com o falecido do COVID-19, pois o vírus continua matando centenas de moradores de Nova York diariamente. Imagem: Getty Images. Fonte: AFP
O vice-chanceler assistente da Universidade de Melbourne, professor Shitij Kapur, que liderou o painel, concordou com a declaração do professor Lewin, comparando o resultado da Austrália com o do Canadá.
"Nos primeiros 16 dias dessa pandemia, estávamos a 10 casos um do outro ... E então algo mudou no final de março", disse ele.
“A especulação é que foram as crianças que voltaram das férias de março na Flórida que trouxeram as infecções, e particularmente semearam os lares de idosos.
“Hoje o Canadá tem 45.000 casos e nós temos 6.000. Há apenas um mês, nós dois tínhamos 4000, o que nos diz com que rapidez tudo isso pode ter mudado. ”
O sucesso da Austrália na batalha contra o coronavírus se resume ao timing.  Se tivéssemos hesitado, a coisa poderia ser muito diferente.  Imagem: AP Photo.
O sucesso da Austrália na batalha contra o coronavírus se resume ao timing. Se tivéssemos hesitado, a coisa poderia ser muito diferente. Imagem: AP Photo. Fonte: AP
A discussão, intitulada 'Para onde daqui? Traçar um caminho para a resiliência e a recuperação 'ocorre em meio a histórias de sucesso de estado por estado e a um relaxamento gradual das restrições.
Casamentos ao ar livre, funerais e até playgrounds em breve voltarão aos negócios sob uma estratégia "nova normal" que está sendo preparada em todos os estados e territórios da Austrália.
Mapeando a propagação
O primeiro caso da Austrália de COVID-19 foi em 26 de janeiro de 2020. Desde então, os casos aumentaram acentuadamente por várias semanas, mas parecem estar se nivelando.
No Território do Norte, onde há apenas três pessoas infectadas com o COVID-19, o governo do estado divulgou hoje uma estratégia de saída completa das restrições - inclusive para permitir que os bares reabram com condições em duas semanas.
Enquanto isso, as autoridades de saúde do sul da Austrália elogiaram os residentes por terem desempenhado seu papel no controle da pandemia de coronavírus, já que o estado não relatou novas infecções por uma semana.
A SA, que está sendo descrita como um dos " lugares mais seguros do mundo", introduziu medidas de fronteira difíceis em 24 de março, com apenas 14 casos ativos restantes.
E após um total de 106 diagnósticos e três mortes, o ACT se tornou a primeira jurisdição australiana livre de todos os casos conhecidos de COVID-19.
Coronavirus death toll in Australia rises to 27

Comentários