CHINA: EUA UMA 'SOCIEDADE PRIMITIVA','DEMOCRACIA AMERICANA ESTÁ MORRENDO'

PEQUIM, CHINA - 25 DE OUTUBRO: O presidente chinês Xi Jinping fala no pódio durante a inauguração do novo Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista no Grande Salão do Povo, em 25 de outubro de 2017 em Pequim, China.  O Partido Comunista da China, hoje, revelou o novo Comitê Permanente do Politburo após…



China: EUA uma 'sociedade primitiva', 'democracia americana está morrendo'


20 Abr 2020


O jornal de propaganda estatal chinês  Global Times começou a semana na segunda-feira com colunas proclamando o fim da democracia americana e declarando que Washington "não era páreo para a China" no combate a doenças.
A China é o país de origem da pandemia de coronavírus de Wuhan, que permitiu se tornar uma ameaça à humanidade em escala global, perseguindo médicos e outros que tentaram compartilhar informações sobre uma doença contagiosa que se espalhava na cidade central de Wuhan. Um estudo descobriu que o Partido Comunista Chinês poderia ter evitado , se não fosse por sua censura e incompetência, 95% dos casos de coronavírus do mundo.
O governo chinês nega oficialmente ser o país de origem do vírus, apesar de não haver evidências contrárias a essa conclusão. Funcionários do Ministério das Relações Exteriores da China acusaram o exército americano de criar o vírus em um laboratório.
O  Global Times demitiu os EUA como um império em colapso em uma coluna destacada na segunda-feira, alegando que o número oficial de casos nos Estados Unidos versus os da China, que são amplamente considerados falsos, mostra que a China é um poder superior de saúde pública.
“O COVID-19 [coronavírus chinês] espalhado nos EUA é quase como o de uma sociedade primitiva. Não deveria ter sido assim se os EUA tivessem a menor ciência e organização ”, afirmou o meio de propaganda. “Para ser franco, os EUA não são páreo para a China em termos de organização e mobilização antiepidêmicas. O sistema político dos EUA foi atingido pela pandemia pelo seu lado fraco, e estávamos dispostos a mostrar entendimento. Afinal, todo sistema tem suas fraquezas. ”
O  Global Times alegou abandonar o "entendimento" dos Estados Unidos porque o governo do presidente Donald Trump culpou repetidamente a China por não ser apresentada com informações essenciais que poderiam ter salvado vidas no início da pandemia.
"Nesse caso, não é nossa culpa revelar o infeliz fracasso dos EUA", concluiu o jornal.
“As realizações da China resistem ao teste do tempo e a todos os tipos de dúvidas. O governo Trump só quer se esquivar da responsabilidade enegrecendo a China. Isso será provado um truque manco. Isso refletirá apenas a incompetência e falhas éticas dos políticos americanos relacionados ”, declarou o artigo.
Outro artigo publicado na segunda-feira criticou não apenas o sistema de saúde americano, mas a democracia em geral. No artigo, intitulado "A política divisória dos EUA leva à rápida decadência da democracia", o meio de propaganda chinês alegou que suas conclusões foram extraídas de uma conversa com um professor chinês. O artigo não indica o que, se é que existe alguma coisa, no artigo é uma citação do professor e quais partes estão editorializando por parte do jornal.
“Alguns acreditam que a democracia americana está morrendo. De fato, o recente caos no país provou que está em decadência ”, afirmou o  Global Times . “Permite discussões internas entre o federal e os estados neste momento crítico, agrava a fragmentação e a polarização da sociedade americana e corroerá os interesses de longo prazo do país. E é o povo americano que arcará com as perdas e a dor. ”
O jornal oferece uma linha de prata para a democracia: "O poder de decisão de cada estado ajudou o país a evitar uma catástrofe completa, dada a inação e incompetência do governo Trump".
O artigo não ofereceu nenhum exemplo de comportamento supostamente incompetente. Também não mencionou repetidas declarações de apoio à resposta de Trump ao surto de importantes governadores democratas como Gavin Newsom, da Califórnia, e Andrew Cuomo, de Nova York .

Em outros lugares, o artigo acusou Trump de ajudar a "promover a violência", pedindo apoio a protestos contra medidas onerosas de bloqueio de coronavírus no nível estadual e apoiando a Segunda Emenda.
"Suas idéias são perigosas, ainda mais em meio à pandemia de coronavírus", alertou o jornal.
O presidente Trump fez várias declarações questionando a resposta do Partido Comunista ao vírus, entre elas sugerindo que a contagem oficial de mortes na China está propositalmente esvaziada.
"Alguém realmente acredita nesse número?" Trump perguntou durante a conferência de imprensa de sábado, referindo-se ao número oficial de mortos chinês apresentado nas estatísticas exibidas pela Dra. Deborah Birx da força-tarefa do coronavírus.
Na semana passada, Trump ordenou um congelamento do financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), um órgão das Nações Unidas, pedindo uma investigação sobre a relação entre o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus, que não é médico, e o governo chinês, desinformado. a OMS divulgou sobre o vírus.
"A OMS divulgou as informações erradas da China sobre o vírus, dizendo que não era transmissível e que não havia necessidade de proibições de viagens", disse Trump em comunicado à imprensa. "A confiança da OMS nas divulgações da China provavelmente causou vinte vezes mais casos em todo o mundo, e pode ser muito mais do que isso".
Na segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, comparou culpar a China pela pandemia e culpar os Estados Unidos pela queda da Lehman Brothers, uma empresa global de serviços financeiros que saiu do mercado em 2008.
“A AIDS foi relatada pela primeira vez nos EUA na década de 1980 e depois varrida pelo mundo, causando sofrimentos incontáveis ​​a inúmeras vítimas. Alguém se apresentou e pediu que os EUA fossem responsabilizados? ” Geng disse a repórteres. “Além disso, Kishore Mahbubani, professor da Universidade Nacional de Cingapura, disse em entrevista outro dia que a turbulência financeira nos EUA provocada pelo colapso do Lehman Brothers em 2008 se transformou em uma crise financeira global. Alguém pediu aos EUA que levassem as consequências? ”



Comentários