COMO TRANSFORMAR SEUS DEMÔNIOS INTERIORES EM AMIGOS

 
Illustrations by Carole Hénaff.




Alimentar nossos demônios, em vez de combatê-los, contradiz a abordagem convencional de lutar contra tudo o que nos afeta. Mas acaba sendo um caminho notavelmente eficaz para a integração interna.
Demônios ( maras em sânscrito) não são carniçais sedentos de sangue nos esperando em cantos escuros. Demônios estão dentro de nós. São energias que experimentamos todos os dias, como medo, doença, depressão, ansiedade, trauma, dificuldades de relacionamento e dependência.
Tudo o que drena nossa energia e nos impede de ficar completamente em paz é um demônio. A abordagem de dar forma a essas forças internas e alimentá-las, em vez de lutar contra elas, foi originalmente articulada por uma professora budista tibetana do século XI chamada Machig Labdrön (1055-1145). A prática espiritual que ela desenvolveu foi chamada Chöd , e gerou resultados tão surpreendentes que se tornou muito popular, se espalhando amplamente por todo o Tibete e além.
No mundo de hoje, sofremos com níveis recordes de luta interna e externa. Nós nos encontramos cada vez mais polarizados, interna e externamente. Precisamos de um novo paradigma, uma nova abordagem para o conflito. A estratégia de Machig de alimentar, em vez de combater nossos inimigos internos e externos, oferece um caminho revolucionário para resolver conflitos e leva à integração psicológica e à paz interior.
O método que desenvolvi, chamado Alimente seus demônios (Feeding Your Demons ™), baseia-se nos princípios de Chöd adaptados ao mundo ocidental. Aqui está uma versão abreviada da prática, em cinco etapas.
Vamos para a prática?

Etapa 1: encontre o demônio em seu corpo

Depois de gerar uma motivação sincera para praticar em benefício de si e de todos os seres, decida com qual demônio você deseja trabalhar. Escolha algo que pareça estar drenando sua energia agora. Se for um problema de relacionamento, trabalhe com o sentimento que está surgindo em você nesse relacionamento como demônio, e não na outra pessoa. (Observe o que você sente em você)
Pensando no demônio com o qual você escolheu trabalhar, talvez se lembrando de um incidente em particular quando ele surgiu com força, examine seu corpo e se pergunte: Onde o demônio está mais forte no meu corpo? Qual é a sua forma? Qual é a sua cor? Qual é a sua textura? Qual é a sua temperatura?
Agora intensifique essa sensação. 

Etapa 2: Personificar o Demônio

Permita que essa sensação, com sua cor, textura e temperatura, saia do seu corpo e se personifique à sua frente como um ser com membros, rosto, olhos e assim por diante.
Observe o seguinte sobre o demônio: tamanho, cor, superfície de seu corpo, densidade, gênero, se ele tiver um, seu caráter, seu estado emocional, o olhar em seus olhos, algo sobre o demônio que você não viu antes.
Agora faça ao demônio as seguintes perguntas: O que você quer? O que você realmente precisa? Como você se sentirá quando conseguir o que realmente precisa?

Etapa 3: Torne-se o Demônio

Troque de lugar, mantendo os olhos fechados o máximo possível. Tome um momento para se estabelecer no corpo do demônio. Sinta como é ser o demônio. Observe como o seu eu normal se parece do ponto de vista do demônio. Responda a estas perguntas, falando como o demônio: O que eu quero é…. O que eu realmente preciso é… Quando conseguir o que realmente preciso, sentirei … (Tome nota particularmente desta resposta.)

Etapa 4: Alimente o demônio e encontre o aliado

Reserve um momento para voltar ao seu próprio corpo. Veja o demônio à sua frente. Em seguida, dissolva seu próprio corpo em néctar. O néctar tem a qualidade do sentimento que o demônio teria quando obtém o que realmente precisa (isto é, a resposta para a terceira pergunta). Observe a cor do néctar.
Imagine que esse néctar está se movendo em direção ao demônio e alimentando-o. Observe como o demônio o absorve. Você tem um suprimento infinito de néctar. Alimente o demônio com total satisfação e observe como ele se transforma no processo. Isso pode levar um tempo.
Observe se existe um ser presente depois que o demônio estiver completamente satisfeito. Se houver um ser presente, pergunte: “Você é o aliado?” Se for, você trabalhará com esse ser. Se não estiver, ou se não houver presença após alimentar o demônio para completar a satisfação, convide o aliado a aparecer.
Quando você vê o aliado, observe todos os detalhes do  aliado: tamanho, cor, superfície do corpo, densidade, sexo (se houver), seu caráter, seu estado emocional, a aparência dos olhos, algo sobre o aliado você não viu antes.
Quando você realmente se sentir conectado com a energia do aliado, faça estas perguntas: Como você vai me ajudar? Como você vai me proteger? Que promessa você faz para mim? Como posso acessar você?
Troque de lugar e torne-se o aliado. Reserve um momento para se estabelecer no corpo do aliado e observe como é estar no corpo do aliado. Como é o seu eu normal do ponto de vista do aliado? Quando estiver pronto, responda a estas perguntas, falando como aliado: eu o ajudarei … eu irei protegê-lo … prometo que irei … Você pode me acessar por …
Reserve um momento para voltar ao seu próprio corpo e ver o aliado à sua frente. Olhe nos olhos dele e sinta a energia dele derramando em seu corpo.
Agora imagine que o aliado se dissolve na luz. Observe a cor dessa luz. Sinta-o se dissolvendo em você e integre essa luminosidade em todas as células do seu corpo. Tome nota da sensação da energia integrada do aliado em seu corpo. Agora você, com a energia integrada do aliado, também se dissolve.

Etapa 5: Descanse em consciência

Descanse em qualquer estado presente após a dissolução. Faça uma pausa até os pensamentos discursivos recomeçarem e depois volte gradualmente ao seu corpo. Ao abrir os olhos, mantenha a sensação da energia do aliado em seu corpo.
Ensinamentos da Lama Tsultrim Allione

O post #163 – Como transformar seus demônios interiores em amigos? apareceu primeiro em Sobre Budismo.

Fonte:https://sobrebudismo.com.br/163-como-transformar-seus-demonios/?



Comentários