INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL REDUZIRIA AS JORNADAS DE TRABALHO PARA 12 HORAS SEMANAIS



Inteligência Artificial reduziria as jornadas de trabalho para 12 horas semanais


Os avanços das tecnologias de produção, sobretudos a Inteligência Artificial, possibilitará rotinas de trabalho humanas menos intensas. No prognóstico de Jack Ma, fundador do Ali Baba, as jornadas passariam de 12 horas diárias para 12 horas semanais.
Ao lado de Elon Musk, proprietário da Tesla Motors, Ma falou sobre o assunto durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial, realizada nesta semana em Xangai, na China. O bilionário argumentou que, em breve, as pessoas trabalharão apenas três dias por semana, uma mudança de perspectiva só vista após o surgimento das correntes elétricas.
“A eletricidade permitiu às pessoas ter tempo para ir ao karaokê e a festas. Acredito que com a inteligência artificial as pessoas terão mais tempo para serem seres humanos”, disse Ma, em matéria publicada pela Época Negócios.
Ma falou também sobre o desemprego, que seria um dos efeitos colaterais da aplicação em massa da Inteligência Artificial. A saída para contornar o problema passaria, inevitavelmente, pela educação. O empresário cobra mais esforço dos governantes. “Os representantes do poder público deveriam se certificar de que as nossas crianças encontrarão um emprego que exija apenas 12 horas de trabalho por semana. Se não mudarmos a nossa educação, estaremos em problemas”.
A sua fala destoa do seu conhecido posicionamento sobre trabalho intensivo. Em outras ocasiões, Ma defendeu o que chamou de “sistema 996”, em que as pessoas trabalham das 9h da manhã às 9h da noite, durante seis dias da semana. Disse, inclusive, que a dedicação do trabalhador chinês em jornadas prolongadas é algo para todos se orgulharem.




Comentários