SURPREENDENTE REVELAÇÃO: HOMO SAPIENS SOBREVIVEU ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS NO SUDOESTE DA ÁSIA


Reconstrução do Homo erectus, conhecido como o primeiro 
ser humano a andar totalmente ereto
Foto: Science Photo Library / BBC News Brasil


A surpreendente descoberta de que o 'Homo sapiens' conviveu com antecessores além do que se imaginava

Novas escavações revelam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia — muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.


Um ancestral do homem moderno sobreviveu até relativamente pouco tempo atrás no sudeste da Ásia. É o que mostra um novo estudo, publicado na revista científica Nature.

As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.

Isso significa que ele ainda existia quando a nossa espécie já vagava pela Terra.

Na década de 1930, 12 partes de crânios e dois ossos de pernas de Homo erectus foram encontrados em escavações realizadas 20 metros acima do rio Solo, em Ngandong, no centro de Java.

Nas décadas seguintes, os pesquisadores tentaram datar os fósseis. Mas tiveram dificuldade, uma vez que a geologia da região é complexa, e os detalhes das escavações originais acabaram se perdendo.

Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés.


Russell Ciochon posa com réplicas dos crânios de 'Homo erectus' encontrados em Ngandong


Foto: Tim Schoon/University of Iowa / BBC News Brasil
Nos anos 1990, uma equipe chegou inesperadamente à conclusão de que datariam de 53 mil a 27 mil anos atrás. Isso levantou a possibilidade de o homem moderno ter sido "contemporâneo" do Homo erectus na ilha.

Datas mais precisas

Agora, pesquisadores liderados pelo professor Russell Ciochon, da Universidade de Iowa, nos EUA, realizaram novas escavações ao longo do rio Solo, analisando novamente o sítio arqueológico e seus arredores.
E forneceram o que eles descrevem como uma idade definitiva para o chamado leito ósseo - entre 117 mil e 108 mil anos. É o registro mais recente que se tem conhecimento do Homo erectus em qualquer parte do mundo.
O professor Chris Stringer, líder de pesquisa em evolução humana no Museu de História Natural de Londres, que não participou do estudo, comentou a descoberta.

Comentários