COMER AÇÚCAR DÁ PRAZER?ESTUDO CIENTÍFICO DESVENDA ESSE MITO

Resultado de imagem para O que acontece com o seu corpo quando você para de comer açúcar - Casa e Jardim _ Ingredientes

Comer açúcar dá prazer? Estudo científico desvenda esse mito


Pesquisa afirma que os picos de glicose no sangue estão muito longe de fornecer energia ou provocar boas sensações

Você já descontou o cansaço de um dia difícil na comida? É comum utilizar os alimentos como forma de consolo e temos que admitir que é muito bom se deliciar com doces e sobremesas. Porém, uma pesquisa desmistifica a máxima de que comer açúcar traz felicidade, e que os picos de glicose no sangue podem aumentar o nosso estado de alerta, devido ao fornecimento rápido de energia ao corpo.

A fim de analisar os impactos do ingrediente no nosso comportamento, um estudo publicado no Neuroscience & Biobehavioral Reviews reuniu 31 artigos sobre o assunto, incluindo tópicos como estado de alerta, raiva, depressão, vigor, ansiedade, contentamento, confusão e fadiga. Para chegar às conclusões, os pesquisadores das universidades de Humboldt, na Alemanha, Warwick e Lancaster, na Inglaterra, consideraram o tipo, a quantidade e as atividades físicas e mentais realizadas pelos participantes após a ingestão. As descobertas apontam que comer ou beber açúcar não gera impactos positivos no humor ou comportamento, mesmo que a ingestão seja porcionada, variada ou voltada para a prática de exercícios físicos.

A alegação invalida nossas desculpas para realizar refeições açúcaradas depois de dias difíceis. Para os pesquisadores, esse prática consiste em um mito cultural. "A ideia de que o açúcar pode melhorar o humor tem sido muito influente na cultura popular, tanto que pessoas de todo o mundo consomem bebidas açucaradas para se tornarem mais alertas ou combatentes", aponta o líder da pesquisa, Dr. Konstantinos Mantantzis, da Universidade Humblodt de Berlim.

Por isso, o "consolo" buscado por muitos na comida, consiste mais no ato de comer do que na necessidade de ingerir um doce. Embora o nosso piscológico aponte para o sentido oposto, em estado físico, o açúcar não traz bem-estar de forma alguma.

A pesquisa também alerta para produtos da indústria alimentícia que são considerados como grandes fornecedores de energia. Entre eles estão as bebidas isotônicas e a maltodextrina, ambas muito utilizadas por atletas que precisam desempenhar altas performances."Nossas descobertas indicam que bebidas ou lanches açucarados não oferecem um refil rápido de combustível para nos fazer sentir mais alertas", esclarece uma das autoras do estudo, Dr. Sandra Sünram-Lea, da Universidade de Warwick. 

Além disso, ao invés de trazer benefícios relacionados à disposição, há muitos efeitos negativos provenientes do consumo do açúcar. Mais especificamente, é provável que os indivíduos sintam uma queda no estado de alerta e maior fadiga, cerca de meia hora após a refeição.




Comentários