O QUE VOCÊ SABE SOBRE O CÉREBRO HUMANO?

O que você sabe sobre o Cérebro Humano?

Podendo ter mais de 100 bilhões de neurônios e 100 trilhões de conexões, o cérebro é um objeto vertiginosamente complexo. O cérebro controla todos os aspectos das nossas vidas. Ao longo da evolução humana dobrou de tamanho. Pesa menos de um quilo e meio, mas consome 20% da energia que nosso corpo produz.
Podemos dividir o cérebro humano em 3 sistemas distintos, sendo eles:
*Tronco encefálico, que compartilhamos com répteis e outros animais. Responsável por nos manter vivos, controla nossos batimentos cardíacos, a respiração, a digestão e a pressão sanguínea. Coisas que fazemos automaticamente.
*sistema límbico, que processa nossas emoções. Dentro do sistema límbico estão as amígdalas, que são parecidas com amêndoas. A amígdala é uma estrutura cerebral altamente implicada na manifestação de reações emocionais e na aprendizagem de conteúdo emocionalmente relevante. Esta estrutura apresenta um relativo dimorfismo sexual e está relacionada com a manifestação de comportamentos sociais. Há crescentes evidências apoiando a função da amígdala como uma das regiões cerebrais mais importantes para a ocorrência do comportamento agressivo em humano.
Temos uma em cada lado do cérebro embora muito pequenas, são os centro de comandos que transmitem nossas reações emocionais ao cérebro. Dentre essas uma das mais simples e fortes é o medo. Uma emoção primitiva que todos sentimos! Diante do medo é a amígdalas que reage diante de nossos sentidos e ativa instantaneamente o botão do pânico. Amígdalas é uma das regiões mais inter-conectada ao nosso cérebro. Ela envia sinais, para algumas partes do tronco encefálico. Causando reações no organismo. Nos suamos, nosso coração dispara, podemos ficar sem reação, ou então sair correndo. Com a evolução humana, o neo córtex também passou a processar o medo.
*Neo córtex, é a camada externa, fina e enrugada do cérebro dividida em quatro lobos. O lobo frontal, compreende acima dos olhos. O lobo frontal é a região onde os pensamentos conscientes, lógicos e racionais são processados. Onde resolvemos problemas. São os condutores do cérebro, sendo capazes de sincronizar todas às atividades. Cientistas, fizeram um grande avanço nas pesquisas sobre o medo quando descobriram, que as informações dos nossos sentidos chegavam às amígdalas com o dobro de velocidade, que demoravam para chegar até os lobos frontais.
A diferença das velocidades dos sinais significa que sabemos reagir instintivamente à uma ameaça, caso contrario ficaríamos congelados pelo medo esperando os lobos frontais decidirem a reação correta! Esses sinais automáticos da amígdala, podem ser controlados de cima para baixo. Em condições normais o cérebro se comunica com o corpo, através de minúsculos impulsos elétricos.
A velocidade média de propagação dos impulsos nervosos é de cerca de 100 m/s (360km/h) que é um terço da velocidade do som. Alguns afirmam que as ocorrências fisiológicas do cérebro que caracterizam o pensamento são uma resposta orgânica a um fato que se dá em um contexto supranatural.
Se você ficou surpreso, vale lembrar que temos outro cérebro ainda mais primitivo,o cérebro entérico!


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. I am very glad to read your article. Because I have got many tips in the article that is very helpful for me. Thanks for sharing your informative article with us. We provide all kinds of photo editing services at a competitive price from Clipping Expert Asia. That ensures to make the product images appealing and eye-catching. After all, it helps to increase your e-commerce business. Why you will take our photo editing service? Because we have a big photo editing team. They are a higher professional for their position. And clipping expert asia works experience has 13 years plus. As a result of this company a lot of popularity around the world. So you can believe us safely and you can order us any kind of bulk photo editing service.

    ResponderExcluir

Postar um comentário