A ENERGIA DO MÊS DE JULHO 2019 E A ECLIPSE SOLAR DE CARANGUEJO

A energia do mês de julho 2019

A ENERGIA DO MÊS DE JULHO 2019 e a eclipse solar de caranguejo


Julho é um mês de poderosas mudanças energéticas no que diz respeito à influência astrológica dos planetas. Caracterizado pela energia de Caranguejo e dominado por dois eclipses, convida-nos a um profundo trabalho de análise e preparação interior que possa fortalecer a nossa identidade e redefinir o nosso valor, para que possamos estar prontos para a ação quando os desafios surgirem.

Julho começa com um Eclipse total do Sol em Caranguejo, que ocorre logo no dia 2, quando a Lua entra na fase de Lua Nova no mesmo signo. Os Eclipses põem a descoberto situações e aspetos que estavam ocultos, obrigando-nos a encontrar outras perspetivas para lidar com os desafios que a vida nos apresenta e também para aperfeiçoar aspetos menos evidentes na nossa personalidade.
A primeira semana do mês será dominada por esta influência, que fará sentir-se durante os próximos meses. É provável que haja maiores exigências afetivas e familiares neste período, ou que sinta necessidade de investir mais nesta área da sua vida.
Julho funciona como uma espécie de mês de preparação para a ação que agosto irá trazer. Este é o período para reforçar a nossa segurança, revendo as questões ligadas à identidade e àquilo que nos define. Apenas quando e se estivermos bem seguros a respeito do nosso valor saberemos fazer face às contrariedades da vida e não nos deixaremos abalar por opiniões menos positivas a nosso respeito. Uma vez que Caranguejo lida com a necessidade de segurança afetiva, este será o tópico principal do mês, podendo haver maior tendência para crises e choro, discussões e exigências emocionais. As questões afetivas terão de ser encaradas sob uma perspetiva mais profunda, compreendendo quais são as motivações que de facto estão na base dos comportamentos e atitudes que cada pessoa tem e, principalmente, compreendendo as suas próprias motivações pessoais.
Uma vez que no início do mês o Sol em Caranguejo estará em conjunção com a estrela Sirius, a nossa intuição estará especialmente apurada. Sirius é considerada como "o nosso Sol espiritual", acreditando-se que a sua energia nos ajuda a despertar. Na primeira metade do mês esteja particularmente atento a mensagens que pode receber, a sonhos premonitórios, visões e pressentimentos. Esta energia irá ajudar-nos a entrar em contacto com os nossos dons espirituais, permitindo-nos aceder a um nível mais elevado no nosso desenvolvimento.
Esta energia, conjugada com o Eclipse, poderá trazer boas oportunidades, abrindo portas na nossa vida e ajudando-nos a chegar onde desejamos. Se tem estado a lutar para defender um projeto ou propósito, aproveite a energia desta fase pois o eclipse pode ajudá-lo a conseguir o desenvolvimento que deseja.
Se procura uma mudança na sua vida aproveite a energia do Eclipse para definir intenções, investindo de alma e coração naquilo que mais deseja. Caranguejo é um signo de amor e entrega: quanto mais se der, mais longe poderá chegar.
No dia 7 de julho Mercúrio entra em movimento retrógrado, o que é geralmente considerado negativo mas, neste caso, poderá ser uma verdadeira bênção, permitindo-nos abrandar para pesar melhor as nossas escolhas. Mercúrio encontra-se em Leão, onde Marte entrou também logo no dia 1 de julho, o que nos dá força e coragem para analisar os factos de forma racional mas, ao mesmo tempo, sem perder o contacto com o valor humano que está envolvido em cada situação. Mercúrio retrógrado ajuda-nos a compreender as lições que aprendemos no passado para que não voltemos a repetir os mesmos erros. A partir do dia 7 é provável que se veja confrontado com pessoas e situações do seu passado - cabe-lhe a si decidir se quer que elas voltem a fazer parte da sua vida, reconhecendo aquilo que fez com que elas no passado saíssem da sua vida. No dia 19, Mercúrio retrógrado entra em Caranguejo, o que o torna muito mais emocional e profundo. Sob esta influência, é provável que sinta necessidade de passar mais tempo em casa, com os seus, de cuidar do seu lar e, sobretudo, de cuidar de si próprio. Tenha atenção a uma certa tendência para vitimizar-se e para o excesso de complacência em relação a si próprio.
No dia 8 de julho é Quíron que também entra em movimento retrógrado, o que faz com que sete planetas se encontrem "a andar para trás" - esta é uma clara mensagem do Universo, que nos convida a parar para pensar, avaliar, compreender, resolver. Julho não é um mês de grandes avanços mas oferece uma das melhores oportunidades do ano a nível de desenvolvimento. Da nossa capacidade de resolver "as pontas soltas" que ainda pairam na nossa vida depende a nossa capacidade de avançar e conquistar algumas metas que julgamos impossíveis de alcançar. Sob a influência de Quíron retrógrado temos maior capacidade para sarar feridas, tomando decisões necessárias e medidas que, mesmo que radicais, são essenciais para que possamos ter maior equilíbrio e bem-estar.
No dia 16 temos um novo Eclipse, sendo desta vez um eclipse lunar que opõe a Lua em Capricórnio ao Sol em Caranguejo. Se, no início do mês, o eclipse solar veio questionar o nosso sentido de identidade, os eclipses lunares, como este que marca o meio de julho, põem em destaque as emoções e a forma como elas afetam as situações. Este eclipse lunar pode ser difícil, pois tem associado a si energias que nos obrigam a assumir responsabilidades, a enfrentar medos e a honrar compromissos. A dicotomia entre a obrigação e a vontade pode tornar-se difícil de gerir, deixando-nos entre a espada e a parede em relação a assuntos que nos tocam especialmente. Temos, por um lado, a emotividade do Sol em Caranguejo e, por outro lado, o rigor e a frieza da Lua em Capricórnio.
Sob a influência deste eclipse lunar devemos concentrar-nos na nossa força, lembrar tudo o que aprendemos e nunca esquecermos a sabedoria e o conhecimento que temos dentro de nós. Tudo aquilo de que precisamos já nos foi dado, e é importante não esquecer que a fonte de tudo o que nos falta está em nós, e que é no nosso coração e na nossa fé em nós próprios que podemos encontrar a força necessária para superar qualquer prova.
No dia 22 de julho o Sol entra em Leão e isso traz-nos uma maior motivação para a ação. Queremos mostrar o nosso valor, estar em contacto com os outros, abraçar os desafios e rugir destemidamente ao Mundo aquilo de que somos capazes.
A 27, Vénus deixa o ternurento Caranguejo para entrar em Leão, o que lhe dá maior ousadia, garra e coragem para expressar as suas vontades e libertar os seus desejos. Progressivamente o foco deixa de estar na família e nos laços afetivos para se centrar no amor-paixão e, também, no amor próprio. Queremos - e exigimos - demonstrações de amor, gestos grandiosos, declarações arrebatadoras.
No dia 31 de julho, haverá uma segunda Lua Nova no mês, que desta vez une a Lua ao Sol em Leão. Esta segunda Lua Nova pode trazer a oportunidade de consolidar assuntos que surgiram aquando do Eclipse solar do dia 2.
De um modo geral, julho é um mês que traz novos começos, uma energia renovada a situações que estavam em desgaste, a possibilidade de reencontros e um impulso muito positivo para tudo o que é novo. É, também, um mês que nos convida a cuidar melhor de nós, a aprendermos a conceder-nos aquilo de que precisamos, nutrindo-nos a nós próprios com tudo aquilo de que sentimos falta.
Eclipse Solar em Caranguejo. De que forma é que pode mexer com as suas emoções?
ECLIPSE SOLAR EM CARANGUEJO. DE QUE FORMA É QUE PODE MEXER COM AS SUAS EMOÇÕES?

No dia 2 de julho de 2019, a Lua entrou na fase de Lua Nova às 20.16. Horas antes, às 17.55, começou um eclipse total do Sol. Tudo isto se passa no emocional signo Caranguejo. Descubra de que forma este acontecimento pode mexer com as suas emoções e trazer à superfície sentimentos ocultos.

Em termos astronómicos, os eclipses solares ocorrem quando, na sua trajetória, a Lua se encontra numa posição em que se interpõe entre a Terra e o Sol, "tapando-o" de tal maneira que o vemos "desaparecer". Com óculos adequados, conseguimos ver o Sol assumir a forma de uma meia lua, desaparecendo totalmente quando a Lua está exatamente alinhada com ele (o que, neste caso, acontece às 20.22), voltando progressivamente a reaparecer. Os eclipses solares duram algumas horas e ocorrem com alguma regularidade.

A nível astrológico, os eclipses solares mexem com o sentido de identidade (o Sol está ligado ao Eu) e, por isso, os dias que antecedem e sucedem um eclipse solar podem trazer-nos acontecimentos que questionam a ideia que temos de nós próprios ou que, de algum modo, põem em causa o nosso sentido de identidade.
Neste caso, o eclipse solar ocorre quando a Lua e o Sol se encontram no signo Caranguejo, que está profundamente ligado às emoções, ao ventre materno, às origens da nossa vida. Por isso, este eclipse solar pode despertar questões que se relacionam com a nossa segurança, com a confiança que temos em nós próprios, na nossa família e naqueles que tomamos como pilares da nossa vida. 
Embora os eclipses durem algumas horas, os seus efeitos estendem-se por cerca de seis meses: despoletam acontecimentos cujas repercussões se manifestam na nossa vida durante os meses seguintes, até que as questões que o Eclipse nos trouxe tenham sido resolvidas.
Uma vez que este eclipse ocorre em Caranguejo, a sua influência mais direta está relacionada com as nossas bases, com o lar e com a família. Redobre a atenção em assuntos domésticos e dedique-se mais aos seus familiares, pois podem surgir conflitos e mal-entendidos relacionados com sentimentos reprimidos.
Caranguejo é, também, um signo poderosamente intuitivo. Isso significa que este eclipse pode ser especialmente revelador. Esteja mais tempo a sós consigo mesmo durante os próximos dias, preste mais atenção aos seus sonhos e às mensagens que a sua intuição lhe traz.
Este eclipse solar pode ter como efeito a necessidade de sentir que pertence a algum lugar, a um grupo. Pode sentir-se mais só ou deslocado, o que significa que está na alturade procurar novos lugares e novas pessoas, que ressoem a sua própria vibração energética, isto é, com quem se identifique e se sinta melhor compreendido.
A energia de Caranguejo é também especialmente propícia a melhorar a qualidade da sua vida, fazendo as mudanças necessárias - no seu lar, no seu estilo de vida, nas suas rotinas - que a médio e longo prazo contribuam para que se sinta melhor na sua pele.
Este eclipse ajuda-nos a tirar melhor partido das circunstâncias, lembrando-nos que o foco deve estar sempre em nós mesmos: "O que é que me faz sentir bem? Como posso sentir-me seguro nesta situação?".
A vida pessoal, os afetos e os sentimentos estão também em destaque com este eclipse, porque Caranguejo é especialmente sentimental e sensível a tudo o que se passa à sua volta. Através desta influência somos convidados a entrar em contacto com as nossas vulnerabilidades, aceitando que não temos sempre o domínio das situações nem de nós próprios - e mostrando-nos que não há mal nenhum nisso. As nossas fragilidades ajudam-nos também a descobrir dons, recursos e faculdades que não sabíamos ter e conduzem-nos a vencer os desafios através da resiliência, da perseverança e da flexibilidade.
Uma vez que este eclipse forma um sextil a Úrano, o planeta do inesperado, é bastante provável que os próximos dias tragam surpresas à sua vida, ou que haja uma reviravolta total e inesperada num assunto que tem estado no topo da sua lista de prioridades. Aceite a inevitabilidade da mudança e cresça com ela. Saturno estará em oposição à Lua e ao Sol e isso pode trazer tensão interior e insegurança. Confie mais em si e no que o Universo tem para lhe dar, pois todas as mudanças fazem parte do crescimento.
Este eclipse solar será total e terá um forte impacto. Em anos anteriores já houve eclipses que também aconteceram neste eixo. Procure lembrar-se se aconteceu algo significativo na sua vida durante estes períodos:
- Julho 2018
- Julho de 2009 a janeiro de 2011
- Julho de 2000 a junho de 2002
- Julho de 1990 a dezembro de 1992
As pessoas mais influenciadas por este eclipse são aquelas cujo Sol, Ascendente ou signo lunar se encontra no primeiro e segundo decanato de Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.


Comentários