VISÃO GERAL DE REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA DA ACUPUNTURA

Resultado de imagem para acidente vascular cerebral

Visão geral de revisões sistemáticas e meta-análises de acupuntura para acidente vascular cerebral.

Imagem relacionada

Zhang JH 1 , Wang D , Liu M .

Informação sobre o autor

1
Unidade de Pesquisa Clínica de Derrame, Departamento de Neurologia, Hospital da China Ocidental, Universidade de Sichuan, Chengdu, República Popular da China.

Abstrato

FUNDO:

O objetivo foi a revisão sistemática de revisões sistemáticas publicadas e meta-análises, a fim de identificar se e quando a acupuntura é um tratamento eficaz para o AVC e transtornos relacionados ao AVC. Também esperamos identificar as melhores direções para pesquisas futuras nessa área.

MÉTODOS:

Revisões sistemáticas e meta-análises de ensaios clínicos randomizados (ECR) e quase-RCTs avaliando a eficácia da acupuntura para tratar acidente vascular cerebral ou doenças relacionadas com acidente vascular cerebral foram incluídos. Pesquisas eletrônicas foram conduzidas nas bases de dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, Ovid MEDLINE, CINAHL, Ovídio EMBASE, EBSCO Allied e Complementary Medicine (AMED), Banco de Dados de Medicina Biológica Chinesa e Banco de Dados Nacional de Infraestrutura de Conhecimento Chinês. Dois autores avaliaram independentemente a conformidade dos estudos com os critérios de elegibilidade e extraíram os dados dos estudos incluídos. A qualidade das revisões sistemáticas foi avaliada de acordo com o Questionário de Avaliação da Qualidade Geral.

RESULTADOS:

Um total de 24 revisões sistemáticas foram incluídas, das quais 4 (16,7%) foram revisões sistemáticas Cochrane e 20 (83,3%) foram revisões não Cochrane. A acupuntura foi analisada como uma intervenção do AVC agudo em três revisões (12,5%), como uma abordagem à reabilitação do AVC em seis (25%) e como uma intervenção para tratar vários distúrbios relacionados ao AVC nos 15 restantes (62,5%). As revisões analisando morte ou dependência / incapacidade como desfecho primário não relataram diferença estatisticamente significante entre os tratamentos de acupuntura e controle de não-acupuntura. Em contraste, as revisões em que o resultado foi melhora nos escores de déficit neurológico global ou desempenho no teste de estudo de deglutição video-fluoroscópica ou teste de deglutição de água, frequentemente relataram que a acupuntura foi superior ao tratamento controle. A qualidade de 10 avaliações foi 'ruim',

CONCLUSÕES:

A evidência disponível sugere que a acupuntura pode ser eficaz para o tratamento de disfunção neurológica pós-acidente e disfunção, como disfagia, embora esses benefícios relatados devam ser verificados em estudos grandes e bem controlados. Por outro lado, as evidências disponíveis não indicam claramente que a acupuntura pode ajudar a prevenir a morte ou incapacidade pós-AVC, ou melhorar outros aspectos da recuperação do AVC, como a disfunção motora pós-AVC. Esses achados sugerem que os pesquisadores devem se concentrar na potencial aplicação da acupuntura para tratar o comprometimento e disfunção neurológica pós-AVC e no desenvolvimento de ferramentas mais precisas para avaliar essas melhorias após o AVC.
25 de dezembro de 2012; 7 (36): 2944-51. doi: 10.3969 / j.issn.1673-5374.2012.36.013.

Uso da acupuntura no tratamento do infarto cerebral nos últimos 10 anos: uma análise da literatura baseada no Scopus.

Chen J 1 , Yao M 1 , Y Zhao 1 , Jin X 1 , Li Y 1 , Huang L 2 .

Informação sobre o autor

1
Departamento de Neurologia, Hospital de Amizade China-Japão da Universidade de Jilin, Changchun 130031, Província de Jilin, China.
2
Departamento de Gerontologia, Hospital de Amizade China-Japão da Universidade de Jilin, Changchun 130031, Província de Jilin, China.

Abstrato

OBJETIVO:

Identificar tendências globais de pesquisa no uso da acupuntura no tratamento do infarto cerebral.

RECUPERAÇÃO DE DADOS:

Realizamos uma análise bibliométrica de estudos sobre o uso da acupuntura para tratar infarto cerebral publicado durante 2002-2011, recuperado da Scopus, utilizando as palavras-chave de acupuntura e infarto cerebral ou acidente vascular cerebral isquêmico.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO:

CRITÉRIO DE INCLUSÃO:

artigos revisados ​​por pares sobre o uso de acupuntura para tratar infarto cerebral indexado em Scopus e publicado entre 2002 e 2011; tipos de publicações eram artigos de pesquisa originais, revisões, resumos de reuniões, documentos de procedimentos, capítulos de livros, material editorial e notícias.

CRITÉRIO DE EXCLUSÃO:

artigos que exigiam busca manual ou acesso telefônico; documentos que não foram publicados no domínio público; e papéis corrigidos.

MEDIDAS DE SAÍDA PRINCIPAIS:

(a) Saída anual de publicação; (b) idioma de publicação; (c) tipo de publicação; d) palavras-chave de publicação; (e) publicação por campo de pesquisa; (f) publicação por revista; (g) publicação por país e instituição; (h) publicação pelo autor; (i) trabalhos mais citados entre 2002 e 2006; e (j) trabalhos mais citados entre 2007 e 2011.

RESULTADOS:

Um total de 160 publicações sobre o uso de acupuntura para tratar infarto cerebral de 2002-2011 foram recuperadas do Scopus. O número de publicações aumentou gradualmente ao longo do período de estudo de 10 anos; a maioria foi escrita em chinês ou inglês. Artigos e resenhas constituíam os principais tipos. A palavra chave mais utilizada foi a acupuntura. Os jornais mais prolíficos nesta área foram Zhongguo Zhen Jiu e o Jornal Chinês de Reabilitação Clínica. Das 160 publicações recuperadas, metade veio de autores e instituições chinesas. A Universidade Tianjin de Medicina Tradicional Chinesa foi o instituto de pesquisa mais prolífico. Dois artigos foram citados 30 vezes; eles foram publicados em 2002 e 2009, respectivamente.

CONCLUSÃO:

No campo da neurociência, há pouca literatura sobre acupuntura para infarto cerebral. Os artigos mais citados foram citados 30 vezes nos últimos 3 anos. Acreditamos que, com os avanços no estudo dos mecanismos em neurobiologia, a pesquisa em acupuntura também avançará e se tornará a preocupação de mais estudiosos.

Avaliação da qualidade de revisões sistemáticas ou meta-análises sobre medicina tradicional chinesa publicadas em revistas chinesas.

Artigo em chinês
Liu JP 1 , Xia Y .

Informação sobre o autor

1
Universidade de Pequim de Medicina Chinesa, Pequim. jianping-l@hotmail.com

Abstrato

OBJETIVO:

Avaliar criticamente a qualidade da literatura sobre revisão sistemática ou metanálise sobre medicina tradicional chinesa (MTC) publicada em periódicos chineses.

MÉTODOS:

Pesquisas eletrônicas nos bancos de dados CNKI, VIP e Wanfang foram realizadas para recuperar as revisões sistemáticas ou relatórios de meta-análise sobre TCM, incluindo fitoterapia, agulhas, acupuntura e moxabustão, bem como medicina integrativa, eles foram identificados e extraídos de acordo com o 18 itens do QUOROM (qualidade de relato de metanálises) Declaração e informações relativas. A avaliação foi feita levando-se em conta principalmente os objetivos, fonte dos dados, métodos de extração de dados, avaliação da qualidade dos estudos incluídos, síntese dos dados de medição, etc.

RESULTADOS:

Oitenta e duas revisões sistemáticas foram identificadas, exceto que 6 revisões foram excluídas por publicações repetidas ou não estavam de acordo com o critério de inclusão. 76 avaliações referentes a 51 tipos de doenças foram avaliadas. Entre eles, 70 revisões avaliaram a eficácia da MTC, principalmente em ervas chinesas e 9 em acupuntura e moxabustão. Na maioria das revisões, ensaios clínicos randomizados foram incluídos e os recursos de dados foram descritos, mas em 26 revisões apenas as bases de dados chinesas foram pesquisadas e a descrição sobre extração de dados e método de análise foi simples demais; e 70% das avaliações avaliaram a qualidade dos estudos incluídos; nenhum utilizou fluxograma para expressar o processo de seleção, inclusão e exclusão de estudos.

CONCLUSÕES:

Poucas revisões ou relatórios de meta-análise alcançaram o padrão internacional e a descrição da metodologia para a realização de revisões sistemáticas é insuficiente, de modo que dificilmente será repetida. Os autores sugeriram que o treinamento metodológico avançado é necessário para os revisores.
27 de abril de 2007; 27 (4): 306-11.

Status quo, questões e desafios para evidências de pesquisa de acupuntura: uma visão geral de estudos clínicos e fundamentais.

Cai Y 1 , Shen J , Zhong D , Li Y , T Wu .

Informação sobre o autor

1
Centro de Medicina baseado em evidências chinesas, Hospital da China Ocidental, Universidade de Sichuan, Chengdu, China.

Abstrato

OBJETIVO:

Revisar sistematicamente o status quo, questões e desafios internos e externos para obter evidências de pesquisas sobre acupuntura, a fim de identificar linhas de dados de pesquisas globais sobre acupuntura e evidências de elaboração de políticas para futuras direções de pesquisa.

MÉTODO:

Realizar buscas computadorizadas através da Biblioteca Cochrane, MEDLINE, CNKI, SCI, WHO-ICTRP e Chinese Clinical Trials Registry (ChiCTR) (até janeiro de 2010) para estudos secundários relacionados à acupuntura (revisões sistemáticas e metanálises), ensaios clínicos randomizados controlados com animais (ECRs), ECRs humanos publicados (pesquisa fundamental com o corpo humano ou espécimes do corpo humano como sujeitos), e ensaios clínicos contínuos registrados (independentemente do recrutamento de sujeitos), e para analisar as tendências anuais de publicação e hotspots de pesquisa cabeçalhos de estudos secundários e ECRs publicados e registrados.

RESULTADO:

(1) 63,7% dos ECR clínicos de acupuntura foram publicados no Cochrane Central Register de Ensaios Controlados (CENTRAL), enquanto ECRs publicados em MEDLINE, SCI e CNKI representaram um terço de todos os ECRs fundamentais da acupuntura. A publicação de tendências de ECR clínicos de acupuntura indicou três períodos - um período de crescimento lento antes de 1998, um período de crescimento gradual entre 1999 e 2005 e um período de crescimento rápido após 2005. Embora poucos ECRs de acupuntura fundamentais tenham sido publicados antes de 2004, o período após 2005 demonstrou uma tendência crescente, mas não exibiu o mesmo crescimento rápido que nos ensaios clínicos randomizados clínicos. A publicação de revisões sistemáticas Cochrane (CSRs) exibiu um efeito dependente do tempo com ECRs clínicos de acupuntura, uma tendência que se tornou mais pronunciada com o passar do tempo, enquanto intervalos de tempo entre CSR e publicações clínicas de RCT de acupuntura diminuíram. (2) Nove SRs foram publicados na China, representando 30% do total global de 29, enquanto os 68 ECRs da China representaram 21% dos ECRs globais. Entre cinco CSRs afirmando os efeitos da acupuntura, apenas uma continha quatro RCTs da China, que representaram 10% de todos os ECRs incluídos nessa RSC. Todas as informações fornecidas acima demonstram uma deficiência de evidências de alta qualidade da China, afirmando a eficiência da acupuntura. (3) Nove CSRs publicados por pesquisadores chineses incluíram 38 ECRs (44%) da China, além de 48 ECRs estrangeiros; quatro desses CSRs incluíram ECRs apenas da China. (4) Mais de 70% dos ECRs básicos de acupuntura foram realizados apenas pela China, enquanto apenas 11% dos ECR clínicos de acupuntura incluídos na SCI foram provenientes da China, Ambos sugerem que a qualidade metodológica dos ECR clínicos de acupuntura na China deve ser aumentada para atender aos padrões internacionais. (5) A pesquisa clínica foi o foco principal dos estudos de acupuntura na Europa e nos EUA. (6) Os estudos de acupuntura foram divididos em nove áreas de pesquisa de acordo com as 50 principais palavras de alta frequência relacionadas à doença em ECRs de acupuntura. As três primeiras categorias de doenças, classificadas de forma abrangente usando ECR clínicos publicados, foram dor e analgesia, doenças cardio-cerebrovasculares e o sistema neuropsicológico. As três principais categorias de doenças de ECRs clínicos em andamento e ECRs fundamentais de acupuntura, respectivamente, estavam de acordo com os ECRs clínicos publicados. (5) A pesquisa clínica foi o foco principal dos estudos de acupuntura na Europa e nos EUA. (6) Os estudos de acupuntura foram divididos em nove áreas de pesquisa de acordo com as 50 principais palavras de alta frequência relacionadas à doença em ECRs de acupuntura. As três primeiras categorias de doenças, classificadas de forma abrangente usando ECR clínicos publicados, foram dor e analgesia, doenças cardio-cerebrovasculares e o sistema neuropsicológico. As três principais categorias de doenças de ECRs clínicos em andamento e ECRs fundamentais de acupuntura, respectivamente, estavam de acordo com os ECRs clínicos publicados. (5) A pesquisa clínica foi o foco principal dos estudos de acupuntura na Europa e nos EUA. (6) Os estudos de acupuntura foram divididos em nove áreas de pesquisa de acordo com as 50 principais palavras de alta frequência relacionadas à doença em ECRs de acupuntura. As três primeiras categorias de doenças, classificadas de forma abrangente usando ECR clínicos publicados, foram dor e analgesia, doenças cardio-cerebrovasculares e o sistema neuropsicológico. As três principais categorias de doenças de ECRs clínicos em andamento e ECRs fundamentais de acupuntura, respectivamente, estavam de acordo com os ECRs clínicos publicados. classificadas de forma abrangente usando ECR clínicos publicados, foram dor e analgesia, doenças cardio-cerebrovasculares e o sistema neuropsicológico. As três principais categorias de doenças de ECRs clínicos em andamento e ECRs fundamentais de acupuntura, respectivamente, estavam de acordo com os ECRs clínicos publicados. classificadas de forma abrangente usando ECR clínicos publicados, foram dor e analgesia, doenças cardio-cerebrovasculares e o sistema neuropsicológico. As três principais categorias de doenças de ECRs clínicos em andamento e ECRs fundamentais de acupuntura, respectivamente, estavam de acordo com os ECRs clínicos publicados.

CONCLUSÃO:

(1) CL CTRD é o banco de dados chave na busca de ensaios clínicos randomizados publicados sobre acupuntura e, portanto, deve ser usado primeiro. Bancos de dados como MEDLINE, SCI e CNKI são todos indispensáveis ​​na recuperação de ECRs básicos de acupuntura. (2) A China lidera o mundo em termos de RCTs clínicos e de acupuntura, mas enquanto a publicação ocorre rapidamente, há uma falta de RCTs de alta qualidade, sugerindo que ECRs futuros de acupuntura na China devem dar maior ênfase à qualidade. O desenvolvimento adicional de estudos fundamentais de acupuntura com pouca pesquisa clínica é um desafio iminente para a China. Os EUA fornecem muitos dos ECR publicados no SCI e ECRs em curso registrados no WHO-ICTRP. Sua publicação pequena, mas de alta qualidade, fortalecerá cada vez mais seu impacto na pesquisa em acupuntura. (3) O fato de que as três principais categorias de doenças de ECRs clínicos em andamento e ECR fundamentais de acupuntura, respectivamente, estavam de acordo com ECRs publicados indicam que a dor, as doenças cardio-cerebrovasculares e as doenças neuropsicológicas são as principais categorias de doenças do tratamento. acupuntura e também direções primárias de desenvolvimento para o futuro. (4) Os CSRs obterão atualizações sincronizadas com ECRs clínicos de acupuntura e sua influência na orientação de ECRs clínicos de acupuntura, que se tornará mais clara a cada dia. (5) Embora o registro de ECRs em andamento ainda esteja em seu estágio inicial e o número de ECRs registrados ainda seja relativamente pequeno, a operação continuada da OMS-ICTRP aumentará tanto o número de ECRs de acupuntura registrados quanto sua qualidade.

2018 5 de novembro; 8 (11): e021783. doi: 10.1136 / bmjopen-2018-021783.

Comparação da eficácia e segurança entre a eletroacupuntura em "quatro pontos sacrais" e eletroacupuntura convencional para o tratamento da incontinência urinária após acidente vascular cerebral: protocolo de estudo para um estudo controlado randomizado.

Chen S 1 , Wang S 2 , Xuan L 1 , Lu H 3 , Hu Z 4 , Zhang C 5 , Zhang H 1 .

Informação sobre o autor

1
Departamento de Acupuntura e Moxabustão, o primeiro hospital afiliado da Universidade Médica Chinesa de Zhejiang, Hangzhou, China.
2
Seção de Pesquisa Clínica, Instituto de Pesquisa de Acupuntura de Xangai e Meridian, Xangai, China.
3
Avaliação Clínica e Centro de Análise, O Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica Chinesa de Zhejiang, Zhejiang, China.
4
Departamento de Ciência da Computação, Universidade Huaqiao, Xiamen, China.
5
Unidade de reabilitação, o primeiro hospital afiliado da Universidade Médica Chinesa de Zhejiang, Hangzhou, China.

An external file that holds a picture, illustration, etc.
Object name is bmjopen-2018-021783f01.jpg

Abstrato

INTRODUÇÃO:

A eletroacupuntura em "quatro pontos sacrais", também conhecida como terapia elétrica de estimulação do nervo pudendo, combina as vantagens da neuromodulação do nervo pudendo e a técnica de inserção profunda de agulhas longas de acupuntura. Tem sido utilizado no tratamento da incontinência urinária de esforço, síndrome da frequência de urgência feminina, incontinência urinária de urgência idiopática e bexiga neurológica em estudos anteriores. Aqui, descrevemos o protocolo para um estudo controlado randomizado para avaliação da eficácia e segurança da eletroacupuntura em 'quatro pontos sacrais' para o tratamento da incontinência urinária após acidente vascular cerebral.
An external file that holds a picture, illustration, etc.
Object name is bmjopen-2018-021783f02.jpg



MÉTODOS E ANÁLISE:

Este é um estudo aberto, randomizado, controlado, com avaliações e análises cegas. Um total de 140 pacientes elegíveis será alocado aleatoriamente em dois grupos. O grupo de tratamento (n = 70) receberá eletroacupuntura em "quatro pontos sacrais" juntamente com cuidados médicos de rotina, enquanto o grupo controle receberá eletroacupuntura convencional juntamente com cuidados médicos de rotina. Vinte sessões de tratamento ocorrerão durante um período de 4 semanas. As medidas de desfecho primário serão os achados autorrelatados em um diário de episódio incontinente no início do estudo e quatro semanas após o início do estudo.
An external file that holds a picture, illustration, etc.
Object name is bmjopen-2018-021783f03.jpg

ÉTICA E DISSEMINAÇÃO:

Este protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica Chinesa de Zhejiang (aprovação nº 2018-K-059-01). O consentimento informado por escrito será obtido de cada participante. Os resultados do estudo serão publicados em periódicos revisados ​​por pares.

NÚMERO DE REGISTRO DE AVALIAÇÃO:

ChiCTR-IOR-17012847; Pré-resultado

Eficácia e segurança da moxabustão indireta com sal de gengibre para incontinência urinária de urgência após acidente vascular cerebral: protocolo para um estudo piloto controlado randomizado multicêntrico.

Wang L 1 , Wang L 1 , Shi L 1 , Zeng G 2 , Yang Y 1 , Zhang T 1 , Liu H 1 .

Informação sobre o autor

1
Departamento de Acupuntura e Moxabustão, Hospital de Pequim de Medicina Tradicional Chinesa afiliado à Capital Medical University, Pequim, China.
2
Centro de Pesquisa de Epidemiologia Clínica Afiliada à Universidade de Pequim, Pequim, China.

Abstrato

INTRODUÇÃO:

A moxabustão indireta com sal de gengibre é amplamente aplicada para tratar incontinência urinária de urgência após o derrame, que é uma complicação comum em sobreviventes de derrame. Moxabustão cone Moxa e moxabustão caixa moxa são as principais técnicas de moxabustão indireta gengibre-sal. Nosso estudo anterior mostrou que a moxabustão indireta com sal de gengibre usando cones de moxa era viável e eficaz para distúrbios urinários pós-AVC. Este estudo piloto tem como objetivo avaliar a viabilidade da realização de pesquisas para avaliar a eficácia e segurança da moxabustão indireta com sal de gengibre para pacientes com incontinência urinária de urgência após AVC.
Um arquivo externo que contém uma figura, ilustração, etc. O nome do objeto é bmjopen2014006326f01.jpg

MÉTODOS E ANÁLISE:

Trata-se de um estudo piloto, randomizado, multicêntrico, prospectivo, simples-cego e controlado. 120 pacientes elegíveis serão distribuídos aleatoriamente em três grupos. O grupo de tratamento A (n = 40) receberá moxabustão com cone moxa e tratamento de rotina; o grupo de tratamento B (n = 40) receberá moxabustão com caixa de moxa e cuidados de rotina; grupo controle (n = 40) receberá apenas cuidados de rotina para recuperação do AVC. Todo o tratamento de moxabustão consistirá em um total de 28 sessões durante o curso de 4 semanas. O desfecho primário será o aumento no volume médio por nulo avaliado na semana 4 da primeira sessão de moxabustão (linha de base). Os desfechos secundários incluirão frequência média de micção por dia e avaliações de qualidade de vida medidas pelo preenchimento do Questionário de Qualidade de Vida para Incontinência e Índice de Barthel. Todas as medidas de desfecho serão avaliadas no início e às 4 e 16 semanas a partir da linha de base. Os eventos adversos nos três grupos serão registrados para avaliar a segurança da moxabustão.
Um arquivo externo que contém uma figura, ilustração, etc. O nome do objeto é bmjopen2014006326f02.jpg

ÉTICA E DISSEMINAÇÃO:

A ética em pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing, afiliado à Capital Medical University (ref: 2013BL-094). O consentimento informado por escrito será obtido de todos os participantes. Os resultados do estudo serão publicados em revistas revisadas por pares.

NÚMERO DE REGISTRO DE AVALIAÇÃO:

ISRCTN 44706974.

Comentários