RITUAIS TAOISTAS

Imagem relacionada

Rituais Taoistas

 (科儀)


Ritual é a atividade realizada apenas pelos sacerdotes, onde uma ou mais divindades são evocadas para um fim específico, dentre os seguintes: aumento da performance na prática de meditação, devoção ao sagrado, abertura de caminhos, estabilidade emocional, proteção e longevidade. Os rituais de auxílio ao público são praticados em benefício do templo e dos frequentadores da Sociedade Taoista do Brasil, sejam eles iniciados ou não.

Todos os rituais são compostos por inúmeros procedimentos que incluem o uso de canções, recitações dos textos e vocalização das invocações, além do uso dos instrumentos litúrgicos, tais como o talismã, a espada e a água.

O executante do rito é o sacerdote regente (fǎshī 法師). e são extremamente elaborados, possuindo inúmeros detalhes que um leigo não é capaz de perceber nem mesmo assistindo ao mesmo rito inúmeras vezes.

Por seguir a Ordem Ortodoxa Unitária(正一派), a Sociedade Taoista do Brasil oferece inúmeros tipos de rituais taoistas, além de serviços de manutenção do caminho: Candelabro, Talismãs de proteção, talismãs e símbolos para diversas finalidades, velas para o guardião da pessoa e o serviço de proteção pelos talismãs do I Ching.

O Templo da Transparência Sublime oferece aos taoistas e frequentadores do templo vários rituais, abertos ou por encomenda, para que todos possam sentir a energia do caminho agindo simultaneamente no corpo, na mente e na alma.

             

Rituais abertos ao público

  • Ritual do Centro de Jade (祭 禳 流 年 運 限 科 儀): Também chamado de Ritual do Fluxo dos anos e do destino, tem o objetivo de invocar o Senhor do Trovão (普 化 天 尊) para afastar as energias que passam pelo destino da pessoa através da convivência com o destino de outros ou pela atração pessoal. Baseado no Tratado do Centro de Jade, esse rito afasta a energia do conflito, das dificuldades, da energia perversa e da energia que dificulta a fluidez no destino.

  • Ritual da Salvação dos Homens (度人經科儀): Tem o objetivo de eliminar laços com os ancestrais e restaurar a saúde e o equilíbrio emocional dos membros da família  É colocado o sobrenome da família na lista dos que já faleceram e na lista dos estão vivos. Este rito é baseado no Tratado da Salvação dos Homens.

  • Relatos Preciosos de Todos os Autênticos (諸真寶誥): Cerimônia devocional onde todos os frequentadores participam acompanhando os sacerdotes através do livro distribuído no início da cerimônia. Este ritual é direcionado para as manifestações de Deus (玉皇天尊), onde são realizados tipos específicos de pedidos a cada mês: Saúde e proteção do corpo; Harmonizar a família e as pessoas; Proteção no trabalho e prosperidade; Desfazer amarras mentais e emocionais, e Abrir oportunidades merecidas no destino de cada um. Cada participante pode levar o nome de uma pessoa que considere necessário, para que ela participe à distância. Basta escrever o nome num papel e entregar aos auxiliares da cerimônia. Este será colocado num local onde os sacerdotes queimarão talismãs com o objetivo de ativar uma determinada força do taoismo.

Rituais realizados por encomenda

  •  Ritual dos Nove Imperadores da Constelação do Norte (天北斗九 皇 科 儀 ): Ritual onde é verificado o mapa astral taoísta da pessoa (ziwei doushu 紫微斗數) para sabermos quais são as estrelas que dificultam o destino e quais são as estrelas que estão no aspecto favorável. São queimados talismãs ao redor da pessoa para enfraquecer as estrelas desfavoráveis e fortalecer as estrelas favoráveis. Este rito é baseado no Tratado da Constelação do Norte.

  • Ritual para a Luz do Espirito (儀式光精神法): Ritual onde acendemos uma vela de sete dias para a pessoa ou para o guardião da pessoa. Ao redor desta vela serão queimados talismãs selecionados pelo oráculo, para que a proteção da pessoa ou uma determinada área da vida dela possa ser trabalhada corretamente, mantendo a liberdade dentro do mundo e a tranquilidade necessária para praticar o amadurecimento espiritual. Todas as velas acesas participam, também, da Cerimônia Devocional Taoista. A duração deste serviço do templo pode ser encomendado de duas formas: Por sete dias ou por um mês.

Rituais Básicos na Ordem Ortodoxa Unitária

  • Purificação (道教早課演靜科儀): Ritual de reverência à Tríplice Transparência, executado pela manhã. Neste ritual são encaminhadas petições aos céus para que o templo, a comunidade e todos os participantes recebam benefícios em quaisquer áreas que necessitarem, restabelecendo a naturalidade e a retidão.

  • Oferenda (道教午供科儀): Ritual de agradecimento e retribuição à egrégora taoísta, dirigido sobretudo ao Imperador de Jade (玉皇). Através deste rito celebra-se, também, o dia das divindades. São feitas oferendas de incenso, flores, frutas, velas, chá.

  • Distribuição (道教晚課科儀): Realizado no momento em que o dia está dando lugar à noite. Trata-se de um rito dedicado aos ancestrais e aos mortos de uma maneira geral. A divindade central deste ritual é o Senhor da Salvação (救苦天尊), uma divindade que cuida dos mortos ou dos que estão prestes a morrer.

  • Ritual de benção de criançaRealizado após o nascimento da criança, para colocá-la sob a proteção das divindades taoistas até o momento em que ela tem consciência do seu caminho espiritual e pode escolher qual seguir. Mesmo optando pelo taoismo, ela precisa ser iniciada.

  • Ritual de casamentos: Cerimônia para união das pessoas, direcionada pela escolha dos pares, assim como pela opção sexual.


Todos os rituais acima citados também podem ser realizados no templo sob encomenda. Acrescenta-se à lista acima, os rituais de benção de criança, casamentos e funerais.

A função do rito será a de aumentar a probabilidade de crescimento da vida e do destino através da força do ritual e das divindades.

Pelo fato da Sociedade Taoista do Brasil estar ligada ao Comitê Central do Taoismo e receber constantemente conhecimentos da China, nossos serviços estão sempre sendo atualizados.

Contato

Se você tiver interesse em participar, conhecer ou contratar algum desses serviços, verifique nossa agenda ou entre em contato conosco por e-mail ou pelo telefone

  • Fones: (021) 2285-1937 / 2205-1272

  • Email: secretaria@taoismo.org.br

  • Facebook:  www.facebook.com/SociedadeTaoistaDoBrasil

Comentários