LADO OCULTO DA LUA REGISTRA TEMPERATURA DE 190 GRAUS CELSIUS NEGATIVOS

 Imagem da sonda chinesa Chang’e-4 (Foto: Divulgação)
 IMAGEM DA SONDA CHINESA CHANG’E-4 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Lado oculto da Lua registra temperatura de 190ºC negativos
As informações foram obtidas pela sonda chinesa Chang’e-4, que "dormiu" durante 14 dias por conta da ausência de luz solar

Os pesquisadores chineses afirmam que as diferenças na composição do solo lunar em cada região afetam a temperatura local. Como essa é a primeira vez que uma sonda explora o lado oculto da Lua, novas informações sobre as características naturais do satélite vêm à tona.
Atualmente, o minijipe Yutu-2 (que chegou à Lua junto com a Chang’e-4) está a cerca de 18 metros de distância do local do pouso da sonda. O veículo explora uma região repleta de pequenas crateras e de terreno irregular, o que possibilitará coletar novas informações aos astrônomos: pesquisas indicam que algumas crateras profundas da Lua apresentam as temperaturas mais baixas do Sistema Solar, já que nunca foram atingidas por raios solares.
Foto tirada pela sonda Chang'e 4 (Foto: Divulgação)
"O lado oculto Lua tem características únicas e nunca houve uma exploração no local, então a sonda Chang'e-4 pode nos trazer descobertas inovadoras", disse em comunicado Zou Yongliao, diretor da divisão de exploração espacial e lunar da Academia Chinesa de Ciências.
Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre permanece oculto ao nosso olhar, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região.
De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, a missão da sonda Chang'e-4 será a de fazer medições detalhadas do terreno e da composição mineral da Lua: acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.
Enquanto a missão é realizada, os chineses já planejam uma nova viagem ao satélite natural. A  missão Chang'e-5 será lançada ainda neste ano e terá o objetivo de trazer amostras da Lua pela primeira vez à Terra desde a década de 1970. A sonda pretende aterrissar em um mar lunar chamado Oceanus Procellarum. Nenhuma nova amostra lunar entrou em laboratórios terrestres desde a expedição Luna 24, da antiga União Soviética, no ano de 1976.

Após pouso, novas fotos do lado oculto da Lua são divulgadas

Sonda chinesa Chang'e 4 chegou à região inexplorada da Lua no último dia 3 de janeiro

 


Agência espacial chinesa divulga novas imagens da jornada da sonda (Foto: Divulgação)
Após fazer história e pousar de maneira bem-sucedida no lado oculto da Lua no último dia 03 de janeiro (quinta-feira), a sonda chinesaChang'e 4 já iniciou seu trabalho de reconhecimento de regiões até então inexploradas do satélite pela humanidade. Ontem (06 de janeiro), a Administração Nacional Espacial da China publicou fotos em alta resolução capturadas pela sonda.
Como a comunicação direta com o lado oculto da Lua é difícil de ser realizada, as imagens feitas pela Chang'e 4 passaram por um satélite de retransmissão espacial batizado de Queqiao antes de chegar à Terra. 
Nas novas fotos, é possível ver que o jipe espacial Yutu 2 conseguiu deixar com sucesso o módulo de pouso e agora realiza a exploração de um local conhecido como Cratera Von Kármán, próximo ao Polo Sul lunar. O Yutu 2 conta com um sistema de deslocamento especialmente desenvolvido para percorrer terrenos irregulares e apresentar um bom desempenho mesmo com a baixa gravidade da Lua. 
Região lunar onde a sonda desembarcou (Foto: Divulgação)
Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre permanece oculto ao nosso olhar, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região: é a primeira vez que uma sonda desembarca nesse local. 
De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, a missão da sonda Chang'e-4 será a de fazer medições detalhadas do terreno e da composição mineral da Lua: acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.
Enquanto a missão é realizada, os chineses já planejam uma nova viagem ao satélite natural. A  missão Chang'e-5 será lançada ainda neste ano e terá o objetivo de trazer amostras da Lua pela primeira vez à Terra desde a década de 1970. A sonda pretende aterrissar em um mar lunar chamado Oceanus Procellarum. Nenhuma nova amostra lunar entrou em laboratórios terrestres desde a expedição Luna 24, da antiga União Soviética, no ano de 1976.

Sonda chinesa faz foto panorâmica incrível do lado oculto da Lua

Chang’e-4 divulga um "autorretrato" em que é possível observar as crateras de região até então inexplorada de nosso satélite natural


Foto tirada pela sonda Chang'e 4 (Foto: Divulgação)
Administração Nacional Espacial da China divulgou novas imagens da sonda Chang'e-4, que no dia 03 de janeiro pousou com sucesso no lado oculto da Lua pela primeira vez na história. Além de registrar uma foto do panorama lunar, o equipamento chinês também fez um "autorretrato" em que é possível observar os diferentes componentes da sonda e as crateras lunares. 
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (11 de janeiro), os pesquisadores chineses afirmaram que a análise preliminar da topografia da superfície lunar foi realizada com sucesso, graças à expedição do jipe espacial Yutu 2, que deixou o módulo de pouso e agora realiza a exploração de um local conhecido como Cratera Von Kármán, próximo ao Polo Sul lunar. 
O Yutu 2 conta com um sistema de deslocamento especialmente desenvolvido para percorrer terrenos irregulares e apresentar um bom desempenho mesmo com a baixa gravidade da Lua.
A sonda Chang'e 4 pousou na Lua com um detector de radiação de nêutrons e outro detector de átomos para estudar como os ventos solares afetam a superfície do satélite. De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, os equipamentos realizarão medições detalhadas do terreno e da composição mineral lunar: acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.

"Autorretrato" feito por sonda chinesa (Foto: Divulgação)
Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre permanece oculto ao nosso olhar, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região: é a primeira vez que uma sonda desembarca nesse local.
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/02/lado-oculto-da-lua-registra-temperatura-de-190c-negativos.html

Comentários