O QUE É SER UM MÉDIUM: SAIBA TUDO SOBRE A INCORPORAÇÃO E QUEM TEM O DOM DA MEDIUNIDADE EM SEUS VARIADOS TIPOS

7 Sintomas de Incorporação: o que sente um mediúm de incorporação?

INTRODUÇÃO À MEDIUNIDADE - SENSIBILIDADE E CONHECIMENTO

Mesmo os mais céticos certamente já ouviram falar, ou tiveram contato em determinada altura da vida, com a mediunidade. Também conhecida como canalização, a mediunidade consiste na capacidade humana de se comunicar com espíritos desencarnados, e vice versa.
Porém, ainda que a explicação pareça bastante simples, a mediunidade pode se manifestar de diversas formas, em graus e intensidades diferentes, a depender da sensibilidade do médium em questão. Mesmo não reconhecida pela ciência, essa comunicação é corroborada por diversas doutrinas espiritualistas, o que inclui o budismo, hinduismo e, claro, o espiritismo.

INTRODUÇÃO À MEDIUNIDADE – IMERSÃO E CONHECIMENTO

Difundida em território nacional através do grande mestre do espiritismo Chico Xavier, a mediunidade tomou grandes proporções e tornou-se, assim, credibilizada por um povo majoritariamente católico. Chico, com toda sua sensibilidade, proporcionou a pais e famílias o alento de poderem conversar novamente com entes queridos que já desencarnaram.
A partir do então reconhecimento de Chico Xavier, interessados em conhecer mais sobre o espiritismo foram levados à leitura de obras de Alan Kardec – o mentor de Chico – e também à aceitação e outras formas onde a mediunidade se manifesta no espírito encarnado.
Descobriu-se assim que todos nós somos um pouco médiuns, em pequena ou grande escala de sensibilidade, mas somos. E ao descobrir a mediunidade, bastaria então exercita-la, aceita-la e desbloquear essa capacidade, para então manifestar esse contato da melhor forma possível.

Você já se sentiu aversão por multidões? Mudou seus hábitos de vida para melhor? Adquiriu mais facilidade em conceder o perdão? Então pode ser que esteja desbloqueando algumas habilidades mediúnicas. Manifestada em adultos, crianças e até mesmo em animais, a mediunidade surge a partir de sinais físicos e emocionais, simples e por vezes estranhos, e que podem significar que um despertar está acontecendo sobre essa sensibilidade.
Em alguns casos, essa capacidade de comunicar-se com espíritos desencarnados acontece por meio de sonhos reveladores, o que pode ser confundido com pesadelos ou mesmo sonhos hiper-realistas. Portanto, aprofunde-se nos conteúdos sobre o tema, e saiba como a mediunidade pode se manifestar em você, e quais as influências que a meditação e até mesmo os signos do zodíaco podem infligir sobre essa capacidade sensitiva de comunicação com o outro plano.

7 SINTOMAS DE INCORPORAÇÃO: O QUE SENTE UM MEDIÚM DE INCORPORAÇÃO?

A incorporação é algo que alimenta o imaginário de muitas pessoas. Muito se pensa sobre isso, mas será que existem reações únicas à incorporação? O médium sente os efeitos no corpo físico? Veja algumas respostas e questionamentos sobre os sintomas de incorporação.


O QUE É UM MÉDIUM?

Antes de falarmos os efeitos que o médium sente ao incorporar, é importante deixar claro aos leitores o que é um médium. Médium é aquele que consegue se comunicar com o mundo espiritual, consegue estabelecer uma conexão entre o plano físico e o plano dos espíritos. Existem diversas formas diferentes de estabelecer essa conexão, em que o médium funciona como uma ponte, um condutor de energias, trazendo mensagens do plano espiritual. Todos nós possuímos o dom da mediunidade, mas alguns possuem a mediunidade aumentada, explorada, com uma sensibilidade aflorada para o contato com o mundo espiritual.
O médium consegue, normalmente, ver, ouvir e/ou sentir a presença de espíritos no ambiente. Alguns deles conseguem também transmitir as mensagens que esse espírito presente diz, ele “empresta” o seu corpo ao espírito para que ele possa se comunicar com o plano dos vivos.

SINTOMAS DE INCORPORAÇÃO SENTIDOS PELO MÉDIUM

sintomas de incorporação mediunidade
Atenção: Antes de começar, lembramos que a incorporação é um processo único, cada médium possui o seu método, e a sua vivência depende das energias que ele sente no ambiente, do espírito, do seu estado emocional, etc. Pedimos aos nossos leitores que não encarem as descrições como verdades inquestionáveis, são apenas exemplos dos sintomas de incorporação e das sensações e sentimentos mais comuns que os médiuns têm ao incorporar.
  • 1
     

    TROCA DE ENERGIA

    Todo ser humano ao se comunicar troca energia com outro ser. É natural que um médium, por ser mais sensível, consiga perceber com maior facilidade. Ele troca e absorve energias durante uma incorporação, essa energia pode ser positiva ou negativa, mais forte ou mais fraca. O médium costuma sentir essa troca de energia no seu corpo físico e/ou espiritual. Alguns médiuns sentem os efeitos da troca energética por dias após a incorporação.
  • 2
     

    TREMORES

    Alguns segundos antes de incorporar, é comum que o médium sinta alguns tremores em seu corpo físico. Eles são comuns quando o médium se propõe a se tornar um canal de transmissão de mensagens para o plano espiritual. Os médiuns também podem apresentar solavancos na “entrada” e “saída” do espírito em seu corpo físico, apesar desse efeito não estar presente em todas as incorporações.
  • 3
     

    BOCEJOS

    Os bocejos são dos sintomas mais comuns de troca energéticas que presenciamos. Pessoas sensitivas costumam relatar o bocejo quando entram em contato com alguém ou algum lugar, isso é, quando realizam uma troca energética involuntária.
  • 4
     

    ARREPIOS

    Já entrou em um local e sentiu um arrepio inexplicável? Esse também é um sinal de troca de energia com o mundo espiritual e o médium na incorporação costuma sentir um ou mais arrepios resultantes dessa troca.
  • 5
     

    ALTERAÇÕES DE TEMPERATURA

    Outra sensação comum relatada pelos médiuns é a troca de temperatura. Alguns sentem frio de súbito, outros sentem a temperatura do corpo subir muito depressa. Isso acontece pela alteração da pressão arterial resultante da incorporação.
  • 6
     

    FORMIGAMENTOS

    Apesar de nem todo médium sentir esse efeito, é relatado que a dormência nas pernas, pés e/ou mãos pode acontecer durante a incorporação. Em alguns médiuns esse efeito é tão forte que o corpo todo fica dormente.
  • 7
     

    EFEITOS DESAGRADÁVEIS

    Apesar de serem menos frequentes, alguns médiuns sentem durante a incorporação sensações desagradáveis como pressão no peito, tremores fortes, vômito e até perda de consciência. Essas sensações variam muito e são mais comuns em médiuns inexperientes que têm medo da incorporação ou então ao entrar em contato com espíritos de energia pesada/carregada.

TEM COMO EVITAR OS EFEITOS DESAGRADÁVEIS?

É difícil prever a vinda desses efeitos, mas os médiuns mais experientes dizem que existem formas de evita-los. As técnicas para evitar os efeitos orgânicos da troca intensa de energia de uma incorporação consistem em evitar o uso de bebidas alcoólicas (e qualquer outra droga, legal ou ilegal), manter uma alimentação leve e de preferência livre de carne e também abster-se da relação sexual nos dias anteriores ao processo de incorporação. Esses cuidados com o corpo físico garantem maior estabilidade do corpo físico e mental do médium, mas a energia do espírito a ser incorporado também é um fator determinante para o aparecimento desses sintomas e que normalmente é difícil prever.

Os desafios do médium na Umbanda






OS DESAFIOS DO MÉDIUM NA UMBANDA


Para ser considerado médium não importa os atributos morais, inteligência ou cultura adquiridos. Porém, a conduta desta mediunidade entre o mundo espiritual e físico é essencial para quem decide se dedicar a isso.  Na Umbanda o desafio ainda é maior, uma vez que existem manifestações de Entidades de diversos graus de vibração. Vamos ressaltar neste artigo, alguns dos desafios do médium na Umbanda.

O APRENDIZADO DO MÉDIUM COM OS ARQUÉTIPOS E TRABALHOS DE SEU GUIA

Existe uma dúvida frequente de por que não há, durante a fase de desenvolvimento da mediunidade, a conscientização e preparo do médium em relação às mudanças de sua postura íntima. Porém, este trabalho é feito silenciosamente, pelos Guias espirituais que os estão assistindo durante as sessões.
Como estabelece contato com diversas linhas de trabalho, o médium tem a chance de incorporar e assumir em sua personalidade os arquétipos que regem as diferentes linhas da Umbanda. Os arquétipos são as qualidades e formas de caráter demonstradas por cada Guia que realize com o médium o trabalho nas sessões do templo. Veja as características de algumas destas incorporações:
Preto-Velho- Ao incorporar o preto-velho, o médium aprende a desenvolver em si mesmo a bondade, paciência, amor, carinho, humildade e empatia com o próximo. Se essas já são características marcantes em seu jeito de ser, terá a chance de desenvolvê-las ainda mais, permitindo que o Guia se expresse naturalmente. Mas, se o médium não tem essas características, o Guia irá moldar seu caráter. Se tiver consciência do aprimorarão dessas qualidades, pode se entregar facilmente ao Guia.
Caboclo No caso da incorporação do Caboclo, é adquirida a disciplina no ritual e eficiência nos trabalhos seja com ervas, minerais ou vegetais, assim como na quebra de demandas, dando prioridade ao que for mais necessário. O arquétipo de Guias de luz dará ao médium força para suportar as provações pelas quais terá que passar. O Caboclo vai moldá-lo, tornando-o atento aos rituais que participa e disciplinado. Vai fortalece-lo e criar uma estrutura forte e harmoniosa.
Baianos O trabalho com os Baianos proporciona a energia da descontração, que a Entidade utiliza para superar adversidades enfrentadas no cotidiano. Com brincadeiras sadias e alegria, ajuda o médium a liberar em seu interior toda a felicidade e descontração, em favor daqueles que precisam, transformando a tristeza em esperança.
Marinheiros- No caso da incorporação dos Marinheiros é estabelecido o equilíbrio emocional, aprimorando e desbloqueando as emoções e os sentimentos mais íntimos. Isso colabora para que o médium desenvolva em si a capacidade de sentir as emoções de seus irmãos, ajudando na busca do equilíbrio e superação das feridas emocionais.
Boiadeiros– Eles trazem a força para a lida, a superação de adversidade e a garra necessária para a caminhada, auxiliando nas lutas do cotidiano.
Linha das crianças- A linha é composta por Espíritos que, na maior parte das vezes, nunca encarnaram. São Espíritos puros e sua manifestação é muito sutil. Quando incorporadas, vibram todo o tempo, comem doces, brincam e se manifestam como crianças da terra, com arquétipo da pureza infantil. Toda energia negativa que estiver ao redor do médium incorporado é absorvida pelo trabalho que a Linha das Crianças realiza, amparando-o e modificando sua visão do mundo. Está muito ligada à pureza e desprendimento material.
Pombas-giras e Exus – Estas entidades trazem à tona as qualidades mais íntimas dos médiuns e também suas emoções que não foram dominadas como raiva, soberba, ciúme, arrogância, medo e orgulho. Desta forma, o médium reconhece em si as emoções que trazem prejuízo e começam a eliminá-las do seu interior. Os médiuns que olharem para dentro sem medo, vão aprender muito com incorporação de Exus e Pombas-Giras.

A SINTONIA VIBRATÓRIA DOS MÉDIUNS

É importante ressaltar que o médium precisa ter em mente uma lei básica lidando com Entidades do Plano Espiritual: “Semelhantes se atraem, diferentes se repelem”. Então, é necessário que fique atento à sua sintonia vibratória. As pessoas que se dispõem a trabalhar como médiuns, devem trabalhar para ter sua aura mais equilibrada possível. Se não o fizer, poderá atrair energias baixas e também as transmitir para quem estiver recebendo passes, por exemplo.
De acordo com o grau de evolução, as Entidades vibram seu corpo astral em diferentes frequências. Os médiuns, entretanto, possuem cada um seu padrão vibratório, que atua em determinada frequência, de acordo com seu sistema nervoso. Para a Entidade incorporar, é preciso aumentar o padrão vibratório, se estiver muito baixo, ou diminuir, se estiver muito alto. Sempre buscando a sintonia. Por isso, os chacras e o sistema nervoso do médium recebem energias de todos os tipos quando participam de uma Gira com Entidades de densa energia, com as quais não está acostumado. Isso pode causar um desalinhamento das funções energéticas, aura e chacras.

Por isso, é importante sempre manter pensamentos enriquecidos por dons culturais e morais, pois são eles que possibilitam que luz das esferas mais altas de sabedoria e amor se fixem em nós, nos fazendo instrumentos de Entidades de conduta elevada comprometidas com a evolução espiritual da humanidade.

Exus e pomba giras como nossos guias

EXUS E POMBA GIRAS COMO NOSSOS GUIAS


Muitas vezes citados de modo pejorativo como entidades malvadas, os Exus e pomba giras são as entidades mais mal compreendidas para quem não conhece a mitologia da religião umbanda. A umbanda é uma religião de matriz africana que foi trazida para o Brasil pelos ancestrais escravizados e trazido do continente mãe, a África.
Exus e pombas giras são entidades mensageiras no mundo sobrenatural e cada pessoa tem seu exus e pombas giras, seria o equivalente na religião cristã aos nossos anjos da guarda, pois, eles nos guiam e nos indicam que caminhos podemos ou não seguir em nossas escolhas profissionais e amorosas.

EXUS E POMBA GIRAS DIA DE CELEBRAÇÃO

As entidades Exus e pombas giras devem ser homenageadas uma vez ao mês, pois, são mensageiros entre nosso mundo e o mundo dos deuses e por serem responsáveis por nos guiar em decisões diárias eles trabalham muito, portanto, eles exigem que tenham reconhecimento mensal por parte de seus apadrinhados, as celebrações ao dia de exus e pombas giras devem ser feitas todo o dia sete de cada mês.
Como guardiões do amor e do trabalho, muitas vezes eles podem indicar um melhor caminho para nossa vida, mas nem sempre seguimos seus conselhos, porém, são culpados quando algo não anda bem em nossa vida, muitas vezes uma sexualidade muito aflorada de uma pessoa diz-se que ela está com “pomba-gira” sendo que nem sempre é verdade e outros espíritos ou feitiços podem manifestar características que são atribuídas à pomba gira, por ser guardiã do amor, às vezes confundem sua atribuição com promiscuidade.
Nos dias especificados para a celebração dos Exus e pomba giras qualquer pessoa iniciada ou não nos rituais da umbanda pode participar das celebrações, as entidades exus e pomba giras são nossos protetores e com as oferendas feitas a elas, obtêm-se a proteção contra qualquer mal que possa nos afrigir. Nos guiando em boas escolhas nos campos financeiros e amorosos, fazendo com que consigamos manter a felicidade em nossa vida amorosa e profissional, além de estabelecer uma relação entre nosso mundo e o mundo dos deuses. Laroiê Exu e Pomba gira regente são suas definições de chamado.

A mediunidade na Umbanda é a mesma do Espiritismo? Descubra.

A MEDIUNIDADE NA UMBANDA É A MESMA DO ESPIRITISMO? DESCUBRA.


HÁ DIVISÕES NO ASTRAL?

Existem divisões de espíritos que se compatibilizam com crenças específicas do nosso plano físico. Por exemplo, em algumas sessões espíritas clarividentes, há alguns espíritos que não irradiam luz, que se apresencam vestindo branco com uma cinta preta e que atuam como protetores, guarda do ambiente durante a sessão, como um sentinela.
Nas sessões umbandistas também há espíritos com essa função: Exu. É ele quem vigia as práticas mediúnicas na Umbanda, entretanto não irá aparecer em sessões espíritas com as roupagens de Umbanda, com seus armamentos símbolicos e suas atitudes típicas da entidade. No ambiente espírita, eles aparecem como é o ambiente espírita.
Esse é apenas um exemplo que mostra como existem particularidades em grupos de espíritos. Não existe nada impeça a fusão dessas forças, pois não há fronteiras no astral, é apenas uma forma de se adequar à frequência e à crença de cada religiosidade.

UMA FORMA DE PERCEPÇÃO PARA CADA RELIGIOSIDADE

É natural que as percepções do plano espiritual se adequem para cada tipo de espiritualidade. Por exemplo, quando um oriental desencarna, é natural que ele seja recepcionado por espíritos que tenham a mesma linguagem, que se vista de forma que lhe é familiar, que manifestem crenças espirituais como aquela que ele possuía. Só depois do desencarne é que ele irá ser esclarecido sobre a amplitude do mundo espiritual. Da mesma forma, uma pessoa que é católica, por exemplo, não deverá ser recepcionada por Exu, de cartola, tridente e a feição de uma caveira. Isso causaria grande espanto. Ele será recepcionado por espíritos que se adequem à sua espiritualidade até ser esclarecido.


NÃO EXISTE UMA MEDIUNIDADE MELHOR DO QUE OUTRA


De maneira alguma uma mediunidade pode ser considerada melhor do que outra, cada um deve exercer sua prática de acordo com sua faculdade mediúnica e a ligação vibracional que tem com sua religião. Você deve estar onde sente a presença de Deus mais intensamente, onde se sente acolhido e feliz, seja ela qual for.

mediunidade é a capacidade sensorial de se relacionar com o plano espiritual, e tanto a Umbandaquanto o Espiritismo exploram essa capacidade como prática de sua religiosidade. Mas será que é o mesmo tipo de mediunidade?  Veja a reflexão abaixo.

MEDIUNIDADE – SÃO MUITAS!

A atividade mediúnica possui centenas de especificidades e diferentes tipos de manifestação, como a psicografia, a materialização, a psicofonia, incorporação, projeção astral, clariaudiência e muitas outras. Cada médium tem uma capacidade e uma inclinação para a manifestação do seu dom. É difícil limitar um tipo de mediunidade a um tipo de religião, mas existem sim diferenças entre um médium que trabalha na Umbanda e outro que pertence à Doutrina Espírita.  Para tentar perceber a diferença é importante entender a diferença entre médium de terreiro e médium de mesa.

MÉDIUM DE TERREIRO E MÉDIUM DE MESA – QUAL A DIFERENÇA?

Cada religiosidade e cada crença possui uma estrutura vibratória própria, e a forma como a mediunidade se expressa em cada uma delas também se difere. O médium que costuma se manifestar dentro da religião umbandista, possui uma estrutura espiritual específica que permite que espíritos dessa egrégora espiritual se manifestem. Por exemplo: um médium de terreiro tem o campo magnético e vibracional capaz de incorporar uma entidade como um Caboclo, e em seguida, incorporar Exu, pois está preparado para aquela energia espiritual.

Enquanto isso, um médium de mesa trabalha em vibração e campo de atuação diferente, por isso ele não precisa incorporar um Preto-Velho, Exu ou Caboclo, ele vai incorporar espíritos conhecidos e da vibração do ambiente do Espiritismo. Se um médium de mesa incorpora uma entidade típica da Umbanda é possível que ocorra um desequilíbrio vibratório em seu corpo espiritual e físico, sendo possível sentir efeitos como tonturas e até desmaios. Isso não quer dizer que a energia das entidades umbandistas sejam ruins ou mais pesadas, é simplesmente uma vibração magnética diferente que o médium de mesa não está preparado/habituado.

UM MÉDIUM DE TERREIO NUNCA PODERÁ INCORPORAR NUM CENTRO ESPÍRITA?

Não exista nada que impeça. Um médium de terreiro não é obrigado a exercer a prática mediúnica na Umbanda, nada impede que ele possa inclusive mudar de religião. A mediunidade pode ser trabalhada em qualquer lugar, mas é preciso lembrar que ele só pode oferecer o que é natural a ele, a sua essência e com o seu padrão vibratório magnético.

NÃO EXISTE UMA MEDIUNIDADE MELHOR DO QUE OUTRA


De maneira alguma uma mediunidade pode ser considerada melhor do que outra, cada um deve exercer sua prática de acordo com sua faculdade mediúnica e a ligação vibracional que tem com sua religião. Você deve estar onde sente a presença de Deus mais intensamente, onde se sente acolhido e feliz, seja ela qual for.

Mediunidade: um dom que pode ser descoberto em você


MEDIUNIDADE: UM DOM QUE PODE SER DESCOBERTO EM VOCÊ

mediunidade pode parecer distante de nós, mas há algumas pessoas que têm o dom ser sensitivo. A sensibilidade aguçada pode causar em uma pessoa alterações nos sentidos quando há a presença de espíritos pertos. A mediunidade também permite que a pessoa possa se transportar para um plano espiritual.
O fato de uma pessoa ter a mediunidade não, necessariamente, faz a pessoa ter uma doutrina da paz e do amor. O médium é um trabalhador que quanto mais espiritualizado, mais facilidade ele terá para condições de servir ao próximo e ser um meio para ações espirituais positivas.
Os médiuns nem sempre estão ligados ao espiritismo. A mediunidade pode existir em todas as religiões. Em todos os lugares pode haver pessoas que são mais sensíveis, mas são chamadas com nomes diferentes. Isso não deixa de ser que a pessoa não tem um contato os espíritos e sentem uma mediunidade aguçada.

COMO SABER SE EU TENHO A MEDIUNIDADE?

Todos que conseguem sentir a presença espiritual é um médium. Essa sensibilidade é inerente à humanidade e quase qualquer um consegue sentir essas presenças, raros são os que não tem qualquer traço de mediunidade. Porém, geralmente só chamamos de médium aquele em que essa capacidade é bastante latente. É isso que faz a pessoa ser considerada um médium.

TODO MUNDO PODE SER UM MÉDIUM?

O espírito de Allan Kardec, muito considerado nessa religião, ressaltou que a capacidade de ser um médium é inerente a qualquer pessoa. O dom da mediunidade é algo que está presente em todos, porém em diferentes escalas. É preciso dedicação para alcançar um maior esclarecimento sobre a mediunidade e entender melhor as mensagens que são recebidas.

AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DA MEDIUNIDADE

Um médium pode receber as mensagens de diversas formas por meio dos seus sentidos. O contato com os espíritos poder ser realizado com os que estão diretamente em um mesmo local que o médium ou após que haja a permissão para uma incorporação para almas desencarnadas. Nesse caso, elas entram nos corpos dos médiuns para que possam conversar com outras pessoas. Há outros que apenas podem ouvir as mensagens e transmiti-las. Eles conseguem, assim, realizar o contato entre os dois mundos. Há também os que podem ver seres que não podemos entre nós.
A mediunidade funciona por diversos canais e esses canais de comunicação com outros seres se manifestam precisam de prática. Por isso, o médium que possui o dom precisa praticar e compreender a habilidade e as responsabilidades que precisam vir com ela para conseguir fazer a ponte entre os dois mundos.


Os significados de vidência, clarividência e vidente


OS SIGNIFICADOS DE VIDÊNCIA, CLARIVIDÊNCIA E VIDENTE

A vidência é um dom que permite ter conhecimentos sobre fatos, pessoas ou coisas, no presente e no futuro. Ela é realizada sem a utilização dos cinco sentidos humanos. Podemos chamar a vidência de “visão espiritual”, uma vez que ela é dada no plano espiritual. Neste plano, as leis que regem o espaço e o tempo são diferentes. Por isso, quem possui o dom da vidência pode prever algum acontecimento. Veja aqui o significado de vidência e de outras temáticas relacionadas com o mundo do oculto.

O SIGNIFICADO DE VIDÊNCIA E DE CLARIVIDÊNCIA

significado de vidência
As pessoas que possuem o dom da clarividência conseguem enxergar com clareza. Possuem uma visão da própria alma e conseguem ver a realidade em um nível elevado e amplo. Este dom, é uma consequência natural para aqueles que se dedicam à evolução de seu espírito e o conhecimento interior. Quem possui a clarividência, é capaz de atingir graus sutis de consciência.
A vidência e a clarividência possuem grandes diferenças. Os videntes conseguem captar acontecimentos do plano astral. Podem ser fatos, pensamentos de outras pessoas, projeções dimensionadas por forças malignas para atrapalhar sua evolução espiritual ou desejos íntimos, que podem confundir aqueles que possuem este dom. A vidência está suscetível a distorções, muitas vezes ela não leva a uma compreensão concreta da realidade. As pessoas que possuem a capacidade de vidência, a tem desde crianças. Como é um dom natural, elas não costumam trabalhar para ter uma interpretação e compreensão melhor de suas vidências.

O QUE SIGNIFICA SER VIDENTE?

O termo vidente é designado às pessoas que tem o dom e aptidão para exercer a vidência. Os videntes possuem a capacidade de enxergar o passado, conhecer com propriedade o presente e fazer previsões futuras. Mesmo que o vidente não esteja no local físico do acontecimento, é possível que ele preveja um fato. Mas, nem todas as pessoas que possuem este dom desejam desenvolvê-lo. Enquanto isso, alguns que não têm essa aptidão sonham em tê-la.

É POSSÍVEL DESENVOLVER A VIDÊNCIA?

É possível que as pessoas desenvolvam a vidência, porém, é necessário ter vocação para se tornar um vidente. A introdução ao mundo astral pela vidência pode acontecer de várias formas. Após fazer alguns exercícios para abrir sua visão astral, você pode iniciar vendo cores das auras humanas; vendo faces, locais e nuvens antes de dormir; sentir presenças invisíveis ao seu lado; ter lembranças nítidas de sonhos, dentre outros. Já a clarividência, pode ser desenvolvida através de conhecimento interno, a meditação é um bom caminho para aflorara-la. Quando as pessoas começam a se sensibilizar para a vidência astral, é comum que tenham medo, devido às hostilidades das forças vibracionais do astral. Por isso, é essencial a assistência de um Mentor ou Guia Espiritual.

Meditação ajuda a desenvolver a mediunidade?

MEDITAÇÃO AJUDA A DESENVOLVER A MEDIUNIDADE?

Para se comunicar com os seres de luz, todo médium necessita limpar sua mente e deixá-la serena, com a vibração elevada. A meditação ajuda nisso.
Imagine uma mente cheia de pensamentos, sentimentos e emoções. Como seria possível saber se o que está nela é um pensamento, uma mensagem ou contato com um espírito? Como a meditação ajuda na limpeza da mente, fica mais fácil para o médium conseguir entender o que está se passando.

COMO USAR A MEDITAÇÃO PARA DESENVOLVER A MEDIUNIDADE


Se você deseja se preparar para alcançar o estado de mediunidade, saiba que além da oração, a meditação é excelente para isso. Ela o auxilia a atingir as condições necessárias para iniciar um contato com seres elevados ou com um mentor espiritual.
Como diariamente recebemos uma grande quantidade de informações externas, nossos pensamentos ficam desorganizados, de forma que muitas vezes não conseguimos nem ao menos raciocinar de forma lógica. Com isso, a concentração é cada vez mais difícil de ser atingida.
Além disso, todos os seres humanos têm diversos problemas e preocupações e estão suscetíveis a um turbilhão de emoções negativas, que podem ser causadas inclusive pelas cobranças individuais que temos de nós mesmos. Tudo aquilo que está em nosso passado, as lembranças ruins, as mágoas e os ressentimentos, assim como os medos e anseios afetam nossa mente. Essa quantidade enorme de pensamentos impede que tenhamos contato com a nossa mente.

Mas é possível reverter isso. A meditação permite voltarmos para o nosso presente e para o nosso centro. Ela ajuda a esquecer os problemas e a fazermos com que os pensamentos ruins fiquem “falando sozinho”. Assim, é possível nos desligarmos de qualquer fator externo para que então seja possível a contemplação do mundo interno, da voz interior e da centelha divina, que tudo sabe e tudo vê.
Apenas quando acessarmos esse ponto central, que segundo estudiosos é nosso coração, conseguimos entrar em contato com o amor divino e assim expandi-lo para todo o universo.
A meditação é uma forma muito pessoal de se relacionar com seu Eu interior. Ela proporciona uma abertura mental para o divino e invoca a orientação de um poder mais alto. Lembre-se, o universo nos devolve aquilo que emanamos para ele. Boas energias trazem boas energias.
Por isso, a meditação é essencial para o médium que quer entrar em uma sintonia elevada.

MAS COMO DEVO MEDITAR?


A meditação consiste no esvaziamento de sua mente em relação a qualquer pensamento. Para alcançar isso é necessário cessar seus pensamentos e treinar sua mente para que ela possa funcionar de modo poderoso e consciente. Com isso você terá mais paz, calma e profundidade.
Como a meditação silencia vozes, há um maior desenvolvimento da mediunidade quando ela é incorporada a seus hábitos diários.
Para começar a meditação, foque a mente em um único objeto. Este pode ser sua respiração, um mantra, a foto de algum Mestre ou de um guru espiritual, a estátua de um santo ou de Shiva, Buda, etc. Se estiver iniciando na prática, busque algo material para se concentrar. Pode ser a chama de uma vela ou mesmo um ponto fixo no chão.
Relaxe

Lembre-se que o relaxamento é nosso estado natural como seres humanos. O que ocorre é que a rotina nos faz caminhar para o extrema oposto, que é o estado de alerta, tensão, ansiedade e estresse.
Sente-se de forma confortável

Não faça da meditação uma tortura. Para que seja uma experiência agradável, opte por sentar-se ou acomodar-se de forma confortável, com suas cotas retas.
Feche os olhos

Olhos fechados e respiração profunda. Faça isso por algumas vezes e observe seu corpo. Sinta cada pedaço dele enquanto acompanha o movimento do ar que vai entrando e saindo de seus pulmões. Mantenha isso por pelo menos cinco minutos. Se achar melhor, pode escutar uma música suave e relaxante para isso.
Saia do piloto automático

Seus pensamentos tentarão tirar sua atenção do momento presente e é quase certeza de que vão lhe estimular para que você permaneça no piloto automático da mente. Não dialogue com eles. Concentre-se na respiração e os deixe ir embora.
Mais a cada dia

Com a prática diária da meditação, vá aumentando a quantidade de minutos do exercício a cada dia. Isso ajudará em sua concentração, disposição e capacidade de lidar com suas próprias emoções.
Sentado

Na posição sentada é que você encontra a melhor forma de começar a meditar, pois assim não cairá no sono. Contudo, se sofre de insônia e a meditação lhe traz o relaxamento que induz ao sono, aproveite para voltar a dormir naturalmente fazendo o exercício deitado.
Persista

O exercício da meditação é simples, mas no início pode não ser tão fácil. É preciso persistir na prática para que gradualmente você tenha menos dificuldade.

Os sintomas físicos de mediunidade

OS SINTOMAS FÍSICOS DE MEDIUNIDADE

mediunidade é uma capacidade psíquica que todos os seres humanos possuem, que pode ser mais ou menos desenvolvida. Os sinais de mediunidade costumam ser pessoais e na maioria das vezes espirituais. No entanto, no nosso mundo terreno estamos acostumados a ligar aos sintomas que acometem o corpo físico, ignoramos ou temos medo de levar em conta os sintomas espirituais. Portanto, a percepção dos sintomas físicos de mediunidade é algo que gera interesse na maioria das pessoas espiritualizadas.  Veja quais são os sintomas mais freqüentes.

14 SINTOMAS DA MEDIUNIDADE NO NOSSO CORPO FÍSICO


Lembramos aos nossos leitores que estes sintomas foram relatados por médiuns que os sentiram no princípio do desenvolvimento da sua capacidade mediúnica. Não existe uma ordem de aparecimento ou algum sintoma que seja unânime, embora alguns sejam mais comuns. Veja abaixo os sintomas físicos que podem evidenciar o desenvolvimento da sua mediunidade.
1- Formigamento das extremidades e suor excessivo nas mãos e axilas
2- Sensação de peso na cabeça e nos ombros
3- Calafrios, ondas de calor e palpitações
4- Nervosismo, irritações e alterações de humor constantes
5- Sensação de desmaio sem razões físicas
6- Confusão mental e crises de choro
7- Bloqueio mental e criativo
8- Sensação de presenças invisíveis aos olhos
9- Perda ou excesso de sono
10- Transe psicofônico (fala) ou psicográfico (escrita)
11- Fobias que antes não existiam
12- Antipatias injustificáveis, sentir-se mal perto de alguém mesmo que não o conheça
13- Sentir-se mal, inquieto em locais muito cheios, em multidões.
14- Sensação de baixa autoestima, pensamentos destrutivos e depressão
Todos os sintomas podem aparecer em maior ou menor grau de expressividade, mas não se assuste. Esses sintomas físicos são amenizados à medida que você vai desenvolvendo a sua mediunidade. Quando a sua energia médium é canalizada de forma positiva, os sintomas desaparecem.

Sua mediunidade pode estar bloqueada


SUA MEDIUNIDADE PODE ESTAR BLOQUEADA

Você sabe o que a mediunidade representa? Pois saiba que ela não está em seu corpo, mas sim na consciência e pode estar bloqueada. Descubra como isso acontece.

O QUE É MEDIUNIDADE AFINAL?


A mediunidade é uma das faculdades da alma. Ela interage com a vida e com nosso corpo físico. Pode se dizer que ela é uma sensibilidade ao extrafísico, uma sensibilidade às energias não físicas.
O uso dessa sensibilidade permite que o médium – aquele dotado de mediunidade – consiga intermediar sinais, sensações, influências e comunicações, das mais variadas formas, do mundo não físico para o físico.

TIPOS DE MEDIUNIDADE E DE MÉDIUNS


Pode-se dizer que existem diversos tipos de mediunidade, de acordo com o conceito mais clássico. Já por exemplo, médiuns sensitivos, videntes, psicofônicos, mecânicos, de cura, de efeitos físicos, etc.

MEDIUNIDADE BLOQUEADA


Imagine que você tem uma máquina cuja engrenagem está enferrujada ou engripada. Isso é similar ao que ocorre quando a mediunidade está bloqueada. Quando há este bloqueio podemos dizer que os canais mediúnicos estão estagnados, ou, explicando melhor, que o médium não está se ajustando à natureza ou ao fluxo da mediunidade.

Para usar a mediunidade é necessário que você se prepare e que aprenda a estabelecer uma refinada sintonia com as energias extrafísicas.
Sua mediunidade pode ser bloqueada devido à uma desregulação ou perda da sintonia. Isso pode ser causado pela falta de propósito na vida, pela falta de um sentido maior, mais elevado e mais espiritual. Outro fator que pode levar ao bloqueio da mediunidade é a falta de disciplina em relação a práticas simples que elevam os espíritos e que tratam a sua bioenergia. Isso significa que você pode estar deixando de lado as preces, meditações, o contato com a natureza e os hábitos saudáveis. A falta de conexão com sua vida espiritual faz com que você perca seu poder espiritual.
Medo, raiva, rancor e mágoa também podem influenciar negativamente a mediunidade, tal como o consumo de álcool e outras drogas, e uma alimentação intoxicante e pesada. Lembre-se também que quando você é egoísta, focando apenas em seus próprios problemas, esquecendo-se assim do mundo, das demais pessoas e de outros objetivos de vida, você também se afasta de sua mediunidade.
Tenha em mente que quando você estuda muito sobre um assunto você consegue manter sua consciência conectada ao tema. Portanto, se não estudar a mediunidade, acabará naturalmente bloqueando-a.

8 verdades e mitos sobre a incorporação na Umbanda

8 VERDADES E MITOS SOBRE A INCORPORAÇÃO NA UMBANDA

Muitas pessoas têm medo de ir a um terreiro de Umbanda com medo da incorporação de espíritos. Mas a falta de conhecimento da forma como isso acontece é o que gera esse receio. Veja alguns mitos e verdades sobre os espíritos e a sua  incorporação na Umbanda.

INCORPORAÇÃO NA UMBANDA – O QUE É VERDADE E O QUE NÃO É

Atenção: Antes de iniciar o relato sobre a incorporação na Umbanda, alertamos os nossos leitores: não existem verdades absolutas. Há diversas linhas de Umbandas e linhas espirituais que tratam da incorporação na Umbanda de maneiras diversas, por isso, utilize a informação deste artigo para agregar conhecimento, quebrar preconceitos e compreender melhor sobre o tema, mas não como uma verdade que não aceita contestação. Toda informação pode e deve ser contestada.
A incorporação de espíritos na Umbanda é uma parte importante dessa religião brasileira pois permite que espíritos em busca de luz se manifestem e que transmitam conhecimentos aos encarnados. Eles encontram nos médiuns um canal de comunicação, mas para que o médium consiga recebe-los é preciso preparação, conhecimento e calma, para que a experiência seja tranquila para ambos.
  • incorporação na Umbanda
     

    QUANDO HÁ A INCORPORAÇÃO, AMBOS OS ESPÍRITOS ESTÃO PRESENTES NO CORPO: VERDADE

    O espírito do médium não abandona o corpo no momento da incorporação, quando ele recebe um espírito, fica presente em uma espécie de transe, em estado alterado de consciência, é o que chamam de semi consciência – quando as duas consciências presentes interagem. A incorporação é um acoplamento de auras, incorporação dos chakras do espírito e do médium.
  • incorporação na Umbanda
     

    UM ESPÍRITO PODE INCORPORAR A QUALQUER MOMENTO EM UM MÉDIUM: MITO

    A incorporação é uma conexão mental entre o médium e a entidade espiritual, que só acontece com a total permissão/passividade do médium, que permite que o espírito domine temporariamente a sua matéria.  As incorporações inconscientes são muito raras.
  • incorporação na Umbanda
     

    A PESSOA PODE DEMONSTRAR ATITUDES E COMPORTAMENTOS QUE NÃO SÃO SEUS QUANDO INCORPORADO: VERDADE

    Quando a incorporação é permitida pelo médium, ele passa a ter gestos involuntários que não lhe são habituais, ele passa a agir sobre orientação/sugestão do seu guia espiritual. Por exemplo, os espíritos indígenas incorporam de maneira forte, com uma grande vibração, de modo ereto, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito. A incorporação do preto velho é mais suave, se curva, como um senhor sábio já cansado. As crianças fazem com que o médium demonstre atitudes infantis, etc. O médium já deve estar psicologicamente preparado para receber e se comportar conforme o tipo da entidade.
  • incorporação na Umbanda
     

    QUANDO UM MÉDIUM VAI RECEBER UM ESPÍRITO, O CORPO CHACOALHA INTEIRO: VERDADE

    É verdade, mas isso nem sempre acontece. Quando um médium chacoalha muito na incorporação de um espírito normalmente ele está com medo do processo, e esse medo causa um mal-estar que faz com que o corpo chacoalhe. Para realizar uma incorporação é preciso uma boa educação mediúnica, para que o médium saiba o que vai acontecer, tenha confiança e segurança para que a recepção seja calma e tranquila. Com o tempo, esse mal-estar tende a passar, o médium evolui e o movimento do corpo na incorporação torna-se mínimo e controlado.
  • incorporação na Umbanda
     

    A PESSOA NÃO SE LEMBRA DE NADA DEPOIS DA INCORPORAÇÃO: VERDADE

    Nem sempre acontece, mas muitas vezes sim. No momento de desincorporação, o corpo sofre um “choque espiritual” que faz com que toda a memória da incorporação seja deletada. Tudo o que guia falou ou fez não é lembrado pelo médium, o que confirma o estado de semi consciência dele, que sabe que algo aconteceu mas não sabe o que.
  • 6
     

    EM TODA INCORPORAÇÃO, OS MÉDIUNS SE TORNAM AGRESSIVOS, FUMAM E BEBEM: MITO

    Nem sempre isso acontece. O fumo e a bebida são muitas vezes utilizados por guias espirituais como forma de descarrego e de transmutação de energias negativas na Umbanda. O uso exagerado e irrestrito do álcool na incorporação mostra desordem e desequilíbrio psico-espiritual do médium, não da entidade.
  • incorporação na Umbanda
     

    A INCORPORAÇÃO É ALGO PERIGOSO: MITO

    Toda incorporação exige uma preparação e um conhecimento prévio. Apesar de não poder ser considerado como perigoso, é algo complexo. É fundamental seguir a preparação sugerida pelos membros da Umbanda (que mudam de acordo com o terreiro) e ter a consciência e a proteção necessária. Fazer uma incorporação sem o acompanhamento e a educação mediúnica necessária pode se tornar arriscado pois pode permitir a vinda de espíritos zombeteiros que não estão interessados em evoluir espiritualmente, somente assustar ou zombar os encarnados.
  • incorporação na Umbanda
     

    ALGUNS MÉDIUNS INCORPORAM, OUTROS NÃO: VERDADE

    mediunidade é um dom divino que todos nós temos, em diferentes graus de desenvolvimento, mas nem todos aplicam a sua mediunidade com a incorporação. Há muitas outras formas de atuar na sua mediunidade: alguns ouvem, outros vêm, outros tem intuições, outros têm sonhos premonitórios, alguns benzem, outros oram, etc. Há uma infinidade de trabalhos possíveis e cada um deles foi oferecido como dom a uma alma que pudesse dar conta do mesmo, ninguém tem uma mediunidade que não pode controlar.
  • Mediunidade natural ou de prova: saiba mais sobre a mediunidade
  •  
    • MEDIUNIDADE NATURAL OU DE PROVA: SAIBA MAIS SOBRE A MEDIUNIDADE

  • COMO DIFERENCIAR CADA TIPO DE MEDIUNIDADE

    Como se diz nos estudos sobre espiritismo cada indivíduo nasce com dom ou carma nesta vida, mas como conviver com esses presentes divinos faz toda a diferença, há dois casos de mediunidade: a natural ou a mediunidade de prova são categorias de sensibilidade espirituais distintas apesar que ambas tragam consigo grandes responsabilidades.
    Como se sabe, ser um médium é como tornar-se um portal de comunicação entre nosso mundo e o mundo divino, a manifestação desses poderes podem ser bem diversas em cada ser humano, alguns psicografam mensagens de seres divinos, outros emprestam seu corpo para espíritos desencarnados transmitirem mensagens a seus entes queridos.
  • A MEDIUNIDADE NATURAL

    mediunidade natural nasce com a pessoa, ela desenvolve esse dom sem problemas durante sua vida, não acarretando nenhum problema maior na vida íntima da pessoa escolhida, é um presente natural pela evolução do seu espírito, trazendo felicidade e contentamento para as  pessoas possuidoras da mediunidade natural.
  • A MEDIUNIDADE DE PROVA

    A outra face da mediunidade é a de prova, o termo mediunidade de prova foi usado pela primeira vez pelo estudioso espírita Edgard Armond, na Federação Espírita do Estado de São Paulo. Essa mediunidade não nasce com o indivíduo e muitas vezes ela vem como parte do crescimento espiritual, em virtude de carmas passados que a pessoa carregou para essa vida.
    A mediunidade de prova deve ser desenvolvida pela pessoa que a carrega, através da realização de exercícios e trabalhos espirituais (muitas vezes dolorosos) para o desenvolvimento deste dom, pois ele vem com o propósito de pagar carmas de vidas passadas. Porém as mediunidades naturais e de prova têm ambas o objetivo de ajudar almas e pessoas em sofrimento a reconciliarem com o divino e crescerem espiritualmente.
    Algum médiuns de prova podem passar a vida toda trabalhando no desenvolvimento do seu dom, porém apesar de ser uma paga pelos erros da vida passada, a mediunidade de prova traz recompensas àqueles que possuem paciência e resiliência para aceitar as dificuldades que este tipo de poder traz para suas vidas.
    Mediunidade natural ou de prova, no fundo o que importa é a missão que esses poderes divinos designam para certas pessoas, seja por recompensa ou como forma de pagar pelos seus carmas, elas trazem um alívio a muitos seres inocentes que precisam dessa intermediação entre o humano e o divino para seguir em seu caminho rumo a iluminação plena e a pacificação de espíritos que precisam de conforto.
  • Mediunidade na infância – conheça as principais características

    MEDIUNIDADE NA INFÂNCIA – CONHEÇA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Uma pessoa é considerada médium quando se comunica de forma clara com os espíritos. A mediunidade pode ocorrer através de uma intuição, visão, fala, audição ou pela psicografia de textos ditados por espíritos. Não há idade específica para o princípio destas ocorrências. Mas, existem relatos de algumas pessoas sobre como acontece o início da mediunidade na infância.

  • OS PRIMEIROS SINAIS DE MEDIUNIDADE

    As comunicações com espíritos tendem a aumentar assim que a criança começa a falar. Ver e ouvir costumam ser as primeiras interações dos pequenos, que podem acontecer ao mesmo tempo. Na maior parte dos casos, as crianças não têm medo daquela presença e não conseguem entender como os pais não veem o que eles estão enxergando. Como nesta fase eles ainda não entendem o conceito de morte, encaram com ingenuidade aquela companhia.
  • OS FANTASMAS DO BEM

    As crianças que manifestam mediunidade costumam ter contatos positivos. Eles podem enxergar espíritos protetores e amigos de vidas anteriores. Por isso, é comum ver bebês rindo sem motivo. Também ocorre a visita de parentes desencarnados e de espíritos que assumem uma fisionomia infantil, para ter a amizade das crianças com facilidade.
  • MEMÓRIAS PASSADAS

    Algumas pessoas que nascem com a mediunidade aflorada, conseguem ter lembranças de vidas passadas e em alguns casos até rejeitam a família atual. Segundo o filósofo francês, Léon Denis, que é seguidor da doutrina espírita, as crianças médiuns podem ser grandes mentes do futuro. Ele acredita que os espíritos podem manipular para que estas pessoas sejam verdadeiros gênios amanhã.
  • OS AMIGOS IMAGINÁRIOS

    De acordo com pesquisas, três em cada dez crianças falam sobre um amigo invisível. Isso quer dizer que todas elas são médium? Não necessariamente. Segundo Marta Antunes, vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, não existe uma forma exata de constatar que uma criança possui mediunidade. O aconselhável é que os pais estejam sempre por perto e observem o comportamento dos filhos, proporcionando todo o apoio necessário.

    ALGUMAS DICAS PARA OS PAIS

    O primeiro conselho é encarar tudo com naturalidade. Crianças médiuns são saudáveis e não possuem sinais de depressão ou apatia.  Veja um manual prático rápido abaixo:
    – Tentem conversar com os filhos sobre o assunto sem demonstrar espanto. Esta é uma forma de conseguir mais informações a respeito das ocorrências;
    – Nunca acuse a criança de estar mentindo. Isso pode fazer o pequeno negar sua mediunidade e acreditar que está com problemas psicológicos. Também não é interessante incentivar em excesso essa habilidade, para não a fazer se desinteressar pelo mundo físico;
    – Busque apoio em um centro espírita de confiança ou com um psicólogo. Apesar da Psicologia não acreditar na mediunidade, psicólogos consideram normal a presença de amigos imaginários na infância. Um acompanhamento pode ajudar seu filho a passar por isso sem problemas.
    Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.
  • A mediunidade em crianças

    A MEDIUNIDADE EM CRIANÇAS

  • Existe mediunidade em crianças? Sim, existe. A mediunidade é uma faculdade humana natural em que o homem estabelece ligação com os espíritos através da comunicação.  É natural que uma criança a possua, pois elas são formadas pela carne (que é feita pelos pais) e pelo espírito, que está em processo de desenvolvimento físico, intelectual e moral aqui na terra.

  •  DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE EM CRIANÇAS


    De acordo com o professor Herculano Pires, as crianças possuem a mediunidade à flor da pele, mas são resguardadas na infância pelos espíritos protetores, que algumas religiões chamam de anjos da guarda. Nessa fase, as manifestações da mediunidade acontecem de forma anímica, ou seja, ela projeta a sua alma nas coisas e seres ao seu redor, podem receber inspirações de amigos espirituais e, mais raramente, denunciam a presença de espíritos.  Quando a criança atinge os 7 ou 8 anos, ela passa a se integrar melhor no mundo físico em que vive e dá maior importância a ele, desligando-se progressivamente das suas relações espirituais. Aqui se encerra o primeiro ciclo mediúnico da criança, e este primeiro ciclo é referido na ciência como imaginação ou fabulação infantil.
  • É INDICADO TENTAR DESENVOLVER A MEDIUNIDADE NAS CRIANÇAS?


    Segundo Allan Kardec,  certamente que não.  Não é indicado e inclusive é perigoso. Pois as crianças são seres frágeis que podem ser seriamente abalados por relações espirituais ao qual ela não tem maturidade para entender. Os pais prudentes jamais devem incentivar as crianças a aprofundar a sua mediunidade na primeira fase, ela deve natural.
  • MAS E AS CRIANÇAS QUE SÃO MÉDIUNS NATURAIS? É INCONVENIENTE O DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE DA MESMA MANEIRA?

    Neste caso é diferente.  Quando a mediunidade se manifesta de forma espontânea na criança significa que ela pertence à sua natureza desde sempre, que lhe é adequado. É tão natural que as crianças que têm visões não se assustam com elas, vêem como algo corriqueiro, dá-lhes pouca atenção e logo as esquecem. Mais tarde essas visões podem voltar à memória e então serem investigadas, mas o melhor é deixar que a mediunidade das crianças desenvolva-se de forma natural, sem barrá-la nem incentivá-la.

    QUAL É A IDADE IDEAL PARA COMEÇAR A PRATICAR A MEDIUNIDADE?


    Não existe uma idade fixa, tudo depende do desenvolvimento psíquico que a criança apresenta. Por exemplo, há adolescentes de 12 anos que possuem maior preparo para o desenvolvimento da mediunidade do que adultos. Mas tudo deve ser feito ao seu tempo, pois a mediunidade, principalmente a de efeitos físicos e de escrita podem ser fatigantes e corre o risco da criança encará-la como um brinquedo.
  • O que é mediunidade ostensiva? Como controlar um dom divino
  • O QUE É MEDIUNIDADE OSTENSIVA? COMO CONTROLAR UM DOM DIVINO


    Todos já sentiram uma sensação poderosa ou mesmo a presença quase material de algo que não era do nosso plano. Em alguns casos essa sensação é tão forte que se manifesta de maneira quase incontrolável para quem possui mediunidade ostensiva.
    Espiritualmente todos possuem um certo grau de mediunidade maior ou menor, algumas têm sensações tão suaves que mal notam que são sensitivas, essas pessoas são possuem mediunidade discreta, aquele em que o ser humano não consegue captar toda a mensagem vinda de outro plano.
  • A MEDIUNIDADE OSTENSIVA

    Já a mediunidade ostensiva acontece em casos raros, nos quais é possível sentir a presença do sobrenatural quase da mesma forma como se outro ser humano estivesse no mesmo ambiente. Alguns casos de mediunidade ostensiva são tão impressionantes que podem ser presenciados mesmo na presença de outras pessoas, como a psicografia (Quando a pessoa transcreve mensagens vindas do além) e psicofonia (quando voluntariamente a pessoa cede sua voz para transmitir uma mensagem).
    A mediunidade ostensiva também pode ter seus custos, pois ela consome grande energia daqueles que tem esse dom, porém através de práticas e exercícios essas pessoas acabam controlando seus poderes e tornando-se uma ponte entre nosso mundo e outros.
    Nem sempre é necessário ter mediunidade ostensiva para desenvolver seus dons de médiuns, porém é necessário já ter um certo grau de mediunidade, exemplo: pessoas com pouca ou pouquíssima sensibilidade mediúnica não conseguirão chegar ao nível de mediunidade ostensiva.

  • Se você sente fortes presenças mesmo quando está sozinho, não tenha medo, o universo te escolheu por algum motivo, e não tenha medo do seu dom, todo poder mediúnico quando canalizado de maneira correta pode se tornar uma ferramenta para aliviar as pessoas e trazer conforto para aqueles que precisam.
    Caso tenha interesse sobre o assunto você poderá recorrer a um centro espiritual, lá todas as suas dúvidas serão esclarecidas sobre mediunidade ostensiva, e se tiver interesse poderá aprender a controlar e saber o momento correto para deixar fluir este canal entre mundos. Existem muitos relatos de médiuns que trouxeram alívio e paz a milhares de pessoas sofrendo, ser capaz de aliviar a dor humana é um dos maiores dons que Deus pode dar a alguém.
    A mediunidade ostensiva é um dos fenômenos mais admiráveis que os seres humanos são capazes de manifestar, junto com o amor, a solidariedade a vontade de ajudar e a bondade, caso você não seja um mediúnico ostensivo não fique decepcionado, com certeza há qualidades tão admiráveis quanto em todas as pessoas basta saber observar e desenvolvê-las.
  • Sinais de mediunidade desequilibrada

    SINAIS DE MEDIUNIDADE DESEQUILIBRADA

  • mediunidade é a capacidade de uma pessoa – médium – canalizar e intermediar a comunicação entre seres humanos e seres espirituais desencarnados.Quando a pessoa se dedica a desenvolver e a trabalhar a mediunidade, essa capacidade de comunicação entre o mundo físico e o espiritual pode ser manifestada em diversos tipos de mediunidade, ou seja, existem médiuns que conseguem ver, ouvir, sentir, intuir e incorporar seres espirituais ou psicografar mensagens.

    Outra manifestação de mediunidade não muito abordada é a mediunidade olfativa, onde o médim é capaz de perceber por meio do cheiro a vibração de ambientes e pessoas.

    Apesar de os médiuns serem sempre lembrados quando o assunto se trata de mediunidade, é um consenso comum da comunidade espírita de que todo e qualquer tipo de sensibilidade, premonição ou sexto-sentido, é uma manifestação de mediunidade que pode se desenvolver.

  • COMO SABER SE É PRECISO DESENVOLVER A MEDIUNIDADE

    Como a mediunidade interessa em sua maior parte os religiosos de diversas crenças, muitas pessoas que não possuem religião ou nunca ouviram falar nesse assunto ficam desamparadas ao lidar com possíveis sinais de mediunidade.
    É importante pontuar que existem diferentes graus de mediunidade, onde os sinais podem ser mais aflorados e evidentes ou não. Para simplificar podemos dividir os graus de mediunidade em duas categorias:

    Leia também: Introdução à mediunidade - sensibilidade e conhecimento
    Mediunidade ostensiva: é uma habilidade evidente que determinada pessoa possui para fazer o elo de ligação entre encarnados e desencarnados. Praticamente um convite claro ao desenvolvimento mediúnico.

    Mediunidade discreta: a mediunidade é manifestada de forma mais suave e pode ser confundida com fenômenos psicológicos.
  • A mediunidade não se manifesta da noite para o dia. Provavelmente, se ela está presente de maneira ativa e aflorada, ela provocará alterações incomuns de comportamento que podem ser chamados de sintomas de mediunidade não desenvolvida ou desequilibrada.

    Alguns exemplos são:
    • Mal estar quando se está perto de certas pessoas, mesmo que desconhecidas;
    • Alterações de humor constantes;
    • Inquietação e falta de saciedade emocional;
    • Sensação de vazio e angústia sem sentido;
    • Perturbações espirituais, como notar a presença de vultos e ouvir vozes;
    • Irritabilidade e impaciência;
    • Ideias negativas recorrentes.
    O maior perigo para o médium que não desenvolve e que não tem consciência da sua mediunidade é ceder, mesmo que involuntariamente, à energias que podem ser negativas e influenciar de forma prejudicial os sentimentos e pensamentos do médium. Embora alguns desses sintomas sejam comuns a outros transtornos ou inerentes à correria do dia a dia, é importante observar se eles não influenciam o seu “eu habitual”.

    Conectar-se espiritualmente é benéfico para todas as pessoas e não é preciso ser um médium desenvolvido ou ter religião para isso. Para trabalhar o equilíbrio espititual e, consequentemente, a mediunidade, é preciso sintonizar-se de maneira positiva com o universo, emanar boas energias e agradecer pela vida. Colocar amor e a gratidão nas tarefas diárias já é um ótimo exercício para um bom fluxo energético com o universo espiritual e para atrair luz para a vida.
  • Como desenvolver a mediunidade
  • COMO DESENVOLVER A MEDIUNIDADE

  • mediunidade é uma faculdade do espírito, um dom de perceber estímulos metafísicos que algumas pessoas tem mais desenvolvido que outras, mas que pode ser estimulado. Confira como no artigo.

  • O QUE É PRECISO PARA DESENVOLVER A MEDIUNIDADE?


    Primeiramente, é preciso entendê-la. Como uma faculdade do espírito, a mediunidade permite que o ser humano compreenda a grandeza do universo, a sua missão na terra, a força do amor e a profundidade e potencial dos nossos sentimentos e pensamentos.  Muitos médiuns descrevem a mediunidade como uma porta aberta para que a alma possa experimentar a totalidade de suas potencialidades.
    Para ficar mais fácil de entender, vamos fazer uma analogia: para ouvir uma música no rádio é preciso que você tenha um aparelho de rádio e uma antena, que capta as ondas eletromagnéticas enviadas por uma estação. Assim, o seu corpo funciona como o aparelho de rádio e a mediunidade é a sua capacidade de receber essas informações e se conectar com a estação através das ondas eletromagnéticas. Você pode ter o rádio sem a antena e não ter nenhuma conexão com as ondas (mediunidade bloqueada ou não desenvolvida) como pode desenvolvê-la e abrir as janelas para todas as possibilidades da alma.
  • A MEDIUNIDADE – UM SENTIDO EXTRA


    A mediunidade é considerada um sentido extra, além daqueles que todos nós temos, como a visão, audição, olfato, tato e paladar. A mediunidade desenvolvida permite que você faça contato com a Fonte Maior (que depende da sua crença) e consiga reconhecer de forma mais apurada qual é o melhor caminho a seguir, a melhor ideia para conseguir concretizar sonhos e metas, a melhor saída para problemas que parecem impossíveis, maior clarividência em todos os aspectos da vida.  É preciso ressaltar que a mediunidade deve ser utilizada para trazer uma melhoria do seu próprio espírito e também dos demais. Por isso, para desenvolver a sua mediunidade é preciso que você tenha desenvolvido em sua vida de forma significativa:
    1- O amor, o perdão e a paciência
    2-  A sua autoestima e o amor por si próprio
    3- A compreensão da missão da sua alma aqui na terra
    4- O desapego dos bens materiais, a sua fé e a confiança na vida
    5- A compreensão do potencial positivo ou negativo dos seus pensamentos e sentimentos
    6- A compreensão de que a futilidade e vaidade excessiva intoxicam o seu ser e te desviam da sua missão na terra
    7- A compreensão de que o altruísmo consciente é necessário, a caridade verdadeira, de corpo e alma e doação em benefício do próximo sem exigir nada em troca é o que constrói os alicerces de uma vida sólida.
  • Só depois de conseguir praticar todos esses atos de forma consciente, natural e sem esforço, a sua mediunidade estará pronta para se desenvolver e você notará que ela irá ampliar-se e potencializar-se, você irá se sentir mais equilibrado e pronto para ajudar a sua própria evolução e a evolução de terceiros.
  • Sinais de mediunidade – saiba reconhecê-los

  • SINAIS DE MEDIUNIDADE – SAIBA RECONHECÊ-LOS

  • Muitas pessoas possuem mediunidade apurada mas não querem desenvolvê-la por medo, por falta de informação, por insegurança. Mas é preciso saber que existem formas seguras, sem dogmas ou rigidez para desenvolver a mediunidade: através do estudo. Através do conhecimento sobre essa faculdade do nosso espírito, podemos encontrar métodos leves, amorosos que fazem com que você se sinta bem e consiga trazer o bem para as pessoas ao seu redor através desse seu dom. Conheça abaixo os sinais de mediunidade.

  • QUAIS SÃO OS SINAIS DE MEDIUNIDADE?


    Os sinais de mediunidade são a sensibilidade ao extrafísico, é a capacidade que a nossa alma tem de captar energias de natureza não-física.
    • Intuição aflorada: você sente que deve ou não deve fazer algo, e depois do feito vê que a sua intuição estava certa. “Algo estava me dizendo para fazer/não fazer isso”.
    • Sonhos reveladores: você tem sonhos que indicam caminhos, apontam soluções ou mostram questões que você precisa levar em conta em sua vida.
    • Compaixão com o sentimento alheio: você se importa com as dores do mundo, o sofrimento dos outros mexe muito com você e você sente a necessidade de ajudar de alguma forma, tem vontade de mudar cenários negativos.
    • Aromas: você sente aromas que não existem no ambiente físico, sente aromas que as outras pessoas que estão junto de você não sentem.
    • Presenças: enxerga, sente ou pressente a presença ou vultos que aparecem e desaparecem num piscar de olhos.
    • Competência para falar em assuntos: você está falando sobre um assunto que nunca estudou e sabe com clareza e fluência falar sobre ele, fala com uma competência elevada, acima dos demais, sem nem mesmo saber por que.
    • Coincidências: percebe coincidências, que as outras pessoas não notam e quando você diz elas se surpreendem, na verdade as coincidências são chamadas de sincronicidades e vocês as percebe melhor que os outros.
    • Ombro amigo: você é conhecido como um ombro amigo, muitos vêm lhe pedir conselhos e até mesmo desconhecidos se sentem a vontade para desabafar com você.
    • Perdão: você tem o dom do perdão, tem facilidade em perdoar.
    • Ambientes/pessoas carregados: você sente quando um ambiente está carregado com energias negativas ou pessoas possuem energias negativas, o bocejo é um sinal disso.
    • Não gostar de multidões
    • Mudança de hábitos para o melhor: melhora na alimentação, no cuidado com o seu corpo físico e mental, afastamento de pessoas e hábitos tóxicos, diminuição da futilidade, vaidade e costumes mundanos, etc.
    • Mudança no ciclo de amizades: descobre que amizades antigas podem não ter mais tanto a ver com você e busca por pessoas que tenham o mesmo tipo de energia e percepção da vida que você.
    Esses são apenas alguns sinais da mediunidade, e focados nos aspectos positivos do afloramento dela. Sente-se assim? Estude mais sobre isso!
  • Sonhos e mediunidade – qual a relação?
  • SONHOS E MEDIUNIDADE – QUAL A RELAÇÃO?

  • Os nossos sonhos são reproduções do nosso subconsciente que acontecem de forma espontânea, sem que nós consigamos guiá-los, sem a participação do nosso ego. Eles se formam a partir de conexões psíquicas formas na nossa rede de complexos nós no subconsciente. Saiba mais sobre sonhos e mediunidade.
    No entanto, é preciso saber que não se tratam de fantasias nem de mensagens sem qualquer sentido, apesar de ser aparentemente incompreensível, os sonhos são resultado de intensas emanações das experiências vividas pelo nosso espírito que ficam gravadas no nosso subconsciente, e elas podem se referir à nossa vida atual, à vidas passadas e também à prognósticos do futuro. Qualquer que seja o sonho, ele terá mensagens e significados que podem ser decodificados.  Saiba mais sobre isso, as informações abaixo são interpretações do livro Psicologia e Mediunidade de Adenáuer Novaes.

    OS SONHOS DE QUEM POSSUI MEDIUNIDADE DESENVOLVIDA SÃO COMO OS DOS DEMAIS?


    Não. Quem possui a faculdade mediúnica desenvolvida e apurada normalmente relata que os seus sonhos possuem menor conteúdo simbólico, há menos a se interpretar já que o seu inconsciente ostensivo é muito mais aberto à consciência. Essa abertura traz um alívio natural das tensões do inconsciente, porque os médiuns conseguem lidar de maneira mais harmônica com as mensagens espirituais.
  • SONHOS PODEM TER INFORMAÇÕES DA VIDA DE OUTRAS PESSOAS?


    Embora a maioria dos sonhos carregue aspectos da vida de quem sonha, com realidades que pertencem ao seu espírito, pessoas com mediunidade desenvolvidas são capazes de sonhar com informações da vida de outras pessoas. Não são todos os médiuns que conseguem, isso é raro e requer uma faculdade psíquica especial e bem desenvolvida.
  • E OS SONHOS PREMONITÓRIOS?


    Os sonhos premonitórios acontecem com maior frequência naquelas pessoas que já estudam e procuram desenvolver a sua mediunidade, mas também pode ocorrer em pessoas sensitivas que possuem essa capacidade mesmo sem, intencionalmente, a desenvolver. São normalmente aqueles sonhos recorrentes que acabam por acontecer de fato. Não é algo simples, porque para que um sonho premonitório aconteça é preciso que o médium tenha contato (durante o sono) com o espírito que lhe proporciona esse conhecimento e que ele tenha a capacidade de vasculhar o seu inconsciente em busca de informações que permitem antever o futuro.  E normalmente não são previsões claras e absolutas, pois a interpretação dessas mensagens pode ser confusa principalmente para quem não tem o controle de sua mediunidade. Existe a possibilidade de ocorrência do sonho premonitório, mas ela não é absoluta pois ela vem sempre misturada com ideias, emoções e informações do seu subconsciente e também do espírito desencarnado de quem se coleta as informações. Normalmente, quando um médium tem sonhos premonitórios e recorrentes, o indicado é que ele os anote e leve para a interpretação de pessoas que tenha conhecimentos psicológicos e espíritas para auxiliá-lo na compreensão das mensagens presentes.
  • Como distinguir realidade de mediunidade
  • COMO DISTINGUIR REALIDADE DE MEDIUNIDADE

  • mediunidade pode ser experimentada por todos nós, mas o fato é que distinguir se uma situação é realidade ou mediunidade às vezes pode ser difícil. É por isso que hoje trazemos alguns sinais que podem ajudá-lo nesta tarefa.

  • SINAIS DE MEDIUNIDADE

    Para que se possa começar a entender se algo é mediunidade ou é realidade, é preciso se conhecer os sinais da primeira. Você sabe quanto um episódio pelo qual está passando é de mediunidade? Vamos então descobrir.
    A mediunidade é uma sensibilidade ao que é extrafísico. Ela é uma capacidade que vem de nossa própria alma, ou porção de energia, que nos permite captar outros energias da natureza que são não físicas.
    Mais quais os sinais da mediunidade? Aqui vão os principais:
  • Intuição: você sente uma intuição de que deve ou não deve fazer alguma coisa e depois de feito, percebe que estava certo.

    Sonhos: você tem sonhos que são reveladores e que de alguma forma lhe conduzem para novos caminhos por meio de suas atitudes. Eles lhe permitem se prevenir de problemas ou ter melhores resultados em todas as áreas de sua vida.

    Se importar com as dores do mundo: você tem uma sensação muito profunda de se importar com os sofrimentos do mundo e com as dores das pessoas. Sente vontade de fazer alguma coisa para mudar o cenário negativo das coisas ao seu redor.

    Olfato: você sente cheiros que não existem no ambiente fisicamente e que outras pessoas não percebem.


    Sentir presenças: por vezes você enxerga ou mesmo sente a presença de alguém, que outros não vem, e que somem apenas em um piscar de olhos.

    Ser o ombro amigo: os outros te enxergam como um ombro amigo, alguém em quem podem confiar e isso acontece até mesmo com desconhecidos que lhe buscam para pedir ajuda.

    Capacidade de perdoar: você sente sua capacidade de perdoar acima da média dos demais.

    Bocejar muito: você percebe que está bocejando muito, com muita facilidade na presença de outras pessoas e em ambientes que estão carregados psiquicamente.
    Mudança nas amizades: sua mediunidade poderá lhe fazer ter uma mudança drástica em seu ciclo de amizades.

    Valores: você percebe uma mudança na noção do que realmente importa na vida.

    Necessidade de acreditar: você sente uma grande necessidade de trabalhar em algo em que acredite de verdade. A troca de seu trabalho apenas por dinheiro já não faz mais sentido.

    Menos futilidade: na mediunidade você percebe que sua futilidade, vaidade e costumes que são meramente mundanos começam a diminuir drasticamente.
  • Ser médium é a solução de todos os problemas? Descubra!
  • SER MÉDIUM É A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS? DESCUBRA!


  • As pessoas costumam achar que ser médium é a solução para todos os problemas e que aqueles que possuem este dom, têm uma proteção especial. Mas, não é bem assim que funciona. Muito médiuns são questionados do motivo de sua vida estar ruim, ou por que possui tantos problemas, já que é dotado dessa habilidade. Será que faz sentido que ser médium significa ter uma vida perfeita e sem problemas?
    Essa é uma imagem generalizada e distorcida da realidade dos médiuns. Na verdade, se assumir e trabalhar com a mediunidade é um ato de doação e entrega. O médium assume a missão de emprestar seu tempo e seu corpo para entidades e Orixás em prol de um bem maior, para ajudar o próximo. Como retribuição, ele encontra a satisfação de estar fazendo uma caridade e o fortalecimento da sua fé, se tornando capaz de enfrentar qualquer problema que surja em sua vida. O médium costuma entender que o que for do seu merecimento virá na hora certa e, independente do que ele passe, vai ser amparado para vencer os obstáculos e não se deixar abalar.
  • A REALIDADE DE SER MÉDIUM

    Diferente do que a maioria acredita, os médiuns não recebem grandes benefícios por sua condição. A realidade é justamente ao contrário. Muitas vezes, eles carregam um pesado fardo. Frequentemente, são questionados: Por que você está desempregado se é médium? Você é médium e está com problemas financeiros? Você é médium e não previu isso? Onde estão as entidades que você diz que te protegem e ajudam? Onde está sua Pomba Gira, seu Exu, seu Caboclo, seu Preto Velho e seu Erê, que não estão vendo tudo isso que você está passando? As pessoas têm uma visão errada de que os médiuns estão livres e impunes a tudo e todos.
    Ser médium não significa que a pessoa não pode perder o emprego, ou ficar doente. Se os médiuns fossem pessoas diferenciadas e superiores a todos, não teriam que reencarnar para evoluir espiritualmente. Aqueles que possuem pouco conhecimento sobre a Umbanda, devem estar cientes de que ser médium não torna ninguém melhor ou pior. A responsabilidade é ainda maior pois, mesmo antes de reencarnar, os médiuns pedem para vir para a terra sob esta condição, para evoluir e cumprir dívidas de outra encarnação. Devemos ser mais coerentes e enxergar os médiuns como pessoas normais, com defeitos, qualidades, problemas e conquistas. Veja um relato de um médium desconhecido sobre o assunto:
    “Já fui questionado: onde estão suas Entidades? Eu, com um sorriso no rosto respondi:

  • Estão comigo o tempo todo!
    Meu Exu está me dando o Equilíbrio.
    Minha Pomba Gira está me dando Alegria.
    Meu Caboclo está me dando Forças.
    Meu Preto Velho está me dando Sabedoria.
    E meus Orixás estão me dando Fé, para que eu não deixe de acreditar que, com um joelho no chão, eu consigo vencer na vida”.
  • Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.
  • 10 tipos de mediunidade que você talvez não conheça
  • 10 TIPOS DE MEDIUNIDADE QUE VOCÊ TALVEZ NÃO CONHEÇA

  • mediunidade é o processo espiritual por onde espíritos e entidades incorporam médiuns ou pessoas em alto nível espiritual, para a passagem e comunicação de alguma mensagem. Muitas vezes acreditamos que esta comunicação é limitada, já que não vemos a pessoa, entretanto, existem dezenas de tipos diferentes de mediunidade, hoje conheceremos os 10 principais.
    Estes tipos são geralmente associados ao espiritismo, uma das religiões mais conhecidas pelo trato e relação com os espíritos, entretanto, alguns destes processos de mediunidade também são recorrentes na Umbanda, no Candomblé, etc.

    • MEDIUNIDADE PICTOGRÁFICA

      A pictografia é a mediunidade que perpassa o campo das imagens. Assim, o médium é capaz de transferir a mensagem do espírito em imagens, pinturas e, até mesmo, em esculturas. Às vezes o pedinte pode se demandar sobre lembranças antigas e o médium, através do espírito, desenha um lugar do passado onde o pedinte nutria ótimas lembranças. É um dos tipos mais sensíveis e especiais de mediunidade.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 2
       

      VIDÊNCIA

      A vidência na mediunidade acontece quando o médium vê em sua mente uma cena envolvendo a pessoa. Esta cena é atual ou passada, jamais futura. Este tipo de vidência pode ajudar o médium a tratar de questões pessoais envolvendo mentiras ou verdades.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 3
       

      CLARIVIDÊNCIA

      A clarividência é muito próxima da vidência, vista anteriormente, entretanto a clarividência se manifesta através do plano astral da pessoa tratada. Quando o médium mantém um contato com ela, além de cenas vivenciadas pela pessoa, ele também consegue ver o seu mapa astral e as possíveis motivações para tal ato.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 4
       

      CLARIOLFATIVO NA MEDIUNIDADE

      Esta categoria, assim como a seguinte, é uma das mais desconhecidas da mediunidade. Acontece quando o médium consegue, através do olfato, sentir algum cheiro específico ou ajudar o pedinte a reconhece-lo, também de maneira olfativa.
      Certas pessoas, com traumas passados, podem sentir dificuldades para reconhecer o causador de seus problemas. Assim, o clariolfativo libera alguns cheiros específicos para o médium, que alerta a pessoa. Um cheiro de cachimbo pode se referir a alguém, que a pessoa já tinha esquecido. Um cheiro adocicado, a um lugar específico, etc.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 5
       

      CLARIGUSTAVIO NA MEDIUNIDADE

      O clarigustativo funciona do mesmo modo que o anterior, mas de maneira onde o paladar é estimulado pelo médium. Alguns gostos são retirados mundo espiritual para serem demonstrados ao pedinte, que necessita de certas respostas.
      Em algumas situações, o pedinte pode fazer uma questão ao médium, sobre um relacionamento que ele está vivendo. Assim, o médium pode chegar a sentir alguns gostos, como o salgado, indicando que aquela relação é abusiva ou não dará certo.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 6
       

      CLARIAUDIÊNCIA

      Este sexto tipo mediúnico acontece quando o médium escuta o espírito falando em seu ouvido. Muitas vezes, mesmo o médium pode estar se questionando sobre algo e uma entidade vem responde-lo em seu ouvido, indicando o caminho ou direção correta a ser tomada.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 7
       

      XENOGLOSSIA

      Este se configura como um dos tipos mais tabus da mediunidade, entretanto, um dos tipos que criam mais poder e transcendência. A xenoglossia acontece quando o médium desenvolve capacidades de falar línguas estranhas, dificilmente reconhecíveis. Algumas pessoas podem conseguir interpretá-las e outras, conseguem até entende-las como uma língua de outro lugar do mundo. Isso serve para que segredos ou informações confidencias sejam entendidas sem que se tornem inteiramente públicas.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 8
       

      PSICOFONIA MEDIÚNICA

      Este tipo de mediunidade, a psicofonia, é muito conhecido, principalmente em alguns filmes de Hollywood. É quando o médium incorpora em seu sistema fonético a voz de um espírito. Às vezes isto se dá de maneira tão brusca e verdadeira, que ficamos chocados, como foi o caso do deputado Luiz Carlos Bassuma, que incorporou a voz de Chico Xavier.
      Também é comum que aconteça a incorporação de vozes femininas por homens e masculinas por mulheres, alterando de maneira intensa o trato fonético do médium.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 9
       

      INCORPORAÇÃO MEDIÚNICA

      A incorporação às vezes é entendida como a porta de entrada para que todas as manifestações acima aconteçam, mas ela também pode ser exclusiva e desenvolvedora. Isto acontece quando o espírito incorpora no médium e, além de permanecer em seu corpo, revigora e atinge todos os seus chacras, desenvolvendo de maneira espiritual a vida do médium. O médium trabalhará melhor e terá maior progressão para transmitir mensagens espíritas.
    • Tipos de mediunidade que você talvez não conheça - 10
       

      PSICOGRAFIA

      A psicografia, também muito conhecida, é quando o médium consegue transpor à sua frente os escritos de uma entidade espiritual. Isto acontece todo o tempo e, desta forma, vários livros psicografados são e tornam-se famosos, como os romances de Rubens Saraceni.
      Os livros podem ser extensos e gigantes, como também apenas algumas anotações. Às vezes, alguns parentes que já morreram há muito tempo, podem mandar pequenas mensagens pelos médiuns, alertando sobre algum possível perigo ou segredo de família.
    • Mediunidade na bíblia: os médiuns pelas escrituras
    • MEDIUNIDADE NA BÍBLIA: OS MÉDIUNS PELAS ESCRITURAS


    • Existe muita polêmica quando se fala sobre a mediunidade na bíblia. Você sabe por quê?
      Bem, inicialmente, porque o espiritismo e práticas mediúnicas foram muito inferiorizadas pelos cristãos quando eles tomaram estes ritos como negativos e ligados a baixas energias. Entretanto, em nenhum lugar da bíblia existe uma condenação a respeito de médiuns ou mediunidades.
      Muito pelo contrário!
    • MEDIUNIDADE NA BÍBLIA: DE QUE MANEIRA ELA SE MOSTRA NO CONTEXTO BÍBLICO?

      Primeiramente, é necessário que nos façamos uma questão: quem escreveu a Bíblia Sagrada? A partir desta, conseguimos estipular e entrelaçar várias respostas. A Bíblia foi escrita por profetas, por escrivães, por sábios, por cantores, por salmistas, etc.
      Boa parte das informações contidas na Bíblia é composta de propriedades mediúnicas, e a temos em diversas modalidades, desde visões passadas, até mesmo como propostas e planos futuros.
      “E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.” (2 Reis 6:17)
    • GÊNESIS E A MEDIUNIDADE BÍBLIA

      Outro livro que levanta muita polêmica é o de Gêneses. Como alguém poderia saber tudo sobre a criação divina e a contar em tantos detalhes sem ter ao menos estado lá? Como tudo isso funcionaria se nem ao menos existiam seres humanos para registrarem os fatos?
      Bem, a única explicação é uma mediunidade passada por onde uma voz guia o médium para que este consiga relatar fatos e acontecimentos no tempo presente em que vive.
      A criação do universo, dos animais, das florestas, das águas, do ar, do dia e da noite, tudo isto foi dito de forma mediúnica na bíblia de maneira com que o médium pudesse relatar a nós mediante a linguagem escrita.
      Outros exemplos também podem ser ditos. Lembramos de Samuel, quando não recebia mais visões do Senhor, devido à sua ausência espiritual:
      “O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes.” (1 Samuel 3:1)
      Como ainda há quem ignore o fato da mediunidade na bíblia?
    • 5 desafios que todo médium enfrenta para desenvolver a mediunidade
    • 5 DESAFIOS QUE TODO MÉDIUM ENFRENTA PARA DESENVOLVER A MEDIUNIDADE

    • Desenvolver a mediunidade é um assunto delicado, porém muito importante. Diariamente recebemos comentários e mensagens de pessoas que percebem os seus dons mediúnicos mas têm dificuldade em lidar com eles. Isso acontece por uma série de motivos, listamos abaixo 5 desafios que todo médiumtem de lidar para conviver com a sua sensibilidade.

    • O DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE E OS SEUS DESAFIOS

      Qualquer habilidade que decidamos desenvolver envolve alguns desafios, vencer medos, enfrentar dificuldades e ter muita dedicação. Para desenvolver a mediunidade não é diferente. Muitos são os desafios que cada médium enfrenta e eles são muito particulares, mas existem alguns que são comuns à maioria deles. Veja abaixo.
      • 1
         

        PRECISO ESTAR LIGADO A ALGUMA RELIGIÃO PARA DESENVOLVER A MEDIUNIDADE?

        Esse é apenas um mito. Normalmente as religiões que trabalham com a mediunidade são o caminho mais simples que um médium pode tomar para desenvolver o seu dom, pois lá irá encontrar pessoas que trabalham a mediunidade ou possuem a mediunidade já bem desenvolvida. Mmas não existe a necessidade de ter um vínculo religioso para isso, só precisa de prática, mente aberta, comprometimento com o seu dom e respeito com o próximo.
      • 2
         

        POSSO CONFIAR NAS INFORMAÇÕES QUE LEIO NA INTERNET?

        Depende. A internet contém muitas informações importantes e de fácil acesso, mas lembre-se que na Web qualquer pessoa pode falar o que bem entender em seus sites e blogs, e as informações podem não ser averiguadas, conferidas e por vezes, nem verdadeiras. É preciso ter sempre cuidado com a fonte daquilo que se lê. A nossa sugestão é que busque informações em sites de confiança e mergulhe no universo do desenvolvimento mediúnico através dos livros. Os livros de Allan Kardec são verdadeiras bíblias para o médium – apesar de terem uma linguagem e formalidade típicas da época em que foram escritos, por isso não é uma leitura muito fácil. Mas vale a pena se esforçar para essa leitura. Há também escolas espirituais e grupos de discussão espírita que tratam da temática de forma aberta e comprometida. Pode ser uma boa ideia se juntar a esses grupos e discutir a mediunidade.
      • 3
         

        A NEGAÇÃO DA MEDIUNIDADE PODE AFETAR A SUA SAÚDE E BEM-ESTAR

        Quando tentar ignorar, negar ou bloquear a mediunidade – seja de forma voluntário ou involuntária – o nosso corpo se sente mal e pode ser alvo de doenças, desequilíbrio e mal-estar. O seu corpo espiritual tem esse dom e ele sente a necessidade de desenvolvê-lo, não adianta tentar estancar isso pois é como se você estivesse causando uma violência contra ele. Há também casos pessoas que são médium, que já desenvolveram sua mediunidade, mas que param de praticar ou estudar o dom e sentem os mesmos efeitos de quem nega a mediunidade: são tomados por um susto em relação à saúde. Ou seja, se não nos comprometermos, a capacidade de crescimento a partir da mediunidade pode se tornar um fardo. Mas a boa notícia é: quando decidimos desenvolver a capacidade mediúnica, abre-se um canal para a evolução, não é uma obrigação ruim ou que nos vai fazer perder tempo. É uma forma de nos aperfeiçoarmos como seres humanos e ajudarmos aqueles que estão ao nosso redor.
      • 4
         

        ENFRENTAR O PRECONCEITO

        preconceito a respeito da mediunidade ainda é muito grande. Por mera falta de conhecimento, por crenças limitantes ou por se sustentar em ideias pré-concebidas muitas pessoas demonizam a mediunidade e incorporação. O medo do desconhecido também é algo que atrapalha o desenvolvimento mediúnico – e as histórias espantosas que se ouve sobre isso, juntamente com o imaginário popular torna as pessoas mais receosas do assunto. Mas o nosso conselho é: não tenha medo e não se deixe levar pelo preconceito, não se assuste ou horrorize com aquilo que você ainda não conhece. Ao aprofundar o seu conhecimento verá que a mediunidade é um dom divino que existe para ajudar as pessoas que vivem no plano físico com mensagens do plano espiritual.
      • 5
         

        A SINTONIA ENTRE PENSAMENTOS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO MÉDIUM

        Como assim? Vivemos em um mundo com oscilações e mudanças constantes, é difícil manter os pensamentos, emoções e sentimentos em sintonia, em calma. Para conseguir desenvolver a mediunidade, é muito importante que o médium consiga ser sereno e permanecer em paz em meio ao caos – especialmente porque o caos afeta muito mais quem tem uma sensibilidade aflorada. Quando o médium consegue alcançar esse equilíbrio, fica mais fácil ter consciência e ter poder de desenvolvimento do seu dom e da sua missão.
        Quando o médium consegue aceitar sua missão, perceber seu propósito de vida e ter serenidade de pensamentos, emoções e sentimentos, as suas habilidades mediúnicas fluem naturalmente.
      • COMO VENCER ESSES DESAFIOS?

        É um caminho longo, mas que pode ser proveitoso e prazeroso. Não existe uma receita de bolo a seguir, cada médium enfrenta seu próprio processo, mas as dicas abaixo podem ajudar você:
        • Informe-se com conhecimentos verdadeiros e imparciais sobre mediunidade
        • Compreenda que cada ser humano vem ao mundo com uma missão, e que você tem a sua.
        • Estude a realidade extrafísica
        • Estude a Lei da Atração
        • Procure compreender a influência dos seus sentimentos, pensamentos e emoções em sua vida cotidiana e no desenvolvimento da sua mediunidade
        • Procure desenvolver os conceitos e valores de amor, paciência, fé e confiança
        • Procure desenvolver os dons de perdoar, do desapego, de ser altruísta e compreender a missão da sua alma.
        • Procure aceitar, amar e ter orgulho do seu dom mediúnico.
      • Será que você é um médium sensitivo?
      • SERÁ QUE VOCÊ É UM MÉDIUM SENSITIVO?

      • Há certos sentimentos que temos que, apesar de não sabermos, podem significar além do seu significado popular. Fazer um teste mediunidade pode revelar se tais sentimentos estão relacionados com a possibilidade de você ser um médium sensitivo.
        Para que possa compreender melhor, um médium sensitivo é quando uma pessoa tem uma sensibilidade espiritual maior do que o normal. Depende da experiência de cada pessoa, sendo que cada homem ou mulher tem o seu próprio grau de mediunidade. Entretanto, os médiuns sensitivos estão propensos a sentir os espíritos das mais variadas formas.
        Fazendo um teste de mediunidade para perceber se tem este dom, deve ser sincero em todas as respostas. Somente dessa forma poderá descobrir se é um médium sensitivo. Segundo Alan Kardec, o pai do espiritismo, “todo indivíduo que sente num grau maior ou menor a presença ou influência do plano espiritual é possuidor de mediunidade sensitiva”. Porém, nem todo médium é necessariamente sensitivo, apesar de todo sensitivo ser um médium.
      • FAÇA O TESTE DE MEDIUNIDADE

        •  

          CALAFRIOS E ARREPIOS SÃO CONSTANTES E ACONTECEM DE REPENTE?

          Esses sintomas podem representar a presença espiritual, senti-los é algo bastante importante.
        •  

          EM ALGUM MOMENTO TEVE A IMPRESSÃO DE OUVIR OS PENSAMENTOS DE OUTRAS PESSOAS?

          O poder de ouvir o que os outros pensam também pode ser um dos motivos pelo qual é um médium sensitivo.
        •  

          ACHA QUE CONSEGUE CAPTAR O SENTIMENTO DAS OUTRAS PESSOAS?

          Sentir o que o outro sente pode ser um sinal.
        •  

          MESMO QUANDO ESTÁ SOZINHO OU SEM NINGUÉM AO REDOR, SE SENTE OBSERVADO?

          Pode ser uma sensação única, em que é observado por uma força espiritual.
        •  

          SENTE O CORPO PESADO QUANDO ACORDA?

          O corpo pesado representa que algo está ao seu redor transmitindo uma mensagem.
        •  

          ACREDITA QUE OS SEUS SONHOS PARECEM REAIS?

          Sonhos muito próximos da realidade querem enviar uma mensagem real.
        •  

          SENTE AS DORES NA PRÓPRIA PELE QUANDO VÊ UM ANIMAL SOFRENDO?

          Os animais são muito próximos de uma energia espiritual ativa.
        •  

          PLANTAS SEM VIDA FAZEM VOCÊ SE SENTIR MAL?

          As plantas também são um ser vivo e devem afetar os seus sentimentos.
        •  

          LUGARES LOTADOS FAZEM VOCÊ SE SENTIR MAL?

          Muita energia espiritual acumulada causa esse mal-estar.
        •  

          SENTE QUE FICA NERVOSO OU ATÉ TEM TREMEDEIRAS SEM QUALQUER MOTIVO?

          Pode ser alguma energia espiritual tentando uma comunicação com o médium sensitivo.
        • Mediunidade - Como saber se eu sou médium?
        • MEDIUNIDADE - COMO SABER SE EU SOU MÉDIUM?

        • A resposta é simples: todos nós somos médiuns. A mediunidade é uma capacidade extrafísica que todos os seres humanos possuem, alguns mais bem desenvolvida do que outros, e ela independe da sua crença, religião ou filosofia de vida. Entenda mais sobre o assunto abaixo.
        • QUAIS OS SINAIS NOTÁVEIS DE MINHA MEDIUNIDADE?


          A palavra mediunidade vem do latim e significa ‘intermédio’, ‘intermediar’ e médium significa ‘aquele que está no meio’. É natural que algumas pessoas tenham a mediunidade desenvolvida e outros adormecida, tudo depende do seu livre-arbítrio em escolher se quer incentivá-la ou resguardá-la, qualquer que seja o motivo.
          Não há um sinal físico, como uma marca de nascença, ou algo que seja determinante que alerta quanto à sua mediunidade. O desenvolvimento da sua capacidade médium depende das suas escolhas espirituais e da sua determinação. Mas existem alguns indícios que podem tirar a sua dúvida, como:
          • 1
             

            VIDÊNCIA OU AUDIÇÃO ESPIRITUAL

            Se você tem sonhos premonitórios, intuição aguçada do que pode vir acontecer ou tem ouvido, durante o sono ou acordado, vozes de seres não físicos, esses são indícios fortes da sua capacidade médium.
          • 2
             

            TRANSE PSICOGRÁFICO OU PSICOFÔNICO

            Se você sente uma urgência compulsiva e ás vezes até inoportuna de escrever ideias, e quando elas vêm ao papel parecem que não são suas, e por vezes você fala ideias e tem atos que parecem que não fazem parte da sua personalidade (normalmente isso é relatado por pessoas ao seu redor), isso denota que você tem estado em estado de transe em comunicação com espíritos.
          • 3
             

            ACENTUADA SENSIBILIDADE EMOTIVA

            Quem é médium costuma compartilhar das emoções alheias de uma forma muito intensa. Se você percebeu que está mais sensível do que de costume, pode ser sinal do desenvolvimento da sua mediunidade.

          • 4
             

            SINTOMAS FÍSICOS

            Esses sintomas são muito particulares pois cada pessoa relata uma manifestação diferente. É comum ouvir dos médiuns que no inicio do desenvolvimento dessa sua capacidade psíquica sentiram suor excessivo nas mãos e axilas, formigamento das extremidades, bochechas e orelhas vermelhas sem qualquer motivo, calafrios, sensação de desmaio (sem razões físicas), fobias que antes não existiam, perda ou excesso de sono, palpitações, entre outros. É importante alertar que esses sintomas físicos vão sendo amenizados até desaparecer quando a pessoa começa a estudar e desenvolver a sua mediunidade. Com essa energia canalizada de forma positiva, os sintomas desaparecem.
          • Segundo a doutrina espírita, apesar de todos nós termos a capacidade mediúnica, somente o trabalho e o exercício sobre a mediunidade podem dar sinais decisivos se a pessoa é um médium ostensivo. Quem deseja desenvolver a sua mediunidade precisa estudar as obras espíritas, se informar sobre o assunto, praticar aquilo que a doutrina prevê e sempre de preferência como o auxílio de pessoas experientes na área. Ser médium é uma forma de amor, uma forma de doar-se e ajudar os espíritos necessitados, as pessoas ao seu redor e a si mesmo.
        • Informe-se com conhecimentos verdadeiros e imparciais sobre mediunidade
        • Compreenda que cada ser humano vem ao mundo com uma missão, e que você tem a sua.
        • Estude a realidade extrafísica
        • Estude a Lei da Atração
        • Procure compreender a influência dos seus sentimentos, pensamentos e emoções em sua vida cotidiana e no desenvolvimento da sua mediunidade
        • Procure desenvolver os conceitos e valores de amor, paciência, fé e confiança
        • Procure desenvolver os dons de perdoar, do desapego, de ser altruísta e compreender a missão da sua alma.
        • Procure aceitar, amar e ter orgulho do seu dom mediúnico.

      MEDIUNIDADE: A CIÊNCIA COMPROVA A PSICOGRAFIA?

      Mediunidade: a ciência comprova a psicografia?
    • Uma das questões que mais intrigam os pesquisadores desde os fundamentos do espiritismo é justamente a mediunidade escrita, ou seja, a psicografia. No Brasil, uma das grandes personalidades que realizavam esse feito era Francisco Cândido Xavier. Mas será que cada um de seus escritos, de espíritos diferentes, são realmente de “pessoas” diferentes?

    • MEDIUNIDADE: COMO COMPROVÁ-LA?

      Bem, uma empresa muito conhecida, chamada Stilingue, desenvolveu um software com base em um grande banco de dados que se organizam entre si para análises literárias e de configuração de texto. Ou seja, através de uma inserção de milhões de caracteres de uma determinada pessoa, o computador poderia reproduzir “tecnologicamente” o seu estilo de escrita.
      Os principais dados analisados eram estruturas sintáticas, como o suo de vocabulário recorrente, a ordem das palavras, se o autor criava ou não neologismos, de que maneira funcionava o tamanho de seus enunciados, suas pontuações, etc.
      A partir destes dados começaram a desvendar estilos de diversos autores, criando assim o “Deep Learning”, que traduzimos ao português como “Redes Neurais Artificiais”, pois este recria o estilo de uma pessoa.
    • MEDIUNIDADE: A PROVA DA PSICOGRAFIA

      Colocando os escritos do autor inglês William Shakespeare, foi-se criado um bot com todas as suas informações literárias. A cada texto e a cada criação, o próprio software comprovava sem nenhum problema que o estilo fazia referência à tal pessoa, sem sombra de dúvida.
      Entretanto, quando se colocou os escritos de três espíritos psicografados por Chico Xavier, a fim de ver se os três apontavam para a mesma pessoa, o software nos surpreendeu.
      Foram computados três estilos suficientemente diferentes para três pessoas específicas e diferentes entre si:  o de Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos, os três espíritos que Chico Xavier psicografou.
      Ou seja, a psicografia, como mediunidade escrita, é um dom onde uma só pessoa adquire a característica caligráfica de vários seres diferentes, sendo – ao fim – apenas uma. A tecnologia comprovou que isto é humanamente impossível e, muitos que antes eram céticos, começaram a acreditar.

      MEDIUNIDADE: A PSICOGRAFIA

      Se você ainda tem dúvidas, não fique temeroso. É muito importante que você procure ler ao menos pequenos trechos de espíritos diferentes e de um mesmo médium. Ao fim da leitura, você mesmo perceberá que se tratam de estilos, de palavras, de personalidades e – por fim – de três seres diferentes
    • Fonte:http://www.wemystic.com.br/artigos/mediunidade-biblia-mediuns-pelas-escrituras/



Comentários