A HISTÓRIA POR TRÁS DAS MÁSCARAS PELO MUNDO


Resultado de imagem para máscaras pelo mundo

A história e magia por trás das máscaras pelo mundo


História e Cultura

Ao longo da história, homens de várias etnias usaram máscaras com diversas finalidades, de acordo com a sua religião e cultura.
Eles acreditavam que as máscaras proporcionavam acesso a universos espirituais invisíveis e regidos pela imaginação.
Os contadores de histórias usavam máscaras para transmitir suas narrativas dando-as mais vida.
Também foram utilizadas em rituais religiososdanças, festas e cerimoniaisvariados.

máscaras tradicionais
Máscaras sendo utilizadas em cerimonias por todo o mundo.

Máscaras Africanas

A África tem milhares de tribos e etnias distintas carregadas de crenças, arte, cultura e simbolismo.
Geralmente, suas máscaras africanas representam faces distorcidasexageradas e transcendem o plano terreno (não representam rostos humanos), elas transmitem uma ligação com o divino, o sobrenatural.
Elas estão ligadas a rituais e cerimônias religiosos, de guerra, de fertilidade da terra, de iniciação, de purificação, funerais e até mesmo de entretenimento.

Cerimonias e danças africana
Cerimonias e danças africanas com máscaras.

Não é qualquer membro da comunidade que pode esculpir máscaras em uma sociedade africana. Eles acreditam que o artista não é um ser individual, mas sim uma forma da coletividade falar através de suas mãos.
Cabe a ele interpretar os valores coletivos e transmitir em sua obra.
Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva e são feitas em madeira, pois para os africanos as árvores são as guardiãs dos poderes mágicos.

máscaras africanas rituais
As máscaras carregam muita tradição na África.

Máscaras de Bali

A pequena ilha de Bali, localizada ao centro sul do arquipélago indonésio, é uma espécie de paraíso das máscaras que estão fortemente ligadas à tradição local já que Bali é conhecida por povoar dezenas de entidades espirituais, tendo cada uma delas a  sua máscara representativa (Barong, Garuda, Rangda e outros).

Ilha de Bali e suas tradições
Ilha de Bali, um lugar de muita espiritualidade e magia.

Apesar dessa imensa gama de entidades, os balineses afirmar que sua religião é monoteísta e utilizam a argumentação inovadora e criativa de que seu Deus tomar tantas formas quanto os raios do sol.

montagem-bali-tradicao-2
Cerimônias e templos de Bali refletem a espiritualidade da Ilha.

Eles consideram que as máscaras feitas da mesma árvore possuem vínculo familiar. As técnicas de produções dos artesãos da ilha se aprimoraram ao longo dos anos.

Máscaras de Bali em Madeira
Máscaras comercializadas em Bali.

Máscaras Himalaia

As máscaras do Tibet e Nepal são um dos símbolos que melhor representam os povos que vivem na região do Himalaia.
estilo poderoso e tradicional das Máscaras Himalaias é traçado a partir das diversas culturas presentes: Xamanismo, Budismo, Hinduísmo e mitos de aldeias locais.
Levando em consideração a natureza politeísta de ambas tradições as divindades representadas pelas máscaras são diversas: Shiva, Bhairava, Ganesh, Mahakala, Garuda, Varahi e Thordev são os mais famosos.

Máscaras do Himalaia
Máscaras do Himalaia (Nepal e Tibet).

Todas as máscaras da região possuem a marca do terceiro olho na testa.
O estilo é caracterizado por coroas de crânios, brincos, detalhes em metais como prata, bronze e latão, entre outros elementos coloridos.
São feitas em madeira cobertas de barro e linho para tenham o envelhecimento retardado.
Estes detalhes decorativos não só refletem os aspectos religiosos e simbólicos, mas também adicionam um imaginário poderoso e um olhar peculiar e fascinante.

Região do Himalaia
Região do Himalaia, Nepal (acima) e Tibet (abaixo).

Máscaras ao redor do Mundo

No Egito antigo utilizam máscaras cheias de pedras preciosas nas múmiasantes do sepultamento.
As máscaras dos Esquimós no Alaska eram feitas com duas faces, uma de humano e outra de animal, pois eles atribuíam uma dupla existência para cada criatura.
Na antiga Grécia e Roma usavam máscaras para festivais e teatros. Foi onde surgiu o uso das máscaras para fins artísticos e entretenimento.
Na Ásia, as máscaras eram usadas para cerimônias religiosas e para funções sociais tais como casamentos, festividades e divertimentos.
povo nativo brasileiro portava máscaras simbolizando animais em suas cerimônias. Atualmente são muito utilizadas em carnavais.

Máscaras pelo mundo
Máscaras pelo mundo (Veneza, Grécia, Alaska e Brasil).

Máscaras no Mundo da Decoração

A criatividade utilizada no processo de confecção de máscaras colocam em evidência aspectos da natureza humana, pois não resultam em simples objetos artesanais e decorativos, mas sim em objetos de questionamento da nossa natureza: a divindade, o belo, o grotesco, a caricatura, o surpreendente.

Máscaras decorativas de parede
Máscaras no mundo da decoração.

As máscaras despertam fascínio em todos por serem objetos ritualísticos, primitivos e remontam a história da formação do homem artístico e criativo.
Hoje nós ainda não revelamos esse mistério por trás delas, apenas percebemos sua aura fascinante e riqueza de possibilidades imagéticas.
As máscaras possuem uma energia, atitude, um corpo, enfim, possuem vida própria.

Mascaras para decoração de paredes
Ambientes de muito bom gosto decorados com máscaras.

Por isso a busca de máscaras para decoração se tornou uma tendência mundial.
Muitos se tornaram colecionadores e transformaram ambientes de sua casa em uma verdadeira galeria de arte com muita personalidade e valores culturais.

máscaras decorativas em madeira
Coleções de máscaras decorativas, muita personalidade ao ambiente.

Onde Comprar

As máscaras decorativas podem ser adquiridas por todo o mundo, mas no Brasil o melhor lugar para você comprar máscaras decorativas é na loja online Arte & Sintonia, o melhor que não precisa nem sair da sua casa, entregamos para todo território nacional.
Nossa história também começou com as máscaras, comercializando alguns modelos, isso fortalece a nossa crença em sua magia, hoje somos uma loja especializada na aquisição e comercialização de máscaras decorativas.
Acesse nossa loja virtual e compre variedade de máscaras decorativas de diversos países, tamanhos e estilos.
Tenho certeza que você ficou com vontade de começar sua coleção.
Espero que o artigo tenha sido útil, creio que todo conhecimento é bem vindo.
Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2016/09/22/a-historia-e-magia-por-tras-das-mascaras-pelo-mundo/

Comentários