SOFTWARE LÊ TODO CÉREBRO E ANTECIPA DIAGNÓSTICO DE ALZHEIMER EM ATÉ DOIS ANOS

scan demencia precoce 0817 400x800
McGill/Neurobiology of Aging



Software lê todo cérebro e antecipa diagnóstico de Alzheimer em até dois anos



Uma nova tecnologia no rastreamento do cérebro poderá descobrir quem corre o risco de desenvolver Alzheimer dois anos antes dos primeiros sintomas da doença aparecerem.

Nova tecnologia rastreia Alzheimer

Cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, descobriram uma técnica que une inteligência artificial e banco de dados para criar um algoritmo que reconhece os sinais do Alzheimer com antecedência – com uma precisão de 84% dos casos.


Para tanto, os pesquisadores realizaram uma varredura PET-Scan, tomografia que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas radioativas no organismo, a fim de identificar o acúmulo da proteína beta-amiloide, que provoca o Alzheimer, no cérebro.
A descoberta acelera as pesquisas para o tratamento de Alzheimer e muda a forma com que a doença pode ser diagnosticada, já que os pesquisadores pretendem disponibilizar a técnica em consultórios e clínicas em breve.
“Ao usar esta ferramenta, os ensaios clínicos podem se concentrar apenas em indivíduos com maior probabilidade de progredir para o Alzheimer dentro do prazo do estudo. Isso reduzirá consideravelmente o custo e o tempo necessário para realizar esses estudos”, comentou o co-diretor e professor de Neurologia e Neurocirurgia e Psiquiatria da McGill Serge Gauthier.

Próximos passos da pesquisa


cerebro cranio alzheimer 0817 400x800
Anatomy Insider/shutterstock



O marcador biológico ( a proteína beta-amiloide), segundo os pesquisadores, não pode ser usado de forma confiável porque nem todos os pacientes com MCI desenvolvem Alzheimer.
Por isso, a pesquisa segue em andamento para encontrar outros marcadores relacionados à doença que melhorem o recurso de previsão do software.
Por enquanto, o programa aguarda certificação de autoridades de saúde para ser utilizado por médicos. O grupo se dedica agora a validar o método em outros tipos de pacientes, como os que tiveram complicações como pequenos AVCs. 
Fonte:https://www.vix.com/pt/saude/549365/software-le-todo-cerebro-e-antecipa-diagnostico-de-alzheimer-em-ate-dois-anos

Comentários