SAIBA TUDO SOBRE OS TIPOS DE COLÁGENOS E SEUS BENEFÍCIOS

Resultado de imagem para todos os tipos de colageno são de origem animal?
Diferenças Entre os Tipos de Colágenos e Seus Benefícios
O colágeno é uma proteína de origem animal que proporciona firmeza às cartilagens e à pele, além de outras partes do nosso corpo que os ossos não sustentam. Abundante em mamíferos, é encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, mas também nos músculos e na camada córnea dos olhos.
Ele representa de 25-30% das proteínas presentes no corpo humano, sendo alguns tipos de colágeno mais abundantes do que outros. Porém, com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a sua suplementação.
Os diversos colágenos existentes no mercado apresentam diferenças entre tipo, conteúdo de aminoácidos, composição nutricional e indicação de uso.
Nesse post, entenda a diferença de alguns tipos de colágeno existentes e conheça quais estão disponíveis para manipulação. Acompanhe!
Resultado de imagem para todos os tipos de colageno são de origem animal?

Quais são os tipos de colágeno?

Tipo I

É o mais comum; aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso (onde é predominante sobre os outros tipos), sempre formando fibras e feixes, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele.

Tipo II

É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem.

Colágeno nativo

Essa versão de colágeno não foi reduzida em partículas menores ou desnaturada para a absorção mais otimizada. Todas as outras opções são obtidas a partir desse tipo de colágeno.

Desnaturado

A partir de um processo que consiste no aquecimento, o colágeno desnaturado é preparado — visando maior eficiência dos aminoácidos. Essa desnaturação é um processo irreversível, que altera o pH e atua diretamente nas cadeias peptídicas dos aminoácidos.
Essa versão do colágeno não é uma das mais procuradas entre todos os tipos de colágeno e não promete benefícios para articulações.

Colágeno hidrolisado

Sendo um dos suplementos mais procurados para auxiliar na saúde da pele, a versão hidrolisada do colágeno traz ainda mais benefícios para melhorar a aparência de quem a utiliza. Com essa suplementação é possível garantir um reforço com efeito rejuvenescedor, além de melhorar a saúde das cartilagens e dos ossos — já que ele é indicado para o tratamento de artrite.
Outro grande benefício do colágeno hidrolisado é que ele é absorvido muito mais facilmente e, assim, garante ainda mais eficiência dos aminoácidos. Isso se deve ao fato de o colágeno ser composto por partículas muito pequenas, o que facilita a rápida absorção da substância.
Os suplementos com colágeno hidrolisado são extraídos da pele de gado com alta qualidade. Eles possibilitam a melhora na hidratação e na suavidade da pele do indivíduo que o utiliza.

De qual maneira o colágeno age no corpo?

O colágeno é amplamente utilizado em questões estéticas, uma vez que contribui para protelar as tão temidas rugas. No entanto, sua presença é muito importante para o bom funcionamento das células e, portanto, do organismo como um todo.
Como se pode notar, a ingestão de colágeno gera vários benefícios para seu organismo. Confira a seguir alguns dos principais resultados:
  • dá sustentação estrutural para ossos, dentes, pele, vasos e, inclusive, alguns órgãos;
  • melhora a elasticidade e firmeza da pele;
  • protege as articulações;
  • auxilia na prevenção do surgimento das temidas estrias e celulites;
  • age na prevenção do envelhecimento das células e rejuvenesce a pele;
  • protege os ossos, prevenindo contra a osteoporose;
  • promove a renovação das células;
  • potencializa e melhora a cicatrização.

Quais estão disponíveis para manipulação?


Imagem relacionada

UC II® é um colágeno do tipo II, não desnaturado, derivado da cartilagem de frango. É fabricado através de um processo de produção patenteado, não enzimático, a baixas temperaturas, o que garante a obtenção de um colágeno puro, sem alteração molecular, com atividade biológica inalterada.
É capaz de dessensibilizar o sistema imunológico. Dessa forma, previne o “ataque” autoimune às cartilagens. Por consequência, há um bloqueio da inflamação, sem a qual o paciente não apresenta mais o quadro de dor.

DESCRIÇÃO

UC II 40mg Para a Saúde das Articulações
UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartilagem de frango. O colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência, tração e firmeza. UC-II® age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos.

O UC-II® modula a resposta imune em relação ao colágeno tipo II. Desta forma previne o "ataque" autoimune às cartilagens e, assim, é reestabelecido o equilíbrio entre a quebra e síntese dessa proteína. Por consequência há uma diminuição da inflamação com consequente diminuição da dor.

UC-II® possui certificado GRAS expedido pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, que o qualifica como seguro.

"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"

INDICAÇÕES

- Artrose e Osteoartrose;
- Artrite e Osteoartrite;
- Artrite Reumatóide;
- Poliartrite Reumatóide Juvenil;
- Lesão articular;
- Lesão da cartilagem;
- Prevenir as doenças articulares em atletas, obesos e pessoas que tenham h

COMPOSIÇÃO

UC-II 40mg
Excipiente qsp 1 cápsula

POSOLOGIA

Tomar 1 cápsula, uma vez ao dia.

VALIDADE

6 meses.

ADVERTÊNCIAS

Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado. As imagens alusivas ao produto são meramente ilustrativas. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto. Em caso de hipersensibilidade recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos. Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante o período de amamentação sem orientação médica. Embora não exista contra-indicação relativa à faixa etária, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta. Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico e por estudos que comprovam a ação dos mesmos, conforme descrito nas referências bibliográficas. Os resultados variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, doença, idade, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia. As informações aqui prestadas não se tratam de propaganda e sim da descrição do produto. Consulte sempre um especialista! Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado.

REFERÊNCIAS

CROWLEY DC, LAU FC, SHARMA P, ET AL. SAFETY AND EFFICACY OF UNDENATURED TYPE II COLLAGEN IN THE TREATMENT OF OSTEOARTHRITIS OF THE KNEE: A CLINICAL TRIAL. INT J MED SCI. 2009;6:312-321. BAGCHI D, MISNER B, BAGCHI M, ET AL. EFFECTS OF ORALLY ADMINISTERED UNDENATURED TYPE II COLLAGEN AGAINST ARTHRITIC INFLAMMATORY DISEASES: A MECHANISTIC EXPLORATION. INT J CLIN PHARM RES. 2002;22:101-110. GUPTA RC, BARNES M, MINNIEAR J, ET AL. PAIN REDUCTION MEASURED BY GROUND FORCE PLATE IN ARTHRITIC DOGS TREATED WITH TYPE-II COLLAGEN. PRESENTED AT: SOCIETY OF TOXICOLOGY 48TH ANNUAL MEETING; MARCH 2009. D?ALTILIO M, PEAL A, ALVEY M, ET AL. THERAPEUTIC EFFICACY AND SAFETY OF UNDENATURED TYPE II COLLAGEN SINGLY OR IN COMBINATION WITH GLUCOSAMINE AND CHONDROITIN IN ARTHRITIC DOGS. TOXICOL MECH METHODS. 2007;17:189-196. GUPTA RC, SKAGGS P, STOCKER A, ET AL. THERAPEUTIC EFFICACY OF UNDENATURED TYPE-II COLLAGEN (UC-II) IN COMPARISON TO GLUCOSAMINE AND CHONDROITIN IN ARTHRITIC HORSES. J VET PHARMACOL THERAP. 2009;32:577-584. NAGLER-ANDERSON C, BOBER LA, ROBINSON ME, SISKIND GW, THORBECKE GJ. SUPPRESSION OF TYPE II COLLAGEN-INDUCED ARTHRITIS BY INTRAGASTRIC ADMINISTRATION OF SOLUBLE TYPE II COLLAGEN. PROC NATL ACAD SCI USA. 1986;83:7443-7446. MARONE PA, LAU FC, GUPTA RC, BAGCHI M, BAGCHI D. SAFETY AND TOXICOLOGICAL EVALUATIONS OF UNDENATURED TYPE II COLLAGEN. TOXICOL MECH METH. 2010. EPUB AHEAD OF PRINT. BURDOCK GROUP. DOSSIER IN SUPPORT OF THE GENERALLY RECOGNIZED AS SAFE (GRAS) STATUS OF UC-II® AS A FOOD INGREDIENT. INTERNAL DATA, 2009.

Cartidyss® — Colágeno tipo II hidrolisado

É um complexo marinho composto de colágeno tipo II hidrolisado (96% de peptídeos de baixo peso molecular), polissacarídeos marinhos (glicosaminoglicanos — sulfato de glicosamina, sulfato de condroitina e ácido hialurônico) e ainda o mineral fosfato de cálcio.
Pode ser utilizado IN e OUT, estimulando e mantendo a função da derme, com o objetivo de contribuir para a firmeza, sustentação e hidratação da pele.

DESCRIÇÃO

Cartidyss 600mg Mais Flexibilidade para as Articulações
Cartidyss® é um complexo marinho composto por colágeno tipo II e glicosaminoglicanos, extraído da arraia marinha, uma espécie que apresenta esta rica estrutura proteica em sua cartilagem. Cartidyss® possui em sua composição: 60% de peptídeos de colágeno tipo II e 40% de glicosaminoglicanos (10% de sulfato de glucosamina, 25% de sulfato de condroitina e 5% de ácido hialurônico).

Os peptídeos de colágeno tipo II presentes em sua composição possuem baixo peso molecular (<3.000 daltons), o que promove alta disponibilidade garantindo a absorção de 96% do total de peptídeos. A eficácia da utilização de peptídeos de colágeno para a saúde das articulações vem sendo comprovada em diversos estudos, como em estudo realizado em 2008 na Universidade Estadual da Pensilvânia, que demonstrou a melhora significativa da sensação de dor articular ligada a atividade física em 147 atletas apenas com consumo diário de colágeno hidrolisado durante 24 semanas.

A glucosamina é substrato para síntese de glucosaminoglicanas (GAGs) e hialuronato presentes na matriz do tecido cartilaginoso. Estimula a síntese de proteoglicanos. Inibe a expressão de mataloproteinases (MMPs), colagenases e fosfolipase A2, enzimas relacionadas com a degradação da cartilagem.

A condroitina estimula a síntese do tecido cartilaginoso, inibe a expressão de metaloproteinases (MMPs) e inibe a síntese de citocinas pró-inflamatórias.

"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"

INDICAÇÃO

- Coadjuvante na prevenção da saúde das articulações promovendo a reposição de colágeno, aumentando, assim, a flexibilidade e hidratação das articulações.

COMPOSIÇÃO

Cartidyss 600mg
MSM* 200mg
Manganês quelado 2mg
Vitamina C 100mg
Excipiente qsp 1 cápsula

*Metil sulfonil metano, MSM, é importante para a síntese de glicoproteínas, por estimular a glicosiltransferase. Vitamina C atua como cofator nas reações de hidroxilação da prolina e lisina para a síntese de colágeno.

POSOLOGIA

Tomar 1 dose ao dia.

VALIDADE

6 meses.

ADVERTÊNCIAS

Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado; As imagens alusivas ao produto são meramente ilustrativas; Pessoas com hipersensibilidade a alguma substância não devem ingerir o produto; Em caso de hipersensibilidade recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico; Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem; Não use medicamento com prazo de validade vencido; Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos; Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante o período de amamentação sem orientação médica; Embora não exista contraindicação relativa à faixa etária, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta; Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico e por estudos que comprovam a ação dos mesmos, conforme descrito nas referências bibliográficas. Os resultados variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, doença, idade, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia; As informações aqui prestadas não se tratam de propaganda e sim da descrição do produto. Consulte sempre um especialista! Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado.

REFERÊNCIAS

1. Literatura do fornecedor.

Resultado de imagem para todos os tipos de colageno são de origem animal?

Verisol® — Peptídeos do colágeno

É uma combinação única de Peptídeos Bioativos de Colágeno®, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, que origina peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e, assim, estimular e restaurar o metabolismo dessas células de dentro para fora.
Provocam uma resposta quimiotática em fibroblastos dérmicos, promovendo o aumento da síntese de colágeno tipo I e proteoglicanos, envolvidos na formação e sustentação das fibras elásticas dérmicas.

INDICAÇÕES:

• ação antienvelhecimento;
• restabelecer a elasticidade e hidratação da pele;
• estimular a produção de colágeno e proteoglicanos.
Por fim, são vários os tipos de colágeno, uns produzidos pelo próprio corpo e outros que podem ser ingeridos e que trazem muitos benefícios para a saúde da pele e do corpo. É importante lembrar que colágeno não é só assunto de beleza. Ele também tem grande papel na saúde, especialmente na locomoção.
Agora que você já sabe que o colágeno é um grande aliado da nossa saúde física, confira também qual é a função do colágeno no corpo e se torne um especialista no assunto!

DESCRIÇÃO

Pele mais Jovem com Verisol 2,5g 30 sachês
Verisol é um alimento funcional inovador voltado aos cuidados com a pele, que age de dentro para fora, atenuando e prevenindo os sinais do tempo. É uma combinação única de Peptídeos Bioativos de Colágeno, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, que origina peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e, assim, estimular e restaurar o metabolismo destas células de dentro para fora.
Verisol suaviza os sinais do tempo e melhora a elasticidade cutânea, reduz o volume das rugas e aumenta o conteúdo de colágeno na pele a partir de 4 semanas de uso contínuo.
Estudos de eficácia
Aumento da Elasticidade da pele:
O primeiro estudo realizado com 69 mulheres com idade entre 35 e 55 anos, revelou que o Verisol quando administrado via oral, na dose de 2,5g/dia, foi capaz de aumentar a elasticidade da pele em até 15% em um período de 4 e 8 semanas de consumo. Este resultado ainda pôde ser observado após quatro semanas da última ingestão de Verisol (Fase de regressão), onde as voluntárias apresentaram maiores níveis de elasticidade na pele em comparação ao grupo que recebeu o placebo. Neste mesmo estudo foi observado que o grupo que recebeu a dose de 5g/dia, não apresentou diferenças significativas em comparação ao grupo que recebeu 2,5g/dia, o que indica que este produto, além de inovador também não é dose-dependente.
Redução das rugas:
Um segundo estudo realizado com mais de 100 mulheres com a média de idade de 55 anos mostrou que a administração oral de Verisol (2,5g/dia), contribuiu para uma redução significativa da profundidade das rugas após 4 semanas.
"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"

INDICAÇÃO

- Melhora significativamente rugas e restabelece a elasticidade e hidratação cutânea;
- Restaura o metabolismo da pele, recuperando o equilíbrio necessário para contrabalancear o processo de envelhecimento da pele;
- Atua nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora.

COMPOSIÇÃO

Verisol 2,5g/sachê
Sem sabor

POSOLOGIA

Tomar 1 dose de 2,5g ao dia, diluído em água ou bebida láctea.

VALIDADE

6 meses.

ADVERTÊNCIAS

1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
10. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
11. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
Referências
1. Dossiê Técnico Gelita.
2. Calleja-Agius J, Muscat-Baron Y and Brincat MP. Skin ageing. Menopause International 2007; 13: 60–64
3. Choi CP, Kim YI, Lee JW. The effect of narrowband ultraviolet B on the expression of matrix metalloproteinase-1, transforming growth factor-beta1 and type I collagen in human skin fibroblasts. Clin. Exp. Dermatol., 2007, 32: 180-185.
4. Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo: Ed. Manole, 2005.
5. Draelos DZ. Nutrition and enhancing youthful-appearing skin. Clinics in Dermatology (2010) 28, 400–408.
6. Fisher GJ, Kamg S, Varani J, et al.:Mechanisms of photoaging and chronological skin aging. Arch Dermatol 2002;138:1462–1470.
7. Iwai K, Hasegawa T, Taguchi Y, et al.: Identification of food-derived collagen peptides in human blood after oral ingestion of gelatin hydrolysates. J Agric Food Chem 2005;53:6531–6536.
8. Oesser S, Adam M, Babel W, Seifert J. Oral administration of (14)C labeled gelatin hydrolysate leads to na accumulation of radioactivity in cartilage of mice (C57/BL). J. Nutr 1999; 129 p. 1891-5.
9. Primavera G. Berardesca E. Clinical and instrumental evaluation of a food supplement in improving skin hydration. Int J Cosmet Sci, 2005; 27 199-204.
10. Rawlings AV, Harding CR. Moisturization ans skin barrier function. Dermatol Ther, 2004; 17 Suppl 1 43-8.
11. Rebello, Tereza. Guia de produtos cosméticos, Ed. 7, Editora Sena, São Paulo, 2008.
12. Richelle M, Sabatier M, Steiling H, Williamson G (2006) Skin bioavailability of dietary vitamin E, carotenoids, polyphenols, vitamin C, zinc and selenium. Br J Nutr 96:227–238.
13. Sandilans A, Sutherland C, Irvine AD, McLean WH. Filaggrin in the frontline: role in skin barrier function and disease. J Cell Sci, 2009; 122 1285-94.
14. Watanabe-Kmiyama M, Kamiyama S, et al. Absorption and effectiveness of orally administered low molecular weight collagen hydrolysate in rats. J Agric Food Chem, 2010; 58 835-41.
15. Zague V, de Freitas V, da Costa Rosa M, de Castro GA, Jaeger RG, Machado-Santelli GM. Collagen hydrolysate intake increases skin collagen expression and suppresses matrix metalloproteinase 2 activity. Med Food 14 (0) 2011, 1–7.
16. Zague V. A new view concerning the effects of collagen hydrolysate intake on skin properties. Arch Dermatol Res 2008;300:479–483.
Fonte:https://www.farmadoctor.com.br/blog-diferencas-entre-os-tipos-de-colagenos-disponiveis-para-manipulacao

Colágeno | Tudo o que você precisa saber

COLÁGENO | TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Você sabia que das proteínas que compõem nosso corpo, 30% delas são fibras de colágeno? E que sinais que adquirimos com a idade como as rugas, pele flácida, artrose e a perda de músculos são causadas por uma redução dessas fibras?
A preocupação com a saúde e bem estar associada a longevidade, tornou o colágeno alvo de muitos estudo.
Quer aprender mais e tirar todas suas dúvidas? Então você veio ao lugar certo, já que neste post você vai aprender:

O QUE É COLÁGENO

É uma proteína fibrosa e de baixo valor biológico abundante no corpo humano, onde se distribui em 27 formas, de acordo com o tecido ou órgão que atua. É produzida por células conhecidas como fibroblastos ou condrócitos, cuja função é construir proteínas e outros componentes da matriz extracelular.
 
Ele é encontrado principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos dos animais e seres humanos. Assim, os alimentos fontes desse nutriente são os de origem animal.
Existem diferentes maneiras de se obter colágeno para o consumo, ele pode ser encontrado naturalmente em alguns alimentos, em suplementos não específicos (hidrolisado) e específicos (peptídeos bioativos). 
 

 

COLÁGENO PARA QUE SERVE

A principal função do colágeno, assim como de outras proteínas fibrosas, é construir e manter a estrutura de órgãos e tecidos, mas o motivo pelo qual ele se destaca, é por causa da sua abundância em relação às outras proteínas.
 
O colágeno representa cerca de 25-30% das proteínas do corpo humano, é fundamental que ele esteja disponível em quantidades suficientes para facilitar a regeneração da pele e cicatrização de feridas, fortalecer a união das células e promover firmeza, elasticidade e hidratação da pele, articulações e músculos.
O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso metabolismo,  um dos motivos para ser considerada de baixo valor biológico, entretanto, o excesso do consumo de açúcares e gorduras, bebidas alcoólicas e cigarro, e a exposição solar contínua sem o uso de filtro protetor, são fatores que diminuem a sua produção. Além desses estressores, nosso organismo sofre naturalmente a redução da produção e aumento da degradação de colágeno com o passar da idade. 
Seja por razões internas, externas ou pela combinação delas, a realidade é que com o decorrer dos anos, nós perdemos mais colágeno do que produzimos, mesmo estimulando o corpo a produzir através de uma alimentação adequada em proteínas. O resultado disso é a aparência envelhecida da pele e desgaste das articulações e músculos, aumentando o risco de desenvolvimento da artrose e sarcopenia.
Algumas pesquisas foram feitas para verificar se a suplementação com colágeno poderia ajudar a prevenir ou até mesmo tratar esses processos, e os resultados mostraram que apesar do colágeno ser uma proteína de baixo valor biológico, intervenções nutricionais incluindo sua suplementação, podem ajudar a recuperar tecidos danificados pelo envelhecimento e atividade física. Por este motivo, o uso do colágeno em forma de suplemento tem sido recomendado, principalmente para:
 
  • Praticantes de atividades físicas intensas.
  • Pessoas que se queixam de dores nas articulações ou sofrem de problemas como artrose, artrite e desgastes da cartilagem.
  • Pacientes em processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias.
  • Para aqueles que desejam evitar o envelhecimento precoce e manter a beleza da pele.
  • Indivíduos com apesentam queda de cabelos e unhas fracas.
  • Idosos que possuam uma alimentação baixa em proteína, problemas de dentição e/ou deglutição

COMO TOMAR COLÁGENO

O colágeno pode ser encontrado em alimentos de origem animal como: ovos, ostras, carnes vermelhas, frango e peixes, e por suplementação: em pó, comprimidos ou gomas.
O mais indicado para manutenção da saúde, é ter hábitos alimentares que permitam o consumo de alimentos fontes e, a depender de características do seu estilo de vida, incluir uma suplementação específica adequada ao seu perfil.
Existem vários tipos de suplementos de colágeno comercializados atualmente, portanto, é importante entender que não são todos iguais.
O colágeno é uma proteína bem versátil, seus diferentes tipos podem atuar em conjunto ou separados, a depender de cada tecido biológico. Dessa forma, os suplementos possuem diferentes categorias e podem ser direcionados para uma área do corpo específica.
Entenda a seguir, qual  dos tipos de colágenos disponíveis em suplementos pode ser o mais recomendado para você:

COLÁGENO QUAL O MELHOR

Para poder definir os tipos de colágeno, primeiro é preciso entender que existem vários tipos de colágeno e, dentre esses, não há um colágeno que seja melhor do que outros, mas sim o que melhor atende às suas necessidades do momento.

Comercialmente eles se diferenciam em tipos de acordo com a estrutura e predominância no tecido que atua, podendo ser classificados em: colágeno natural dos alimentos, colágeno hidrolisado e colágeno hidrolisado específico (peptídeos bioativos), o qual, por sua vez, ainda é caracterizado de acordo com algumas classes em: tipos 1 e 2. Para fins comerciais, os peptídeos bioativos ainda recebem nomes diferentes de acordo com a patente da empresa que o desenvolveu.
 
Confira de onde vem e para quê serve cada um deles:

COLÁGENO ALIMCOLÁGENO VERISOL ® 

É o nome comercial dos peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 específicos para a pele, unhas e cabelos, pois é o principal colágeno presente nessas regiões. Foi desenvolvido por uma empresa alemã chamada Gelita e é o que possui maior volume de estudos publicados comprovando os benefícios promovidos na saúde e estética da pele. É indicado para mulheres e homens a partir dos 25 anos para prevenir ou tratar os sinais do envelhecimento.
A depender do metabolismo de cada indivíduo, os resultados podem ser percebidos entre 8 a 24 semanas de suplementação comprovado por estudos científicos. O ideal é que seu uso seja contínuo, permitindo pausas de até um mês a cada 2 meses de suplementação.
Veja os benefícios comprovados pelo uso do Verisol® :
  • Redução das rugas
O primeiro estudo clínico que comprovou a eficácia da suplementação oral com Verisol® foi publicado em 2014, nele os pesquisadores observaram que a ingestão diária de 2,5g ou 5g dos peptídeos bioativos durante 8 semanas, melhorou a elasticidade, hidratação e aspecto áspero da pele de 69 mulheres com idades entre 35 a 55 anos.
Outro estudo reforçou esse resultado, mostrando que 2,5g de verisol® por 8 semanas reduz a profundidade das rugas, promove maior firmeza e elasticidade da derme e, além disso, uma biópsia da pele dos participantes mostrou os macanismos moleculares relacionados com esse resultado.
Assim, foi visto que a suplementação estimula maior síntese de procolágeno 1 (células precursoras de colágeno), elastina e fribrina (componentes da matriz extracelular). Todos esses componentes são produzidos por fibroblastos presentes na derme, atribuindo o benefício da suplementação com a maior capacidade funcional dessas células.   
  • Unhas mais fortes
As unhas descamadas e quebradiças podem ser um problema estético para homens e mulheres. No entanto, um estudo publicado pelo Journal of Cosmetic Dermatology comprovou que 3 meses de suplementação com Verisol®, fortalece e estimula o crescimento de unhas.
  • Cabelos macios e hidratados
Além do fortalecimento das unhas, o colágeno Verisol® ajuda a proteger e hidratar os cabelos, reforçando os estoques de queratina, uma proteína que forma uma película protetora em cada fio, e retém a umidade das madeixas, melhorando a hidratação e maciez.
  • Combate às celulites
A celulite é o resultado do acúmulo de gordura que aparece com mais facilidade nas coxas, bumbum e abdômem. É algo que incomoda muitas mulheres. Com a hipótese de que o fortalecimento e a restauração das camadas mais profundas da pele poderia reduzir a celulite, foi feito um estudo com 105 mulheres com idades entre 24 e 53 anos, que consumiram 2,5g de Verisol® todos os dias, durante 6 meses.

O resultado comprovou a hipótese! A suplementação com Verisol® pode ajudar a reduzir o grau da celulite em mulheres com peso adequado a sobrepeso, em mulheres com diagnóstico de obesidade foi visto SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO: QUANDO E QUANTO TOMAR?


QUANDO É PRECISO SUPLEMENTAR?

A queda na produção endógena (própria do corpo) de colágeno começa geralmente aos 25 anos, quando começamos a perder cerca de 1% da concentração de colágeno por ano. Nessa idade, se a pessoa tiver uma alimentação balanceada, adequada em proteínas, ainda não é necessário a suplementação. Por outro lado, se houver abuso de exposição solar, consumo em execsso de carboidratos, bebidas alcoólicas, cigarro e estresse,  é a hora de considerar a suplementação para prevenir os sintomas do envelhecimento, que consistem em unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele, perda de massa magra, enfraquecimento dos ossos e articulações.
A suplementação também pode ser indicada sem precisar considerar a idade para pessoas que praticam atividade física intensa ou com frequência, com a finalidade de evitar o desgaste das articulações. Além disso, pode ser um ótimo aliado no processo de regeneração e cicatrização de lesões causadas por fraturas ou pós cirurgias.

QUAL A QUANTIDADE RECOMENDADA PARA O CONSUMO?


Agora que você entendeu que suplementos de colágeno não são todos iguais, saiba que as doses recomendadas para cada tipo de suplemento também são diferentes. O ideal é consultar um profissional da saúde para avaliar o melhor tipo de colágeno para o seu objetivo e seguir a recomendação da porção sugerida no rótulo do suplemento escolhido. Na maioria dos suplementos a recomendação diária sugerida é:
Os suplementos podem se apresentar em comprimidos quando dose indicada é baixa (até 3 g) ou em pó (>3g), e são armazenados em sachês ou em um pote com medidor. Veja na tabela a seguir um resumo sobre os tipos de colágeno bem como a dose recomendada de uso, para quê serve e como tomar.

RESUMO – PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE COLÁGENO uma tendência 

O colágeno que obtemos dos alimentos de origem animal, precisam ser quebrados e absorvidos para estimular a produção de proteínas inespecíficas para o metabolismo de quem o consome. Isso significa que após a ingestão de alimentos ricos em colágeno, nosso corpo precisa realizar vários processos até a produção de colágeno próprio, ou de outra proteína que ele esteja precisando.
Primeiro o colágeno é degradado em pedaços menores para absorção, depois esses pedaços menores são novamente quebrados por enzimas, e, depois disso, são direcionados a formar uma proteína qualquer, podendo ou não ser colágeno.
O consumo de alimentos ricos em colágeno é indicado para todos que procuram por uma alimentação saudável. Por ser uma proteína, ajuda na manutenção da massa magra e oferece saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento e recuperação de processos cirúrgicos.

COLÁGENO HIDROLISADO

É um produto feito a partir de um procedimento industrial, onde a proteína de colágeno geralmente é extraída do couro de suínos ou bovinos e transformada em pedaços menores para facilitar a absorção do nosso metabolismo.
Esse processo industrial quebra a proteína por uma etapa conhecida por hidrólise térmica, a qual é induzida por altas temperaturas e modifica a estrutura do colágeno em pedaços menores.
Esse tipo de colágeno não possui especificidade e, assim como o colágeno natural que absorvemos dos alimentos,as enzimas do nosso corpo quebram novamente e direcionam a produção de proteínas inespecíficas para onde estiver mais precisando, a diferença entre eles é que a absorção pelo nosso metabolismo é mais rápida quando se consome colágeno hidrolisado.

PEPTÍDEOS BIOATIVOS – COLÁGENO HIDROLISADO ESPECÍFICO 

Os peptídeos bioativos foram desenvolvidos a partir do colágeno hidrolisado, ou seja,  a proteína de colágeno é submetida ao processo de hidrólise térmica, mas, depois disso, passa por uma segunda quebra, conhecida  como hidrólise enzimática, transformando o colágeno hidrolisado em peptídeos específicos que conseguem direcionar a produção de um tipo de colágeno para uma determinada região do corpo
Os peptídeos bioativos são absorvidos com maior facilidade pelo organismo e são específicos para alguma região do corpo, podendo ser um dos 27 tipos existentes.
As pesquisas comprovam que os peptídeos bioativos de colágeno são melhor aproveitados pelo organismo e são específicos para alguma região.
Veja os principais tipos que já foram desenvolvidos:

– PEPTÍDEOS BIOATIVOS DO TIPO 1

É o tipo mais comum de colágeno, encontrado em todos os tecidos e em grandes quantidades na pele, tecido conjuntivo denso e frouxo e na musculatura lisa.
Existem dois tipos de peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 que possuem resultados de uso comprovados. A diferença entre eles está no número de quebras enzimáticas que sofrem no processo de fabricação e especificidade de atuação: um é para a pele (Verisol®) e o outro para os músculos (BodyBalance®).

COLÁGENO BODYBALANCE ®

É feito a partir de várias quebras dos peptídeos de colágeno do tipo 1 e estimula o metabolismo dos músculos. Embora não possua grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e lisina, oferece grandes quantidades de arginina e glicina, responsáveis por estimular a síntese de creatina no organismo.  É indicado para induzir o ganho de massa magra em mulheres e homens, como opção de pós-treino, para prevenir e tratar asarcopenia em idosos e para pós cirurgia bariátrica e estética. 
Um estudo comparou as propriedades do colágeno hidrolisado e da proteína do soro do leite sugerindo que o consumo dessa combinação de proteínas poderia potencializar o ganho de massa magra em idosos, atletas, indivíduos em recuperação de cirurgias ou em tratamento de lesões, quando comparado com a ingestão apenas da proteína do soro do leite. Foi visto que de fato, em conjunto, essas proteínas exibem maior potencial antioxidante, de estimular o sistema de defesa, reparar cartilagens e a matriz extracelular do tecido conjuntivo, mas o bodybalance® se mostrou superior a proteína do soro do leite na manutenção do balanço nitrogenado, um marcador de desnutrição proteica, em dietas com pouca proteína típicas de idosos e crianças. 

– PEPTÍDEOS BIOATIVOS DO TIPO 2

 

COLÁGENO TIPO 2 – ESPECÍFICO PARA AS ARTICULAÇÕES 

O colágeno tipo 2 é encontrado principalmente em cartilagens e articulações e é indicado para prevenir ou tratar lesões nessas regiões.
A prática de exercícios físicos regulares faz parte de um estilo de vida saudável, mas a maioria das atividades, quando realizadas com frequência ou excesso de intensidade ou de carga, provocam o desgaste das articulações, tanto que é comum praticantes de atividade física apresentar queixas de desconfortos em articulações como joelho, mãos, ombros e quadril. 
Outra causa de impacto que também pode prejudicar a saúde das articulações é a pressão exercida pelo excesso de peso.
Esses problemas devem ser evitados antes de evoluírem para doenças inflamatórias como a artrose e artrite. Em vista disso, os peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 foram desenvolvidos para prevenir e tratar desgaste das articulações, seja para esportistas ou para quem está acima do peso.
Já foi comprovado que a ingestão de 10g ao dia de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2, durante 3 meses, ameniza as dores articulares e, em um período de 1 ano de suplementação, pode regenerar a cartilagem em até 82%. Assim, esse suplemento natural é uma alternativa eficaz para substituir o uso de analgésicos fortes, que podem atrapalhar o desempenho em exercícios e até evitar procedimentos cirúrgicos.
 A forma como os peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 atua é a mesma dos outros tipo de colágeno, estimulam o metabolismo celular e a produção própria de colágeno específico para as articulações, o que a longo prazo vai repondo o colágeno perdido para fortalecer a região. 

DISPONÍVEIS EM SUPLEMENTOS

Os suplementos de colágeno disponíveis para venda, geralmente são feitos a partir do couro e cartilagens de bovinos e suínos, entretanto, também podem ser feitos de aves e peixes. Seja qual for a matéria prima utilizada, diferentes técnicas são aplicadas para transformá-la no colágeno hidrolisado ou em peptídeos bioativos.
O colágeno hidrolisado é considerado um suplementos proteico que estimula a produção de proteínas inespecíficas para onde o corpo estivar mais precisando, enquanto que os peptídeos bioativos, são suplementos funcionais que estimulam a produção de colágeno para regiões específicas do corpo. Os peptídeos bioativos desenvolvidos até o momento, direcionam a produção de colágenos do tipo 1 ou 2.
Veja na figura a seguir, um esquema que apresenta de forma resumida o caminho da fabricação dos suplementos desde a matéria prima até o produto final.Diagrama da origem da produção do colágeno e tipos de suplementos disponíveis.
Figura 1. Diagrama da origem da produção do colágeno e tipos de suplementos disponíveis.
Resultado de imagem para todos os tipos de colageno são de origem animal?


Figura 2. Tipos de colágeno, recomendações, para que serve e como tomar

COLÁGENO ENGORDA?

Ao consumir as quantidades sugeridas na porção, a energia fornecida pelo colágeno é usada para produção de células e enzimas para reconstrução de tecidos, e não para estocar gordura. Nosso corpo pode até usar o colágeno para isso, mas apenas quando há um consumo excessivo! Assim, podemos dizer que o colágeno não engorda.  Alimentos ou suplementos com colágeno, podem conter outros nutrientes além desta proteína, portanto, é importante entender a composição desses alimentos e não exagerar na porção indicada e ganhar energia extra!

ENTÃO, O COLÁGENO EMAGRECE?

Com o aumento da popularidade do colágeno, muitas pessoas começaram a atribuir novos benefícios a ele, surgindo muitas dúvidas sobre seu uso, veja a relação da perda de peso com o consumo do colágeno:
Para um nutriente ser considerado “emagrecedor”, ele deve causar no organismo um efeito termogênico, ou seja, induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a lipólise (oxidação de gordura para geração de energia), induzindo a perda de peso. No entanto, o colágeno não emagrece, pois ele não induz esse efeito.
Apesar disso, por se tratar de uma proteína, ele pode ajudar a dar saciedade e adiar a fome, sendo útil para quem está seguindo uma dieta com objetivo de emagrecer. 

COLÁGENO E VITAMINA C

vitamina C ou ácido ascórbico, é um micronutriente conhecido pela sua ação antioxidante, a qual protege o corpo contra o excesso de radicais livres. Mas ela também participa de várias reações e processos que envolvem a absorção de nutrientes como o ferro, construção de moléculas, células, proteínas e tecidos.  
Em relação a produção de colágeno, a vitamina C é responsável por promover uma reação na prolina (um dos aminoácidos que compõe a estrutura do colágeno) transformando o precursor procolágeno em um colágeno maduro e, só assim, ele é capaz de exercer a sua função estrutural. 
recomendação de ingestão diária de vitamina C que atende 98% das necessidades de indivíduos jovens e adultos é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, e a dose máxima não deve passar de 2g ao dia. Essa recomendação é facilmente alcançada pela alimentação através de alimentos como frutas cítricas e vermelhas, hortaliças verdes escuras, frutos como tomate e tubérculos como a batata.
Com exceção de alguns grupos, a suplementação de vitramina C não é necessária e, em alguns casos é até contraindicada, pois, se ingerida em quantidades acima das 2g ao dia, pode causar náuseas, vômito, tontura e dores de cabeça. 
Veja alguns grupos onde a suplementação de vitamina C deve ser considerada: idosos, pessoas com anorexia, câncer, dietas restritas em frutas e legumes, alimentação parenteral, tratamento de insuficiência renal, transplantados de fígado e indivíduos que fazem uso excessivo de álcool, cigarros ou medicamentos como corticóides, anticoncepcionais e aspirina. 
Dessa forma, concluímos que a vitamina C é importante para a síntese do colágeno, mas com exceção de grupos específicos, não é necessário suplementa-la junto com o colágeno. 


Colágeno: Como escolher e qual o melhor?

Fonte:https://blog.vhita.com.br/colageno-qual-o-melhor/

Comentários