COMO A SAÚDE DO INTESTINO INTERFERE NA MENTE

Beleza Probioticos (Foto: Trunk Archive)

Como a saúde do intestino interfere na mente


Novos estudos mostram que há relação direta entre a qualidade da flora intestinal e a saúde mental. Saiba o que comer para uma vida, literalmente, mais feliz

Com uma rede de neurotransmissores semelhantes aos do cérebro, e responsável por regular o funcionamento do metabolismo, o intestino é considerado um segundo centro de controle do corpo. Cérebro e intestino, aliás, “conversam” de forma direta por meio do nervo vago, localizado na base do crânio, que cuida também da nossa frequência cardíaca. A questão que paira no ar é justamente quão profunda é a ligação entre os dois órgãos. “Estudos já mostraram que um desequilíbrio no intestino pode impactar o humor”, afirma Philip Burnet, professor associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Isso revela a importância que essas bactérias têm sobre as nossas emoções”, avalia.

Em 2015, Philip conduziu um estudo analisando a ingestão de suplementos prebióticos (fibras que ajudam a manter as bactérias do intestino vivas) por voluntários durante três semanas. O resultado mostrou que indivíduos tiveram redução nos níveis de cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, que tem relação direta com o surgimento de depressão. Ele é um dos experts que pede à comunidade científica que considere a existência de “psicobióticos” – termo criado para designar substâncias que alteram a microbiota e influenciam no tratamento de doenças mentais. Relativamente simples, os protocolos incluem a ingestão de probióticos.
Para Christopher A. Lowry, professor do Departamento de Psicologia Integrada e Centro de Neurociências da Universidade do Colorado, nos EUA, manter micro-organismos saudáveis pode auxiliar no tratamento e na prevenção dessas patologias.
A medicina já reconhece que, embora não sejam determinantes, os hábitos alimentares são coadjuvantes no desenvolvimento de doenças. “Em muitos casos, a comida pode causar um mal ou impedir que o paciente melhore”, avalia Ana Paula Carvalho. “Os estudos sobre a microbiota do intestino jogam mais luz nessa questão e devem ajudar justamente quem adoece por manter uma dieta desequilibrada”, acredita.
Comendo a coisa certa

Obesidade, diabetes, dermatite atópica e até câncer já foram ligados ao desequilíbrio dessas bactérias. Nos últimos anos, porém, com o aumento da incidência e catalogação de transtornos mentais (e a ascensão de alimentos saudáveis como kombucha e kefir), especialistas se dedicam a estudar como essas mesmas bactérias têm impacto também sobre a saúde mental. Em 2011, por exemplo, uma pesquisa feita na Universidade de Cork, Irlanda, mostrou que ratos que ingeriam iogurte enriquecido com bactérias tinham mais disposição e apresentavam concentração maior de ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor conhecido por conter a ansiedade.
Entenda a diferença

Probióticos são micro-organismos vivos, como lactobacilos e bifidobactérias, que favorecem o trânsito intestinal, cooperam para o aproveitamento de vitaminas e defendem o intestino de bactérias indesejáveis. Prebióticos podem ser definidos como componentes alimentares que estimulam a proliferação de bactérias saudáveis no nosso intestino.

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2018/09/como-saude-do-intestino-interfere-na-mente.html

Comentários