COMO A NANOTECNOGIA PODE SER USADA NA COSMETOLOGIA

nanotechnologia-estetica2

Como a nanotecnologia pode ser usada na estética
A nanotecnologia é um ramo da ciência que permite a manipulação dos átomos e moléculas. Quando fabricamos substâncias com nanometria (a bilionésima parte do metro) menor que 100, acontece a nanotecnologia. Na estética, a manipulação de partículas permite sua redução de tal forma que se tornam únicas, mais precisas e puras, potencializando a qualidade e quantidade de penetração dos cosméticos na pele, pois são mais permeáveis.
Os princípios ativos mais utilizados são as vitaminas A, C e K, por seus efeitos antienvelhecimento. Nas embalagens dos produtos, normalmente consta a composição por nanoesferas ou nanossomas. A nanoesfera deposita o ativo de forma lenta, agindo gradualmente, enquanto o nanossoma se dispersa em meio líquido, sendo depositado de forma fracionada durante a evaporação do líquido.
Recentemente, a nanotecnologia tem se expandido para produtos de tratamento capilar, que vão desde equipamentos ionizadores como chapinhas e secadores de cabelo até shampoos e condicionadores que anunciam hidratação profunda, além de tinturas que asseguram potencial de cor e tratamentos de alisamento que prometem não danificar os fios.
A princípio, a nanotecnologia parece ser algo inovador e milagroso. Porém, existem diversos estudos científicos que contestam a liberação indiscriminada do uso desta tecnologia no mercado. Alguns cientistas alegam que, dependendo do tamanho da partícula, existe a possibilidade de ocorrer uma penetração muito profunda dos ativos, fazendo com que estes permaneçam no organismo por tempo excessivo ou atinja locais impróprios, como uma penetração na corrente sanguínea ou até mesmo que alcance o cérebro ou outros órgãos vitais.
O que mais se comenta no meio científico é a possibilidade de causar modificações no DNA de forma irreversível. Sendo assim, a sugestão é utilizar tais produtos sob orientação de profissional capacitado e consumir cosméticos de empresas idôneas, que possam comprovar a finalidade e o resultado dos produtos.
Fonte:http://onoderacuritiba.com.br/blog/como-nanotecnologia-pode-ser-usada-na-estetica/

Biotecnologia e Nanotecnologia cosmética

As pesquisas científicas buscam avanços tecnológicos que facilitem e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, a combinação da biotecnologia com a nanotecnologia origina a nanobiotecnologia, que no desenvolvimento de formulações farmacêuticas e cosméticas permite a ação da substância ativa direcionada ao sítio alvo, demonstrando sua superioridade em relação à terapia convencional (Santos, 2010).
O reconhecimento da nanociência e da nanotecnologia, como uma tendência chave na ciência e tecnologia do século XXI, avançou no biênio 1997-1998, mesmo inicialmente sendo vista como ficção científica. A consciência global do potencial desta nova tecnologia criou um clima de competição científica e tecnológica, movendo recursos humanos e financeiros na indústria mundial. Estima-se que a produção industrial anual excederá a um trilhão de dólares, entre 2010 e 2015, requerendo aproximadamente dois milhões de trabalhadores. Estados Unidos (EUA), União Européia (UE) e Japão apresentam o maior nível de desenvolvimento em nanotecnologia. O ponto-chave dos benefícios econômicos da nanotecnologia será o estabelecimento de uma infra-estrutura capaz de educar e treinar um número adequado de investigadores, de professores e de trabalhadores técnicos, criando uma nova geração de profissionais hábeis, com perfis multidisciplinares que serão necessários para o rápido progresso dessa ciência. O governo brasileiro incluiu a nanotecnologia entre as prioridades e está determinado a levar o país a dar, nessa área, um salto similar ao obtido na biotecnologia. Mesmo não contando com uma política articulada para desenvolver o que promete tornar-se nas próximas décadas, a nova base tecnológica da economia mundial, a comunidade científica e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) estão convencidos de que o país tem tudo para conquistar alguns nichos importantes desse novo mercado. A nanotecnologia brasileira produz resultados de vanguarda nas áreas farmacêutica e de interface com a biotecnologia, dentre os quais podemos citar os nanocarreadores, usados em cosméticos e associados a medicamentos, como alguns quimioterápicos antitumorais (Ramos & Pasa, 2008).
A Nanotecnologia é definida como a tecnologia que envolve o desenvolvimento, a síntese, a caracterização e a aplicação de materiais cujos componentes sejam estruturados de forma que pelo menos uma das dimensões tenha tamanho nanométrico. O material em nanoeescala apresenta o tamanho de um bilionésimo de um metro e precisa ser ampliado mais de 10 milhões de vezes para poder ser observado a olho nu (Santos, 2010).
O físico Richard Feynman é considerado o pai da nanotecnologia e em 1959 em uma conferência nos EUA, falou pela primeira vez do controle e da manipulação da matéria na escala atômica.
A nanotecnologia aplicada à cosmética consiste em colocar ativos em partículas pequenas, que conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos dos produtos. Com isso, os chamados “Nanocosméticos”, cosméticos que contém ingredientes obtidos por nanotecnologia, conseguem agir na camada basal, o local de origem das células da pele.
Os primeiros produtos que prometiam combater as rugas se limitavam a esfoliar a área mais superficial da epiderme, a camada córnea. Na década de 70, surgiram cremes cujas formulações continham substâncias que conseguiam penetrar na pele, mas só na camada córnea. Nos anos 80, chegaram ao mercado compostos à base de alfa-hidroxiácidos, capazes de ir um pouco mais fundo. Na década seguinte foram os lipossomas, que são minúsculas partículas compostas de óleo e água, que chegavam ainda mais fundo na pele, mas não na camada basal. A Nanotecnologia, já empregada por diversos fabricantes de cosméticos promete vencer essa dificuldade. Nos produtos cosméticos e de cuidado pessoal, as nanopartículas estão na forma de nanoemulsões (Neves, 2008).
Além de disponibilizar os ativos cosméticos para ação na camada basal, as nanopartículas permitem ainda um uso menor de tensoativos, estabilidade, melhora do sensorial e sofisticação para as preparações cosméticas.
Assim, as nanopartículas oferecem inúmeras vantagens para os produtos cosméticos e torna-se necessário que as pesquisas nesta área continuem para que cada vez mais novos produtos cosméticos possam assegurar qualidade, eficácia e segurança.
REFERÊNCIAS:
1)      Neves,K. Nanotecnologia em Cosméticos. Rev. Cosmetic & Toiletries. Vol. 20 jan-fev: 22-27, 2008.
2)      Ramos, B.G.Z. & Pasa, T.B.C. O Desenvolvimento da Nanotecnologia: Cenário Mundial e Nacional de Investimentos. Rev. Bras. Farm., 89(2): 95-101, 2008.
3)      Santos, J.S. Nanopartículas: Aplicações Cosméticas e Farmacêuticas, Editora Pharmabooks, 2010.
Fonte:http://negocioestetica.com.br/site/biotecnologia-e-nanotecnologia-cosmetica/

Produtos com nanotecnologia são novidade no mercado de estética 


Creme para olheiras promete amenizar com manchas imediatamente. 
Contra a celulite, máquina elimina gordura e trata circulação


Aplicação de creme com nanotecnologia ao redor dos olhos (Foto: Thamine Leta/G1)Aplicação de creme com nanotecnologia ao redor
dos olhos (Foto: Thamine Leta/G1)
Mulheres costumam carregar na bolsa um corretivo para aplicar embaixo dos olhos e amenizar as marcas das olheiras no rosto. Na busca por eliminar cada vez mais as indesejáveis manchas escuras, produtos combinam fórmulas químicas com a nanotecnologia para alcançar o resultado desejado.
A nanotecnologia pode ser usada tanto na medicina ou na eletrônica, quanto em produtos estéticos, e seu princípio é combinar novos materiais a partir dos átomos.

“Não existe milagre, mas com a nanotecnologia é possível alcançar resultados mais rápidos. Por exemplo, o creme para olheiras faz efeito em algumas horas, é como se fosse uma correção instantânea”, explicou a química industrial, Claudia Eveline, que participa da feira Estética in Rio, que acontece na Cidade Nova, no Centro do Rio.

De acordo com os especialistas, a nanotecnologia é formada por micropartículas que, no caso da estética, através de cremes, penetram na pele permitindo maior eficácia no tratamento.
Segundo Claudia, produtos como o “Nano Eye” permitem que, com aplicação de cremes, diariamente, a mulher perceba a diferença. Além da composição química que ajuda a tratar as marcas escuras, o “Nano Eye” cria uma reflexão óptica, que através de uma argila dourada, reflete e cria a ilusão de que as olheiras estão menos profundas.
Com todos esses benefícios, a nanotecnologia faz com que os produtos fiquem mais caros. “A nanotecnologia faz o produto ficar em média, de 20% a 30% mais caro. Mas o efeito é muito mais rápido e eficaz", disse Claudia.
Tratamento para celulite também ajuda na circulação (Foto: Thamine Leta/G1)Tratamento para celulite também ajuda na
circulação (Foto: Thamine Leta/G1)
Celulites
Entre outras novidades apresentadas na feira de estética, está uma máquina que promete eliminar celulites trabalhando também a circulação do corpo. Segundo a fisioterapeuta Estela Cardoso, o tratamento usa radiofrequência para tratar a flacidez.
“Não adianta tentar tirar a celulite se não trabalhar a circulação. Em 40 minutos, o resultado já começa a aparecer”, disse.

Para conseguir um bom resultado, especialistas recomendam oito sessões do tratamento, chamado “In Shape” . Cada sessão custa em média de R$ 300 a R$ 350.
Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/05/produtos-com-nanotecnologia-sao-novidade-no-mercado-de-estetica.html

Vantagens da Nanotecnologia na Cosmetologia


Nano (do grego: “anão”) é um prefixo utilizado nas ciências para referir-se a uma parte em um bilhão. A nanotecnologia se estende ao domínio de partículas e interfaces com dimensões desta ordem, que são denominadas “nanopartículas”. Uma partícula é nano se o seu diâmetro estiver entre 1 e 100 nanômetros – 1 nanômetro equivale a 1 bilionésimo de metro.
nanotecnologia_beneficios
Existem diversos métodos de obtenção de diferentes nanopartículas lipídicas.
A maioria deles inclui a hidratação de um filme lipídico, onde os mesmos são dissolvidos em solvente orgânico, após isso, ocorre a evaporação do solvente com formação de filme lipídico. A hidratação deste último pode ser efetuada com solução tampão ou água, sob agitação magnética vigorosa, gerando a formação de lipossomas multilamelares.
O ingrediente ativo a ser encapsulado pode ser dissolvido em uma mistura lipídica (lipofílicos) ou incorporado na solução tampão (hidrofílicos).
Além de processos mecânicos, como extrusão através de membranas de policarbonato com diferentes porosidades, processos químicos, como injeção de etanol ou éter, entre outros.
As nanopartículas podem ser de vários tipos: (a) nanopartícula inorgânica, (b) nanopartículas poliméricas, (c) nanopartículas lipídicas sólidas, (d) nanossomas, (e) nanocristais ou pontos quânticos, (f) nanotubos de carbono e (g) dendrímeros.
nanotecnologia_beneficios2
Os nanossomas são os sistemas vesiculares mais comuns, que encapsulam os ingredientes ativos e os separa fisicamente dos demais componentes de uma fórmula. Eles são derivados de fosfolipídios, que possuem uma parte de sua estrutura apolar e outra polar. Quando os fosfolipídios são colocados numa solução com concentração apropriada, as partes hidrofílicas e hidrofóbicas se alinham umas nas outras formando uma cápsula, que pode conter diferentes ingredientes ativos.
Bem diferente dos tensoativos, que formam micelas em sistemas aquosos, os fosfolipídeos formam camadas, nas quais as partes hidrofóbicas vão para o lado interno e os fosfatos hidrofílicos para o lado externo, o que acaba formando uma superfície plana em camadas, ou no caso, em nanossomas.
Além disso, sua composição é similar à estrutura da membrana celular, o que faz com que estas partículas se agreguem naturalmente a superfície da pele, e sejam naturalmente, absorvidas, conforme representado na figura abaixo.
nanotecnologia_beneficios3
Esquema de um nanossoma em contato com a superfície da pele. Após o contato do nanossoma com a pele (a), o princípio ativo é liberado (b), e a nanopartícula se funde com a pele (c).
Quando nanoencapsulado, a liberação dos ativos é lenta e contínua, o que permite maior tempo de ação do ativo e aumenta sua biodisponibilidade, reduzindo possíveis irritações cutâneas. A encapsulação do ativo possibilita também a diminuição da absorção sistêmica, reduzindo efeitos colaterais. Além disso, formam um filme sobre a pele, impedindo a perda excessiva de água, melhorando a hidratação. Devido ao seu reduzido tamanho de partícula, as nanossomas conseguem penetrar profundamente entre as estruturas dos fios do cabelo. Dessa forma, permite que os ativos sejam depositados intimamente nos fios.
Além disso, a nanoencapsulação protege o ativo da luz, do ar e de outros componentes da formulação que possam desestabilizá-lo ou provocar reações e no caso de ativos lipofílicos ajuda na sua solubilização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARIL, M. B1; FRANCO, G.; VIANA, R.; ZANIN, S. M Nanotecnologia aplicada aos cosméticos. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/academica/article/viewFile/30018/19403>. Acesso em: 20 fevereiro 2015.
DUTRA, Fábio Neri. O tratamento jurídico dos riscos produzidos por cosméticos baseados em materiais nanoestruturados. Disponível em: <http://lqes.iqm.unicamp.br/images/vivencia_lqes_monografias_dutra_tratamento_juridico.pdf>. Acesso em: 20 fevereiro 2015.
FARAJI, A. H., WIPF, P. Nanoparticles in cellular drug delivery. Bioorgan. Med. Chem. v. 17, p. 2950-2962, 2009. INSTITUTO DE TECNOLOGIA E ESTUDOS DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMÉTICOS (Brasil).
LEONARDI, Gislaine Ricci. Cosmetologia aplicada. São Paulo: Medfarma, 2004. 324 p.
Fonte:https://www.cosmeticinnovation.com.br/vantagens-da-nanotecnologia-na-cosmetologia/


Comentários