MINDFULNESS NO DIA-A-DIA: 5 AÇÕES COTIDIANAS PARA EXERCITAR A ATENÇÃO PLENA

Mindfulness no dia-a-dia

Mindfulness no dia-a-dia: 5 ações cotidianas para exercitar a atenção plena


Você pode estar pensando: bacana essa idéia de cultivar um estado de presença e abertura, momento a momento, atento/a ao que surge, praticando um olhar curioso e gentil em relação às experiências. Os benefícios, como já comentamos aqui, são muitos! Entretanto, nunca é demais lembrar, para experimentá-los, disciplina, compromisso e prática são essenciais. Então, como incluir mindfulness no dia-a-dia?

Intenção é: o que te leva a praticar? O que te motiva a praticar?

Ter essa clareza é condição necessária para sustentar o compromisso e a disciplina com a prática. Permite também que você possa buscar espaços e propostas que estejam alinhados com o que você busca.

Atenção é: onde está a sua atenção e no que você presta atenção.

Nas palavras de William James, psicólogo americano: “A realidade está onde você coloca a sua atenção”. Ou seja, a nossa realidade é construída através do que escolhemos, consciente ou inconscientemente, prestar atenção. Portanto, saber onde está a sua atenção é vital!

As atitudes, por sua vez, são o que faz a diferença.

Elas nos convocam a refletir sobre a nossa ação no mundo e nos convidam a experimentar um novo olhar e uma nova postura diante da vida e de tudo que notamos e apreendemos. Elas são necessárias tanto à vivência das práticas quanto se desenvolvem a partir das práticas.

E QUAIS SÃO AS ATITUDES TREINADAS EM MINDFULNESS?

Vamos conhecer algumas das atitudes praticadas em Mindfulness:

1. Mente de principiante

É a mente da criança; curiosa, flexível. Cada momento é único e contem possibilidades únicas. Muitas vezes deixamos que os nossos pensamentos e as nossas crenças sobre o que ‘sabemos’ nos criem obstáculos e nos impeçam de ver as coisas como elas são e a reconhecer o potencial de mudança que existe em nós e no mundo a nossa volta.

2. Aceitação

Muitas vezes confundida com passividade ou resignação, é exercitada na prática de Mindfulness como um processo ativo de reconhecer a sua experiência num dado momento, acolher o que surge, abandonando o pensamento de como as coisas deveriam ser para se dar conta e lidar com o que as coisas são.

3. Não julgamento

Julgamentos são apenas julgamentos e não a realidade em si. Com a prática vamos aprendendo a reconhecer o fluxo de julgamentos na mente, sem tentar pará-lo ou alterá-lo, mas ganhando consciência da sua presença e da sua influência em nossas percepções e ações.

4. Gentileza

É uma qualidade afetiva que se expressa na maneira como nos relacionamos com a nossa experiência e a experiência do outro. Envolve reconhecer e acolher o sofrimento com delicadeza e amabilidade.

5. Deixar ir

Cultivamos uma atitude de desprendimento em relação ao que não nos é útil, ao que nos mantém presos a certezas e verdades absolutas, ao que nos impede de cultivar uma visão clara e estável de nossas relações e experiências.

6. Gratidão

A prática de gratidão tem uma estreita relação com o bem-estar. Ela nos convida a sair da “lógica” da escassez, do que nos falta, e a nos conectar com a “lógica” da abundância, daquilo que já temos. Ela amplia a nossa a visão contribuindo para uma maior resiliência e saúde emocional.

LEMBRE-SE: CADA UMA DAS ATITUDES PRATICADAS EM MINDFULNESS É UMA PORTA DE ENTRADA PARA AS DEMAIS.

Como toda e qualquer habilidade estas atitudes podem ser cultivadas e fortalecidas com a prática. Elas são um convite para uma nova forma de ser e estar no mundo.

Referências
Dell Shapiro, S.L., Carlson, L.E., Astin, J.A., & Freedman, B. (2006). Mechanisms of Mindfulness, J Clin Psychol, 62(3):373-86.
Kabat-Zinn, J. (1990). Full catastrophe living: Using the wisdom of your mind to face stress, pain and illness. New York.

Como sustentar a intenção de criar um espaço na rotina para estar atento/a, presente, sem que isso se torne mais um item na lista de tarefas a cumprir?

SIMPLIFICANDO: COMO PODEMOS TORNAR A NOSSA ROTINA UMA ROTINA MAIS MINDFUL?

Explorando possibilidades

Relembrando rapidamente, as práticas meditativas são consideradas o meio mais eficaz para exercitarmos o estado mental de Mindfulness. Assim como a atividade física fortalece músculos e articulações, as práticas meditativas fortalecem a nossa capacidade de atenção e de regulação atencional. São as chamadas práticas formais que dão base e sustentação ao estado mental de Mindfulness.
Outra forma de exercitarmos esse estado é por meio das chamadas práticas informais. Elas são o grande desafio e convite que Mindfulness nos faz: trazer para as nossas relações e atividades do dia a dia, que geralmente executamos de forma mecânica, automática e inconsciente, as qualidades de presença, abertura e gentileza àquilo que se passa dentro e fora de nós.
A ideia é simples, não é? Vamos ver como exercitá-la na prática!

CINCO SITUAÇÕES PARA VOCÊ EXERCITAR MINDFULNESS NO DIA-A-DIA

Deliberadamente coloque a sua atenção no que você está fazendo e sentindo no momento da ação. Uma sugestão é levar a atenção para a respiração e o corpo de forma a estabilizá-la e trazê-la para o momento presente. Onde quer que você esteja, permaneça lá!

1. Ao acordar

Ao invés de levantar num impulso, permita-se despertar de forma gradual e gentil. Leve a atenção para a sua respiração e o seu corpo e sinta o que está presente. Faça três ciclos de respiração consciente, sentindo a respiração onde ela for mais presente no corpo e só depois disso levante.

2. Caminhando

Todos nos movimentamos ao longo do dia. Podemos fazê-lo de forma mecânica ou consciente, trazendo a atenção para o ato de caminhar, o movimento do corpo em harmonia/desarmonia com a respiração, o contato dos pés com o chão e assim sucessivamente. Experimente!

3. Escovando os dentes

Da próxima vez que for escovar os dentes use a sua mão não dominante. Essa ação por si só fará com que você exercite uma maior atenção e consciência. Investigue com curiosidade os movimentos e sensações ampliando a sua percepção de tudo o que envolve esta ação.

4. Em pausas forçadas

Por vezes somos obrigados a parar e a desacelerar, seja no trânsito, na fila do mercado ou ao atravessar a rua. Podemos usar essas oportunidades para fazer um “check-in” do nosso corpo e da nossa mente. Conscientizando-nos de nossa respiração, postura, contato dos pés com o chão e o ambiente a nossa volta. 

5. Usando “distratores” a nosso favor

Podemos usar coisas que normalmente nos distraem como, por exemplo, o toque do celular ou o som de alguma notificação como lembretes para parar e respirar. Ao invés de atender ou pegar o celular imediatamente, respire fundo uma ou duas vezes, sentindo o ar entrando e o ar saindo e só depois atenda.

Mindfulness nos convida a notar e a estar presente, ou seja, de nos lembrarmos, intencionalmente, de prestar atenção, a ter consciência de nós mesmos e do que quer que estejamos fazendo num dado momento.

Vamos incluir mindfulness no dia-a-dia? Toda atividade é uma oportunidade de prática. Qual será a sua prática hoje?

Por Ingrid Pena*

Psicóloga | CRP 08/20413
*Psicóloga metida à antropóloga. Residiu fora do país por 07 anos e atuou em contextos variados como hospitais, centros de acolhimento para população migrante e refugiada e empresas. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde com população Travesti e Transexual. Apaixonada pela diversidade e o florescimento humano.

Fonte:https://energienutricao.com.br/blog/mindfulness-no-dia-a-dia

Comentários