COMO INVESTIGAR UM GURU: O USO INDEVIDO DA DEVOÇÃO AO GURU

Resultado de imagem para guru na india


O uso indevido da devoção ao guru


Texto escrito por S.S. Gyalwang Drukpa


Atualmente, é muito freqüente, especialmente entre os praticantes do Vajrayana, que haja uma concepção errônea de devoção ao guru ou que, em nome dele, seja feito mau uso dele. Em sânscrito, o “Guru” tem um significado muito profundo, porque se refere a quem dissipa as trevas da ignorância, de modo que um guru carrega consigo todo o peso das qualidades de realização, compaixão e sabedoria. Infelizmente, na época degenerada em que nos encontramos hoje, como praticantes do Vajrayana, sempre temos que enfrentar a confusão sobre a devoção ao guru. Quando nos declaramos como praticantes do Vajrayana, eles nos dizem que iremos para o inferno Vajra se duvidarmos de nossa linhagem ou das atividades de nosso guru.
No Vajrayana somos ensinados que “as atividades do Guru são as atividades do Buda”. Nisto existe um grande MAS, porque isso depende se o guru é iluminado ou não. Estamos no século 21 e, como estudantes, devemos ter a oportunidade de investigar. Buda Shakyamuni sempre diz que, como estudantes, devemos investigar completamente nosso guru. Somente depois de você ter investigado o seu guru com todo o cuidado é quando você confirma o início da prática no caminho do Vajrayana.
Além disso, depois de dar muitos ensinamentos profundos, Buda Shakyamuni disse a seus discípulos: “Eu dei os ensinamentos, e agora você tem que verificar e investigar antes de se mudar realmente não tem que seguir qualquer coisa só porque é minha doutrina…” No nosso caso, portanto, temos que verificar e investigar os ensinamentos de nossos professores e depois decidir se queremos continuar ou não.
Algumas pessoas pensam que não é importante se o guru é iluminado ou não; que enquanto ele ou ela ensina o Dharma, os estudantes podem alcançar a iluminação em uma vida. Duvido. Vamos dizer que você está tendo aulas de culinária e talvez o professor seja um chef famoso porque ele ou ela sabe como se promover comercialmente; No entanto, já experimentou a comida que ele cozinha? Este famoso professor dá-lhe receitas de comida deliciosa, mas ele ou ela cozinhou essa receita ou ele só tem conhecimento intelectual? Ele ou ela tem conhecimento experimental ou experiência na cozinha?
O conhecimento proveniente da experiência é muito importante no relacionamento guru-discípulo. Por essa razão, no Vajrayana, o relacionamento puro de um guru qualificado e de um estudante qualificado é extremamente vital para alcançar a iluminação em uma única vida. Mas, novamente, quero lembrá-lo de que você deve primeiro investigar o guru, tomar o tempo necessário para descobrir quais qualidades ele possui e quais atividades ele desenvolve, para conhecer sua linhagem.
Como estudantes, não devemos negar esse direito fundamental. Em última análise, praticamos para atingir a iluminação e beneficiar todos os seres. Não é que você deva se juntar aos vencedores como se fosse um fã cego perseguindo uma celebridade; nós não estamos aqui em um fã-clube; e, obviamente, você não quer ser pego em um culto em que você perde sua inteligência básica e bom senso. Você tem que ser o mais normal possível e ter uma mente mais aberta e ampla – mais espaçosa – depois de seguir um genuíno guru e linhagem. Não há linhagem se o guru não é genuíno e não há guru se a linhagem não é pura.
Se o seu guru pedir para você salte do 20º andar e tiver muitas dúvidas sobre isso, você pode se curvar diante dele ou dela, dizendo sem raiva: “Não adianta pular, então eu não gostaria de fazê-lo”. No Gurupancashika ( “50 versos de devoção ao Guru”) no versículo 24 diz muito claramente: “Se você não tem o conhecimento ou capacidade de fazer o que o guru lhe diz, explique com palavras educadas porque você não pode obedecer “.
Se o guru lhe pede para fazer algo que parece certo, mas você não pode fazer ou aceitar, você pode pedir a ele que lhe explique para esclarecer suas dúvidas. Por exemplo, eu, como seu guru, posso lhe dizer: “Não tire os sapatos no meu quarto”. Sinta-se com toda a liberdade para me perguntar: “Por que você quer que usemos sapatos no seu quarto?”, Porque isso é algo que você não gosta, e você gosta da idéia de tirar os sapatos, mas não eu. Você pode me perguntar o motivo, porque você não sabe, e eu devo ter uma boa razão para você não tirar os sapatos. “Boa razão” significa que a razão deve ser lógica para se sentir confortável usando sapatos no meu quarto; na razão, deve haver bom senso.
É injusto e ilógico que eu, como seu guru, espere que você, como meu aluno, aceite tudo o que eu digo, sem que você tenha a oportunidade de investigar e pensar. Eu, como seu guru, devo ter uma boa razão lógica e de sentido comum para lhe dizer algo assim, e então, de agora em diante, você colocará seus sapatos no meu quarto porque você conhece e entende. E até esse momento, você tem o direito de perguntar, mas não com raiva, mas você tem que entender a lógica da instrução do guru.
Em uma das vidas anteriores do Buda como um discípulo de um brâmane, ele tinha um guru que dizia a seus alunos para roubar coisas para ele. Sua lógica era que, desde que o universo foi criado por Brahma, era bom para eles, como brâmanes ou filhos de Brahma, levar as coisas que pertenciam a seu pai sem pedir por eles e que isso não deveria ser considerado um roubo. Mas o Buda não seguiu as instruções do seu guru, pois ele disse: “O roubo nunca é religioso”, e explicou de muitas maneiras porque o roubo não era bom e porque prejudicava os outros. O Buda se tornou um dos melhores discípulos de seu guru.
Publicado no site Drukpa México em 15/11/2014

Fonte:http://sobrebudismo.com.br/como-investigar-um-guru/?


Comentários