INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: AS HABILIDADES QUE VOCÊ NÃO APRENDEU NA ESCOLA


Imagem relacionada


Você é ensinado sobre história, ciência e matemática quando criança. A maioria de nós, no entanto, não é ensinada a identificar ou lidar com nossas próprias emoções ou com as emoções dos outros.
Essas habilidades podem ser valiosas, mas você nunca as terá em sala de aula.
A inteligência emocional é um termo que os pesquisadores psicológicos usam para descrever como os indivíduos podem gerenciar suas próprias emoções e reagir às emoções dos outros.
As pessoas que exibem inteligência emocional têm as habilidades menos óbvias necessárias para progredir na vida, como gerenciar a resolução de conflitos, ler e responder às necessidades dos outros e impedir que suas próprias emoções transbordem e interrompam suas vidas.
Neste guia, veremos o que é inteligência emocional e como desenvolver sua própria.

O que é inteligência emocional?

Como melhorar sua inteligência emocionalMedir a inteligência emocional é relativamente novo no campo da psicologia, sendo explorado apenas pela primeira vez em meados dos anos 80.
Vários modelos estão sendo desenvolvidos atualmente, mas, para nossos propósitos, examinaremos o que é conhecido como “modelo misto”, desenvolvido pelo psicólogo Daniel Goleman.
O modelo misto tem cinco áreas principais:
Autoconsciência: a autoconsciência envolve conhecer seus próprios sentimentos. Isso inclui uma avaliação precisa do que você é capaz, quando precisa de ajuda e quais são seus gatilhos emocionais.
Autogerenciamento: envolve ser capaz de manter suas emoções sob controle quando elas se tornam perturbadoras. O autogerenciamento envolve ser capaz de controlar ataques, discutir desavenças com calma e evitar atividades que o enfraquecem, como sentir pena de si mesmo ou pânico.
Motivação: Todos são motivados pela ação por recompensas, como dinheiro ou status. O modelo de Goleman, no entanto, se refere à motivação em prol da alegria pessoal, da curiosidade ou da satisfação de ser produtivo.
Empatia: enquanto as três categorias anteriores se referem às emoções internas de uma pessoa, esta lida com as emoções dos outros. Empatia é a habilidade e prática de ler as emoções dos outros e responder apropriadamente.
Habilidades sociais: esta categoria envolve a aplicação da empatia, bem como a negociação das necessidades dos outros com as suas. Isso pode incluir encontrar um terreno comum com os outros, gerenciar os outros em um ambiente de trabalho e ser persuasivo.
A ordem dessas competências emocionais não é tão relevante, pois todos aprendemos muitas dessas habilidades simultaneamente à medida que crescemos.
Também é importante observar que, para nossos objetivos, usaremos apenas como um guia. A inteligência emocional não é uma área na qual a maioria das pessoas recebe treinamento formal.
Vamos deixar que os psicólogos discutam o jargão e os modelos, mas, por enquanto, vamos explorar o que cada um deles significa e como melhorá-los em sua própria vida.

Autoconsciência

Inteligência emocionalAntes que você possa fazer qualquer outra coisa aqui, tem que saber quais são suas emoções. Melhorar sua autoconsciência é o primeiro passo para identificar qualquer área problemática que esteja enfrentando.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua autoconsciência:
Mantenha um diário: recomenda-se começar mantendo um diário de suas emoções. No final de cada dia, anote o que aconteceu com você, como se sentiu e como lidou.
Periodicamente, analise o seu diário e anote todas as tendências, ou sempre que tiver exagerado em alguma coisa.
Peça informações para outras pessoas: Como já falamos antes, ao lidar com sua autopercepção, a contribuição de outras pessoas pode ser inestimável.
Tente perguntar a várias pessoas que te conhecem bem onde estão seus pontos fortes e fracos. Anote o que elas dizem, compare e, novamente, procure por padrões. Mais importante ainda, não discuta com elas.
Elas não precisam estar corretas. Você está apenas tentando avaliar sua percepção do ponto de vista de outra pessoa.
Desacelere (ou medite): as emoções têm o hábito de tirar o máximo de controle quando não temos tempo para desacelerar ou processá-las.
Na próxima vez que você tiver uma reação emocional a algo, tente fazer uma pausa antes de reagir (algo que a Internet torna mais fácil do que nunca, se estiver se comunicando online).
Você também pode tentar meditar para desacelerar seu cérebro e dar ao seu estado emocional um tempo para respirar.
Se você nunca praticou a autoconsciência intencional, essas dicas devem lhe dar uma vantagem prática. Uma estratégia que eu pessoalmente uso é fazer longas caminhadas ou conversar comigo mesmo sobre o que está me incomodando.
Muitas vezes, acho que as coisas que digo para o outro lado imaginário da conversa podem me dar uma ideia do que realmente me incomoda.
O aspecto importante é olhar para dentro, em vez de se concentrar apenas em fatores externos.

Autogerenciamento

Inteligência emocionalDepois de saber como funcionam suas emoções, você pode começar a descobrir como lidar com elas.
Autogerenciamento adequado significa controlar seus ataques, distinguir entre gatilhos externos e reações internas exageradas e fazer o melhor para suas necessidades.
Um dos principais meios para gerenciar suas emoções é mudar sua entrada sensorial.
Você provavelmente já ouviu o velho conselho para contar até dez e respirar quando estiver com raiva. Falando como alguém que teve muitos problemas sérios com depressão e raiva, este conselho é geralmente uma porcaria (se isso funciona para você, parabéns).
No entanto, dar um soco no seu corpo físico pode quebrar o ciclo.
Se você está se sentindo letárgico, faça algum exercício. Se você está preso em um loop emocional, dê a si mesmo um tapa para sair desse estado.
Qualquer coisa que possa causar um leve choque no sistema ou interromper a rotina existente pode ajudar.
Adam Dachis também recomenda canalizar a energia emocional para algo produtivo.
Tudo bem deixar que emoções fortes fervilhem dentro de você por um momento, se não for o momento adequado para deixá-las sair. No entanto, quando você deixa sair, em vez de direcionar para algo fútil, transforme em motivação:
Recentemente, comecei a jogar tênis por diversão, sabendo que nunca me tornaria excepcional, pois comecei tarde demais na vida. Eu me tornei melhor e tenho um talento muito pequeno para o jogo, então, quando jogo mal, sei disso e me sinto mal.
Quando enfrento um adversário com muito mais habilidade, acho difícil fazer muito mais do que ficar com raiva. Em vez de deixar essa raiva sair, tomo nota dela e a uso para alimentar meu desejo de praticar mais.
Seja no esporte, no trabalho ou na vida cotidiana, podemos ficar complacentes com nossa habilidade e esquecer que sempre temos algum espaço para melhorias. Quando você começar a ficar bravo, procure melhorar.
Você não pode sempre controlar o que faz você se sentir de certa maneira, mas sempre pode controlar como reage. Se tiver algum problema de controle de impulsos, encontre maneiras de obter ajuda quando estiver se sentindo calmo.
Nem todas as emoções podem ser liberadas. Minha luta contra a depressão me ensinou que algumas emoções persistem muito depois dela transbordar.
No entanto, há sempre um momento em que esses sentimentos parecem menos intensos. Use esses momentos para procurar ajuda.

Motivação

Inteligência emocionalNós falamos muito de motivação. Quando estamos falando de motivação no que se refere à inteligência emocional, no entanto, não queremos dizer apenas aumentar a energia para ir trabalhar. Estamos falando de seu impulso interior para realizar algo.
Esse impulso não é qualquer bobagem para se sentir melhor. Como a psicologia hoje explica, há uma seção do córtex pré-frontal que ilumina com o simples pensamento de alcançar um objetivo significativo.
Quer o seu objetivo seja construir uma carreira, criar uma família ou criar algum tipo de arte, todos têm algo que querem fazer com a sua vida. Quando a sua motivação está trabalhando para você, ela se conecta com a realidade de maneiras tangíveis.
Quer começar uma família? Pessoas motivadas vão começar a namorar. Quer melhorar sua carreira? Pessoas motivadas vão se educar, se candidatar a novos empregos ou dar motivos para uma promoção.
Daniel Goleman sugere que, para começar a usar essa motivação, primeiro você precisa identificar seus próprios valores.
Muitos de nós estão tão ocupados que não dedicamos tempo para examinar quais são realmente nossos valores. Ou pior, trabalhamos com o que contradiz diretamente o que valorizamos por tanto tempo, que perdemos totalmente essa motivação.
Infelizmente, não podemos dar a resposta para o que você quer na vida, mas há muitas estratégias que pode tentar.
Use seu diário para encontrar momentos em que se sentiu realizado. Crie uma lista de coisas que você valoriza. Acima de tudo, aceite a incerteza na vida e apenas construa algo.
O instrutor de fitness Michael Mantell, Ph.D, sugere que empregando sucessos menores, você sabe que pode realizar. Lembre-se, todos que realizaram algo que você deseja alcançar fizeram isso lentamente, ao longo do tempo.

Empatia

Inteligência emocionalSuas emoções são apenas metade de todos os seus relacionamentos. É a metade em que você se concentra mais, claro, mas isso é só porque você fica com você todos os dias.
Todas as outras pessoas que são importantes para você têm seus próprios sentimentos, desejos, gatilhos e medos. A empatia é sua habilidade mais importante para navegar em seus relacionamentos.
A empatia é uma habilidade para toda a vida, mas aqui estão algumas dicas que pode usar para praticar a empatia:
Cale a boca e ouça: vamos começar com o mais difícil aqui, porque é o mais importante. Você não pode experimentar a vida de todos os outros para compreendê-los completamente, mas você pode ouvir.
Ouvir envolve deixar alguém falar e depois não se opor ao que ele diz. Significa deixar de lado seus preconceitos ou ceticismo por algum tempo e permitir que a pessoa com quem você está falando tenha uma chance de explicar como se sente.
A empatia é difícil, mas virtualmente todo relacionamento que você tem pode ser melhorado pelo menos marginalmente, esperando pelo menos uns dez segundos extras antes de retomar a conversa.
Tome uma posição contrária à sua: uma das maneiras mais rápidas de solidificar uma opinião em sua mente é argumentar a favor dela. Para contrariar isto, tome uma posição contrária.
Se você acha que seu chefe está sendo irracional, tente defender suas ações em sua cabeça. Você acharia suas ações razoáveis ​​se estivesse no lugar dele?
Até mesmo fazer as perguntas de si mesmo pode ser o suficiente para começar a ter empatia com o ponto de vista do outro (embora, é claro, obter respostas reais dos outros sempre possa ajudar).
Não apenas saiba, tente entender: a compreensão é fundamental para ter empatia. Como já discutimos antes, a compreensão é a diferença entre saber algo e realmente ter empatia com aquilo.
Se você se pegar dizendo: “Eu sei, mas…” com frequência, considere isso como um indicador de que você deveria pausar um pouco mais.
Quando alguém lhe fala sobre uma experiência que não é sua, tire um tempo para refletir sobre como sua vida poderia ser diferente se experimentasse aquilo diariamente. Leia sobre aquilo até ouvir um clique.
Tudo bem se você não dedicar todo o seu tempo dedicado à vida de outra pessoa, mas dedicar algum tempo – mesmo que seja tempo ocioso enquanto trabalha – pode ser benéfico.
Por definição, empatia significa entrar na sujeira emocional com outra pessoa. Permitir que as experiências de outra pessoa ressoem com as suas e respondam apropriadamente.
Não há problema em oferecer conselhos ou otimismo, mas a empatia também exige que você espere o espaço certo para fazer isso.
Se alguém está à beira das lágrimas, ou compartilhando alguma dor profunda, não faça pouco caso disso e não tente minimizar a mágoa. Tenha em mente como ele deve se sentir e dê espaço para esse sentimento.

Habilidades sociais

Inteligência emocionalResumir todas as habilidades sociais em uma seção de um artigo faria justiça ao tópico, como se nós sorríssemos em uma breve explicação sobre astrofísica.
No entanto, as ferramentas que você desenvolve nas outras quatro áreas ajudarão você a resolver muitos problemas sociais com os quais muitos adultos ainda lutam.
Como Goleman explica, suas habilidades sociais afetam tudo, desde a sua performance no trabalho até sua vida romântica:
A competência social assume muitas formas – é mais do que apenas ser tagarela. Essas habilidades variam de ser capaz de sintonizar os sentimentos de outra pessoa e entender como ela pensa sobre as coisas, até ser um grande colaborador e jogador de equipe, para se especializar na negociação.
Todas essas habilidades são aprendidas na vida. Podemos melhorar em qualquer uma delas, mas é preciso tempo, esforço e perseverança. Ajuda ter um exemplo, alguém que incorpora a habilidade que queremos melhorar. Mas também precisamos praticar sempre que surgir uma oportunidade que ocorra naturalmente – e pode ser ouvindo um adolescente, não apenas um momento no trabalho.
Você pode começar com a forma mais comum de problemas sociais: resolver um desentendimento. É aí que você coloca todas as suas habilidades em teste em um ambiente real. Isso pode ser resumido em passos básicos:
Identifique e lide com suas emoções: sempre que tiver uma discussão com outra pessoa, as coisas podem ficar tensas. Se alguém envolvido está emocionalmente preocupado, lide com esse problema primeiro.
Separe um tempo para se acalmar, desabafar e depois retorne ao problema. Em um ambiente de trabalho, isso pode significar reclamar com um amigo antes de enviar um e-mail para seu chefe.
Em um relacionamento romântico, lembre ao seu parceiro que você se importa com ele antes de criticar.
Aborde problemas legítimos assim que estiverem calmos: quando estiver com a mentalidade certa, identifique qual é o conflito. Antes de ir para as soluções, verifique se você e a outra pessoa concordam sobre quais são realmente os problemas.
Proponha soluções que sejam mutuamente benéficas e seja compreensivo com quaisquer concessões que a outra pessoa não esteja disposta a fazer (mas assegure-se de se manter firme).
Termine em um tom cooperativa: seja em negócios ou lazer, os relacionamentos funcionam melhor quando todos os envolvidos sabem que estão na mesma página.
Mesmo que você não possa terminar com um tom positivo, certifique-se de que a última intenção que você comunica seja cooperativa.
Deixe seu chefe / colega de trabalho / pessoa importante saber que você quer trabalhar em direção ao mesmo objetivo, mesmo que tenha visões diferentes.
Nem todo tipo de interação com outra pessoa será um conflito, é claro. Algumas habilidades sociais envolvem apenas conhecer novas pessoas, socializar com pessoas de diferentes mentalidades ou apenas fazer brincadeiras.
No entanto, resolver conflitos pode ser uma das melhores maneiras de aprender a aplicar suas habilidades emocionais.
As disputas são resolvidas da melhor forma quando você sabe o que quer, pode comunicar com clareza, entender o que a outra pessoa quer e chegar a condições favoráveis ​​para todos.
Se estiver prestando atenção, perceberá que isso envolve todas as outras áreas do modelo de inteligência emocional.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Life Hacker, escrito por Eric Ravenscraft.
Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos


F
onte:https://awebic.com/

Comentários