O MAIOR JARDIM VERTICAL DO MUNDO ESTÁ NA COLÔMBIA: ENTENDA COMO ELE FUNCIONA

Resultado de imagem para O maior jardim vertical do mundo está na Colômbia

O maior jardim vertical do mundo está na Colômbia

Edifício tem 115 mil plantas que cobrem 3000 m² de fachada



21/05/2017| POR GIOVANNA MARADEI FOTOS REPRODUÇÃO


O maior jardim vertical do mundo está na Colômbia (Foto: Reprodução)
Construído no bairro de Rosales, em Bogotá, na Colombia, o edifício residencial Santalaia é considerado o maior jardim vertical do mundo. Com 115 mil plantas que cobrem cerca de 3000 m² de fachada, o prédio foi erguido pela construtora Groncol em pareceria com o biólogo e botânico Ignacio Solano.

O projeto tem como objetivo reduzir os impactos da construção na região e também transformar o entorno, aliviando as consequências dos enormes índices de poluição que acomete todos os grandes centros urbanos do mundo, incluindo, claro, Bogotá.
O maior jardim vertical do mundo está na Colômbia (Foto: Reprodução)
Segundo seus criadores, um jardim vertical deste tamanho tem capacidade para produzir o oxigênio necessário para mais de 3.000 pessoas por ano, processar cerca de 775 quilos de metais pesados, filtrar mais de 2.000 toneladas de gases nocivos e reter mais de 400 quilos de pó.
A seleção das plantas mais adequadas para cumprir todos estes requesitos foi feita por Solano e sua equipe. Eles visitaram as florestas tropicais do Pacífico para recolher amostras de espécies de 5 famílias diferentes. Cada uma das mudas foram reproduzidas e cultivadas in vitro, até estarem prontas para serem anexadas ao jardim vertical.
O maior jardim vertical do mundo está na Colômbia (Foto: Reprodução)
Para que o ecossistema se mantenha sempre verde e funcional, o projeto do edifício incluí ainda o planejamento de um amplo sistema de irrigação, que regula a quantidade de água de acordo com a umidade do ar e os níveis de radiação solar e ainda é capaz de reutilizar água descartada pelos apartamentos.
O maior jardim vertical do mundo está na Colômbia (Foto: Reprodução)
O projeto, que levou 16 meses para ficar pronto, ainda incluí, em sua área comum, uma cobertura com jardim privativo e playground. Sorte da família que pode viver dentro deste verdadeiro oásis - e dos prédio no entorno que ganharam muito mais verde ao seu redor.

Jardim vertical: Entenda como ele funciona

Respondemos as 10 perguntas mais frequentes sobre os já famosos jardins verticais

12/05/2017| POR GIOVANNA MARADEI FOTOS: DIVULGAÇÃO


Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
Com cidades cada vez mais aglomeradas, os jardins verticais estão de volta com a promessa de levar mais verde - e consequentemente mais saúde -  para  todos. Um exemplo desta iniciativa são os já populares jardins verticais que ocupam o minhocão ou a atual iniciativa do prefeito João Doria em criar um muro verde no lugar dos grafites apagados na Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade de São Paulo.

Mas, se não há muitas dúvidas quanto aos benefícios das paredes verdes, em relação à sua instalação e manutenção as coisas não estão tão claras. Qual o perigo de infiltração? Quais plantas usar? Como regar? Como ter um jardim vertical dentro de casa? Para saber a resposta destas e outras dúvidas básicas Casa Vogue conversou com representantes do Movimento 90° e criou um FAQ para explicar, de uma vez por todas, como funcionam os jardins verticais!
1. Um jardim vertical pode ser colocado em qualquer lugar?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
Sim, qualquer superfície vertical pode receber um jardim vertical, sejam muros altíssimos de edifícios, ou pequenas paredes internas. Quando se trata de uma superfície de grande proporção, como um prédio, os jardins verticais também ganham o nome de parques verticais.
2. O que preciso ter para instalar um jardim vertical?

Além de uma parede livre, claro, você vai precisar de espaçadores, chapas ecológicas e dois pedaços de feltro (imputrescível de alta densidade) para instalar as plantas.
3. Mas para o que serve cada um destes itens?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
O espaçador é fixado na parede e sustenta o jardim à cerca de 10 cm da parede, criando um colchão de ar que ajuda a evitar infiltrações. Já a chapa ecológica, que pode ser feita com tetra-pack recicláveis, funciona como uma barreira impermeável. O primeiro feltro funciona como um aparador para água nutrientes e raízes; já o segundo recebe pequenos cortes, nos quais são encaixadas as mudas das plantas.
4. Quais plantas são mais adequadas?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
De forma geral, são boas opções plantas que na natureza já se instalam em superfícies verticalizadas, como pedras e troncos. Nesse sentido, são opções viáveis samambaias, capins e trepadeiras, por exemplo. Mas vale lembrar que ainda é preciso checar o ambiente em que este jardim vai estar: se é ensolarado ou não, qual a intensidade dos ventos, da poluição e assim por diante.
5. Para regar as plantas de um jardim vertical, como faz?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
O jardim vertical deve ser instalado em conjunto com um sistema de irrigação, que irá garantir a rega das plantas. Em geral, coloca-se um tubo vertical do qual se ramifica vários canos horizontais com pequenos furos que irão gotejar água nas plantas. O ideal é que todos este sistema seja circular, para facilitar o reuso da água e em grandes instalações é possível pensar em um sistema que capta água da chuva, tornando o projeto ainda mais sustentável.
6. E para adubar, não dá muito trabalho?

Para adubar as plantas de um jardim vertical, especialmente os de maiores proporções, basta colocar os nutrientes necessários na água que é usada para regar as plantas, garantindo assim uma distribuição do adubo.
7. Para colocar um jardim vertical em um edifício e na minha varanda, o procedimento é o mesmo?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
Sim, as únicas coisas que mudam são as escalas do material e, talvez, as especialidade dos profissionais. Segundo o Movimento 90 °, por exemplo, para os jardins em edifícios todos os envolvidos precisam ter conhecimentos de rapel para trabalhar em segurança.
8. O jardim vertical não vai causar infiltração, tem certeza?

As chances são muito, muito, pequenas. Graças aos espaçadores e a chapa ecológica que é colocada antes dos feltros - aonde de fato é instalado o jardim, a parede de um edifício, ou mesmo a parede da sua sala, praticamente não entra em contato com a estrutura do jardim.
 
9. Mas qual a diferença que um jardim vertical faz no ar?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
Calcula-se que um parque vertical, como também são chamados os jardins verticais construídos em paredes grandes proporções, como as fachadas de edifícios, podem  reduzir em até 30% a concentração de gazes poluentes em seu entorno.
10. O jardim vertical ajuda em mais alguma coisa?
Entenda como montar um jardim vertical (Foto: Divulgação)
Os jardins verticais ainda ajudam a reduzir consideravelmente a poluição sonora de dentro do prédio ou da sala em que está, além de funcionar como isolante térmico sendo capaz de reduzir até 7°C. e também como.
Fonte:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2017/


Comentários