COMO ASSISTIR AO ECLIPSE LUNAR E À LUA DE SANGUE DE 27 DE JULHO - SAIBA TUDO SOBRE ESTE GRANDE EVENTO!

eclipse lunar 27 de julho

 (Entwicklungsknecht/Thinkstock)


Como assistir ao eclipse lunar e à Lua de sangue de 27 de julho

O mais longo eclipse total da Lua deste século poderá ser observado em todo o Brasil e terá transmissão online.

A noite da sexta-feira, 27 de julho, será especial para quem puder dedicar alguns minutinhos para olhar o céu. Isso porque é quando acontecerá o mais longo eclipse lunar do século 21. O fenômeno astronômico acontece de duas a três vezes ao ano, mas nem sempre ele pode ser visto no Brasil. Para nossa sorte, o eclipse desta sexta poderá ser observado em praticamente todo o território nacional.
Olho no céu a partir do fim da tarde: a fase total do eclipse começa às 16h30(horário de Brasília). A Lua ficará completamente coberta até às 18h10. Depois do eclipse, acontece a aguardada Lua de Sangue, quando o satélite fica da cor vermelha – um “efeito especial” causado pela forma como os raios solares entram na atmosfera.
Os melhores pontos para observação são no litoral do Brasil – e a capital que vai assistir ao eclipse por mais tempo é Recife, em Pernambuco. Quanto mais a Leste o observador estiver, melhor será para acompanhar o fenômeno.

Como assistir ao eclipse pessoalmente ou pela internet?

Para assistir ao eclipse, o mais recomendado é procurar um lugar com vista desobstruída do horizonte a Leste e com pouca luz artificial. As grandes cidades não são os melhores pontos de observação de fenômenos astronômicos, já que contam com luzes de prédios, ruas e carros.
Quem não tiver a possibilidade de acompanhar o eclipse pessoalmente, pode assistir às transmissões ao vivo pela internet. O canal Mistérios do Espaço fará uma transmissão pelo YouTube, a partir das 17h.

Mas afinal: como acontecem os eclipses lunares?

A Lua, nosso satélite natural, não tem luz própria. A luz que vemos quando a Lua está cheia nada mais é do que o reflexo da luz do Sol em sua superfície. O eclipse total da Lua acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando então a sombra de nosso planeta na superfície do satélite natural. Ao longo do tempo a Lua vai ficando encoberta, até ficar completamente escurecida.
o que e um eclipse lunar
 (Thinkstock/Thinkstock)

Quais cuidados devo ter para assistir ao eclipse lunar?

Ao contrário dos eclipses solares, os eclipses lunares não oferecem riscos à saúde dos olhos. Não há problema nenhum em olhar diretamente para a Lua, e equipamentos como binóculoslunetas e telescópios podem deixar a observação ainda mais interessante. Use sem medo.
Mas não se distraia olhando o eclipse enquanto está dirigindo – caso esteja no carro, encontre um lugar para estacionar e observe o fenômeno em segurança.

Julho terá eclipse lunar total mais longo do século – e com lua vermelha!

Saiba como apreciar o fenômeno astronômico, aprenda como o eclipse lunar acontece e a que horas ele poderá ser observado.

Lua de sangue eclipse lunar
 
(GoranPetrov/Thinkstock)

Olha pro céu, meu amor… a música vai ganhar um significado especial na noite do próximo 27 de julho. É quando acontece o segundo eclipse total da Lua em 2018 (o primeiro foi em janeiro), e esse é bem especial: será o mais longo do século, e promete ter uma linda Lua vermelha, ou Lua de sangue.

A que horas vai ser o eclipse lunar?

Em 27 de julho o eclipse poderá ser observado no Brasil a partir das 17h30 (no horário de Brasília), ao nascer da Lua. Ela deve ficar completamente escurecida por 1h43, até às 18h13, e parcialmente coberta até cerca de 21h30, o que faz desse eclipse o mais longo do século 21, com quase quatro horas de duração.

O que é um eclipse lunar total?

O eclipse total da Lua acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando então a sombra de nosso planeta no satélite natural. Ao longo do tempo a Lua vai ficando encoberta, até ficar completamente escurecida.
o que e um eclipse lunar O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, “fazendo sombra” na Lua.
O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, “fazendo sombra” na Lua. (Thinkstock/Thinkstock)

Lua vermelha ou lua de sangue?

Durante o eclipse, a Lua fica em completa escuridão. Quando reaparecer, estará vermelha, ou, como é chamada em inglês, será a “lua de sangue”. Isso não significa que a Lua mudou de cor. Trata-se de um “efeito especial” óptico, e a física explica.
Quando a Lua está “escondida” atrás da Terra, os raios solares não a atingem diretamente. A luz do sol passa então pela atmosfera terrestre antes de iluminar a Lua.
Quando os raios solares atingem a atmosfera terrestre, os gases presentes no ar dispersam ou curvam a luz. A luz vermelha é dispersa em uma quantidade específica e acaba sendo direcionada para a superfície da Lua, dando a impressão de que ela está de fato vermelha.

Como observar o eclipse em segurança

Para observar o eclipse total da Lua, basta encontrar um lugar onde você consiga visualizá-la. Ao contrário do eclipse solar, que não deve ser observado sem proteção para os olhos, o eclipse lunar é inofensivo: não há incidência de raios solares durante o eclipse da Lua.

Astrologia: como o eclipse lunar de julho vai afetar todos os signos

As emoções vão transbordar e pode ser um bom momento para se libertar do que te impede de ir adiante. Veja quais os signos mais impactados pelo eclipse.

Eclipse Lunar Lua de Sangue

 (Chayanan/Thinkstock)

Na noite de 27 de julho deste ano vamos ter a oportunidade de observar o mais longo eclipse lunar do século. Com quase quatro horas de duração, o fenômeno vai escurecer por completo a Lua Cheia, e depois revelar uma linda Lua de sangue, ou Lua vermelha.

Na noite de 27 de julho deste ano vamos ter a oportunidade de observar o mais longo eclipse lunar do século. Com quase quatro horas de duração, o fenômeno vai escurecer por completo a Lua Cheia, e depois revelar uma linda Lua de sangue, ou Lua vermelha.
Como na Astrologia o movimento e posição dos astros dizem muito sobre a personalidade das pessoas e a relação entre elas, conversamos com a astróloga e terapeuta integrativa Masumi Suginoshita para entender como o eclipse lunar de julho vai impactar nossas vidas.
De acordo com Masumi, nos eclipses o que está acumulado acaba transbordando e, com isso, transformando as situações. “Frustrações emocionais acumuladas, por exemplo, acabam culminando em ações”, explica. No dia 27 de julho, em especial, os astros estarão alinhados de forma que intensificam ainda mais essa situação. “Aperte os cintos emocionais e separe os lenços“, aconselha a astróloga, brincando (mas, na dúvida, separe os lenços!).
Fonte:https://mdemulher.abril.com.br/astrologia/astrologia-como-o-eclipse-lunar-de-julho-vai-afetar-a-sua-vida/

Comentários