VULCÃO KILAUEA,O LAR DE UMA DEUSA HAVAIANA

Resultado de imagem para Vulcão Kilauea

Vulcão Kilauea, o lar de uma deusa havaiana

Kilauea é um dos cinco vulcões na Ilha Havaí, também conhecida como a Ilha Grande, e é o lar de Pele, a deusa do fogo, de acordo com a mitologia local.
(3 mai) Coluna de fumaça acima do vulcão Kilauea
(3 mai) Coluna de fumaça acima do vulcão Kilauea (Handout/ AFP)
Expelindo grande quantidade de lava desde quinta-feira (3), o vulcão Kilauea, no Havaí, é um dos mais ativos do mundo, com um lago de lava em seu cume e uma erupção quase permanente desde 1983 em seu flanco oriental.
Kilauea é um dos cinco vulcões na Ilha Havaí, também conhecida como a Ilha Grande, e é o lar de Pele, a deusa do fogo, de acordo com a mitologia local.
Esta erupção é incomum?
R: O Kilauea é um vulcão "efusivo", que expele lava por sua cratera principal e por duas fissuras eruptivas, acompanhadas em raras ocasiões por explosões.
"É comum o Kilauea entrar em erupção não pelo cume, mas pelas fissuras", explica à AFP a vulcanologista Eleonora Rivalta, do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências.
"O que é bastante incomum, pelo menos nas últimas décadas, é a erupção ocorrer mais ao longo da fenda leste e, portanto, perto das casas", aponta a pesquisadora.
"Mas isso faz parte do comportamento conhecido do vulcão", acrescentou.
Kilauea, que significa "cuspir" em havaiano, nasceu nas profundezas marinhas há cerca de meio milhão de anos.
Seus sucessivos fluxos de lava formaram um vulcão que emergiu da água há cerca de 100.000 anos. Seu cume está a 1.250 metros acima do nível do mar e é coroado pela cratera Halema'uma'u, que inclui um dos dois maiores lagos de lava do mundo.
Quais as erupções mais antigas conhecidas?
R: Por volta de 1790, uma grande erupção, com cinzas e gases, provavelmente matou centenas de pessoas, constituindo o episódio mais letal do vulcão.
Em 1924, uma pessoa morreu, enquanto o vulcão expelia colunas de cinzas e poeira a mais de 3 quilômetros de altura, além de pedras incandescentes mais pesadas do que um elefante adulto por mais de um quilômetro.
E mais recentemente?
R: Kilauea teve uma erupção dupla. A primeira começou em 1983 na fenda leste e não parou desde então. Ela aumentou a ilha em mais de 200 hectares em sua costa sul e não mostra sinais de fraqueza. O episódio atual é um deles.
O segundo evento começou em 2008 com uma pequena erupção no cume, a primeira em 25 anos. Ela criou uma rachadura na cratera Halema'uma'u, através da qual os cientistas podem observar o lago de lava derretido em plena atividade.
A erupção é perigosa?
R: O fluxo de lava atual não representa uma ameaça imediata para os ilhéus, que tiveram tempo suficiente para deixar suas casas.
"A lava basáltica raramente explode, e as pessoas podem fugir dos fluxos de lava, desde que não fiquem bloqueadas", indica o geólogo David Rothery, da Universidade Aberta, na Inglaterra.
"Quando a lava flui para a água, ou corre pela vegetação, pode haver explosões de gás. Por isso, pode ser perigoso chegar muito perto", alertou.
O dióxido de enxofre liberado pelo vulcão também pode causar irritação respiratória e ser perigoso, se inalado em grandes quantidades por um longo tempo.
Uma erupção também pode ser acompanhada de terremotos, completa Eleonora Rivalta, e "é sempre possível que uma fenda eruptiva se abra perto de uma casa".
E depois?
R: Enquanto o Kilauea parece estar mais ativo do que nunca, "isso não significa que vai explodir", diz David Rothery. "As erupções havaianas raramente são explosivas em grande escala. Mas pode haver outras erupções de lava", apontou.
FONTES: US Geological Survey, American Geosciences Institute, Hawaii Center for Volcanology
AFP
Fonte:http://domtotal.com/noticia/1255463/2018/05/vulcao-kilauea-o-lar-de-uma-deusa-havaiana/

Kilauea – O vulcão mais ativo do mundo

O Kilauea é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo, localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, nos Estados Unido...

O Kilauea é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo, localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, nos Estados Unidos. 


Em dezembro de 2005 uma parede de rochas desmoronou, causando um abismo de 18 metros à beira do mar, onde um rio de lava formou uma plataforma que dá continuidade ao continente. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Kilauea – Havaí

A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983. A mais recente erupção foi registrada em 5 de agosto de 2011. 

Lavas do Kilauea

Localizado ao longo da costa sul da ilha, o vulcão tem de 300.000 a 600.000 anos de idade, é o segundo mais jovem vulcão do Havaí e o atual centro eruptivo da cadeia havaiana-imperador monte submarino. 

Lavas do Kilauea encontrando com o mar

O Kilauea tem uma grande caldeira cúpula, medindo 4x3,2 km com paredes de até 120 m de altura, e duas zonas ativas, uma com 125 km extensão a leste e outra 35 km a oeste. 

Caldeira do vulcão Kilauea

A atual erupção do Kilauea remonta a janeiro de 1983, e é de longe sua erupção mais longa, bem como uma das erupções mais longas do mundo; a partir de janeiro de 2011, a erupção produziu 3,5 km³ de lava e ressurgiu 123,2 km2 de terra. 

Lavas do vulcão Kilauea

O vulcão se tornou uma atração turística a partir da década de 1840, e os empresários locais, construíram vários hotéis na orla, o mais famoso dos quais é o Volcano House, único hotel e restaurante localizado dentro das fronteiras do Parque Nacional de Vulcões do Havaí. 

vulcão Kilauea

Hoje, o Kilauea é visitado por cerca de 2,6 milhões de pessoas por ano, através do renovado Kilauea Visitor Center, perto da entrada do parque. 

vulcão Kilauea

O Museu Thomas A. Jaggar, localizado na borda da caldeira possui um deck de observação que oferece a melhor vista abrigada da cratera.




Localização por satélite 

Ver mapa maior

Fonte:https://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2013/01/kilauea-o-vulcao-mais-ativo-do-mundo.html

Uma explosão do vulcão Sinabung em Sumatra Setentrional, na Indonésia

Erupção do Kilauea é capturada em time-lapse hipnotizante (VÍDEO)-Clik no Link abaixo:



Time-lapse mostra poderosa erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, que na quinta-feira (17) cuspiu lava e cinzas a mais de 9 mil metros de altitude, em um majestoso céu estrelado.

Isso aconteceu depois que o vulcão entrou em erupção na quinta-feira (17), lançando lava, após dias de emissões ameaçadoras. Novas imagens agora saíram de um observatório local mostrando a enorme erupção com o céu cheio de estrelas ao fundo.

Imagens do telescópio Gemini North, em Maunakea, por uma câmera usada para monitorar as condições climáticas. A fumaça escura é visível perto do final (em 39 segundos), pouco antes do nascer do sol. Os flashes antes da erupção são relâmpagos.Observatório Gemini/AURA/NSF#NSFScience
A atividade explosiva do vulcão na ilha havaiana resultou em várias evacuações devido à poluição nociva de dióxido de enxofre. O Condado do Havaí está agora oferecendo máscaras aos moradores para se protegerem contra as nuvens de cinzas que saem da cratera Halemaumau.
As impressionantes imagens foram capturadas pelo Observatório Gemini, localizado próximo à cidade de Hilo, a uns 32 quilômetros do vulcão. O telescópio de oito metros, que foi utilizado para capturar as imagens, é normalmente usado para monitorar as estrelas, mas registrou fumaça escura e raios de luz durante a erupção.

Captura de tela de cinzas na cratera do vulcão Kilauea, tirada da webcam de Mauna Loa
O astrônomo Tuan Do, que trabalhou como pesquisador na Universidade da Califórnia em Los Angeles, disse que o observatório testemunhou "uma explosão vulcânica além do centro galáctico".
Fonte:https://br.sputniknews.com/mundo_insolito/2018051811251829-timelapse-erupcao-vulcao-kilauea-video/







O Kilauea é vulcão ativo localizado no arquipélago havaiano, um dos cinco vulcões-escudo que constituem a ilha do Havaí (a ilha do Havaí é a maior do arquipélago havaiano, tendo assim dado nome ao território norte-americano do Havaí). Em havaiano, a palavra "kilauea" significa "cuspindo" ou então "espalhado", em referência às recorrentes descargas de lava deste. Aliás, desde janeiro de 1983 há um fluxo contínuo de emissão de lava proveniente de um dos cones do Kilauea, chamado "Puu oo". Além deste fluxo, outros 33 ocorreram no arquipélago desde 1952.
Em 1998 o Kilauea foi noticiado como sendo o vulcão de maior atividade no mundo e tido como o vulcão ativo mais visitado do mundo, uma fonte inestimável de estudo para os vulcanólogos. O volume de material expelido é suficiente para construir três rodovias amplas o suficiente para contornar o globo terrestre. Cerca de 90% do vulcão é coberto por lava de menos de 1000 anos de idade.
O Kilauea é o mais recente dos vulcões que emergiram e criaram as ilhas do arquipélago havaiano, devido ao movimento da Placa do Pacífico (uma das placas tectônicas que compôem a superfície terrestre) em direção à região do vulcão submerso Lo´ihi, movimento que ainda nos nossos dias ocorre.
Na tradição local, o povo havaiano acredita que o vulcão é habitado pelo deusa dos vulcões, Pele. As lendas e cantos tribais executados por habitantes da região afirmam que toda vez em que a deusa se encontra irritada, o vulcão entra em erupção.
São cinco os vulcões-escudo que deram origem à ilha do Havaí. Cada um em um canto da ilha (daí a denominação "escudo"), ao expelir determinada quantidade de lava foi dando gradativamente uma forma à atual ilha. São eles, em ordem de antiguidade:
  • Kohala (hoje extinto)
  • Mauna Kea (em repouso)
  • Hualalai (em repouso)
  • Mauna Loa (ativo - parcialmente localizado no chamado Parque Nacional dos Vulcões do Havaí)
  • Kilauea (plenamente ativo - localizado em sua totalidade no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí)
Na ilha do Havaí, o Kilauea está localizado no flanco sudeste do muito maior Mauna Loa. A grande massa e altura do Mauna Loa (4169 m) contrasta com a baixa altitude do Kilauea, com apenas 1247 m acima do nível do mar.
O Kilauea é considerado um vulcão escudo de baixa altitude, radicalmente diferente dos estratovulcões de picos agudos e altos, como os de Santa Helena (Cartibe) ou do Monte Fuji (Japão).

Bibliografia:
http://www.nps.gov/havo/index.htm - Página do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí (em inglês)
http://www.goitaca.com/viagem/kilauea-havai/ - Blog Goitacá - notícia sobre o vulcão Kilauea
http://karoli.blogspot.com/2005/09/vulco-kilauea.html - Blog Fonte Eterna - Vulcão Kilauea
http://www.alunos.esffl.pt/rochas/rochasmag.htm
http://www.kilaueaadventure.com/map-of-mount-kilauea.php


Arquivado em: Estados UnidosGeologia
Fonte:https://www.infoescola.com/geologia/vulcao-kilauea/

Resultado de imagem para Vulcão Kilauea


Vulcão Kilauea


Resultado de imagem para Vulcão Kilauea


No arquipélago havaiano podemos encontrar o vulcão kilauea que é ativo e se encontra entre os cinco que formam a ilha do Havaí que é o maior arquipélago havaiano. Traduzindo a palavra kilauea do havaiano para o português ela significa cuspindo ou espalhando o que tem tudo a ver com um vulcão ativo.
Desde o mês de janeiro do ano de 1983 há um fluxo continuo no vulcão em um de SUS cones que é chamado “Puu oo“ e tirando esse fluxo aconteceu mais trinta e três iniciando do ano de 1952. No ano de 1998 ele foi relatado como o maior vulcão em atividade de todo o mundo e sendo o mais visitado vulcão ativo.  O vulcão possui mais de noventa por cento dele coberto por lava e isso com menos de 1000 anos. Esse vulcão foi o mais recente a criar as ilhas do arquipélago havaiano por causa da Placa do Pacífico que se desloca em direção a região do vulcão submerso.
Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/natureza/vulcao-kilauea

Comentários