OS LIVROS MAIS FUNDAMENTAIS QUE VALEM A PENA CONHECER PARA OS ALUNOS EM FORMAÇÃO NO YOGA

Resultado de imagem para auto biografia de um iogue
OS LIVROS MAIS FUNDAMENTAIS QUE VALEM A PENA CONHECER PARA OS ALUNOS EM FORMAÇÃO NO YOGA
Em meus cursos, muitos alunos se chocam com a carga de leitura exigida.
Faço isto pois quero que meus alunos tenham sólida fundamentação, e tenham conhecimento adquirido direto das principais fontes. Especialmente nos cursos de Yogaterapia, e de Psicologia Budista, os alunos que têm concentração, disciplina e atenção para acompanharem a leitura proposta, acabam por agradecer a exigência de tal esforço, e se destacam em seus trabalhos, com uma condição de conhecimento muito mais sólida do que a maioria dos profissionais do mercado.
Como o Yoga é ensinado de forma aberta, sem uma estruturação institucional única e determinista, tenho certeza que esta lista aqui apresentada irá apresentar controvérsias e divergências entre alguns professores.
De qualquer forma, tenho a mais absoluta certeza, que os mestres e trabalhos aqui apresentados devem ser respeitados por qualquer praticante sério.
Vale ressaltar que com algumas exceções, dei preferência aos títulos disponíveis em português. Existem algumas boas publicações em inglês que talvez devessem estar nesta lista, mas preferi privilegiar o alcance da mesma.
A lista está dividida pelo nível de interesse do praticante, iniciante, dedicado, e aprofundamento.
Vamos a ela:
FUNDAMENTAL PARA ALUNOS INICIANTES
Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda
Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda
Histórias da Índia, berço da tradição, e as mais diversas formas de prática e expressão religiosa, fazem da Autobiografia de um Iogue um livro fundamental. Se entre os praticantes de yoga este livro fosse mais lido, mais aceitação aos diferentes tipos de prática seriam feitos.
Autoperfeição com Hatha Yoga de Hermógenes
Autoperfeição com Hatha Yoga de Hermógenes
Não está na lista porque sou biógrafo e aluno de Hermógenes. Está aqui por ser um dos livros mais vendidos da história do Yoga no mundo, e seu autor ser brasileiro, explicando o potencial do yoga, de transformação e de cura, de uma forma muito próxima a todos nós.
A Tradição do Yoga de Georg Feuerstein
A Tradição do Yoga de Georg Feuerstein
Também não indico este livro por ter tido contato pessoal, e trocado informações com seu autor, Georg Feuersten, quando estava vivo. O livro é um mapa lúcido sobre as diferentes formas que o Yoga pode assumir, suas expressões, e estruturas. Uma das poucas obras a mostrar a influência budista sobre o desenvolvimento do yoga. Este autor é respeitado e lido na própria Índia, como uma referência importante.
FUNDAMENTAL PARA ALUNOS DEDICADOS
Light on Yoga
Livro que trás todo o detalhamento e dedicação de um dos maiores professores do mundo. Primeira exceção de livro em inglês, pois a tradução em português é apenas um resumo deste (Em 2016 foi lançada a tradução completa pela editora Pensamento). O detalhamento da execução da postura, e seus benefícios descritos, fazem deste trabalho algo único.
Ashtanga Yoga de Lino Miele
Ashtanga Yoga de Lino Miele
Não indiquei este livro por ser aluno próximo de Lino Miele, e tradutor do mesmo. Lino Miele foi o único aluno a escrever junto com o principal estruturador do método, Pattabhi Jois. Este recebeu as orientações da prática diretamente de Krishnamacharya, considerado o pai do Hatha Yoga moderno (segundo o próprio Feuerstein). Portanto este livro é como uma herança para a humanidade do modelo de ensinar de Krishnamacharya. Destaca-se por explicar detalhadamente a forma de entrar e sair de cada postura, com especial foco na respiração coordenada com os movimentos do corpo.
Bhagavad Gita segundo Gandhi
Bhagavad Gita segundo Gandhi
Não sugiro este livro por ter feito o prefácio dele. Mas a Gita é um dos livros mais fundamentais da cultura indiana. Gandhi é o grande ser que simboliza o líder espiritualizado desta nação. Neste livro você tem o entendimento de como os ensinamentos de krishna para Arjuna são interpretados por um dos maiores líderes espirituais indianos.
Sivananda Yoga
Em relação às posturas, não é um livro tão completo quanto o de Iyengar, mas Sivananda privilegiava uma prática mais simples. Os ensinamentos giravam em torno de ásanas fundamentais. Sivananda é o escritor mais rico e prolixo do yoga, com centenas de obras, porém sem traduções disponíveis. Por isto a inclusão deste trabalho em inglês, como um primeiro contato a um universo imenso de ensinamentos do mestre.
FUNDAMENTAL PARA ALUNOS EM APROFUNDAMENTO
Yoga Sutra Rohit Mehta
Não sugiro este livro por termos um curso online gratuito, com muitas lições sobre o mesmo, no Youtube. Em primeiro lugar, este livro me foi indicado por Hermógenes, como maneira de me aprofundar no Yoga Sutra. Segundo, este livro traz uma visão psicológica e terapêutica do Yoga, muito além das posturas, mas como uma ferramenta de transformação pessoal e elevação espiritual.
Yoga Imortalidade e Liberdade de Mircea Eliade
Yoga Imortalidade e Liberdade de Mircea Eliade
Esta obra é considerado por muitos um marco na história do Yoga. Seu detalhamento e explicações a faz uma leitura densa, porém essencial para nutrir de informações e fatos, o desenrolar da prática do Yoga pela história da Índia.
Filosofias da Índia de Heinrich Zimmer
Filosofias da Índia de Heinrich Zimmer
Zimmer, como amigo pessoal de Jung, nos brinda com este texto, uma leitura profunda e psíquica dos símbolos indianos. Não só o yoga, mas as outras escolas também são visitadas. O livro nos dá uma clareza das diferentes abordagens e buscas de cada escola filosófica, esclarecendo uma confusão comum que se tem entre elas, feitas por muitos professores, dentro e fora da Índia.
Professor Hermógenes, Vida, Yoga, Fé e Amor
Professor Hermógenes, Vida, Yoga, Fé e Amor
Não sugiro este livro porque o escrevi. Mas seria difícil falar da história da Fórmula 1, sem citar Ayrton Senna. Um dos mais respeitados yogues do mundo foi brasileiro. Respeitado por Gopi Krishna, Maharish Mahesh Yogi, pelos mestres do Sivananda Center, e até Krishnamurti. A vida de um brasileiro que se dedicou a ensinar a grandeza do yoga, além das posturas, que praticava com excelência, mas de valor à uma vida mais saudável, e sobretudo mais amorosa.
Tenho certeza que cada leitor, com alguns anos de dedicação ao yoga, poderia acrescentar sugestões à esta lista, mas penso que aqui, podemos encontrar muita sabedoria, fugir de muitos enganos, e fortalecer nossa caminhada com profundo conhecimento.
Por Vitor Caruso Jr.* em Fevereiro de 2016

*Vitor Caruso Junior

Biógrafo, aluno e amigo do precursor da Yogaterapia no Brasil e um dos maiores escritores do Yoga no mundo, o Professor Hermógenes. Professor certificado por Lino Miele, único aluno de Pattabhi Jois autorizado a escrever sobre o Ashtanga Yoga, cujo manual Vitor traduziu para o português. Ordenado na tradição Zen pelo Mestre Thich Nhat Hanh, indicado a Nobel da Paz por Luther King. Vitor curou-se de forma extraordinária de um câncer, e trocou a vida de executivo por ensinar as formas de transformação e cura que deram tanto resultado em sua vida. Além do livros citados acima, já escreveu em parceria com Monja Coen, Leonardo Boff e Dra. Zilda Arns, entre outros. Recebeu prefácio em um de seus livros da neta de Gandhi, Ela Gandhi, sobre seus escritos a respeito do Ahimsa - Não Violência. Vitor dá cor e sabor de forma especial à Excelência e Qualidade na vida, não só em atendimentos individuais, mas em palestras e consultorias por todo Brasil.
Fonte:http://cienciameditativa.com/os-livros-mais-mais-fundamentais-para-qualquer-praticante-de-yoga/os-livros-mais-mais-fundamentais-para-qualquer-praticante-de-yoga/